CN 11ª J: SL Benfica 4 - 1 FC Porto, 10Nov. Dom. 20h45 *BTV*

SL Benfica 4 - 1 FC Porto

Campeonato Nacional

SL Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino Luís, Fredrik Aursnes (Benjamín Rollheiser [88m]), Orkun Kökçü (Renato Sanches [84m]), Ángel Di María (Zeki Amdouni [88m]), Kerem Aktürkoğlu (Jan-Niklas Beste [75m]), Vangelis Pavlidis (Arthur Cabral [84m])
Treinador: Bruno Lage
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Tiago Djaló, Francisco Moura, Alan Varela, Stephen Eustáquio, Nico González, Fábio Vieira, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa
Treinador: Vítor Bruno
Golos: Álvaro Carreras (30), Ángel Di María (56), Ángel Di María (82)

Menino de Ouro RS

Galy

Citação de: Mattamouros em 12 de Novembro de 2024, 02:42
Citação de: Capitao Moura em 11 de Novembro de 2024, 06:21Nasci em 1991.

Comecei a amar o Benfica em pleno Vietname   
Abri os olhos para o mundo do futebol para um Porto, a caminho de ser penta, vir humilhar à Luz por 0-5.

Na minha entrada da adolescência  tive de ver o Porto ganhar 2 títulos europeus. Incluindo uma champions. Reparem, eu vi o Porto ser campeão europeu antes de ver o Benfica ser campeão nacional. Começava a questionar-me se alguma vez veria.

Vi-o no ano a seguir, mas durou pouco. O Porto rapidamente voltou a ser tetra.

Chega Jorge Jesus e mete um futebol que nunca tinha visto no Benfica. O meu coração de menino, aos 18 anos era puro e começa a acreditar "agora sim, agora vamos limpar esses filhos da puta".. nao podia estar mais errado.

Logo em 09/10 com oportunidade de sermos campeões naquela merda, com um empate, conseguimos perder 1-3.
Desde aí sucederam-se humilhações desde o 2 goleadas, uma rega, um Kelvin, um Zaidu... enfim coisas que não interessa falar.

Isto tudo para dizer que, para quem nasceu  quando eu nasci, o jogo de ontem é algo transcendental. São 33 anos ha espera do que se passou ontem à noite.
Ontem voltei a ser o menino que se sentava em frente da tv nos anos 90, no auge da inocência, a pensar "hoje é que é". E finalmente ontem foi rapazes. Ontem foi Benfica para caralho!

Tendo apenas mais 3 anos do que tu, revejo-me em tudo o que acabaste de escrever. Nao mudo uma vírgula de sitio.

E se ainda hoje sou um 'fanboy' do mourinho (embora reconheça q está acabado) deve-se em muito ao que se passou nesses anos.

O homem levou o maior rival a ganhar uma taça uefa e uma champions antes de eu ver o Benfica campeão. Isto quando eu já tinha pesadelos com o Jardel, o melhor ponta que alguma vez cá vi jogar.

Ontem, quando fazes o 4-1, nem consegui gritar golo, mas sim um 'Bora caralho! Mais um! Só mais um caralho! Vamos à manita! Estes filhos da puta estão a dever-nos um cabaz destes há anos!'

Foi pena nao ter chegado lá, esperar que fique para a próxima. Em pleno dragão.

Ui... em pleno dragao é o sonho... se bem que nao sei se o jogo acabava... lol

Mozerovic

Quanda a diferença de qualidade é importante, insistir na agressividade nao vai compensar essa diferença. O porto há de perder mais pontos. Quanto ao sporting vamos esperar que a mãozinha do Joao Pereira venha talvez estragar tudo.

MrFire

Pela primeira vez vi o Foculporto em quebra física.

Faltou alguma coisa.

darth vader

jp23

Citação de: Barcelense1994 em 11 de Novembro de 2024, 12:55

Uma foto com vibes da Antiga Luz.

Tem sido muito bom ver o renascimento dos DV. Tenho lá em casa guardado religiosamente um cachecol deles da primeira vez que assisti a um jogo na luz, já tem uns 25 aninhos.

fdpdc666

Um Benfica reencontrado, um FC Porto desfigurado.
'Selvagem e Sentimental' é o espaço de opinião semanal de Vasco Mendonça, adepto do Benfica.

A ciência diz-nos que falta oxigénio no cérebro após a prática intensa de exercício físico, mas não faltou lucidez a Di María após 88 minutos a jogar (Imago)

Os anos passam e continuo a guardar esta história. É um dos muitos exemplos que fazem de José Mourinho uma figura sem paralelo no futebol mundial. Estamos em agosto de 2003 e o FC Porto tinha acabado de perder a Supertaça Europeia frente ao Milan. Mourinho, sabendo com quem jogaria a seguir, não hesitou: «Estamos tristes, mas alguém vai ter de pagar a fatura. Vai ser o Sporting.» Assim foi. O Sporting acabou goleado 1-4 pelo FC Porto e o então jovem José Mourinho continuou a criar a sua aura, confirmada ao longo dos anos seguintes por uma série de acontecimentos que o próprio fez questão de prever.

Bruno Lage não ousou ter a mesmo confiança e arrogância, mas soube interpretar o momento pós-Munique quando afirmou, na antevisão do jogo contra o FC Porto, que esperava uma reação à Benfica. A noite de domingo não podia ter sido de outra forma. Há jogos em que se torna fundamental que as circunstâncias nos relembrem a nossa identidade. Entre adeptos, podemos ter longas discussões sobre aquilo que nos define, mas concordamos quase sempre acerca daquilo que não somos.

É bom que estes consensos se formem entre treinadores de bancada, mas é tão ou mais importante que sejam afirmados por quem está dentro de campo. A ciência diz-nos que falta oxigénio no cérebro após a prática intensa de exercício físico, mas não faltou lucidez a Di María depois de 88 minutos a jogar, mais uma vez, como se fosse a primeira. Disse tudo. Elogiou a exibição da equipa e reconheceu a importância de reagir ao jogo menos bom de Munique. Nas palavras de Di Maria, «não fomos nós». Explicações simples para problemas complexos são uma marca habitual em quem sabe muito, e Di María sabe. Sabe de futebol e sabe o que quer um Benfiquista depois de ver a sua equipa encolhida. Quer que o próximo pague a fatura. Assim foi.

Lage não é conhecido por exibir a arrogância ou a confiança de Mourinho, mas este domingo soube levar a água ao seu moinho e conquistar o capital de confiança de que precisava para passar à fase seguinte desta época. O treinador esperava uma reação à Benfica e acredito que a exigiu aos jogadores. Talvez a prudência aconselhasse um jogo em casa frente a uma equipa da segunda metade da tabela, mas felizmente o calendário era outro. A equipa entrou em campo para defrontar um adversário historicamente difícil e tornou o jogo historicamente fácil. Segundo uma velha máxima militar, nenhum plano sobrevive ao primeiro contacto com o inimigo.

O treinador do FC Porto sentiu isso de forma dolorosa, ao ver exposta a inferioridade da sua equipa em quase todos os momentos do jogo. Não houve trauma nem memória que lhe valesse. Uma equipa jogou muito melhor do que outra, teve mais fome, mais agressividade, mais bola, mais tudo, e por isso venceu justamente. Sim, foram só três pontos, mas foi um pouco mais do que apenas uma vitória. Vítor Bruno, treinador do FC Porto, sabe isso, ou não teria descrito o estado de alma da sua equipa como uma «agonia». Em nome da rivalidade clubística, agradeço-lhe o uso desta palavra. Brindemos à agonia dos derrotados!

E foi assim que chegámos ao melhor desfecho possível, que vale mais do que três pontos. Na intersecção entre a necessidade de uma «reação à Benfica» e o adversário conhecido por ser o mais difícil de ultrapassar, aconteceu uma coisa bonita de se ver. Dias depois de jogar em Munique numa versão profundamente descaraterizada, tida por muitos adeptos como imprópria do clube, a equipa do Benfica pareceu ter percebido o que lhe aconteceu e fez o mesmo ao FC Porto. Diminuiu o seu rival de sempre ao ponto de o tornar uma caricatura do espírito e da raça tantas vezes apregoada, frequentemente para mascarar a postura anti-desportiva. O FC Porto chegou à Luz convencido do seu destino. Saiu de lá desfigurado e com rumo incerto.

A equipa do Benfica fez tudo isto sem ceder uma vez que fosse à tentação de fazer aos outros aquilo que não gosta que lhe façam. Jogou à bola e limitou-se a tal. Quando percebeu que o seu adversário caíra e estava atordoado, fez aquilo que o jogo e as bancadas exigiam. Não desperdiçou a oportunidade de vergar ainda mais o adversário e chegar à goleada. Só parou quando o árbitro apitou pela última vez.

Moral da história? O Benfica manteve-se fiel a uma identidade e tirou o melhor partido das armas ao seu dispor. Foi categórico. Por via desta contundência, fez o FC Porto questionar a sua própria identidade. Qualquer vitória no jogo de domingo teria sido saborosa, mas nada é melhor do que sermos quem somos e vencermos por isso. É assim que deve ser, sempre. Bem sei que vivemos num país livre, razão pela qual existem pessoas que, munidas de um realismo algo entristecedor, chamam a esta ambição romantismo. Estão no seu direito. São pessoas que preferiam ter empatado em Munique sem rematar à baliza. Aos críticos do romantismo, respondo com a história que fez do meu clube o gigante que é: seja com quem for, seja onde for, o Benfica deve vencer ou morrer a tentar. E só esta última parte pode ser descrita como romantismo, porque o Benfica é eterno. Se não concordam comigo, ouçam o Di María. Estaremos sempre mais perto de vencer se seguirmos a máxima do melhor em campo. Basta sermos nós. Não conheço melhor romance.

Vasco Mendonça in A Bola

S-Line

Citação de: MrFire em 12 de Novembro de 2024, 08:16Pela primeira vez vi o Foculporto em quebra física.

Faltou alguma coisa.
Pois faltou .
A perda do pacto com o diabo .
5 no mínimo era o ideal .

Poucas são as vezes que temos oportunidade de fazer deles um pano de cozinha .

isaias

Citação de: 2doMats em 11 de Novembro de 2024, 18:14Mas há alguém com mais de dois neurónios que pense que é normal o Benfica passar 40 anos sem dar 4 ao Porto?

Para além dos árbitros são 40 anos do doping mais óbvio que podia haver.

O Benfica há dois anos a caminho do titulo na luz fez zero remates á baliza contra o Porto mais dopado de sempre. Não jogámos um crl mas brincamos?

Esta conversa da "falta de atitude" sempre foi uma parvoíce de todo o tamanho. Até ex-jogadores já deram entrevistas a admitir o uso de injecções e o crl em jogos importantes.

É, são 40 anos e centenas de jogadores com chegadas a finais europeias pelo meio e todos têm falta de atitude contra o porto.

Agora sem PDC vieram á Luz sem droga e foi-se a atitude. Estranho

O Casa Grande bem fez referência a isso, e até deu a entender que seria prática habitual. Se não estou em erro, foram campeões europeus nessa época. Houve um outro jogador, cujo nome não recordo, que referiu que na final de Tóqui a neve parecia derreter debaixo dos seus pés e que não conseguiu dormir durante umas noites, tal a dose. Portanto, o hábito vem de longe.

Festivus

Citação de: kino em 11 de Novembro de 2024, 20:52A RTP e um canal vergonhoso, devem ter sofrido muito com a derrota dos corruptos.
Filhos da puta a escolha dos lances e para os apanhados, tentam evitar um penalty a favor da agremiação corrupta e ignoram o golo mal invalidado.
Pensava que o Cerqueira já não mechia nada por lá mas ainda devecter muitos amiguinhos por lá.
Depois admiram-se que as pessoas queiram a privatização deles. Em vez disso continuamos a pa gar a merda da taxa audiovisual na fatura da electricidade.