Estádio da Luz

Aka

Citação de: Sexta-Feira em 28 de Novembro de 2024, 14:38
Citação de: Aka em 28 de Novembro de 2024, 14:35
Citação de: Sexta-Feira em 28 de Novembro de 2024, 14:29O Benfica não tem parque subterrâneo por baixo do relvado. Pelo menos é esta ideia que eu tenho.

Já pensaram na possibilidade de restruturar o primeiro anel?
Do tipo, deitar abaixo a bancada e fazer uma nova com a mesma amplitude do terceiro anel? Que é mais íngreme.

Debaixo do relvado não, mas debaixo dessa bancada sim, por isso fazer uma com um ângulo maior poderá ser um problema.

Outro problema é que os dois anéis logo acima têm a mesma inclinação do piso 0. Deixá-los como estão seria esquisito.

Continuo a defender que a melhor solução é prolongar todos os anéis na parte mais baixa.

Esteticamente se calhar é a melhor opção.
Mas isso não nos daria muitas cadeiras.

Talvez remodelar a parte das curvas.
Mas isso aí já é muita fruta.

Em Frankfurt conseguiram um belo aumento. Os dois anéis do meio deveriam aumentar de tamanho, acho que até ficaria esteticamente mais equilibrado.

Sexta-Feira

Citação de: Aka em 28 de Novembro de 2024, 14:39
Citação de: Sexta-Feira em 28 de Novembro de 2024, 14:38
Citação de: Aka em 28 de Novembro de 2024, 14:35
Citação de: Sexta-Feira em 28 de Novembro de 2024, 14:29O Benfica não tem parque subterrâneo por baixo do relvado. Pelo menos é esta ideia que eu tenho.

Do tipo, deitar abaixo a bancada e fazer uma nova com a mesma amplitude do terceiro anel? Que é mais íngreme.

Debaixo do relvado não, mas debaixo dessa bancada sim, por isso fazer uma com um ângulo maior poderá ser um problema.

Outro problema é que os dois anéis logo acima têm a mesma inclinação do piso 0. Deixá-los como estão seria esquisito.

Continuo a defender que a melhor solução é prolongar todos os anéis na parte mais baixa.

Esteticamente se calhar é a melhor opção.
Mas isso não nos daria muitas cadeiras.

Talvez remodelar a parte das curvas.
Mas isso aí já é muita fruta.

Em Frankfurt conseguiram um belo aumento. Os dois anéis do meio deveriam aumentar de tamanho, acho que até ficaria esteticamente mais equilibrado.

O ideal seria subir mais 15 mil lugares.
Levar o estádio aos 80 mil.
Mas se isso não for possível e se der para aumentar pelo menos mais 5 mil e sem mexer na estética do estádio, já não seria nada mau.
Aproveitar o espaço atrás das balizas que é bastante e afundar um pouco mais o relvado.

SofiaSS

Eu mantenho a mesma opinião e acho que nenhuma solução estrutural devia ser tentada antes de se experimentar safe standing a preços acessíveis, que resolve dois problemas de uma só vez:

- consegue aumentar ligeiramente a lotação em alguns milhares, o que também permite verificar na prática se realmente existe procura (estável e continuada) se existir mais oferta;

- permite combater esta crescente exclusão do estádio dos adeptos com menos dinheiro, em que somos um clube do povo só para privilegiados.

Aka

Citação de: SofiaSS em 28 de Novembro de 2024, 14:43Eu mantenho a mesma opinião e acho que nenhuma solução estrutural devia ser tentada antes de se experimentar safe standing a preços acessíveis, que resolve dois problemas de uma só vez

O safe standing só pode ser solução final a partir do momento em que poderá ser utilizado em competições internacionais. Porque senão tens 75 mil lugares para jogos com o Gil Vicente e o Arouca e 66 mil para o Liverpool e o Barcelona.

Notguilty

Citação de: Sexta-Feira em 28 de Novembro de 2024, 14:35
Citação de: Notguilty em 28 de Novembro de 2024, 14:33
Citação de: Sexta-Feira em 28 de Novembro de 2024, 14:29Eu vou dar a minha opinião!
Não sendo um arquiteto nem tendo acesso à planta da infraestrutura aqui vai!

O Benfica não tem parque subterrâneo por baixo do relvado. Pelo menos é esta ideia que eu tenho.

Baixavam o relvado e construiam a bancada para baixo.
Só nisso já dava para mais 10 mil lugares.
Já repararam no espaço atrás das balizas?

Era preciso investir alguns milhões.
Mas também não seria nada de outro mundo.
A silhueta do Estádio é tão bonita que seria um crime. Acho é que deviam subir os Aneis e aumentar os lugares sem perder as "curvas" que tem.

Subir o estádio acho que é um não assunto.
O investimento seria demasiado grande. Temos uma cobertura e aumentar para cima iria condicionar o encaixamento dela. Porque a dimensão do terceiro anel iria aumentar de diâmetro.
Preferia isso a tirar a silhueta actual.
Tenho também outra ideia que é não tocar no Estadio e já que não adquiriram o Pavilhão atlântico na Altura que se construa um Pavilhão à dimensão do Benfica (10/20 mil lugares) e em vez de fazer concertos no Estádio uma vez por ano faziamos concorrencia ao Pavilhão Atlantico. Em dias de Jogo quem está em Lista de espera de RP podia ver o jogo lá numa experiencia interactiva isto tudo enquando se dinamizava e rentabilizava mais o comercio e restauração na FanZone.

Sexta-Feira

Citação de: SofiaSS em 28 de Novembro de 2024, 14:43Eu mantenho a mesma opinião e acho que nenhuma solução estrutural devia ser tentada antes de se experimentar safe standing a preços acessíveis, que resolve dois problemas de uma só vez:

- consegue aumentar ligeiramente a lotação em alguns milhares, o que também permite verificar na prática se realmente existe procura (estável e continuada) se existir mais oferta;

- permite combater esta crescente exclusão do estádio dos adeptos com menos dinheiro, em que somos um clube do povo só para privilegiados.

Compreendo essa opinião.
Contudo temos de olhar para a massa associativa do Benfica da zona de Lisboa e aqueles que fazem centenas de quilómetros para assistir ao Benfica no estádio da Luz.

Não me parece que sejamos uma massa associativa que quer assistir a jogos na Luz a pé.
Eu não me importaria, mas sei que há muita gente ou a maior parte que não quer isso.
A mentalidade fora do estádio é completamente diferente. Mas em casa não é assim! Já foi, mas os tempos mudaram.

Rei

Deixem-se estar quietos. A Luz tem uma boa capacidade, e se quisermos aumentar a capacidade existem outras formas. Metem lugares de "peão" nos topos e vai dar um ambiente espetacular e cabem mais pessoas. Conseguem aumentar a capacidade em uns bons milhares se fizerem isto. O resto eu deixaria ficar igual.

stoge

Citação de: Sexta-Feira em 28 de Novembro de 2024, 14:29Eu vou dar a minha opinião!
Não sendo um arquiteto nem tendo acesso à planta da infraestrutura aqui vai!

O Benfica não tem parque subterrâneo por baixo do relvado. Pelo menos é esta ideia que eu tenho.

Baixavam o relvado e construiam a bancada para baixo.
Só nisso já dava para mais 10 mil lugares.
Já repararam no espaço atrás das balizas?

Era preciso investir alguns milhões.
Mas também não seria nada de outro mundo.

Complementava essa ideia, fazendo esse novo anel a partir do segundo, ficando um primeiro anel mais inclinado e que englobasse os atuais anéis 1 e 2. Talvez não fosse necessário rebaixar o relvado. Para compensar a perda de lugares vip, aumentava o atual terceiro anel na medida do possível.

cernache1

Citação de: SofiaSS em 28 de Novembro de 2024, 14:43Eu mantenho a mesma opinião e acho que nenhuma solução estrutural devia ser tentada antes de se experimentar safe standing a preços acessíveis, que resolve dois problemas de uma só vez:

Último ponto é fundamental.

ze_luz

Ao contrário da sugestão já feita por aqui, acho que o fecho das "aberturas" do 3º piso é impossível, ainda não repararam que é nessa zona que está ancorada a cobertura? Uma mudança estrutural dessas seria financeiramente um tiro no pé e deixaria o estádio com um aspeto medonho, com os pilares da cobertura fora do atual perímetro das bancadas.

SofiaSS

Citação de: Sexta-Feira em 28 de Novembro de 2024, 14:47

Compreendo essa opinião.
Contudo temos de olhar para a massa associativa do Benfica da zona de Lisboa e aqueles que fazem centenas de quilómetros para assistir ao Benfica no estádio da Luz.

Não me parece que sejamos uma massa associativa que quer assistir a jogos na Luz a pé.
Eu não me importaria, mas sei que há muita gente ou a maior parte que não quer isso.
A mentalidade fora do estádio é completamente diferente. Mas em casa não é assim! Já foi, mas os tempos mudaram.

Percebo o que dizes, mas como em muitas coisas/serviços no nosso dia a dia, preço vs. conforto é uma consideração importante, especialmente nos mais jovens. Eu hoje confesso que não abdico do meu confortável lugar na central, mas nos anos 90 vi muitos jogos em pé. Era o que podia pagar e já era muito bom.

Imagina 5 mil lugares em pé a 5 ou 10 euros o bilhete. Não enche? Se não encher não valerá muito a pena andar a pensar em aumentos estruturais de lotação no médio prazo. É um bom teste, é por isso que defendo esta opção.

De qualquer modo, eu sou um bocado avessa a mexer a sério no estádio porque lá está, me lembro do deserto que era a Luz antiga nos tempos do Vietname, e tendo Red Pass há 15 anos também sei como são "oscilantes" as vontades de apoiar: se jogamos bem tenho gente durante a semana a perguntar se vou ou se arranjo de alguém, se estamos a jogar mal, tenho de correr a lista de contactos ou vir aqui ao fórum oferecer para alguém ir. Aumentar a lotação para depois estar a 2/3 na maioria dos jogos perde muito a nível do ambiente. Encher com gente com dinheiro mas sem amor incondicional ao clube também se sente no ambiente. Mas isto dava para outro tipo de conversa sobre o "Benfiquismo" de hoje em dia.

Ramboia4ever

Há pessoal sobretudo da minha idade (ou mais) que quando falamos neste assunto, refere que não vale a pena porque ainda se lembram das lotações mais reduzidas quando os resultados são maus.

Eu sou totalmente contra este estigma. Os tempos hoje são outros. A procura de bilhetes é muito maior não só pelos sócios com red pass mas também dos adeptos não sócios, patrocinadores, estrangeiros a residir em Portugal e turistas que são cada vez mais em Lisboa. Ir ver um jogo de futebol ao nosso clube é um evento muito procurado pelo que nunca irá haver escassez de procura. Esses tempos já não voltam.

Assim, eu acho que devia ser uma prioridade a implementação das medidas menos radicais para aumentar a locação:
- Prolongamento dos 2 aneis (como no estadio do Arsenal)
- Safe standing num topo piso zero primeiro (para testar) com bilhetes a preços reduzidos e se correr bem no outro topo tambem
- Prolongamento dos topos com mais umas filas para o relvado

Falei no passado com alguem que trabalha com o Benfica e o que me disseram foi que fizeram estudos para aumento da lotação e que o investimento necessário era inviavel para avançar.

tvelas

Safe standing é a única opção no momento, mas ainda deve demorar a chegar.

É necessário também fazer um plano de desenvolvimento para a área envolvente de forma a melhorar os acessos ao Estádio, o escoamento às vezes é complicado.

Notguilty

@McQueenInfos
🚨 - EXCL:

O Benfica planeia expandir o Estádio da Luz para 70 mil lugares a curto prazo e, a longo prazo, estuda a adição de um novo anel, aumentando a capacidade para mais de 80 mil lugares, reforçando a ambição e a visão de crescimento do clube.

https://x.com/McQueenInfos/status/1862595375045206020

ItsY2Inferno

Citação de: Notguilty em 29 de Novembro de 2024, 23:52@McQueenInfos
🚨 - EXCL:

O Benfica planeia expandir o Estádio da Luz para 70 mil lugares a curto prazo e, a longo prazo, estuda a adição de um novo anel, aumentando a capacidade para mais de 80 mil lugares, reforçando a ambição e a visão de crescimento do clube.

https://x.com/McQueenInfos/status/1862595375045206020

Fontes credíveis sfv