Rafa

Avançado, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2016-2024), 326 jogos (21235 minutos), 94 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2)

ajnogueira

Citação de: Fernando_SLB em 22 de Maio de 2024, 01:50
Citação de: ajnogueira em 22 de Maio de 2024, 01:38
Citação de: Fernando_SLB em 21 de Maio de 2024, 22:36Fizeram o que deveriam ter feito com pizzi, André Almeida e outros.
Vá lá não foram em loucuras.

Os Rafas e Grimaldos vão.

Os J.Mários, Andrés Almeidas ficam para lá do prazo de validade.

O Rafa já vai com 2 ou 3 anos de atraso no minimo, o meu medo é a incompetência da "estrutura" em substituir quem te de sair.

E sim, tens razão esses que falaste também estiveram/ estão tempo a mais

O Rafa que fez o ano passado a melhor época, e este ano uma das melhores também, vai com 3 anos de atraso no mínimo?

Fernando_SLB

Citação de: ajnogueira em 22 de Maio de 2024, 01:51
Citação de: Fernando_SLB em 22 de Maio de 2024, 01:50
Citação de: ajnogueira em 22 de Maio de 2024, 01:38
Citação de: Fernando_SLB em 21 de Maio de 2024, 22:36Fizeram o que deveriam ter feito com pizzi, André Almeida e outros.
Vá lá não foram em loucuras.

Os Rafas e Grimaldos vão.

Os J.Mários, Andrés Almeidas ficam para lá do prazo de validade.

O Rafa já vai com 2 ou 3 anos de atraso no minimo, o meu medo é a incompetência da "estrutura" em substituir quem te de sair.

E sim, tens razão esses que falaste também estiveram/ estão tempo a mais

O Rafa que fez o ano passado a melhor época, e este ano uma das melhores também, vai com 3 anos de atraso no mínimo?

Vai,  quando foram estes os melhores anos e continua meia época a ver navios,  é bom jogador mas a evolução desde que chegou e o preço...

Não se recuperou o que se gastou e já poderíamos ter um substituto a evoluir.

Ainda por cima deve pensar que é o Mbappé e pediu uma enormidade para ficar a jogar só meia época como costume.

jp23

Citação de: BlankFile em 21 de Maio de 2024, 21:17Foi uma das melhores entrevistas que já vi de um jogador de futebol. Não existe nada de desonesto, robótico e pouco genuíno ali. É o Rafa a dizer o que lhe vai na alma, sem filtros nenhuns. E digo aqui que concordo em boa parte com o que ele diz do Benfica e da gestão de emoções dos Benfiquistas durante os jogos. Quem vai ao Estádio da Luz, sabe que isso é verdade. Podemos ser o melhor amigo da nossa equipa quando está a ganhar, mas o pior inimigo dela quando está a perder. E nos dias que correm, o ambiente no Estádio da Luz consegue ser super nefasto para a equipa, tornou-se tóxico até nos últimos anos. A parte sobre os treinadores que apanhou no Benfica, é também elucidativa sobre o que muitos adeptos pensam desses mesmos treinadores. Não foge muito ao que o Rafa disse.

Sobre o jogador, não vou mentir e quem lê os meus posts aqui sabe disso. Já amei o Rafa, já odiei o Rafa, já o admirei, já senti raiva dele. O sentimento final é de respeito. Respeito por tudo o que fez ao serviço do Benfica ao longo destes 8 anos, mesmo não tendo sido o jogador mais regular que passou pelo Benfica neste século XXI. Mas foi efectivamente um jogador muito influente e importante em vários dos títulos que conquistámos nesses 8 anos, é factual. A dado momento, fui defensor da renovação, mas percebo este encerrar de ciclo. Até por vontade do próprio Rafa. O Benfica é um clube complicado e desgastante, não é fácil para ninguém representar este clube ao mais alto nível durante tanto tempo e resistir. 8 anos num só clube hoje em dia, já é um feito por si mesmo.

Conquistou 3 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e 2 Supertaças ao serviço do Benfica. Foi pouco para o tempo em que esteve no Benfica e ele próprio reconhece isso e lamenta isso na entrevista. No entanto, a sua bela história no Benfica ninguém a apaga.

Obrigado por tudo Rafa e boa sorte para o que resta da tua carreira!

Todos nós no estádio somos exigentes mas a coisa tem descambado muito. Tenho ficado estupefato com situações como os assobios ao Trubin no primeiro jogo ou o arremesso de garrafas e copos ao Schmidt. Óbvio que não estou contente com o rumo do clube mas há situações que me deixam à toa...

Chairman

Normalmente não desejo particularmente nada de mau a nenhum jogador. Nem bom. Com este vou ser diferente.

Boa sorte. se correr mal já sabes que tens tacho.

AG

Citação de: Espártaco em 21 de Maio de 2024, 17:42

Curioso, vi ao vivo o primeiro golo e o último de Rafa pelo Benfica (ajudou ter ido viver para Lisboa nesse ano de 2016, claro, apesar de só ter tido Redpass em 2017/18).

avc10

Excelente entrevista. Poucas vezes se sente um futebolista tão honesto.

Vieri

Citação de: BlankFile em 21 de Maio de 2024, 21:17Foi uma das melhores entrevistas que já vi de um jogador de futebol. Não existe nada de desonesto, robótico e pouco genuíno ali. É o Rafa a dizer o que lhe vai na alma, sem filtros nenhuns. E digo aqui que concordo em boa parte com o que ele diz do Benfica e da gestão de emoções dos Benfiquistas durante os jogos. Quem vai ao Estádio da Luz, sabe que isso é verdade. Podemos ser o melhor amigo da nossa equipa quando está a ganhar, mas o pior inimigo dela quando está a perder. E nos dias que correm, o ambiente no Estádio da Luz consegue ser super nefasto para a equipa, tornou-se tóxico até nos últimos anos. A parte sobre os treinadores que apanhou no Benfica, é também elucidativa sobre o que muitos adeptos pensam desses mesmos treinadores. Não foge muito ao que o Rafa disse.

Sobre o jogador, não vou mentir e quem lê os meus posts aqui sabe disso. Já amei o Rafa, já odiei o Rafa, já o admirei, já senti raiva dele. O sentimento final é de respeito. Respeito por tudo o que fez ao serviço do Benfica ao longo destes 8 anos, mesmo não tendo sido o jogador mais regular que passou pelo Benfica neste século XXI. Mas foi efectivamente um jogador muito influente e importante em vários dos títulos que conquistámos nesses 8 anos, é factual. A dado momento, fui defensor da renovação, mas percebo este encerrar de ciclo. Até por vontade do próprio Rafa. O Benfica é um clube complicado e desgastante, não é fácil para ninguém representar este clube ao mais alto nível durante tanto tempo e resistir. 8 anos num só clube hoje em dia, já é um feito por si mesmo.

Conquistou 3 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e 2 Supertaças ao serviço do Benfica. Foi pouco para o tempo em que esteve no Benfica e ele próprio reconhece isso e lamenta isso na entrevista. No entanto, a sua bela história no Benfica ninguém a apaga.

Apesar de ainda não ter lido a entrevista, subscrevo tudo que referes e partilho do respeito que ficas a guardar ao Rafa, que sempre foi muito mal-tratado, pela postura aparentemente alheada e fria que demonstrava.

Só queria aqui notar uma coisa que me saltou à retina:
8 anos são 16 competições a eliminar, entre Taça de Portugal e Taça da Liga.
O Benfica disputou estas 16 últimas competições, em que, na maioria das vezes, só joga com 1 adversário do seu nível, ou nem isso.
Dessas 16 competições, ganhou 1 (uma)!
O mesmo que o Desportivo das Aves!!
O maior clube português. Um clube gigante! Com um orçamento gigantesco mesmo face aos rivais mais diretos.
Não é possível!
Isto é mau demais!

Isto pode explicar um pouco o que referes:
"Podemos ser o melhor amigo da nossa equipa quando está a ganhar, mas o pior inimigo dela quando está a perder."

É que o Benfica tornou-se um colosso perdedor.
Isto tem de deixar marcas nos adeptos.
É impossível não deixar!

O Benfica não pode perder 15 taças em 16 em Portugal e queixar-se dos adeptos.
Simplesmente não pode!

Filipevermelho

Citação de: avc10 em 22 de Maio de 2024, 14:18Excelente entrevista. Poucas vezes se sente um futebolista tão honesto.

Aqui gostasse é dos Maxis Pereira que quando marcam um golo não param de bater no peito...

JSilva28

Tenho ideia dos adeptos terem levado a equipa ao colo na fase final da temporada passada, onde a equipa começou a desligar e a perder a vantagem que tinha, que era super confortável.

E digo isto, sem ter ido ao estádio, mas foi a perceção que tive.

Da mesma forma que, neste ano, com o Benfica a jogar merda nenhuma, com uma péssima gestão do treinador, os adeptos foram tentando catapultar a equipa e levá-la ao colo.

Pegar numa pequena amostra e transformá-la num todo, é uma bela engenharia que as pessoas ligadas ao clube têm aperfeiçoado nos últimos anos e, depois pega-se em palavras bonitas, clichés e passa-se um pano sobre o que foi a história recente.

Terá o Rafa legitimidade para falar do 8 ou 80, quando me parece que esteve à vista de todos, que tem fases da época (longas infelizmente) onde parece que se está a cagar?

Quem diz o Rafa diz outros, mas devo ser dos poucos que ouvi a entrevista e não me pareceu de todo coerente com a postura do jogador em questão, em diversos jogos, em diversas fases da época, ao longo destes 8 anos, mas wtv, boa sorte nas Arábias!

xico17

Já não sou uma pessoa de ter ídolos.

Nunca fui muito na verdade, mas em miúdo acaba por ser sempre mais fácil admirar aqueles que nos fazem feliz e estão a viver o nosso sonho.

Ainda assim foram muito poucos aqueles que posso chamar de ídolo.

O primeiríssimo de todos foi João Vieira Pinto, e era literalmente o jogador que me fazia ir ao estádio em miúdo. Lembro-me de um jogo que fui ao estádio e ele não jogou e fiquei pior que estragado. E lembro-me como se fosse hoje o quão fodido fiquei com o Vale e Azevedo quando o mandou embora, e apesar de ter ido para o outro lado da Segunda Circular nunca fui capaz de lhe desejar qualquer mal.

Foram muitos nomes que passaram pelo Benfica a quem poderia ter chamado ídolo, mas acabei por o fazer apenas a mais um, ao senhor que está no meu avatar, e que considero o maior de todos.

Era numa altura em que também jogava futebol, ainda por cima na mesma posição, e em que o Benfica estava na mais profunda merda. Mas o Simão era sempre um farol, que iluminava tudo assim que a bola lhe chegava aos pés.

Até o livro dele eu tinha, que o meu pai me ofereceu, e com isso aprendi a marcar livres diretos como ninguém na minha equipa. Adorava-o e será sempre o meu avatar aqui no fórum, porque depois dele não houve mais ninguém.

Mas se ao dia de hoje tivesse de nomear um terceiro ídolo, seria sem sombra de dúvidas o Rafa.

Não só pelo que fez dentro do campo mas porque me revejo bastante nele como pessoa, e por isso sempre me tentei conter em relação a ele quando as coisas não corriam bem e muitos o atacavam. Na maioria das vezes compreendia perfeitamente o que ele estava a sentir, e perdoava-o. Tinha que o fazer ou não me poderia perdoar a mim mesmo.

É um despedida difícil, e acredito que o tempo o colocará no seu devido lugar na história do Benfica.

jp23

Citação de: avc10 em 22 de Maio de 2024, 14:18Excelente entrevista. Poucas vezes se sente um futebolista tão honesto.

Agora que conhecemos um pouco melhor a pessoa conseguimos ter mais empatia. Porque não fazem isto mais vezes, porque não permitem conhecer melhor os jogadores. Não estou a dizer que é para fazer um podcast de 3 horas mas uma meia horinha já era interessante.

Mika21PA

Citação de: JSilva28 em 22 de Maio de 2024, 15:55Tenho ideia dos adeptos terem levado a equipa ao colo na fase final da temporada passada, onde a equipa começou a desligar e a perder a vantagem que tinha, que era super confortável.

E digo isto, sem ter ido ao estádio, mas foi a perceção que tive.

Da mesma forma que, neste ano, com o Benfica a jogar merda nenhuma, com uma péssima gestão do treinador, os adeptos foram tentando catapultar a equipa e levá-la ao colo.

Pegar numa pequena amostra e transformá-la num todo, é uma bela engenharia que as pessoas ligadas ao clube têm aperfeiçoado nos últimos anos e, depois pega-se em palavras bonitas, clichés e passa-se um pano sobre o que foi a história recente.

Terá o Rafa legitimidade para falar do 8 ou 80, quando me parece que esteve à vista de todos, que tem fases da época (longas infelizmente) onde parece que se está a cagar?

Quem diz o Rafa diz outros, mas devo ser dos poucos que ouvi a entrevista e não me pareceu de todo coerente com a postura do jogador em questão, em diversos jogos, em diversas fases da época, ao longo destes 8 anos, mas wtv, boa sorte nas Arábias!

O Rafa não é o unico a falar do 8/80. É uma opinião e não é muito longe da realidade.

No caso dele pode ver a coisa talvez com mais algum exagero influenciado pelo episodio de quando lhe vandalizaram a casa ou quando a própria familia foi insultada num jogo fora.

Marc:slb

Eu entendo isso, mas tambem me faz confusao jogadores que ganham milhoes por ano quando o salario minimo em Portugal nem ultrapassa os 1000 euros se queixar do ambiente...

Penso que trabalhar a parte psicologico por mais humano que sejas seja parte do trabalho, estamos a falar de individuos que correm atras de uma bola a ganhar 1000 vezes por mes o que muitos ganham a rebentar o corpo..

Penso que podem fazer um esforço e entender o sntimento de desagrado e aceitar que por vezes os adeptos podem mandar vir...

Mas isso sou eu.. estamos numa era muito fragil infelizmente... Nao sei se se queixavam assim nos anos 80...

RedLegend

Citação de: jp23 em 22 de Maio de 2024, 12:05

Todos nós no estádio somos exigentes mas a coisa tem descambado muito. Tenho ficado estupefato com situações como os assobios ao Trubin no primeiro jogo ou o arremesso de garrafas e copos ao Schmidt. Óbvio que não estou contente com o rumo do clube mas há situações que me deixam à toa...
Adepto português no seu melhor. Há muito labrego a ir ao estádio.

LFVL

Pelas palavras do RC... Deve ir mesmo para as arábias...