Ruben Amorim

Médio, 39 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (2008-2011, 2013-2015), 154 jogos (8638 minutos), 6 golos

Equipa B: 1 época, 2 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

GGG

Citação de: RedHead em 03 de Dezembro de 2024, 12:26
Citação de: lucasslb1904 em 03 de Dezembro de 2024, 12:01
Citação de: miguel_36 em 03 de Dezembro de 2024, 11:58Sinceramente não percebi o que quis dizer com "...lá não temos controlo total sobre as camadas jovens."

Eu percebo totalmente porque passei na formação do benfica, no benfica não temos equipa fixa, tanto podemos estar na convocatoria nos sub 23 ou na B ou nos juvenis, ou seja o Ruben  queria ter um plantel mais fixo, na formação do benfica nos ultimos anos nao se trabalha assim.
O Benfica nos últimos 10 anos tem jogado com jogadores de primeiro ano na equipa principal de cada escalão, e os juniores de segundo ano integram logo os sub 23 e os melhores a equipa B,isto parece-me que é feito com o intuito de os jogadores evoluirem mais rápido,se tem resultado,acho que sim,basta ver pela quantidade de presenças na final da Youthleague e ganham-se títulos internamente.O que me parece bastante crítico, é a quase nula presença de laterais formados no CFC, sinceramente não percebo como não se aposta!Não formamos jogadores melhores que o Jurasek,Kaboré,Bah...Não está tudo mal na formação do Benfica,ha coisas a melhorar como é logico...o problema do Benfica é termos um presidente com postura de novo rico e pouco conhecedor(incrível,pelo jogador que foi) do funcionamento do clube...até mesmo na contratação de jogadores que nao devia falhar em nenhum!

Tudo muito certo, mas essa de nunca errar nas contratações é mesmo para rir não? Isso só mesmo na cabeça de alguns é que existe, porque contratações erradas, não depende muitas vezes de quem compra, depende do próprio ser humano, que é uma pessoa e ele próprio pode nem sequer se adaptar a um novo país!

Agora o que se pode, mas isso era se existisse um projeto desportivo, era potenciar que 3, 4 ou 5 jogadores das camadas jovens, fossem projetados para a equipa A, para diversas posições e sim esses miúdos terem uma oportunidade a serio! Fazerem parte das opções do treinador, não digo titulares absolutos, mas serem opção regular e só irmos ao mercado por jogadores que realmente fossem necessários e que não tivessem nem nas camada jovens, como até a nível interno. Isso seria um planeamento a longo prazo e bem feito.

SousaLB

Citação de: fdpdc666 em 03 de Dezembro de 2024, 12:31Treinadores de equipas de formação não devem ter autonomia total. Nem é assunto sequer.

Como é óbvio.

De caminho a equipa B e a principal também tinham que se adaptar à forma de jogar dele, não?

Menino de Ouro RS

Citação de: fdpdc666 em 03 de Dezembro de 2024, 12:31Treinadores de equipas de formação não devem ter autonomia total. Nem é assunto sequer.

Quem tem de ter autonomia é o Mendes ?

Menino de Ouro RS

Por alguma razão também correram com o Nuno Gomes

lucasslb1904

Citação de: sergio19azb em 03 de Dezembro de 2024, 12:28
Citação de: tulio_slb em 03 de Dezembro de 2024, 12:21
Citação de: sergio19azb em 03 de Dezembro de 2024, 12:19Acho bem que o Benfica nâo dê esse "controlo total" a um treinador das camadas jovens. Treinador das camadas jovens tem que estar preparado para perder jogadores quando necessário e seguir aquele que é o planeamento estratégico do clube.

Sempre se quis promover como treinador, não queria ser mais um num processo mas sim criar o seu e ter destaque para o bem ou para o mal.

Nada contra está a fazer o seu caminho e acho que o clube também decidiu bem.

Curso natural da vida.
Claro, nada contra. Só acho que para alguem com 34 anos à data, estaria já com muitos tiques de vedeta.

E pelos vistos  pelo menos a meu ver muito bem, basta ver o percurso que está a ter, tivesse aceite aquelas condições nos sub 23 e tenho quase a certeza que hoje nao estava onde está. Ele é uma pessoa emocional, que gosta de ter uma relação proxima com os jogadores etc, para um treinador como ele era dificil nao ter um plantel fixo semana a semana, ele foi inteligente. Um dia vai treinar a equipa A.

sergio19azb

Citação de: lucasslb1904 em 03 de Dezembro de 2024, 12:36
Citação de: sergio19azb em 03 de Dezembro de 2024, 12:19Acho bem que o Benfica nâo dê esse "controlo total" a um treinador das camadas jovens. Treinador das camadas jovens tem que estar preparado para perder jogadores quando necessário e seguir aquele que é o planeamento estratégico do clube.

Sempre se quis promover como treinador, não queria ser mais um num processo mas sim criar o seu e ter destaque para o bem ou para o mal.

Curso natural da vida.
Claro, nada contra. Só acho que para alguem com 34 anos à data, estaria já com muitos tiques de vedeta.

E pelos vistos  pelo menos a mer ver muito bem, basta ver o percurso que está a ter, tivesse aceite aquelas condições nos sub 23 e tenho quase a certeza que hoje nao estava onde está. Ele é uma pessoa emocional, que gosta de ter uma relação proxima com os jogadores etc, para um treinador como ele era dificil nao ter um plantel fixo semana a semana, ele foi inteligente. Um dia vai treinar a equipa A.
O Amorim tem mérito mas também teve (palavras dele) muita sorte. Aquela série no Braga abriu-lhe as portas de um grande. Cai no sporting em ano de covid e sem grande pressão para o clube, conseguiu ganhar um campeonato com muitos golos caídos do céu aos 90+8 pelo Coates.
Depois teve um 4º lugar e entre muita teimosia , foi sobrevivendo e levado ao colo por uma CS que lhe permitiu TUDO.

fdpdc666

Citação de: Menino de Ouro RS em 03 de Dezembro de 2024, 12:34

Quem tem de ter autonomia é o Mendes ?

Foi isso que tiraste desse meu comentário?

lucasslb1904

Citação de: sergio19azb em 03 de Dezembro de 2024, 12:39

Curso natural da vida.

E pelos vistos  pelo menos a mer ver muito bem, basta ver o percurso que está a ter, tivesse aceite aquelas condições nos sub 23 e tenho quase a certeza que hoje nao estava onde está. Ele é uma pessoa emocional, que gosta de ter uma relação proxima com os jogadores etc, para um treinador como ele era dificil nao ter um plantel fixo semana a semana, ele foi inteligente. Um dia vai treinar a equipa A.
O Amorim tem mérito mas também teve (palavras dele) muita sorte. Aquela série no Braga abriu-lhe as portas de um grande. Cai no sporting em ano de covid e sem grande pressão para o clube, conseguiu ganhar um campeonato com muitos golos caídos do céu aos 90+8 pelo Coates.
Depois teve um 4º lugar e entre muita teimosia , foi sobrevivendo e levado ao colo por uma CS que lhe permitiu TUDO.

Aquela fase no Braga foi de sorte, mas aquilo que ele fez no Sporting para mim é de um excelente treinador, pessoalmente nunca pensei que o sporting fosse ganhar dois campeonatos num espaço curto de tempo, e depois no ano em que teve realmente bons jogadores e teve mais meios para ir ao mercado faz uma epoca muito muito boa. Ele parece um pessoa muito inteligente, vai demorar tempo mas acho que vai fazer um bom trabalho em Manchester e espero daqui a uns aninhos venha treinar o clube dele.  Depois é muito bom comunicador, foi conseguindo levar a CS, acho que isso é o melhor nele, a comunicação, o carisma...

KunAguero16

Continua lampião portanto

SousaLB

Citação de: sergio19azb em 03 de Dezembro de 2024, 12:39

Curso natural da vida.

No Braga e no primeiro título no Sporting teve uma sorte inacreditável.

No Braga faz um jogo na Luz que lhe podia ter custado uma goleada das antigas e ganha sem saber como. Tal como ganha no Dragão com o Porto a falhar dois penalties. Ganha a TL nos minutos finais. E por aí fora.

RGouveia.SLB

Em relação às camadas jovens e o não ter chegado a treinar no Benfica, simplesmente disse por A+B que há certos e determinados interesses. E ele não queria ceder a ingerências de cima.

tiago1991

Mais um erro histórico para a conta do Vieira

Siga

GloriosoSLB1904

Citação de: cernache1 em 03 de Dezembro de 2024, 12:24
Citação de: lucasslb1904 em 03 de Dezembro de 2024, 12:17
Citação de: cernache1 em 03 de Dezembro de 2024, 12:07
Citação de: lucasslb1904 em 03 de Dezembro de 2024, 12:01
Citação de: miguel_36 em 03 de Dezembro de 2024, 11:58Sinceramente não percebi o que quis dizer com "...lá não temos controlo total sobre as camadas jovens."

Eu percebo totalmente porque passei na formação do benfica, no benfica não temos equipa fixa, tanto podemos estar na convocatoria nos sub 23 ou na B ou nos juvenis, ou seja o Ruben  queria ter um plantel mais fixo, na formação do benfica nos ultimos anos nao se trabalha assim.

E o que achas concretamente dessa  forma de trabalhar ?

Uma vez que conheces esse aspecto "por dentro" ?

Obrigado.

A parte mais dificil por vezes é criar rotinas, a incognita da convocatoria... ás vezes treinas a semana toda com um grupo e depois vais na vespera de jogo treinar com outro e vais para essa convocatoria, o mais dificl mesmo é criar rotinas com colegas e assim...percebo o amorim nao ter aceite treinar os sub 23 visto que é a equipa que pelo menos na altura sofria de mais alteraçoes na convocatoria semana a semana.

Sou leigo no assunto mas isso deve ser pouco positivo no processo de formação !

Até jogadores maduros precisam de tempo quando mudam de clube.

É questionável. Não há uma resposta certa. O Benfica como um todo previliga o desenvolvimento individual do atleta. E partir da individualidade para o coletivo.

Numa nota mais pessoal, tenho sérias duvidas da mais-valia da equipa sub-23. Gostaria de ver estudos que mostrassem esses ganhos para o futebol português.

tiago1991

O Braga não ganhava aos grandes

Ele em pouco tempo ganho no dragão e na luz, e ganha a taça da liga ganhando a Sporting e Porto

Claro que para isso teve de ter algumas coisas a cair para o lado dele, agora atribuir isso só a sorte é ridículo

2fenix2die

Curso natural da vida.

Só te esqueces, é que o Amorim já tinha estado no Benfica, já sabia como o Vieira e Mendes controlavam aquilo.

A influência do Mendes já começa na formação, jogadores que muitas vezes que não aceitam mudar de empresário, são completamente encostados, alguns treinadores da formação quase que ignoram os jogadores, e tem comportamentos bastante errados, com os jogadores que não aceitam mudar de empresário.

O Nuno Gomes foi uma das pessoas que tentou combater isso, e se calhar foi por isso, que foi posto andar.