Novos Estatutos aprovados com 91% a favor

DeSousa

Citação de: Sequel em 26 de Outubro de 2024, 12:06Os mais ilustres, do que vejo, a defender os 50 votos.

Enfim
Os grandes responsáveis de termos o clube como está.

DMSG

Não vamos sair disto, enfim.

mojo_j0jo

Bué 50 votos a votar contra as propostas. Que lixo. A malta adora os 50 votos.

E aposto que o betão vai continuar a votar.

O Património

Os vieiristas todos a votar contra as propostas mais sensatas, surpresa do crl

Sequel

Indiana Jonas

Pode ser que à tarde as pessoas apareçam.

J_PN

Citação de: mojo_j0jo em 26 de Outubro de 2024, 12:09Bué 50 votos a votar contra as propostas. Que lixo. A malta adora os 50 votos.

É dificil explicar a uma pessoa que tinha 50 votos que vai passar a ter 1.

As propostas deveriam ter sido no sentido de diminuir a descrepancia entre 1 e 5 votos e 50.

pedro22

Tantas propostas de alteração neste artigo e no fim fica tudo como está.

daniii95

Citação de: Rui_Garcia em 26 de Outubro de 2024, 12:07
Citação de: daniii95 em 26 de Outubro de 2024, 12:06
Citação de: Rui_Garcia em 26 de Outubro de 2024, 12:05
Citação de: daniii95 em 26 de Outubro de 2024, 12:04O Rui Costa deve estar a chegar agora

É complicado acordar cedo a um sábado
O Rui Costa não está presente?

Ele normalmente só aparece nos eventos importantes a partir do meio dia porque tem que dormir

A não ser que seja para criticar os adeptos do Benfica

Se for para defender o clube, isso já não interessa
Ele tem estado sempre presente desde o inicio nas AGs, alguém consegue confirmar?

Estou a ser irónico

Mas vindo de um preguiçoso de merda como o Rui Costa não ficaria admirado

pexim

Citação de: Indiana Jonas em 26 de Outubro de 2024, 12:08
Citação de: pexim em 26 de Outubro de 2024, 12:07
Citação de: Indiana Jonas em 26 de Outubro de 2024, 12:05
Citação de: pexim em 26 de Outubro de 2024, 11:55
Citação de: Lebohang Mokoena em 26 de Outubro de 2024, 11:36
Citação de: Since1904 em 26 de Outubro de 2024, 11:311 sócio 1 voto,ou seja,a malta deixa de pagar quotas quando bem lhe apetecer e faz uma inscrição nova sem perder absolutamente nada.
É preciso pensar nas coisas antes de falar...

O Benfica é uma democracia, numa democracia ninguém tem mais votos que outro. Cabe na cabeça de alguém o Presidente da República ter direito a 50 votos só porque é PR enquanto um cidadão comum só tem um? Ou um veterano do ultramar ter direito a 25 só porque serviu numa guerra?

Um sócio, um voto não é um sistema perfeito mas recordo que no atual Benfica um Presidente de uma Casa tem 150 votos e uma atleta do clube, mesmo chegado a dois meses das eleições, tem direito a 50. Este modelo parece-me ser de uma injustiça menor que o atual.
Em primeiro lugar, o Benfica não é uma democracia. O Benfica é uma associação que define as suas próprias regras, dentro daquilo que a legislação lhe permite.

Depois, apesar de eu ser liminarmente contra o facto de as casas terem direito de voto, não sei onde foste buscar a ideia de que o presidente de uma casa vota com 150 votos.

Também não sei de onde tiraste a ideia de que um atleta vota com 50 votos depois de cá estar há 2 meses.

Eu sou contra 1 sócio = 1 voto porque concordo que a fidelidade deve ser premiada. Embora prefira isso do que aquilo que temos atualmente, mesmo nesta nova versão.

Ouvi ontem no podcast Falar Benfica aquela que me parece ser a melhor proposta que já vi:
1 voto após o primeiro ano de sócio.
2 votos após receber a águia de prata - 25 anos de sócio.
3 votos após receber a águia de ouro - 50 anos de sócio.
5 votos após receber o anel de platina - 75 anos de sócio.

O Benfica não é uma democracia? Então há eleições para quê?

Comentário Idiota de 2024, e ainda nem em Novembro estamos.
Não, não é.
Sabes que há mais modelos com eleições, certo?
Sabes que a realidade não se divide em democracia-monarquia-ditadura, certo?

Tu claramente não sabes a distinção entre formas de governo, sistemas de governo e modelos de governação. É o que dá a falta de literacia política e social.
Não vou estar aqui em bate boca de disparates.
Não, o Benfica não é uma democracia. Pelo menos não dá forma como se entende que uma democracia funciona num país.

Olos

Citação de: J_PN em 26 de Outubro de 2024, 12:11
Citação de: mojo_j0jo em 26 de Outubro de 2024, 12:09Bué 50 votos a votar contra as propostas. Que lixo. A malta adora os 50 votos.

As propostas deveriam ter sido no sentido de diminuir a descrepancia entre 1 e 5 votos e 50.

A global já faz isso.

Passa de 1 para 50 para 3 para 50. Ou seja 1 para 16.

Que é um racio menor que os 1 para 20 mais antigo

mojo_j0jo

Exacto. O SoB aqui fui muita nabo. Em vez de irem para cima do palco com trocadilhos e sarcasmo em todos os discursos, deviam ter pensado em algo que ajudasse mais o Benfica. 1 pessoa 1 voto, nem daqui 25 anos se consegue mudar. Oportunidade perdida.

Ainda por cima hoje cheira - me que vieram as casas em peso. Tem aqui imensa malta a votar com dois papéis a votar contra tudo.

supersueca

Citação de: arfm14 em 26 de Outubro de 2024, 11:46Os 50 votos têm a tendência de prender o Benfica ao passado e impedem o progresso do clube.

A maioria das pessoas com 50 votos são por norma mais velhas, mais conservadoras, mais tradicionais, mais avessas à mudança, mais reticentes a novas vagas de progresso.

Tem vantagens como é óbvio, porque é nelas que reside a essência do clube, a mística, e impede derivas perigosas e momentâneas.

Mas quando o peso do poder de decisão destas pessoas é muito grande, o fator prejudicial pesa muito mais do que os benefícios, impedindo também a inovação e progresso do clube.

Na minha opinião, a distribuição de votos deveria ser mais equilibrada, nas nunca "1 sócio, 1 voto". Isso é demasiado perigoso e expõe o clube a derivas momentâneas que levam a uma instabilidade crescente.

Como tudo na vida, deve haver equilíbrio e o sistema atual não é equilibrado, não é razoável, nem justo, mas também não é justificação para optar por outros sistemas radicais.

É mesmo este o problema desta proposta: parte de um achismo, profundamente ligado à situação actual, se ter em conta que os estatutos são para se manterem para alem da vida da actual direcção, do Vieirismo ou de quaisquer outros "ismos" que hoje nem estamos a imaginar. A mim não me preocupa tanto a premeação da antiguidade do sócio- existem outras formas de o fazer- mas sim, outras possiveis situações  danosas para o Clube, derivadas do facto de depois de um ano, socios recem-chegados tenham o mesmo peso de votação dw quem esta a 5, 10 ou 15 anos. E o que não me preocupa são eventuais dragartos ganharem peso no Clube. O que me preocupa são os chamados "benfiquistas-novos" que quais bots tenham peso decisivo no Clube. Entendo e concordo com o princípio de igualdade de votos, mas quero algo mais parecido com o que se passa no mundo real onde só a partir dos 18 anos se.pode votar. Para mim o ideal seria: um voto a partir de um ano de associado e a partir.de 5 anos, 5 votos para TODOS, sendo este o número maximo de votos que se poderia ter. Mantinha um período de "maturidade" do associado e conciliava com o princípio da igualdade de voto e uma simplificação do processo de votação nas AGs
Não havendo qualquer proposta neste sentido, voto na proposta de voto progressivo

dvck

Basicamente não muda nada.

J_PN

Citação de: Olos em 26 de Outubro de 2024, 12:13

A global já faz isso.

Passa de 1 para 50 para 3 para 50. Ou seja 1 para 16.

Que é um racio menor que os 1 para 20 mais antigo

Certo, dai ser um pouco irrealista achar que 1 socio 1 voto iria passar na especialidade