Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

1979

"Será que a venda do João Neves é simplesmente só mais uma venda das muitas vendas de jogadores realizadas pelo SLB na última década ou representa muito mais do que isso?

Para mim libertar prematuramente um jovem formado na casa, que para além da enorme competência desportiva tem carisma, tem raça, tem coragem, tem liderança, tem fair-play, tem benfiquismo, ou seja, tem todo um pacote de valores que o comum adepto do Benfica se revê e se orgulha e por metade da cláusula de rescisão representa a falência total do Projecto Desportivo do SLB.

Competir exclusivamente com base no dinheiro não chega, é curto, porque as equipas que encontramos todos os anos na Europa têm, e vão sempre ter, muito maiores orçamentos que o nosso. Por isso é preciso acrescentar algo mais aos nossos Planteis para ambicionarmos voltar a competir ao mais alto nível e termos pretensões a grandes conquistas.

E esse algo mais são planteis que para além de muito equilibrados com aquisições cirúrgicas, tenham personalidade, atitude, carácter, ambição, espírito de Clube, união e disciplina. E são à volta de jogadores com as características do João Neves que se constroem esse tipo de planteis.

Mas não, em vez disso prescindimos prematuramente dele e o dinheiro da sua transferência vai ser totalmente desbaratado ( e talvez não chegue ) em jogadores sem qq identificação com o Clube com maiores ou menores períodos de adaptação, com mais distribuição de comissões a empresários e como sempre dentro do habitual pacote de compras vêm alguns flops que acabam em ruinosos empréstimos na época seguinte. Uma lástima.

E porque isto é assim ?

Porque não há estratégia. Andamos em navegação à vista, gastando o que temos e o que não temos para conquistar desesperadamente o máximo de títulos no curto prazo e o futuro logo se vê e que venha alguém no futuro arrumar a casa.
Sempre aquela máxima de que é preciso é ser campeão porque depois já ninguém se lembra do João Neves. E em parte é assim, mas esse não é o problema de fundo, o problema de fundo é que a ausência de estratégia vem-se sempre a pagar, mais tarde ou mais cedo, é uma inevitabilidade em qualquer empresa.
Este rumo tem-nos levado a aumentar drasticamente o nível geral de custos criando-nos uma urgência cada vez maior em vender. Se já vendemos jogadores com 19 anos, pergunto se em breve começaremos a vendê-los aos 15 ou 16 à semelhança do que acontece com os "prósperos" clubes da América do Sul? Em tempos precisávamos de fazer uma grande venda por ano para equilibrarmos as contas mas em breve ( ou talvez já ) vamos precisar de fazer duas grandes vendas por ano para termos resultados positivos. Será este rumo sustentável?
Uma recente entrevista de um vice do SLB permite-nos vislumbrar nas entre linhas de que há muita gente escondida silenciosamente por detrás do Presidente Rui Costa na expectativa do que vai acontecer para então se posicionarem e isso não augura nada de bom.
Concluindo, precisamos urgentemente de uma estratégia e de um novo paradigma que nos permita ser competitivo neste novo mundo completamente diferente de há 40 ou mesmo de há 10 anos atrás.

O Clube não pode continuar a ser gerido como se do Orçamento do Estado se tratasse, onde tudo cabe e onde tudo é exigido e como se o financiamento fosse ilimitado e não tivesse que ser pago. Não é mais possível continuar a querer ser competitivo em todo o lado, a maioria sem sustentação financeira, e estando cada vez menos competitivo no mais importante que é o futebol profissional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É preciso repensar o Clube, definir prioridades, simplificar a estrutura organizacional que é actualmente altamente complexa e pesada e procurar novas fontes de financiamento mais económicas. Ou seja, não chega dizer que não podemos vender os melhores jogadores ou que os temos de os manter 2 ou 3 anos, temos é que criar as condições para os conseguirmos manter o máximo tempo entre nós.

Não é mais a questão de o Presidente X ou do novo Candidato A ou B, a questão é ter um Presidente ou um candidato a Presidente com uma ideia para o Clube, com uma nova estratégica para a próxima década e com a coragem e a independência para a propor aos sócios, de uma forma clara, e em caso de vitória a vir implementar com uma Direção coesa e unida que venha para servir.

Mas como sempre serão os sócios a decidir que Clube querem na próxima década."


João Ferreira Queimado, Jornal Observador

johncleese

Citação de: .:VMPT:. em 04 de Agosto de 2024, 20:08
Citação de: johncleese em 04 de Agosto de 2024, 11:58
Citação de: 1979 em 04 de Agosto de 2024, 11:53O Benfica está sem guito.

Tem de vender outro jogador agora no Verão e depois em janeiro.

E o que está a ser feito para evitar isso? Reduzimos custos em FSE's? Como está o processo do naming do estádio? E os direitos televisivos? Quando vamos romper o contrato assinado com uma tal de Fosun em 2016 que nos obriga a pagar 20% do valor da transferência de QUALQUER jogador formado no Clube ao m€nd€s?

Tens alguma prova disso? Não me admirava que o Vieira o tivesse feito, e a história dos 15M, até ajudava a dar-te razão, mas tens factos concretos sobre isso? É que, que me lembre, nunca vi nada disso nos relatórios & Contas....

Como já disse foi um funcionário do Benfica que me contou. Ainda lá está. Tinha reuniões com a Fosun no âmbito do seu trabalho no Marketing. Já houve outro user a corroborar e se andares umas páginas para trás encontras alguns indícios

Vermelho Infinito

O que é que os vieristas têm a dizer quando um porto falido não vende ninguém e o Benfica cheio de pujança financeira como estes chulos apregoam tem que vender sempre 1 ou 2 todos os anos, e logo os melhores, ficando sempre os cepos e acomodados a mandarem salários chorudos, senão não se fazem mais valias??!

Diogo Brito

O Rui Costa é apenas a cara de um regime em decadência e que se tenta manter à tona.

Tudo o que se diz aqui é verdade. Mas não é tanto incapacidade, é prioridades.

A prioridade é aquela malta que anda há decadas a roubar, não ser toda PRESA. Que é o que vai acontecer se algum dia entrar uma Direção benfiquista que faça uma verdadeira auditoria a tudo o que aconteceu.

Arrisco-me que seria um dos casos judiciais da história deste país. Ia envolver desde muitos dirigentes desportivos, empresários, funcionários públicos e políticos.

Há mesmo muita gente com algo a perder se esta corja se for embora.

Está com o rabo preso. Mas não tinha outra solução. Ele sabe o que vai acontecer quando o regime cair.

Temos que nos unir, porque forças "superiores" vão sempre fazer tudo para que isto se perpetue e os podres sejam escondidos para sempre.

Tic Toc, palerma.

.:VMPT:.

Citação de: johncleese em 04 de Agosto de 2024, 21:38
Citação de: .:VMPT:. em 04 de Agosto de 2024, 20:08
Citação de: johncleese em 04 de Agosto de 2024, 11:58
Citação de: 1979 em 04 de Agosto de 2024, 11:53O Benfica está sem guito.

Tem de vender outro jogador agora no Verão e depois em janeiro.

E o que está a ser feito para evitar isso? Reduzimos custos em FSE's? Como está o processo do naming do estádio? E os direitos televisivos? Quando vamos romper o contrato assinado com uma tal de Fosun em 2016 que nos obriga a pagar 20% do valor da transferência de QUALQUER jogador formado no Clube ao m€nd€s?

Tens alguma prova disso? Não me admirava que o Vieira o tivesse feito, e a história dos 15M, até ajudava a dar-te razão, mas tens factos concretos sobre isso? É que, que me lembre, nunca vi nada disso nos relatórios & Contas....

Como já disse foi um funcionário do Benfica que me contou. Ainda lá está. Tinha reuniões com a Fosun no âmbito do seu trabalho no Marketing. Já houve outro user a corroborar e se andares umas páginas para trás encontras alguns indícios

Depois acabei por ler o que foi relatado a seguir ao meu comentário....

Talvez um dia seja esclarecido está negócio, parceria ou lá o que é....

Iron Mask

Citação de: Diogo Brito em 04 de Agosto de 2024, 22:12O Rui Costa é apenas a cara de um regime em decadência e que se tenta manter à tona.

Tudo o que se diz aqui é verdade. Mas não é tanto incapacidade, é prioridades.

A prioridade é aquela malta que anda há decadas a roubar, não ser toda PRESA. Que é o que vai acontecer se algum dia entrar uma Direção benfiquista que faça uma verdadeira auditoria a tudo o que aconteceu.

Arrisco-me que seria um dos casos judiciais da história deste país. Ia envolver desde muitos dirigentes desportivos, empresários, funcionários públicos e políticos.

Há mesmo muita gente com algo a perder se esta corja se for embora.

Está com o rabo preso. Mas não tinha outra solução. Ele sabe o que vai acontecer quando o regime cair.

Temos que nos unir, porque forças "superiores" vão sempre fazer tudo para que isto se perpetue e os podres sejam escondidos para sempre.

Tic Toc, palerma.

É por aqui mesmo! É este o espírito certo!

Stanic

Citação de: .:VMPT:. em 04 de Agosto de 2024, 22:39
Citação de: johncleese em 04 de Agosto de 2024, 21:38
Citação de: .:VMPT:. em 04 de Agosto de 2024, 20:08
Citação de: johncleese em 04 de Agosto de 2024, 11:58
Citação de: 1979 em 04 de Agosto de 2024, 11:53O Benfica está sem guito.

Tem de vender outro jogador agora no Verão e depois em janeiro.

E o que está a ser feito para evitar isso? Reduzimos custos em FSE's? Como está o processo do naming do estádio? E os direitos televisivos? Quando vamos romper o contrato assinado com uma tal de Fosun em 2016 que nos obriga a pagar 20% do valor da transferência de QUALQUER jogador formado no Clube ao m€nd€s?

Tens alguma prova disso? Não me admirava que o Vieira o tivesse feito, e a história dos 15M, até ajudava a dar-te razão, mas tens factos concretos sobre isso? É que, que me lembre, nunca vi nada disso nos relatórios & Contas....

Como já disse foi um funcionário do Benfica que me contou. Ainda lá está. Tinha reuniões com a Fosun no âmbito do seu trabalho no Marketing. Já houve outro user a corroborar e se andares umas páginas para trás encontras alguns indícios

Depois acabei por ler o que foi relatado a seguir ao meu comentário....

Talvez um dia seja esclarecido está negócio, parceria ou lá o que é....

Spoiler

Tens aí a fonte das imagens que meteram, não me admira a origem, na altura por causa da divulgação dos emails até disseram que não tinha avançado esse negócio na China (aqui).

Mas uma coisa é certa o clube foi investigado de uma ponta à outra e teve toda a sua informação e contratos divulgados, um negócio destes montantes teria sempre de ser divulgado, portanto poderá não ter acontecido nesses moldes, e por outro lado a ser verdade que teriam de dar ao Mendes essa contrapartida por esta altura tb acho não seria segredo.

Yuri_SLB

Citação de: Vermelho Infinito em 04 de Agosto de 2024, 22:03O que é que os vieristas têm a dizer quando um porto falido não vende ninguém e o Benfica cheio de pujança financeira como estes chulos apregoam tem que vender sempre 1 ou 2 todos os anos, e logo os melhores, ficando sempre os cepos e acomodados a mandarem salários chorudos, senão não se fazem mais valias??!
Longe de mim estar a defender esta direção, aliás por mim já tinham ido de carrinho, mas a comparação que fazes com o Porto n fz sentido.Eles para manter os jogadores que são poucos com propostas, acabaram de hipotecar uma porrada de anos em receitas de bilheteira, o que se diria aqui se fosse o Benfica. Isto para além que o pessoal está um pouco iludido com este porto só pq aconteceu sporting ontem.O porto neste momento n está mais forte que o ano passado

.:VMPT:.

Citação de: Stanic em 04 de Agosto de 2024, 22:58
Citação de: .:VMPT:. em 04 de Agosto de 2024, 22:39
Citação de: johncleese em 04 de Agosto de 2024, 21:38
Citação de: .:VMPT:. em 04 de Agosto de 2024, 20:08
Citação de: johncleese em 04 de Agosto de 2024, 11:58
Citação de: 1979 em 04 de Agosto de 2024, 11:53O Benfica está sem guito.

Tem de vender outro jogador agora no Verão e depois em janeiro.

E o que está a ser feito para evitar isso? Reduzimos custos em FSE's? Como está o processo do naming do estádio? E os direitos televisivos? Quando vamos romper o contrato assinado com uma tal de Fosun em 2016 que nos obriga a pagar 20% do valor da transferência de QUALQUER jogador formado no Clube ao m€nd€s?

Tens alguma prova disso? Não me admirava que o Vieira o tivesse feito, e a história dos 15M, até ajudava a dar-te razão, mas tens factos concretos sobre isso? É que, que me lembre, nunca vi nada disso nos relatórios & Contas....

Como já disse foi um funcionário do Benfica que me contou. Ainda lá está. Tinha reuniões com a Fosun no âmbito do seu trabalho no Marketing. Já houve outro user a corroborar e se andares umas páginas para trás encontras alguns indícios

Depois acabei por ler o que foi relatado a seguir ao meu comentário....

Talvez um dia seja esclarecido está negócio, parceria ou lá o que é....

Spoiler

Tens aí a fonte das imagens que meteram, não me admira a origem, na altura por causa da divulgação dos emails até disseram que não tinha avançado esse negócio na China (aqui).

Mas uma coisa é certa o clube foi investigado de uma ponta à outra e teve toda a sua informação e contratos divulgados, um negócio destes montantes teria sempre de ser divulgado, portanto poderá não ter acontecido nesses moldes, e por outro lado a ser verdade que teriam de dar ao Mendes essa contrapartida por esta altura tb acho não seria segredo.

Como disse, espero que esse e outros casos sejam, um dia, esclarecidos...

Yuri_SLB

Citação de: zeze boniev em 04 de Agosto de 2024, 13:57
Citação de: paulomaia1972 em 04 de Agosto de 2024, 13:53
Citação de: Redfield73 em 04 de Agosto de 2024, 13:43
Citação de: paulomaia1972 em 04 de Agosto de 2024, 13:00
Citação de: d1keke em 04 de Agosto de 2024, 12:11
Citação de: 1979 em 04 de Agosto de 2024, 11:53O Benfica está sem guito.

Tem de vender outro jogador agora no Verão e depois em janeiro.

Não.. acho que só o João já deve dar..
Mas acho que vai sair mais jogadores porque não têm espaço aqui..
Arthur o neres se quiser mesmo sair..

O próprio Gouveia não sei se vai querer sair se vier outro lateral.. ele já deve saber até..

Em 23-24, vendemos o Ramos, tivemos Champions e vamos apresentar prejuízo de 30 a 50M.
Como é óbvio a venda do João não chega para resultados positivos financeiramente
Então e os de ontem que tem dívidas por todo o lado e nao vendem e ganham títulos?
Afinal as dívidas que diferença fazem??

Não percebi.
A gestão financeira não é importante para um clube ser ganhador?
não , basta ver os nossos rivais com contas no vermelho carregado e continuam a ganhar títulos.
Conseguem ganhar titulos pq apesar de estarem falidos, têm a sorte de competir contra o Benfica liderado por amadores

Notguilty

Citação de: Yuri_SLB em 04 de Agosto de 2024, 23:15
Citação de: zeze boniev em 04 de Agosto de 2024, 13:57
Citação de: paulomaia1972 em 04 de Agosto de 2024, 13:53
Citação de: Redfield73 em 04 de Agosto de 2024, 13:43
Citação de: paulomaia1972 em 04 de Agosto de 2024, 13:00
Citação de: d1keke em 04 de Agosto de 2024, 12:11
Citação de: 1979 em 04 de Agosto de 2024, 11:53O Benfica está sem guito.

Tem de vender outro jogador agora no Verão e depois em janeiro.

Não.. acho que só o João já deve dar..
Mas acho que vai sair mais jogadores porque não têm espaço aqui..
Arthur o neres se quiser mesmo sair..

O próprio Gouveia não sei se vai querer sair se vier outro lateral.. ele já deve saber até..

Em 23-24, vendemos o Ramos, tivemos Champions e vamos apresentar prejuízo de 30 a 50M.
Como é óbvio a venda do João não chega para resultados positivos financeiramente
Então e os de ontem que tem dívidas por todo o lado e nao vendem e ganham títulos?
Afinal as dívidas que diferença fazem??

Não percebi.
A gestão financeira não é importante para um clube ser ganhador?
não , basta ver os nossos rivais com contas no vermelho carregado e continuam a ganhar títulos.
Conseguem ganhar titulos pq apesar de estarem falidos, têm a sorte de competir contra o Benfica liderado por amadores
Serão amadores ou profissionais da mediocridade que certos interesses querem o Benfica marinado?

zizou

Obrigado.
Fomos ultrapassados pelo porto em número de títulos.

WHERO

Citação de: johncleese em 04 de Agosto de 2024, 18:14Esta até os chalupas com 10 de QI entendem:

- Mais de 1000 milhões em vendas;
- Top-10 de receitas da Champions nos últimos 10 anos;
- Top-15 europeu em receitas de bilheteira

Resultado: completamente falidos, "não é possível recusar 60M", etc.

Onde crl pára o dinheiro??
😱😱😱

FUTURO PRESIDENTE

Despacha o Cabral, empresta o Samuel para ganhar maturidade e traz um guarda redes experiente com qualidade para competir com o Trubin e fecha a tasca.
E ia me esquecendo, mete as finanças em ordem para ver se daqui a 20 anos já dará para recusar vender os ativos contra a nossa vontade .

ramalho1

És tão fraquinho tão fraquinho que dá pena!

Já metes dó. Toda a gente te acha um inapto