Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

AlexandreFernandes

#306810
Citação de: Smashin em 20 de Maio de 2024, 12:24
Citação de: AlexandreFernandes em 20 de Maio de 2024, 12:06
Citação de: SilvaSLB em 20 de Maio de 2024, 11:41
Citação de: AlexandreFernandes em 20 de Maio de 2024, 11:01
Citação de: J_PN em 20 de Maio de 2024, 09:41Jogadores do Sporting em podcasts, rádios, etc. Os nossos nem podem dar autografos aos putos.

Puta tristeza.
Já o referi no tópico apropriado, mas volto a deixar a minha opinião: ao nível da comunicação, e estou à vontade para falar do tema porque trabalho na área, estamos muito, mas muito mal.

Há 4 ou 5 anos que o Sporting nos dá um baile. Sejam programas como o "ADN de Leão", o "Backstage" ou o "Sporting Confidential", estão muito à frente naquilo que deve ser uma comunicação positiva e regular por parte de um clube com sócios/adeptos e patrocinadores.

No outro dia meteram o Gyokeres a entregar camisolas em casa das pessoas! Como é óbvio foi amplamente difundido, comentado e elogiado.

E nós?

Pelo que vejo fazemos três coisas no canal de Youtube: conferências de imprensa pré e pós jogo, resumos de jogos e entrevistas aos jogadores quando cumprem X jogos.

Só consigo elogiar os vídeos da Fundação Benfica, mas mesmo assim é à boleia deles...

Onde está a criatividade? A estratégia? O envolvimento dos jogadores e treinadores?

Que desgraça autêntica.

A começar no Pedro Pinto e a acabar no Ricardo Lemos, é tudo muito mau.

Eles estão lá para quê?

Para defender o clube já percebemos que não é.

Eu também trabalho em marketing e comunicação e sigo de muito próximo o que é feito entre os clubes portugueses. O Benfica institucionalizou-se demasiado e no meio das suas decisões e interesses parece pum pouco perdido na muito difícil gestão do adepto/cliente. O Sporting tem vindo a dar uma lição muito grande nisto, com a simplicidade de não querer sugar tudo ao adepto, valorizando-o e deixando a boa percepção fazer o resto, como ditam as regras clássicas.

Eu tive a oportunidade de estudar gestão e marketing do desporto e penso que se trata de um problema de fundo e de visão. Acho que por se ter mais recursos, se tentam copiar os melhores modelos de outras referências, quando se devia olhar mais para dentro e entender o modelo que fez do Benfica, o clube que se tornou, adicionando-lhe futuro. É preciso malta que perceba do que faz, mas também malta adepta, que cresceu nas bancadas, que cresceu nas roulotes e a ouvir os relatos dos jogos em todas as viagens. É importante conhecer o analytics, mas mais importante ainda conhecer o adepto comum e tudo aquilo por que passa. Não é preciso muito, projetos como o Benfica Independente, respiram Benfica, por exemplo, e agarra-me muito mais ver as suas conversas cheias de histórias e paixão, do quequalquer peça do Benfica atual.

Com mais recursos alocados estamos a fazer pior e apesar dos resultados terem o seu maior peso, há imensa coisa a mudar e a melhorar. Tenho muita pena que tenhamos muitas áreas do clube agarradas a interesses "maiores", que nunca tiveram de passar pelo que 90% dos Benfiquistas já passou para seguir e puxar pelo clube.
Penso que a frase que coloquei a bold resume o problema do Benfica.

Não temos as pessoas certas nos lugares certos, a começar na presidência. Mas na questão do marketing e comunicação é exatamente isso: falta visão.

Não conheço as pessoas do departamento de marketing, nem sei quais as barreiras que enfrentam, mas conheço o trabalho do Pedro Pinto e do Ricardo Lemos, duas pessoas que cresceram e viveram do jornalismo de informação.

Ora se são eles que decidem e validam estas questões, onde está a experiência, a sensibilidade e o conhecimento em marketing de conteúdo, de redes ou publicidade?

Não temos as pessoas certas nos lugares certos.

O Ricardo Lemos então é um insulto de tão banal, rasteiro e medíocre que é.
Desculpa mas tenho de discordar.

A comunicação trabalha no que lhe pedem para trabalhar e da forma que querem que trabalhe.

Estão a misturar comunicação com marketing. Sao duas coisas que se complementam, mas não são mesmo. O marketing é de facto péssimo, mas a comunicação não.
No nosso caso, a comunicação é usada para criar narrativas que protejam quem dirige o clube, e não o clube em si. E nesse sentido funciona muito bem, dado o número de anos que o Vieirismo está assente no clube.

Por último, Rui Costa é tão mau que estragou por completo a narrativa criada pela comunicação do clube, ao dar um contrato astronómico, de uma duração completamente inviável ao treinador, e vai cair agarrado a isso. Nao foi a comunicação que falhou. Foi Rui Costa
Tens razão quando dizes que o marketing e a comunicação são coisas diferentes.

Eu sei disso e se calhar exprimi-me mal.

O que quis dizer, e sei que é assim, é que estes dois senhores gerem a comunicação, um a institucional (Pedro Pinto) e outro a da equipa (Ricardo Lemos).

Da institucional não vale a pena falar. Como dizes, serve para defender o presidente e os órgãos sociais, e não o clube.

Quanto à comunicação da equipa de futebol, dou um exemplo. No Sporting, estava tudo alicerçado naquilo que era a visão do Miguel Braga (antigo diretor de comunicação institucional), assim como dos responsáveis pelas equipas (Gonçalo Santos e Filipe Dinis nos seniores) e Miguel Henriques (nas camadas de formação).

No Benfica, se o marketing tem alguma ideia ou pretende trabalhar alguma questão em concreto com a equipa de futebol, e todos sabemos que a envolvência do plantel é essencial, tudo isso passa para os decisores. No caso da equipa de futebol, o Ricardo Lemos.

E é aí que as coisas esbarram.

Falta muita visão, sobretudo a este senhor.

Já mão de obra há de sobra, seja nas redes, no site ou no departamento de marketing.

Portanto, pergunto: porque é que as coisas não acontecem?


cernache1

Tenho muito amor ao Sport Lisboa e Benfica mas talvez seja bom a Atalanta ganhar para este sujeito não vir com a conversa dos objectivos alcançados.

O timing deve ser uma acaso...

futeboldelite

#306812
Citação de: lonstrup em 20 de Maio de 2024, 15:03
Citação de: futeboldelite em 20 de Maio de 2024, 14:59
Citação de: lonstrup em 20 de Maio de 2024, 14:57
Citação de: Benfanatic em 20 de Maio de 2024, 14:53
Citação de: lonstrup em 20 de Maio de 2024, 14:50
Citação de: Benfanatic em 20 de Maio de 2024, 14:37Não quer admitir o falhanço da sua aposta e por isso não despede o treinador. Trocado por miudos, está a colocar os seus interesses à frente do clube. Uma figura assim não serve para presidente do Benfica. RUA!!!
Precisamente o contrário. Ao colar-se ao treinador está a colocar o seu lugar em risco.

O mais fácil seria despedir treinador, meter o clube a pagar o seu erro, e ir buscar um cromo novo para os adiantados mentais dos adeptos baterem palminhas.

Assim, ou corre bem ou corre mal. Mas ele não pode ser dissociado da coisa.

Ele acha que não está a colocar o lugar em risco, ou ainda tem fé no treinador ou é casmurro e não quer admitir que falhou. Qualquer dos casos é condenável.
Alguém morrer pelas suas ideias é condenável? E alguém que mata tudo e todos em nome de manter o poiso?

Qualquer pessoa responsável e sensata, que tenha renovado com um treinador há um ano, não vai despedir esse treinador. Não faz sentido. Se o fizer só mostra duas coisas: cometeu um erro grave ao renovar, e isso quer dizer que provavelmente irá errar no próximo treinador; quando renovou não o fez por convicção e somente para receber o apreço popular imediato;

Agora diz-me, que é o melhor fazer? Qual é a atitude de Homem ou atitude de Rato?

a atitude de Homem não era nenhuma das hipóteses de que falas, era demitir-se, ele próprio.

tudo o resto é de uma falta de vergonha sem quartel
Ou se demitia, ou mantem o treinador. Estas são as opções à homem.

A opção de rato era demitir o treinador.

é preciso ser Homem para se admitir que se errou.

Creio ser muito complicado justificar a manutenção de um treinador que mostrou tanta coisa de negativo. quando não lhe deu condições para mostrar algo ao nível da primeira metade da época passada..

isto é, isto de querer manter o treinador só para não dar o braço a torcer é que é colocar o interesse pessoal à frente do interesse da instituição a que preside.
Ser gestor não é isto, um gestor tem de se adaptar e evoluir conforme as circunstâncias.

Entretanto vai mais uma época e mais uma centena de milhões para o galheiro...

Dmitry91

Citação de: cernache1 em 20 de Maio de 2024, 15:08Tenho muito amor ao Sport Lisboa e Benfica mas talvez seja bom a Atalanta ganhar para este sujeito não vir com a conversa dos objectivos alcançados.

O timing deve ser uma acaso...

Nem quero acreditar de um presidente do Benfica tenha a lata de dizer "objetivos alcançados" só porque vai à Champions.

VSantos

Citação de: Dmitry91 em 20 de Maio de 2024, 15:11
Citação de: cernache1 em 20 de Maio de 2024, 15:08Tenho muito amor ao Sport Lisboa e Benfica mas talvez seja bom a Atalanta ganhar para este sujeito não vir com a conversa dos objectivos alcançados.

O timing deve ser uma acaso...

Nem quero acreditar de um presidente do Benfica tenha a lata de dizer "objetivos alcançados" só porque vai à Champions.

Não seria a primeira vez. Porém acho que irá optar por outro tipo de chavões.

cernache1

Citação de: O Património em 20 de Maio de 2024, 15:05
Citação de: Ginkgo em 20 de Maio de 2024, 13:48
Citação de: L1968 em 20 de Maio de 2024, 13:30Já que são as mulheres que nos dão alegrias devíamos ter uma mulher presidente.
Já me fartei de mencionar aqui a Raquel Vaz Pinto

Os cheganos ainda não estão preparados para isso. Daqui a 50 anos talvez.

Estupidez dum esquerdista.

É assim a vida.

Eu não sou muito exigente. Queria um presidente benfiquista que defendesse o Sport Lisboa e Benfica. Se for mulher, tanto faz.

Benfanatic

Cada vez estou mais convencido da incompetência para o cargo que ocupa.

fpie

o Balanço é bom:

tivemos na luta do campeonato quase até ao fim
tivemos a um passo de passarmos ás meias finais na liga europa, só perdemos nos penalties
fomos eliminados da taça da liga, em penalties (que pode dar sempre para os 2 lados)
tivermos a afirmação de varios jogadores da formação
está previsto fazer mais um recorde de vendas

para o ano estamos em todas as frentes, com mais vontade

Obrigado ao treinador, jogadores, PJ e aos adeptos que vão ao estadio e tiram selfies comigo



Red2802

Saudades de quando me ria aqui por haver pessoal que acreditava que Vieira estava zangado com Rui Costa.

O Noçoruie ficou-lhe lhe com o motorista e não o deixava ir às massagens no Seixal.

Zangadíssimos.

Foda-se.

 :rir:


Oliver e benji

Lá vai ele atirar areia para os olhos dos sócios. Nem é preciso pensar muito para adivinhar o que vai dizer.

paulomaia1972

quinta-feira temos a entrevista e para quando o contraditório?

Sobe na minha consideração se demitir-se.

EagleVision

Citação de: VSantos em 20 de Maio de 2024, 15:12
Citação de: Dmitry91 em 20 de Maio de 2024, 15:11
Citação de: cernache1 em 20 de Maio de 2024, 15:08Tenho muito amor ao Sport Lisboa e Benfica mas talvez seja bom a Atalanta ganhar para este sujeito não vir com a conversa dos objectivos alcançados.

O timing deve ser uma acaso...

Nem quero acreditar de um presidente do Benfica tenha a lata de dizer "objetivos alcançados" só porque vai à Champions.

Não seria a primeira vez. Porém acho que irá optar por outro tipo de chavões.

Sim, tais como "jogámos a um alto nível" e "temos de aceitar que não podem ser sempre os mesmos a ganhar".

EagleVision

Citação de: paulomaia1972 em 20 de Maio de 2024, 15:16quinta-feira temos a entrevista e para quando o contraditório?

Sobe na minha consideração se demitir-se.


*se se demitir.

Dmitry91

Citação de: EagleVision em 20 de Maio de 2024, 15:16
Citação de: VSantos em 20 de Maio de 2024, 15:12
Citação de: Dmitry91 em 20 de Maio de 2024, 15:11
Citação de: cernache1 em 20 de Maio de 2024, 15:08Tenho muito amor ao Sport Lisboa e Benfica mas talvez seja bom a Atalanta ganhar para este sujeito não vir com a conversa dos objectivos alcançados.

O timing deve ser uma acaso...

Nem quero acreditar de um presidente do Benfica tenha a lata de dizer "objetivos alcançados" só porque vai à Champions.

Não seria a primeira vez. Porém acho que irá optar por outro tipo de chavões.

Sim, tais como "jogámos a um alto nível" e "temos de aceitar que não podem ser sempre os mesmos a ganhar".

"Jogamos como nunca. Perdemos como sempre"

lonstrup

Citação de: futeboldelite em 20 de Maio de 2024, 15:08
Citação de: lonstrup em 20 de Maio de 2024, 15:03
Citação de: futeboldelite em 20 de Maio de 2024, 14:59
Citação de: lonstrup em 20 de Maio de 2024, 14:57
Citação de: Benfanatic em 20 de Maio de 2024, 14:53
Citação de: lonstrup em 20 de Maio de 2024, 14:50
Citação de: Benfanatic em 20 de Maio de 2024, 14:37Não quer admitir o falhanço da sua aposta e por isso não despede o treinador. Trocado por miudos, está a colocar os seus interesses à frente do clube. Uma figura assim não serve para presidente do Benfica. RUA!!!
Precisamente o contrário. Ao colar-se ao treinador está a colocar o seu lugar em risco.

O mais fácil seria despedir treinador, meter o clube a pagar o seu erro, e ir buscar um cromo novo para os adiantados mentais dos adeptos baterem palminhas.

Assim, ou corre bem ou corre mal. Mas ele não pode ser dissociado da coisa.

Ele acha que não está a colocar o lugar em risco, ou ainda tem fé no treinador ou é casmurro e não quer admitir que falhou. Qualquer dos casos é condenável.
Alguém morrer pelas suas ideias é condenável? E alguém que mata tudo e todos em nome de manter o poiso?

Qualquer pessoa responsável e sensata, que tenha renovado com um treinador há um ano, não vai despedir esse treinador. Não faz sentido. Se o fizer só mostra duas coisas: cometeu um erro grave ao renovar, e isso quer dizer que provavelmente irá errar no próximo treinador; quando renovou não o fez por convicção e somente para receber o apreço popular imediato;

Agora diz-me, que é o melhor fazer? Qual é a atitude de Homem ou atitude de Rato?

a atitude de Homem não era nenhuma das hipóteses de que falas, era demitir-se, ele próprio.

tudo o resto é de uma falta de vergonha sem quartel
Ou se demitia, ou mantem o treinador. Estas são as opções à homem.

A opção de rato era demitir o treinador.

é preciso ser Homem para se admitir que se errou.

Creio ser muito complicado justificar a manutenção de um treinador que mostrou tanta coisa de negativo. quando não lhe deu condições para mostrar algo ao nível da primeira metade da época passada..

isto é, isto de querer manter o treinador só para não dar o braço a torcer é que é colocar o interesse pessoal à frente do interesse da instituição a que preside.
Ser gestor não é isto, um gestor tem de se adaptar e evoluir conforme as circunstâncias.

Entretanto vai mais uma época e mais uma centena de milhões para o galheiro...
Mas ele não é um gestor, é um decisor. É um Presidente. Um gestor, hoje em dia, gere o dia a dia, para ter resultados anuais a mostrar aos accionistas.

Um presidente gere um mandato (ou pelo menos deveria) e responde em eleições, de 4 em 4 anos, aos sócios.

Assumir um erro não é de homem. Assumir o erro e por que se cometeu o erro, isso sim, é de homem. Porque só percebendo o por que do erro é que não se volta a cometer.

Qual foi o erro aqui? Renovar por mais dois anos com um treinador que ainda tinha um ano de contrato. Porque se cometeu esse erro? Por populismo, para agradar aos adeptos e fazer de conta que existe um projeto.

Agora chegados aqui, porque é que se vai despedir o treinador? Populismo, para agradar aos adeptos.

No fundo, o despedir vai ser somente a repetição do mesmo erro, mas noutra variante.

O que espero é que se for para manter o treinador, que seja porque se continua a acreditar no treinador. Assim como espero que a renovação precipitada tenha tido base em se acreditar no treinador, e não porque era popular fazê-lo.