Revisão Estatutos, 14Dez. Sáb

Kyoto

A proposta unica esta publicada em algum lugar?

Indutory

Citação de: S.L.B Stars em 15 de Agosto de 2024, 05:46
Citação de: Indutory em 15 de Agosto de 2024, 04:38
Expandir...
Citação de: Mattamouros em 14 de Agosto de 2024, 21:45https://www.abola.pt/futebol/noticias/benfica-ha-acordo-para-proposta-unica-de-revisao-de-estatutos-2024081418505567133

(..)

Os sócios correspondentes, com quotas inferiores, podem passar a efetivos com contagem de 50 por cento do tempo de antiguidade.

- continua a haver discrepância entre sócios efectivos e correspondentes.

Sócios com filiação entre um a cinco anos passam a ter direito a três votos (tinham direito a um). Sócios com filiação entre cinco a dez anos passam a ter direito a 10 votos (tinham direito a cinco). Mantém-se os 20 votos para sócios com filiação entre 10 e 25 anos e os 50 votos para sócios com filiação superior a 25 anos.

- os que interessa mudar, 20 e 50, não tocam.

Os sócios passam a aprovar, para lá das contas do clube, as contas consolidadas do grupo.

- e consequências para chumbos? há? e já agora, obrigatoriedade de dizer se o mesmo foi aprovado ou não. Já passou não sei quanto tempo desde a AGE e ninguém sabe.

A Assembleia Geral terá a obrigatoriedade de aprovar o regulamento de ética e boas práticas.

- eu aprovo que pagar comissões nas compras/vendas/renovações muito acima dos valores recomendados pela fifa é uma boa prática. e ético.

Limitação de três mandatos consecutivos para os presidentes da Direção, Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Comissão de Remunerações.

- então e o pres da direcção pode depois passar para pmag? e voltar no mandado seguinte?
- as listas são independentes?

Órgãos sociais passam a ser remunerados.

- a única coisa que aos dias de hoje faz algum sentido.

Criação da Comissão de Remunerações, composta por cinco sócios, com qualificação e experiência para definir remunerações da Direção e restantes órgãos sociais. «A partir do momento em que é eleita não pode ser demitida», esclarece Jaime Antunes.

- «A partir do momento em que é eleita não pode ser demitida», a piada faz-se sózinha.

Voto eletrónico/voto físico nas eleições. O novo regulamento eleitoral, que terá de ser aprovado em Assembleia Geral, prevê voto físico em urna a não ser que as listas concorrentes aceitem, por unanimidade, o voto eletrónico.

- menos mal, basta alguém não querer. mas continua a estar aqui, o que é uma palhaçada.

Sobre os votos do betão, zérinho, como seria de esperar.

Ía dizer que ía esperar pela proposta para a analisar, mas nem preciso de ver mais nada, só estas palhaçadas que aqui estão dá um veredicto:
CHUMBADO.

Creio concordar com tudo. No entanto, que seja chumbado (ou até posteriormente impugnado) é o que eles querem.

Podemos achar que até lhes dá jeito a aprovação para poderem receber dinheiro, mas se não receberem derivado de regras estatutárias, ganham-no de outra maneira, como já fazem, portanto aí para eles vai dar ao mesmo. O maior interesse é um: continuarem lá dentro.

Com voto eletrónico só saem de lá com o presidente algemado.
E é temporariamente, porque depois metem lá outro que lhes sirva os objetivos.

Te estás a esquecer de um pequeno pormenor que pode ser enorme para os bolsos deles ..e se eles além de ganharem dinheiro pelos estatutos continuarem a ganhar de outra forma ..quem te garante que eles não vão ganhar de ambas formas ..eis a questão , se ganho uma porque não posso ganhar duas ..não vai dar ao mesmo , vai dar a dobrar .
Não me estou a esquecer, "compensa-lhes" mais continuar tudo como está e saberem que assim ficam mais mandatos, do que receberem esse extra até às eleições com voto físico tendo noção que há um grande risco de acabar aí.
Se calhar nem sequer pensam tanto e estou a dar-lhes demasiado crédito  ;D

Olos

Só tomarei decisão sobre o meu sentido de voto depois de ler o texto todo mas, à partida, a metodologia de análise será:

- no global os estatutos são melhores que os anteriores? Vão na direção certa?

- existe alguma proposta de alteração efetivamente má e que torne a situação tendencialmente pior? (Ex. Pode a direção vender a sad sem autorização da ag?)

Se a resposta for sim e não, respetivamente, é para aprovar.

Gosepe13

Citação de: Mattamouros em 14 de Agosto de 2024, 21:45https://www.abola.pt/futebol/noticias/benfica-ha-acordo-para-proposta-unica-de-revisao-de-estatutos-2024081418505567133

(..)

Os sócios correspondentes, com quotas inferiores, podem passar a efetivos com contagem de 50 por cento do tempo de antiguidade.

- continua a haver discrepância entre sócios efectivos e correspondentes.

Sócios com filiação entre um a cinco anos passam a ter direito a três votos (tinham direito a um). Sócios com filiação entre cinco a dez anos passam a ter direito a 10 votos (tinham direito a cinco). Mantém-se os 20 votos para sócios com filiação entre 10 e 25 anos e os 50 votos para sócios com filiação superior a 25 anos.

- os que interessa mudar, 20 e 50, não tocam.

Os sócios passam a aprovar, para lá das contas do clube, as contas consolidadas do grupo.

- e consequências para chumbos? há? e já agora, obrigatoriedade de dizer se o mesmo foi aprovado ou não. Já passou não sei quanto tempo desde a AGE e ninguém sabe.

A Assembleia Geral terá a obrigatoriedade de aprovar o regulamento de ética e boas práticas.

- eu aprovo que pagar comissões nas compras/vendas/renovações muito acima dos valores recomendados pela fifa é uma boa prática. e ético.

Limitação de três mandatos consecutivos para os presidentes da Direção, Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Comissão de Remunerações.

- então e o pres da direcção pode depois passar para pmag? e voltar no mandado seguinte?
- as listas são independentes?

Órgãos sociais passam a ser remunerados.

- a única coisa que aos dias de hoje faz algum sentido.

Criação da Comissão de Remunerações, composta por cinco sócios, com qualificação e experiência para definir remunerações da Direção e restantes órgãos sociais. «A partir do momento em que é eleita não pode ser demitida», esclarece Jaime Antunes.

- «A partir do momento em que é eleita não pode ser demitida», a piada faz-se sózinha.

Voto eletrónico/voto físico nas eleições. O novo regulamento eleitoral, que terá de ser aprovado em Assembleia Geral, prevê voto físico em urna a não ser que as listas concorrentes aceitem, por unanimidade, o voto eletrónico.

- menos mal, basta alguém não querer. mas continua a estar aqui, o que é uma palhaçada.

Sobre os votos do betão, zérinho, como seria de esperar.

Ía dizer que ía esperar pela proposta para a analisar, mas nem preciso de ver mais nada, só estas palhaçadas que aqui estão dá um veredicto:
CHUMBADO.

A partir do momento em que existem duas categorias de sócio distintas, é natural haver uma discrepância. Os sócios são livres de escolher se querem ser sócios efectivos ou não, basta pagar as quotas para tal. Ou então, se quiserem anular essa discrepância, que façam só uma categoria de sócio, com o mesmo preço de quotas para todos.

Sobre o número de votos, não me choca e também acho normal os mais antigos terem mais votos. A diferença é que poderia ser reduzida.

Sobre o resto, estou globalmente de acordo.

Barolas

Sabe-se quando o documento estará disponível para leitura?

menta

Tamen

O associativismo é diferente do direito de votar. E tem de ser premiado. 
Por mim seria por cada 5 anos, um voto a mais. O mais simples possivel: 1 a 5 anos, 1 voto.... Mais de 25 anos, 6 votos. Ponto. 
E claro, betão sem votos. 
Sócios novos, n poderiam votar na na primeira assembleia q existisse. 

Diogo20

Quando será a AG? Disseram em Setembro, mas já há datas concretas ou ainda vão marcar?

Xanghai

Falta ajustar o calendário eleitoral, não faz sentido nenhum ter eleições em Outubro.

O Banana planeia a época, escolhe o treinador, monta o plantel de comissões e depois vem o outro em Outubro lidar com a cagada?

É antecipar essa merda para Junho e a dar oportunidade do novo presidente arrancar com a sua própria época.

Gosepe13

Citação de: Xanghai em 15 de Agosto de 2024, 09:58Falta ajustar o calendário eleitoral, não faz sentido nenhum ter eleições em Outubro.

O Banana planeia a época, escolhe o treinador, monta o plantel de comissões e depois vem o outro em Outubro lidar com a cagada?

É antecipar essa merda para Junho e a dar oportunidade do novo presidente arrancar com a sua própria época.

Nesse caso porque não em Abril ou Maio? Quanto mais tempo para preparar uma época, melhor.

PontapeDoIsaias

Estimo muito o SoB mas estas alteracoes sabem a pouco..muito pouco.

A diferenca de votos continua abismal

PontapeDoIsaias

Citação de: Gosepe13 em 15 de Agosto de 2024, 10:03
Citação de: Xanghai em 15 de Agosto de 2024, 09:58Falta ajustar o calendário eleitoral, não faz sentido nenhum ter eleições em Outubro.

Nesse caso porque não em Abril ou Maio? Quanto mais tempo para preparar uma época, melhor.
Porque nao da jeito aos vieiristao ter eleicoes logo apos ou durante uma epoca fracassada.

Querem ter a almofada da pre epoca para irem buscar trunfos eleitorais

Filipe Reis

Citação de: Aka em 15 de Agosto de 2024, 00:06Se as casas não têm essa importância toda que dizem, então porque é que estes gajos insistem em mantê-las com votos?

para terem algo para negociar numa próxima vez

Savicevic

Três ou quatro coisas sobre o tema:

1) os actuais estatutos do clube são uma autêntica vergonha, precisam de ser mudados urgentemente e tudo o que seja manter o que está é mau para o clube e mau para quem pretenda avançar para umas eleições;

2) como é óbvio, tratando-se de uma negociação, havia que fazer cedências, e tal como houve quem fosse para lá com um objetivo primordial - garantir que o voto é físico e contado - outras partes (nomeadamente a direcção) foram com outros objectivos. E aqui, para se conseguir umas coisas, houve que ceder noutras.

3) a proposta está longe de ser perfeita, há muitos pontos onde continua a ser passível de ser melhorada;

4) no entanto, mesmo com problemas, há avanços muito muito significativos e que deixam o clube com um documento mais próximo daquilo que devem ser uns estatutos à altura da história do clube.

De não ter nada do que vou dizer a seguir, passamos a ter:

a) voto físico em urna contado em eleições e noutras votações que possam implicar queda da direcção (como a segunda votação do relatório e contas);

b) consequências para o chumbo das contas (queda da direcção em segunda votação);

c) aproximação significativa dos direitos dos correspondentes aos dos efectivos - correspondentes passam a aceder aos 50 votos, passam a poder requerer AGE's e na mudança para efectivo, sem que percam antiguidade, conta metade do tempo que tenham de sócio para a aquisição de direitos (ou seja, um correspondentes com 48 anos de idade e sócio desde os 18 anos passa a poder automaticamente candidatar-se a presidente assim que mude para efectivo);

d) redução das exigências para se presidir a órgãos sociais de 25 anos de efectivo para 15 anos de efectivo e 35 de idade - equipara-se ao presidente da república;

e) manteve-se em números muito alcançáveis a possibilidade de requerer AGE's (isto porque o universo de sócios que a podem requerer disparou, dado que os correspondentes agora também o poderão fazer) e criou-se a figura da AGE destitutiva;

f) estabeleceu-se a necessidade de aprovação do regulamento eleitoral em AG, algo que não estava nos estatutos anteriores e era da competência exclusiva da direcção;

g) remuneração de órgãos sociais definida por comissão de remunerações eleita em AG;

h) limitação de mandatos para os presidentes dos órgãos sociais.

De cabeça é o que tenho. Há muitas coisas que podiam ser melhoradas, mesmo dentro dos pontos que estão acima enunciados. Por exemplo, a limitação de mandatos ser só para presidentes é insuficiente e não impede um truque à la Putin/Medvedev, mas é melhor que nada. Não haver eleições em listas separadas também era um avanço que gostaria mas que também não foi possível obter. A distribuição dos votos continua a ser insuficiente, devia haver uma aproximação maior e isso constava das propostas do SoB e da comissão, portanto imagino que a direcção tenha sido praticamente irredutível nessa matéria. E haverá outras coisas que não me recordo agora mas que ficaram aquém do que podia e devia ser uma proposta de revisão.

No entanto, esta proposta garante o essencial: armas para os sócios poderem, se assim entenderem, substituir a direção durante um mandato; eleições limpas.

Ainda há muito trabalho a fazer para se chegar a uns estatutos melhores que estes - o que é possível e necessário - mas esta proposta é uma evolução claríssima em relação ao que existe actualmente.

E entre isto e o que temos hoje eu sei bem o quero para o Benfica.

vieirah1904

Voto físico em urna e limitação de mandatos (ok, são 12 anos de poleiro ainda assim).

Há esperança da ditadura cair.