Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

Hugalf

O David Borges ontem rasgou o Ruie de alto a baixo:


EagleVision




cristiano_1904

Citação de: EagleVision em 24 de Maio de 2024, 20:14
Citação de: cristiano_1904 em 24 de Maio de 2024, 20:13Alguém que diga ao van33 para ter calma

@van33 acalma lá o polegarzinho, sff.
Ele está de mau humor, devem ter lhe roubado o bollycao

R_P

Citação de: xico17 em 24 de Maio de 2024, 19:47
Citação de: R_P em 24 de Maio de 2024, 18:34
Spoiler
Caríssim@s,
Como podem ver, não sou uma pessoa de muitos posts, likes ou afins, apesar de já cá andar há muitos anos. Talvez pela minha idade – acima dos 50 – gosto de uma boa conversa, mas cara-a-cara, sem menosprezo pelo que, imagino, sejam umas belas discussões (sem mau sentido) aqui no fórum.
Ao contrário de muitos, eu queria ver – e vi – a entrevista do Presidente (com P maísculo, mais que não seja pela solenidade da função), e tenho a dizer o seguinte:
1 – Qualquer pessoa com o mínimo de empatia (imaginando-se no lugar dele) e com uma experência de vida compatível com a idade dele (mais ou menos a minha), pensaria e diria coisas semelhantes.
2 – Podemos discordar de algumas posições, ou até achar que nos estão a atirar areia para os olhos (casos do Grimaldo/Bernat, por exemplo), mas como nunca tive a responsabilidade de gerir algo da dimensão do Sport Lisboa e Benfica, também não imagino as dificuldades, sejam internas, sejam na comunicação do que realmente se quer que saiba no exterior.
3 – Goste-se ou não da postura e do tipo de linguagem, eu concordo em absoluto com o dossier treinador. Claro podemos imaginar como seria ter um Gian Piero Gasperini – por exemplo – mas também acredito que no ano passado, em Janeiro, estariam muitos foristas de outros clubes a salivar por um Roger Schmidt.
4 – A explicação para o declínio de qualidade no futebol apresentado foi, também a meu ver, razoável e fazendo sentido, tentando o Rui Costa absorver parte das críticas, o que é o que um líder deve fazer.
5 – Quanto ao resto (auditoria, estatutos e outros assuntos), não tenho grandes críticas a fazer. Como alguém que já esteve envolvido em preparar Leis da República, sei como algumas coisas podem demorar, mas nunca estive em auditorias ou estatutos, por isso não faço juízos de valor.
5 – Até prova de que alguém não merece (não preciso que seja um tribunal a dizê-lo), eu defenderei sempre, mas sempre, um Presidente do nosso Benfica, principalmente para fora.
Uma pequena história (são duas, na verdade): há cerca de 12/13 anos, tive a oportunidade de almoçar com o Luís Filipe Vieira (apenas na qualidade de sócio que o quera conhecer e fazer algumas perguntas difíceis, algo que após 2 anos lá consegui que acontecesse). Eu estava honestamente muito aborrecido com coisas que se tinham passado (e nem tanto no futebol) e com o que achava serem coisas obscuras a acontecer, e, por isso, ainda antes das entradas já eu tinha feito várias, e a pés juntos.  Tenho de admitir, o homem levou aquilo com espírito desportivo e, do nosso almoço, eu tirei duas conclusões: (i) que ele realmente gostava do Benfica; (ii) que muito provavelmente tudo o que fazia não seria em benefício exclusivo do clube (o poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente). Para quem é da minha geração e se lembra de uma série britância chamada "Sim, Sr. Ministro", e depois "Sim, Sr. 1º Ministro", sabe que as máquinas podem triturar, e eu acredito que Luís Filipe Vieira começou com o nobre objectivo de nos reerguer, e depois foi sugado pelo sistema do futebol milionário, e como todos os "aliciantes" que isso deverá trazer, incluindo a própria projecção mediática.
A 2ª parte da história: eu ia almoçar regulamente a um restaurante da linha de Cascais, e aí era cliente habital um tipo que, à data, só conhecia da rádio (Doberth – ou parecido) e que mais tarde teria um programa na Lagartos TV. Num desses almoços, e com o restaurante cheio, o homem, que já de si tem um vozeirão, decide começar a falar de Vieira. Atenção que eu nem sabia as suas preferências  e por isso até começou por ser engraçado, até deixar de ser. Numa das suas tiradas diz "porque toda a gente sabe que o Vieira traficava coca nos pneus" (mais ou menos isto).
Ora bem, isto foi já após o meu almoço com o visado, e numa altura em que eu já desesperava por mudanças no nosso clube. Contudo, volto ao princípio, o homem era o Presidente, e é nas urnas que se muda o que não agrada, e portanto que fiz foi simplesmente levantar-me, dirigir-me ao tipo, e dizer alto e em bom som "caríssimo, acabei de gravar a sua acusação a Luís Filipe Vieira e irei enviar-lhe a mesma para que ele tome as providências que entender. O senhor, como pessoa da comunicação social, devia ter vergonha de acusar alguém, sem possibilidade de se defender, em frente a uma platéia, só para se mostrar mais importante. Estará certamente a violar uma série de regras da classe e disso também darei nota a quem de direito". Silêncio sepulcral naquele restaurante. Após esse dia, continuei a cruzar-me com ele ao almoço e nem mais um pio (eu até conhecia bem os funcionários e disseram-me que nunca mais falou de Vieira depois desse dia).
A questão para mim é relativamente simples: eu posso não gostar ou até detestar o meu Presidente, mas não só continua a ser o "meu" Presidente (não porque o queira lá, mas porque representa o meu clube), como jamais deixarei que façam farinha com ele cá fora.
Não pretendo ser moralista, mas ao ler coisas como "encosta", "presimente" e outros, fico sinceramente incomodado. Não gostam, discutam porque não gostam, não se deixem seguir na carneirada das modas, que ora adoram, ora detestam. E um princípio basilar, respeitem para serem respeitados.
Eu estou-me olimpicamente a cagar se não gostam da minha opinião, mas é a minha, e só minha.
[fechar]


Caro colega fórista, gostei de ler a sua intervenção e facilmente compreendo alguns dos pontos que apresentou, mas infelizmente vivemos numa época marcada pelo reaccionismo gratuito e falta de empatia, em muito gerados pelo aparecimento das redes sociais e da rapidez da propagação de informação.

Já por várias vezes que insurgi contra certas opiniões no fórum que tendem a ridicularizar a decisão de vários sócios em eleger nomes como Vieira e mais recentemente Rui César Costa, porque na minha opinião não se trata de "burrice" ou de serem "chalupas", e que esse tipo de discurso é nocivo ao objetivo da maioria dos utilizadores do fórum em verem o Benfica com uma direção completamente nova que sirva apenas e só os objetivos do clube.

O caro @R_P está neste momento a ser enxovalhado no fórum, com muita pena minha, mas derivado de este fórum sofrer há anos com a presença de vários utilizadores que têm como único objetivo criar divisão e defender a atual direção, nunca em prol do Benfica. Como diz que lê regularmente o fórum, certamente está a par desta situação, e também de que existem provas que estes utilizadores estão a ser pagos com dinheiro de associados para espalhar propaganda "vieirista", quer no fórum quer em redes sociais e programas de comentário desportivo, que vai absolutamente contra um dos principais pilares democráticos do clube, e por si só deveria ser suficiente para fazer cair a direção atual.

Não vou defender nem censurar as reações dos meus colegas fóristas ao seu comentário, porque eu próprio me deixo levar muitas vezes pelas emoções quando por aqui surgem opiniões favoráveis a quem nos quer tanto mal.

Espero que não me leve a mal, mas como tem poucos comentários decidi dar uma vista de olhos pelo seu histórico no fórum e deparei-me com algo que pode gerar ainda mais desconfiança sobre as suas opiniões, visto ter comentado no tópico de Treinadores, em 2019, o seguinte:

CitaçãoNão sou de fontes (mesmo que fosse não o diria), mas tenho o prazer de conhecer pessoas da estrutura.

Deve compreender o quão mal isto soa, tendo em conta o meu ponto anterior. Mas não estou com isto a querer desconfiar de si. Espero apenas que compreenda o nível de saturação em relação à atual dinastia que gere o Benfica, não só por parte de utilizadores do fórum, como a massa adepta Benfiquista em geral, ao ponto de um renomeado advogado, a milhares de quilómetros de distância, desabafar um "Já chega. Não se aguenta mais".

Posto isto, gostaria de ouvir a sua opinião em relação à continuidade quer de Rui César Costa como de Roger Schmidt, tento em conta o seu primeiro comentário no fórum, que me pareceu bastante pertinente ao momento atual, e que na altura se dirigia a Jorge Jesus:

CitaçãoÉ indiscutível que Jorge Jesus trouxe uma exigência a que não estávamos habituados, quer ao nível do treino, quer ao nível do jogo, quer, ainda, ao nível da tal "nota artística" com que tantas vezes fomos brindados ao longo destes 5 anos. Com esta exigência também a nossa cresceu, ou, se preferirem, foi calibrada para níveis de onde nunca devia ter saído. Não é de somenos importância - pelo contrário - o plantel que tem tido à sua disposição, assim como também não é de somenos importância a qualidade do seu trabalho, que se vê na constante necessidade de reconstrução de uma equipa, com constantes perdas de jogadores fundamentais.
Neste momento - e admito que só agora consigo cristalizar esta minha opinião - acompanho quem defende que precisamos mudar de ciclo. Não tanto por não acreditar no trabalho de JJ, mas por questões de ordem emocional. E isto não tem a ver com a derrota de ontem, não pela derrota em si mesmo, mas por sentir que a carga emocional que ele transporta consigo, sustentada nas perdas em momentos decisivos, leva a equipa para estados de ansiedade incompatíveis com as conquistas continuadas e épicas que desejamos.

(...)

É necessária uma nova "energia" no banco, alguém que não tenha "fantasmas" e que sinta que precisa de provar ao mundo a sua capacidade, sangue novo, sangue na guelra. E aqui não aponto nomes, só perfis, sendo que a qualidade do treino, da táctica, da leitura de jogo, da liderança, têm de ser o "cerne".

Obrigado pela atenção.

Obrigado pelo comentário.

A minha frase de 2019 foi muito infeliz, e, honestamente, já nem lembro a que propósito foi. Seja como for, posso admitir que não o deveria ter feito.

Quando ao resto - sim, percebo e sei dessas divisões e quejandos, mas sendo um mero sócio o meu papel é de observador e crítico, no local e forma certos. Sei que seria muito mais popular se dissesse as mesmas coisas que os outros, mas como já tenho amigos suficientes e uma espinha dorsal, que se lixe.

Em relação a RS: eu defenderia sempre que se deixasse para agora uma eventual renovação; e se tivesse sido o caso defenderia uma mudança (por razões semelhantes ao que disse em relação a JJ). Havendo contrato, significa que houve uma decisão, e, bem ou mal, sou daqueles que acha que os contratos são para dignificar.
Claro que, se a coisa corre mesmo mal esta nova época, então há que repensar. Mas, para já, RS tem 50% dos títulos de campeão que disputou. JJ chegou a ter 1 em 4 anos...

van33


SwissSLB

Citação de: Hugalf em 24 de Maio de 2024, 20:14O David Borges ontem rasgou o Ruie de alto a baixo:



O David Borges rasgou o Banana, tal como rasgará o Noronha Lopes ou seja qual for o presidente do Benfica.
Não passa de um fdp de um sapo ressabiado.


Stigmat

Citação de: cristiano_1904 em 24 de Maio de 2024, 20:16
Citação de: EagleVision em 24 de Maio de 2024, 20:14
Citação de: cristiano_1904 em 24 de Maio de 2024, 20:13Alguém que diga ao van33 para ter calma

@van33 acalma lá o polegarzinho, sff.
Ele está de mau humor, devem ter lhe roubado o bollycao

O Chipicao deu-lhe um cromo repetido.

EagleVision

Citação de: Stigmat em 24 de Maio de 2024, 20:17
Citação de: cristiano_1904 em 24 de Maio de 2024, 20:16
Citação de: EagleVision em 24 de Maio de 2024, 20:14
Citação de: cristiano_1904 em 24 de Maio de 2024, 20:13Alguém que diga ao van33 para ter calma

@van33 acalma lá o polegarzinho, sff.
Ele está de mau humor, devem ter lhe roubado o bollycao

O Chipicao deu-lhe um cromo repetido.

Ou então o recheio não era chocolate.

Stigmat

Citação de: SwissSLB em 24 de Maio de 2024, 20:17
Citação de: Hugalf em 24 de Maio de 2024, 20:14O David Borges ontem rasgou o Ruie de alto a baixo:



O David Borges rasgou o Banana, tal como rasgará o Noronha Lopes ou seja qual for o presidente do Benfica.
Não passa de um fdp de um sapo ressabiado.

É benfiquista. Não é À Manuel Queirós.

van33

Citação de: Hugalf em 24 de Maio de 2024, 20:14O David Borges ontem rasgou o Ruie de alto a baixo:

Alto lá! Um gajo que durante décadas é aqui apelidado de um filho da puta anti benfiquista primário, "ontem" esteve bem? Fdx

EagleVision

Citação de: Stigmat em 24 de Maio de 2024, 20:19
Citação de: SwissSLB em 24 de Maio de 2024, 20:17
Citação de: Hugalf em 24 de Maio de 2024, 20:14O David Borges ontem rasgou o Ruie de alto a baixo:



O David Borges rasgou o Banana, tal como rasgará o Noronha Lopes ou seja qual for o presidente do Benfica.
Não passa de um fdp de um sapo ressabiado.

É benfiquista. Não é À Manuel Queirós.

Também tenho ideia de ser lagarto.

cristiano_1904

Citação de: EagleVision em 24 de Maio de 2024, 20:19
Citação de: Stigmat em 24 de Maio de 2024, 20:17
Citação de: cristiano_1904 em 24 de Maio de 2024, 20:16
Citação de: EagleVision em 24 de Maio de 2024, 20:14
Citação de: cristiano_1904 em 24 de Maio de 2024, 20:13Alguém que diga ao van33 para ter calma

@van33 acalma lá o polegarzinho, sff.
Ele está de mau humor, devem ter lhe roubado o bollycao

O Chipicao deu-lhe um cromo repetido.

Ou então o recheio não era chocolate.
Foda-se, bela merda