Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

Faroleiro

Citação de: Jamal em 19 de Outubro de 2024, 22:39
Citação de: Partouze em 19 de Outubro de 2024, 22:38Nem foi com a equipa
Deve estar na Amadora a fumar umas
estava na bancada com o japa agora só lá para 12:30 hora de almoço
Então terá que acordar cedo amanhã, ainda por cima num domingo... :disgust:

fdpdc666

A (dura) realidade do Benfica.
Mercado de Valores é o espaço de opinião semanal de Diogo Luís, antigo jogador.



Foto: MIGUEL NUNES

Analisando o caso em questão (acusação do Ministério Publico), parece-me que a defesa dos interesses do clube deve seguir dois caminhos distintos. O primeiro, e mais óbvio, é a defesa às acusações que lhe são imputadas na via judicial. Já o segundo caminho deverá passar por defender de uma forma intransigente os interesses do clube. Na base deste processo estão várias questões, entre as quais fraude fiscal (acusação feita a LFV). De uma forma simples, o Ministério Público alega que houve saída de dinheiro da SAD do Benfica sem justificação ou sem um propósito lícito aparente. Este não é um facto novo, uma vez que, há uns tempos, foi noticiado um caso de alegadas faturas falsas, numa situação muito similar.

A questão que devemos colocar é: sabendo que houve saída de recursos sem justificação aparente, qual deve ser a atitude da administração perante tais suspeitas? A primeira, deveria ser analisar toda a situação, chegar a uma conclusão e apresentar os factos aos seus acionistas/associados. A segunda, se se confirmar que houve saída simulada de recursos, será averiguar quem foi o responsável por esses movimentos e apresentar uma queixa às autoridades competentes de forma a punir os responsáveis e defender a marca Benfica.

Apesar de, aparentemente, ter a sua assinatura em alguns dos documentos que estão a ser alvo de analise e incluídos no processo em curso, a realidade é que Rui Costa não foi considerado arguido, como tal, aparentemente, não deve ter nada a temer relativamente ao apuramento dos factos e à defesa dos interesses do clube/SAD que lidera. Por fim, não posso deixar de mencionar que a resposta do Benfica a todo este caso podia ser muito mais ágil, rápida e credível, se a auditoria forense, que demorou três anos a realizar, tivesse sido concretizada de uma forma mais abrangente e não apenas a alguns processos, alegadamente, escolhidos a dedo!

Passado 'vs' presente

Este é apenas mais um caso entre tantos outros que têm surgido. A ideia que todos temos da organização Benfica não é positiva, pelo contrário. Se dúvidas houvesse, nos últimos tempos, todos percebemos a forma como o Benfica tem vindo a ser gerido. As decisões eram centralizadas no presidente (LFV) que, aparentemente, fazia o que queria. As vitórias ou os resultados positivos suportavam toda esta forma de atuar. Complementarmente, foi criada uma máquina comunicacional para distrair os mais desatentos ou para criar a retórica de que todos estes casos são uma perseguição generalizada ao clube.

Na realidade, estes processos ou desconfianças que têm vindo a lume, não são mais do que o reflexo da forma como o clube tem sido gerido. Se no passado estas caraterísticas estavam muito vincadas, e aos olhos de todos, no presente o cenário não se alterou. Rui Costa teve a hipótese de cortar com o passado e de evitar uma herança pesada. Se o tivesse feito, se tivesse cortado com o passado e dado outro rumo e dinâmica ao clube, hoje, estes processos não teriam o impacto que estão a ter, simplesmente porque a imagem do Benfica no mercado seria diferente. Ao contrário de André Villas-Boas que cortou com o passado, alterando por completo os quadros dirigentes do FC Porto, Rui Costa preferiu não o fazer, continuando agarrado ao passado e a uma equipa de pessoas com quem partilhou as direções anteriores, estando agora a assumir o risco e as consequências de tal decisão.

A marca Benfica

O futebol hoje é uma indústria e quem não perceber isto ficará para trás. Os resultados desportivos serão sempre muito importantes, mas cada vez mais se dá valor à forma como as organizações se posicionam, aos valores que passam e à imagem que têm no mercado.

O ESG (Environment, Social e Governance) é um dos temas do momento na União Europeia. Analisando apenas o Governance, as novas exigências da União Europeia nesta matéria focam-se na sustentabilidade financeira, nas boas práticas, na transparência, na confiabilidade, na conduta empresarial, na prevenção à ocorrência da corrupção e suborno e nas atividades de lobby, entre outras matérias que permitem criar métricas de avaliação de empresas.

Em função de todos estes indicadores, irão ser criados ratings empresariais que permitirão comparar práticas e definir as empresas mais confiáveis dentro dos seus sectores de atividade. Aquelas que não se conseguirem adaptar às novas exigências ou que não se conseguirem adaptar às boas práticas irão ficar para trás, porque irão ter maiores dificuldades em atrair investidores ou parceiros de qualidade, que ajudem a credibilizar e valorizar a sua marca.

No caso do Benfica, todos percebemos que estes constantes casos judiciais contaminam a marca Benfica e ferem o orgulho dos seus adeptos. Como é que se inverte este caminho? Inverte-se não só com as diretrizes da União Europeia, mas também com a exigência dos associados que têm de perceber que as boas práticas na gestão geram transparência, credibilidade, sustentabilidade, equilíbrio e permitirão tornar os clubes / SADs mais fortes e preparados para a obtenção do sucesso desportivo.

A valorizar

A forma como Luis Enrique, atual treinador do PSG, falou da sua filha, que já não está entre nós, é um exemplo de vida. O desporto precisa desta humanidade.

A desvalorizar

Com esta nova acusação cai por terra a esperança de Luís Filipe Vieira se poder voltar a candidatar à presidência do Benfica.

Diogo Luís in A Bola

Baron_Davis

a "arbitragem" ontem de um autentico ze ninguem "curiosamente" da af porto, foi a enesima clara provocaçao da fpf/liga/apaf ao Maior clube portugues

o silencio ensurdecedor da comandita bafienta demonstra total incompetencia e/ou revela eggs entalados, qq uma totalmente inaceitáveis

a ausencia de peso e autoridade nos bastidores é clara

logo o gago de kandahar (presidente do clube do cashball, dinheiro do bes e negocios escandalosamente inflacionados de troca de scrubs com os andrades) vai provavelmente sujar o nome do clube e os ratos da estrumetura vao optar pela omissao


Moreno82

Citação de: Baron_Davis em 20 de Outubro de 2024, 11:47a "arbitragem" ontem de um autentico ze ninguem "curiosamente" da af porto, foi a enesima clara provocaçao da fpf/liga/apaf ao Maior clube portugues

o silencio ensurdecedor da comandita bafienta demonstra total incompetencia e/ou revela eggs entalados, qq uma totalmente inaceitáveis

a ausencia de peso e autoridade nos bastidores é clara

logo o gago de kandahar (presidente do clube do cashball, dinheiro do bes e negocios escandalosamente inflacionados de troca de scrubs com os andrades) vai provavelmente sujar o nome do clube e os ratos da estrumetura vao optar pela omissao

Queres defesa do clube, não há, esquece la isso! infelizmente a única pessoa capaz defender e dar alguma esperança aos adeptos é o Lage.
Ele sabe disso, a única forma é focar no que tem fazer, vencer (bem ou mal) unir a equipa e alavancar junto dos adeptos!

Quando foi os vouchers, quem ganhou esse campeonato?

Normalmente esse varandas, arrebenta com todos e quem sai arrebentado é ele! Até os próprios lagartos tem medo do que diz... Mas bazófia aumenta jogo após jogo, é deixar andar e deixá-los cair com o tempo.

Nenad25

Então hoje o teu amigo Varandas vai à TV atirar-nos mais merda para a cara?

E tu, que vais fazer? Jantar um mariscozinho, ver a serie A ou comprar um Armani online?

kino

E surreal ao ponto que est merda chegou que até com uma equipa da regional somos roubados como se não houvesse amanhã e a puta da estrutura segue toda calada, parecem ratos.

MrCobb

Citação de: Nenad25 em 20 de Outubro de 2024, 18:13Então hoje o teu amigo Varandas vai à TV atirar-nos mais merda para a cara?

E tu, que vais fazer? Jantar um mariscozinho, ver a serie A ou comprar um Armani online?
Daqui uns dias estão os dois a almoçar.

Since1904

Tens um indivíduo a apelidar-nos indirectamente de corruptos ao nível do Contumil.
É Hoje que vais fazer um implante de Colhões e defender o Benfica arrasando aquela figurinha de merda?
Ou vais continuar de rabinho entre as pernas enquanto te continuam a deixar passar entre os pingos da chuva?

RGouveia.SLB

Não te esqueças de continuar a abraçar o Vagandas e continuar com os pactos enquanto o gajo difama o Benfica na praça pública

Granizo

Mas quem e que define o horário dos jogos?

Benfica vai jogar a Vizela, jogo as 20:15.

Porto vem a Sintra, jogo as 17:00.

So uns e que tem direito a regressar a casa no mesmo dia?

|OnE|

#375926
Citação de: Granizo em 20 de Outubro de 2024, 21:11Mas quem e que define o horário dos jogos?

Benfica vai jogar a Vizela, jogo as 20:15.

Porto vem a Sintra, jogo as 17:00.

So uns e que tem direito a regressar a casa no mesmo dia?
Para  Lisboa é a descer.

Pedro M.

O Varandas deve estar esquecido do perdão bancário, do cashball ou do caso cardinal.

Quanto à comparação com o Apito Dourado, é desonestidade intelectual. No Apito Dourado, houve subornos a árbitros e influências sem fim.

O caso dos emails é quase uma mão cheia de nada. Tirando a parte fiscal, na componente desportiva, não houve qualquer viciamento, apesar das construções de narrativas, feitas pela dedução forçada, de alguns que querem ver o Benfica na lama...

Bruno77

Citação de: Pedro M. em 20 de Outubro de 2024, 21:15O Varandas deve estar esquecido do perdão bancário, do cashball ou do caso cardinal.

Quanto à comparação com o Apito Dourado, é desonestidade intelectual. No Apito Dourado, houve subornos a árbitros e influências sem fim.

O caso dos emails é quase uma mão cheia de nada. Tirando a parte fiscal, na componente desportiva, não houve qualquer viciamento, apesar das construções de narrativas, feitas pela dedução forçada, de alguns que querem ver o Benfica na lama...

Isso era o que 1 jornalista competente e não cunivente perguntava quando o Varandas começasse a debitar essas pérolas

smpslb

Frederico Varandas, presidente do Sporting, reagiu ao caso dos e-mails do Benfica e recordou ainda Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira, antigos presidentes de FC Porto e Benfica.

«Houve um período negro chamado Apito Dourado. Hoje não sei se vai ser recordado como o caso dos Emails, ou não, mas a verdade é que são duas fases negras do futebol português e onde não há que ter medo de dizer que esses dois períodos têm dois rostos: Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira. O jogo estava viciado à partida. Era muito difícil. Pinto da Costa tinha toda a sua teia, toda a sua estrutura montada. E mais tarde aparece Luís Filipe Vieira, que, talvez cansado de investir e não conseguir ganhar, faz uma 'portização' do Benfica, onde vai buscar pessoas que toda a gente conhece», disse o dirigente dos leões, lembrando ainda Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico das águias e também envolvido no processo dos e-mails.