Movimento Servir o Benfica

Kampz

Citação de: Guardião Encarnado em 22 de Setembro de 2024, 21:29É um local que frequentamos habitualmente e foi feita reserva para o número de pessoa referido, com menu fechado, porque tinha atrasado da última vez - e voltou a atrasar, mesmo com reserva.

Eu tive o problema oposto, reparei que houve gente que chegou depois de nós a escolher à carta e a ser servidos primeiro.

Lamento qualquer mal entendido.

Subscrevo, a título pessoal, muito do que dizes relativamente a uma maior censura a toda a atitude perante o processo de revisão em si.

Abraço

Obrigado pelo esclarecimento e as minhas desculpas pela forma como esse desabafo ecoou por aqui.

Coloquei no post anterior a minha leitura, a título pessoal, sobre o que sei/observei neste processo.

Mais uma vez, é uma migalha no mérito fantástico do movimento, sem ele nem AG tínhamos tido!

O que partilho é o meu receio, potencialmente enviesado, de este mérito e reconhecimento se converter numa sensação superioridade.

Sei que há elementos no SoB que partilham desta preocupação e não têm gostado de algumas decisões recentes.

Que o amor ao Benfica prevaleça sempre face ao ego e ambições pessoais, é o que desejo.

Savicevic

Citação de: Kampz em 22 de Setembro de 2024, 22:51Cum cacete, um desabafo sobre o almoço escalou de uma maneira...

Como disse no post inicial, isso é o menos, ainda que saiba bem o que aconteceu e a postura de algumas "vedetas" ao perceber o desconforto dos demais com a situação.

Mas siga, isto vale zero. É uma migalha que não interessa na gratidão a este grupo de Benfiquistas que tem lutado de forma heróica pelo Benfica.

No que efetivamente é relevante, eu percebo o que é dito mas o que eu ouvi foi claro, sócios a queixarem-se de terem sido ignorados e os elementos do SoB a passarem por cima e elogiarem o Seara e restante pandilha.

O João Pinheiro, que muito respeito, teve a lata de refutar de forma arrogante a alegação do sócio anterior que disse que a proposta não era consolidada nem consensual porque a sua foi diretamente para o lixo.

Vamos colocar as coisas em pratos limpos - mantendo a temática gastronómica.

1) O SoB é um movimento fantástico que tem ganho força, nomeadamente a nível de peso nos processos democráticos do clube, e que mereceu por si só destaque na oposição que pretende um Benfica melhor.

2) Os OS do Benfica, percebendo o poder crescente deste movimento, têm dado atenção especial a estas pessoas (naturalmente para controlar a sua contestação), com um "agravar" desde a constituição da comissão de revisão estatutária em 2021.

3) Neste processo, à semelhança dos almoços com os vieiras e kratos dessa  vida, tem-se criado naturalmente uma relação crescente de cumplicidade entre os principais elementos do SoB e alguns elementos da Direção / da MAG (notória pelos vários elogios e abraços).

4) Isto é particularmente notório no facto de na última AG vários elementos do SoB serem autorizados pelo Seara a subir e falar aos Benfiquistas, completamente a destempo e fora da cadência dos trabalhos, de uma forma a que nenhum Benfiquista incógnito seria autorizado.

5) O SoB discutiu a consolidação das propostas globais, aceitando a exclusão de propostas de outros associados igualmente elegíveis, e defendendo sem argumentação válida esta decisão da AG.

6) O argumento de que essas propostas passaram para a especialidade é uma prova desta postura, porque não há motivo algum que justifique o privilégio de o SoB ter a sua proposta discutida na globalidade e outras, igualmente válidas, passadas para a especialidade.

Em suma, vejo o SoB como um movimento histórico para o Benfica, que deve vigorar nos livros de história como elemento fulcral para o fim do vieirismo.

Da mesma forma, vejo tiques claros (e falo dos das AGs) de um conjunto de pessoas que no meio do excelente trabalho que fizeram sentem que têm direitos acima daqueles dos Benfiquistas comuns.

É algo natural, em qualquer contexto as palmadinhas nas costas, os acessos exclusivos e o endeusamento da manada têm este efeito - não em todos mas em muita gente.

Como Benfiquista romântico, eternamente grato a este movimento, espero que alguns tiques que se vêem sejam resultado do contexto de desespero que vivemos para recuperar o clube, e que não seja mais uma "elite" que acha que o clube lhes pertence por méritos passados (ainda que bem mais competente do que a elite atual).

PS - Não quero mesmo continuar esta conversa, já se exagerou aqui na discussão das minhas postas, que volte a ser um tópico para difundir as ideias e iniciativas do movimento.

É importante esclarecer alguns pontos.

O João Pinheiro não é do SoB. Foi candidato a PMAG pela lista encabeçada pelo Benitez mas não faz parte do SoB. Fez parte da comissão de revisão dos estatutos e interveio nessa qualidade.

O resto, são confusões da tua cabeça. É preciso saber ler o momento e o que está em causa.

Quanto aos pontos 4 e 5, já te expliquei que a decisão foi uma decisão racional. Percebo a crítica, mas não o fundamento da mesma, que é injusto. Eram (são) precisos estatutos novos. Esses estatutos para serem aprovados precisam de uma aprovação de 75%. O SoB, perante a decisão do Seara, tinha duas escolhas, ou abandonava ou tentava fazer o melhor possível na proposta global. Não ficaram lá por se acharem mais que os outros ou impelidos por qualquer tentação de estarem mais próximos do poder, ficaram lá porque entre o risco de ficar com os estatutos actuais ou a possibilidade de ter outros, a segunda opção pareceu-lhes a melhor para o clube, apenas isso.

xeriff

Ninguém é dono do clube mas elogie se o grande trabalho que tem feito pelo nosso Benfica

Kampz

Citação de: Savicevic em 22 de Setembro de 2024, 23:10
Citação de: Kampz em 22 de Setembro de 2024, 22:51Cum cacete, um desabafo sobre o almoço escalou de uma maneira...

Como disse no post inicial, isso é o menos, ainda que saiba bem o que aconteceu e a postura de algumas "vedetas" ao perceber o desconforto dos demais com a situação.

Mas siga, isto vale zero. É uma migalha que não interessa na gratidão a este grupo de Benfiquistas que tem lutado de forma heróica pelo Benfica.

No que efetivamente é relevante, eu percebo o que é dito mas o que eu ouvi foi claro, sócios a queixarem-se de terem sido ignorados e os elementos do SoB a passarem por cima e elogiarem o Seara e restante pandilha.

O João Pinheiro, que muito respeito, teve a lata de refutar de forma arrogante a alegação do sócio anterior que disse que a proposta não era consolidada nem consensual porque a sua foi diretamente para o lixo.

Vamos colocar as coisas em pratos limpos - mantendo a temática gastronómica.

1) O SoB é um movimento fantástico que tem ganho força, nomeadamente a nível de peso nos processos democráticos do clube, e que mereceu por si só destaque na oposição que pretende um Benfica melhor.

2) Os OS do Benfica, percebendo o poder crescente deste movimento, têm dado atenção especial a estas pessoas (naturalmente para controlar a sua contestação), com um "agravar" desde a constituição da comissão de revisão estatutária em 2021.

3) Neste processo, à semelhança dos almoços com os vieiras e kratos dessa  vida, tem-se criado naturalmente uma relação crescente de cumplicidade entre os principais elementos do SoB e alguns elementos da Direção / da MAG (notória pelos vários elogios e abraços).

4) Isto é particularmente notório no facto de na última AG vários elementos do SoB serem autorizados pelo Seara a subir e falar aos Benfiquistas, completamente a destempo e fora da cadência dos trabalhos, de uma forma a que nenhum Benfiquista incógnito seria autorizado.

5) O SoB discutiu a consolidação das propostas globais, aceitando a exclusão de propostas de outros associados igualmente elegíveis, e defendendo sem argumentação válida esta decisão da AG.

6) O argumento de que essas propostas passaram para a especialidade é uma prova desta postura, porque não há motivo algum que justifique o privilégio de o SoB ter a sua proposta discutida na globalidade e outras, igualmente válidas, passadas para a especialidade.

Em suma, vejo o SoB como um movimento histórico para o Benfica, que deve vigorar nos livros de história como elemento fulcral para o fim do vieirismo.

Da mesma forma, vejo tiques claros (e falo dos das AGs) de um conjunto de pessoas que no meio do excelente trabalho que fizeram sentem que têm direitos acima daqueles dos Benfiquistas comuns.

É algo natural, em qualquer contexto as palmadinhas nas costas, os acessos exclusivos e o endeusamento da manada têm este efeito - não em todos mas em muita gente.

Como Benfiquista romântico, eternamente grato a este movimento, espero que alguns tiques que se vêem sejam resultado do contexto de desespero que vivemos para recuperar o clube, e que não seja mais uma "elite" que acha que o clube lhes pertence por méritos passados (ainda que bem mais competente do que a elite atual).

PS - Não quero mesmo continuar esta conversa, já se exagerou aqui na discussão das minhas postas, que volte a ser um tópico para difundir as ideias e iniciativas do movimento.

É importante esclarecer alguns pontos.

O João Pinheiro não é do SoB. Foi candidato a PMAG pela lista encabeçada pelo Benitez mas não faz parte do SoB. Fez parte da comissão de revisão dos estatutos e interveio nessa qualidade.

O resto, são confusões da tua cabeça. É preciso saber ler o momento e o que está em causa.

Quanto aos pontos 4 e 5, já te expliquei que a decisão foi uma decisão racional. Percebo a crítica, mas não o fundamento da mesma, que é injusto. Eram (são) precisos estatutos novos. Esses estatutos para serem aprovados precisam de uma aprovação de 75%. O SoB, perante a decisão do Seara, tinha duas escolhas, ou abandonava ou tentava fazer o melhor possível na proposta global. Não ficaram lá por se acharem mais que os outros ou impelidos por qualquer tentação de estarem mais próximos do poder, ficaram lá porque entre o risco de ficar com os estatutos actuais ou a possibilidade de ter outros, a segunda opção pareceu-lhes a melhor para o clube, apenas isso.

Compreendo.

Mas confirmas o que digo, o SoB percebeu que propostas igualmente elegíveis foram ignoradas ou despromovidas para a especialidade e compactuou com as decisões do Seara.

Se o fizeram por ser a única via para o bem do clube, aceito-o. Provavelmente teria feito o mesmo.

Ainda assim, na AG, não vi qualquer incómodo com a situação em si, ouvi sim elogios ao Seara e outros envolvidos - e no caso do João Pinheiro (seja do SoB ou só próximo) até um desmentir de um dos prejudicados.

Fantasmas? Tenho muitos, são 30 anos a ser comido por todos os lados. Se cheira a fumo, assumo que já ardeu tudo. PTSD.

Tds 28

Citação de: Kampz em 22 de Setembro de 2024, 22:51Cum cacete, um desabafo sobre o almoço escalou de uma maneira...

Como disse no post inicial, isso é o menos, ainda que saiba bem o que aconteceu e a postura de algumas "vedetas" ao perceber o desconforto dos demais com a situação.

Mas siga, isto vale zero. É uma migalha que não interessa na gratidão a este grupo de Benfiquistas que tem lutado de forma heróica pelo Benfica.

No que efetivamente é relevante, eu percebo o que é dito mas o que eu ouvi foi claro, sócios a queixarem-se de terem sido ignorados e os elementos do SoB a passarem por cima e elogiarem o Seara e restante pandilha.

O João Pinheiro, que muito respeito, teve a lata de refutar de forma arrogante a alegação do sócio anterior que disse que a proposta não era consolidada nem consensual porque a sua foi diretamente para o lixo.

Vamos colocar as coisas em pratos limpos - mantendo a temática gastronómica.

1) O SoB é um movimento fantástico que tem ganho força, nomeadamente a nível de peso nos processos democráticos do clube, e que mereceu por si só destaque na oposição que pretende um Benfica melhor.

2) Os OS do Benfica, percebendo o poder crescente deste movimento, têm dado atenção especial a estas pessoas (naturalmente para controlar a sua contestação), com um "agravar" desde a constituição da comissão de revisão estatutária em 2021.

3) Neste processo, à semelhança dos almoços com os vieiras e kratos dessa  vida, tem-se criado naturalmente uma relação crescente de cumplicidade entre os principais elementos do SoB e alguns elementos da Direção / da MAG (notória pelos vários elogios e abraços).

4) Isto é particularmente notório no facto de na última AG vários elementos do SoB serem autorizados pelo Seara a subir e falar aos Benfiquistas, completamente a destempo e fora da cadência dos trabalhos, de uma forma a que nenhum Benfiquista incógnito seria autorizado.

5) O SoB discutiu a consolidação das propostas globais, aceitando a exclusão de propostas de outros associados igualmente elegíveis, e defendendo sem argumentação válida esta decisão da AG.

6) O argumento de que essas propostas passaram para a especialidade é uma prova desta postura, porque não há motivo algum que justifique o privilégio de o SoB ter a sua proposta discutida na globalidade e outras, igualmente válidas, passadas para a especialidade.

Em suma, vejo o SoB como um movimento histórico para o Benfica, que deve vigorar nos livros de história como elemento fulcral para o fim do vieirismo.

Da mesma forma, vejo tiques claros (e falo dos das AGs) de um conjunto de pessoas que no meio do excelente trabalho que fizeram sentem que têm direitos acima daqueles dos Benfiquistas comuns.

É algo natural, em qualquer contexto as palmadinhas nas costas, os acessos exclusivos e o endeusamento da manada têm este efeito - não em todos mas em muita gente.

Como Benfiquista romântico, eternamente grato a este movimento, espero que alguns tiques que se vêem sejam resultado do contexto de desespero que vivemos para recuperar o clube, e que não seja mais uma "elite" que acha que o clube lhes pertence por méritos passados (ainda que bem mais competente do que a elite atual).

PS - Não quero mesmo continuar esta conversa, já se exagerou aqui na discussão das minhas postas, que volte a ser um tópico para difundir as ideias e iniciativas do movimento.
Uma nota. Membros do SoB aplaudiram as críticas quanto à não apresentação de propostas globais de sócios individuais e, inclusive um dos seus membros foi um dos prejudicados

Savicevic

Citação de: Kampz em 22 de Setembro de 2024, 23:16
Citação de: Savicevic em 22 de Setembro de 2024, 23:10
Citação de: Kampz em 22 de Setembro de 2024, 22:51Cum cacete, um desabafo sobre o almoço escalou de uma maneira...

Como disse no post inicial, isso é o menos, ainda que saiba bem o que aconteceu e a postura de algumas "vedetas" ao perceber o desconforto dos demais com a situação.

Mas siga, isto vale zero. É uma migalha que não interessa na gratidão a este grupo de Benfiquistas que tem lutado de forma heróica pelo Benfica.

No que efetivamente é relevante, eu percebo o que é dito mas o que eu ouvi foi claro, sócios a queixarem-se de terem sido ignorados e os elementos do SoB a passarem por cima e elogiarem o Seara e restante pandilha.

O João Pinheiro, que muito respeito, teve a lata de refutar de forma arrogante a alegação do sócio anterior que disse que a proposta não era consolidada nem consensual porque a sua foi diretamente para o lixo.

Vamos colocar as coisas em pratos limpos - mantendo a temática gastronómica.

1) O SoB é um movimento fantástico que tem ganho força, nomeadamente a nível de peso nos processos democráticos do clube, e que mereceu por si só destaque na oposição que pretende um Benfica melhor.

2) Os OS do Benfica, percebendo o poder crescente deste movimento, têm dado atenção especial a estas pessoas (naturalmente para controlar a sua contestação), com um "agravar" desde a constituição da comissão de revisão estatutária em 2021.

3) Neste processo, à semelhança dos almoços com os vieiras e kratos dessa  vida, tem-se criado naturalmente uma relação crescente de cumplicidade entre os principais elementos do SoB e alguns elementos da Direção / da MAG (notória pelos vários elogios e abraços).

4) Isto é particularmente notório no facto de na última AG vários elementos do SoB serem autorizados pelo Seara a subir e falar aos Benfiquistas, completamente a destempo e fora da cadência dos trabalhos, de uma forma a que nenhum Benfiquista incógnito seria autorizado.

5) O SoB discutiu a consolidação das propostas globais, aceitando a exclusão de propostas de outros associados igualmente elegíveis, e defendendo sem argumentação válida esta decisão da AG.

6) O argumento de que essas propostas passaram para a especialidade é uma prova desta postura, porque não há motivo algum que justifique o privilégio de o SoB ter a sua proposta discutida na globalidade e outras, igualmente válidas, passadas para a especialidade.

Em suma, vejo o SoB como um movimento histórico para o Benfica, que deve vigorar nos livros de história como elemento fulcral para o fim do vieirismo.

Da mesma forma, vejo tiques claros (e falo dos das AGs) de um conjunto de pessoas que no meio do excelente trabalho que fizeram sentem que têm direitos acima daqueles dos Benfiquistas comuns.

É algo natural, em qualquer contexto as palmadinhas nas costas, os acessos exclusivos e o endeusamento da manada têm este efeito - não em todos mas em muita gente.

Como Benfiquista romântico, eternamente grato a este movimento, espero que alguns tiques que se vêem sejam resultado do contexto de desespero que vivemos para recuperar o clube, e que não seja mais uma "elite" que acha que o clube lhes pertence por méritos passados (ainda que bem mais competente do que a elite atual).

PS - Não quero mesmo continuar esta conversa, já se exagerou aqui na discussão das minhas postas, que volte a ser um tópico para difundir as ideias e iniciativas do movimento.

É importante esclarecer alguns pontos.

O João Pinheiro não é do SoB. Foi candidato a PMAG pela lista encabeçada pelo Benitez mas não faz parte do SoB. Fez parte da comissão de revisão dos estatutos e interveio nessa qualidade.

O resto, são confusões da tua cabeça. É preciso saber ler o momento e o que está em causa.

Quanto aos pontos 4 e 5, já te expliquei que a decisão foi uma decisão racional. Percebo a crítica, mas não o fundamento da mesma, que é injusto. Eram (são) precisos estatutos novos. Esses estatutos para serem aprovados precisam de uma aprovação de 75%. O SoB, perante a decisão do Seara, tinha duas escolhas, ou abandonava ou tentava fazer o melhor possível na proposta global. Não ficaram lá por se acharem mais que os outros ou impelidos por qualquer tentação de estarem mais próximos do poder, ficaram lá porque entre o risco de ficar com os estatutos actuais ou a possibilidade de ter outros, a segunda opção pareceu-lhes a melhor para o clube, apenas isso.

Compreendo.

Mas confirmas o que digo, o SoB percebeu que propostas igualmente elegíveis foram ignoradas ou despromovidas para a especialidade e compactuou com as decisões do Seara.

Se o fizeram por ser a única via para o bem do clube, aceito-o. Provavelmente teria feito o mesmo.

Ainda assim, na AG, não vi qualquer incómodo com a situação em si, ouvi sim elogios ao Seara e outros envolvidos - e no caso do João Pinheiro (seja do SoB ou só próximo) até um desmentir de um dos prejudicados.

Fantasmas? Tenho muitos, são 30 anos a ser comido por todos os lados. Se cheira a fumo, assumo que já ardeu tudo. PTSD.

Volto a repetir, o João Pinheiro não é do SoB, não faz parte do grupo, nem sequer lhes é próximo. Foi uma pessoa que em 2021 aceitou ser candidato mas não faz parte do grupo, é uma ligação que não existe. Próximo sou eu, que apesar de não ser parte das decisões colectivas, os ajudo no que consigo e sempre que posso.

Houve vários elementos do SoB na AG a rasgar fortemente o processo, não estou a perceber essa questão. Como é lógico quem esteve presente nas reuniões não ia desatar ali a bater, até porque o objetivo final era aprovar as propostas. Precisavam dos votos de todos, fizeram discursos alinhados com isso, porventura com um elogio exagerado aqui e ali (também não apreciei um ou outro, mas é o que é).

Como disse, quando perceberam essa questão já o processo ia em andamento e depois ficaram com a decisão: abandonar ou prosseguir. Entre uma coisa e outra escolheram continuar por acharem que era o melhor para o clube. E com isto não estou a dizer que a decisão não é criticável, estou apenas a salientar que a mesma não foi tomada por se acharem mais que os outros.

Quanto aos fantasmas, temos todos, mas aqui não é o caso - e eu não ponho as mãos no fogo por ninguém.

Kaká

Citação de: Kampz em 22 de Setembro de 2024, 13:20
Citação de: johnnybgood em 21 de Setembro de 2024, 23:19
Citação de: Kampz em 21 de Setembro de 2024, 14:20O que o SoB tem feito pelo Benfica merece lugar nos livros de história do Benfica, disso não há qualquer discussão.

Um grupo de (razoavelmente) desconhecidos Benfiquistas que tem lutado, ao longo de anos e por via democrática, para garantir a recuperação do clube.

Agora, há alguns vícios de meninos especiais que me estão a incomodar.

Em primeiro lugar, e mais importante, ignoraram de forma transversal e com algumas pitadas de arrogância o facto de terem existido propostas de revisão global simplesmente ignoradas.

O SoB não representa todos os Benfiquistas, é o movimento (altamente meritório) de apenas alguns e não pode fechar os olhos de forma arrogante ao contributo de Benfiquistas individuais.

Segundo, pode parecer secundário, mas há uma identidade de grupo que paira de forma geral acima dos demais.

Chegaram 30 minutos depois de mim e vários Benfiquistas ao restaurante, foram servidos primeiro que todos com várias viagens do Benitez à cozinha a pedir para passar à frente.

É um detalhe mas mostra uma postura de superioridade, estão aqui pessoas há 1h30 há espera de comida enquanto os outros já comeram entradas, prato e várias rodadas.

O mérito é inegável mas a postura de superioridade e desprezo aos outros Benfiquistas começa a ser difícil de ignorar...

essa questão do restaurante tem mesmo a ver com quem o gere, se algum dono me fizesse isso, saia e ia comer a outro lado

Aquilo é um tasco ali junto ao estádio com miúdos a servir que a malta conhece por ter cerveja barata em dia de jogo.

Fartaram-se de pedir desculpa e oferecer comida ao pessoal para compensar, os 40+ do SoB que lá estiveram passaram à frente com visitas à cozinha e pressão, eles são amadores e aquilo claramente lixou o esquema...

Aliás, engraçado que os primeiros a serem servidos foram Benitez e Manteigas e houve uma mesa mais "secundária" deles que também ainda não tinha comida já as altas patentes tinham saído do restaurante ao tempo.

Acho que não é um tema de todo material face a tudo de bom que fizeram mas enfim, foi uma atitude merdosa que complementa a que tiveram perante alguns Benfiquistas na própria AG, para além do protagonismo exacerbado que alguns elementos têm que quase parece que são da MAG.

Outra engraçada, Benitez e Manteigas almoçaram a 3 metros um do outro, e o Manteigas vem dizer de seguida para a TV que gostava de ter a oportunidade de se sentar com Benitez... WTF? Se é esta a transparência que defendem...

Eu que sempre apoiei o movimento e lhes tenho uma enorme gratidão, que à data de hoje votaria Manteigas, começo a não conseguir evitar sentir que há uma vibe de pseudo superioridade intelectual e moral de alguns elementos face ao Benfiquista comum que começa a cristalizar.

Mas siga, bola para a frente, pode ter sido azar ontem e fantasmas meus com todo o lixo que rodeia o Benfica.

Obvio que isso é "sentar" no modo figurativo. Onde de forma "oficial" discutem as opções.

Colocares ai questões de "transparência" é lixado lol.

zerosas

Eu já nem fui lá porque sabia que esses senhores do Servir iam comer os hambúrgueres todos com manteiga!



Mikaeil

O candidato a Presidente, João Diogo Manteigas, já veio defender o Benfica. Agora foi a vez do Francisco Benitez, do Movimento Servir o Benfica, vir defender o Benfica.



Só a direção é que continua remetida a um silêncio ensurdecedor.

lancadordedois

Citação de: Mikaeil em Hoje às 11:29O candidato a Presidente, João Diogo Manteigas, já veio defender o Benfica. Agora foi a vez do Francisco Benitez, do Movimento Servir o Benfica, vir defender o Benfica.



Só a direção é que continua remetida a um silêncio ensurdecedor.

para mim foi claro que o Varandas sempre que fala de nós principalmente , é pura campanha para se promover dentro dos seus (ou que nao sao seus...)  , para ganhar intenção de voto.

DBdennisDB

Citação de: Mikaeil em Hoje às 11:29O candidato a Presidente, João Diogo Manteigas, já veio defender o Benfica. Agora foi a vez do Francisco Benitez, do Movimento Servir o Benfica, vir defender o Benfica.



Só a direção é que continua remetida a um silêncio ensurdecedor.

É uma honra privar com alguem com este nivel de assertividade.
Pode nao ter a expressao e figura mediática do menino da lagrima, mas é um luxo assistir aos seus posts.