José Antonio Camacho

Treinador, 70 anos,
Espanha
Equipa Principal: 3 épocas (2002-2004, 2007-2008), 109 jogos (66 vitórias, 26 empates, 17 derrotas)

Títulos: Taça de Portugal (1)

Blitzer

Como treinador nunca chegou perto do nivel que teve como jogador.

Ficam as boas passagens por Espanyol, Benfica e Osasuna.

E ainda teve tempo de ir a um Euro + Mundial com a Espanha e á CAN com o Gabão.

Tudo de bom e muita saúde.

overmarte

Foi um treinador importante numa altura que ainda nos estávamos a reerguer e devemos reconhecer-lhe isso com um lugar na galeria de imortais do clube.

Para quem cresceu nos anos 90 e tem algumas memórias do Benfica de 94 e da vitória na taça em 96, o Camacho foi o primeiro treinador que, acompanhando com olhos de ver, voltou a injetar mística no clube, e que nos voltou a tornar competitivos e a fazer sonhar.

Ganhar aquela taça contra o porto do Mourinho, que parecia uma equipa inalcançável, é um feito quase tão importante como o campeonato do Trapattoni ou o 1º título do Jesus. Ou aquela eliminatória contra o Inter, em que nos batermos com as grandes equipas europeias parecia uma coisa tão distante.

Lançou o manelelé, pôs o Tiago a jogar nas horas, consolidou o Miguel como melhor lateral direito português, teve de lidar com a tragédia do Fehér. Não era um génio tático, mas era o treinador que precisávamos na altura.

A sua 2ª passagem foi um erro, mas nada apaga ou belisca a sua importância no clube. E mesmo aí, demonstrou ser um homem recto e que não estava agarrado ao lugar. Coisa rara. Eu vou-lhe estar sempre grato.

sbremoved_34227

Citação de: overmarte em 10 de Março de 2025, 10:28Foi um treinador importante numa altura que ainda nos estávamos a reerguer e devemos reconhecer-lhe isso com um lugar na galeria de imortais do clube.

Para quem cresceu nos anos 90 e tem algumas memórias do Benfica de 94 e da vitória na taça em 96, o Camacho foi o primeiro treinador que, acompanhando com olhos de ver, voltou a injetar mística no clube, e que nos voltou a tornar competitivos e a fazer sonhar.

Ganhar aquela taça contra o porto do Mourinho, que parecia uma equipa inalcançável, é um feito quase tão importante como o campeonato do Trapattoni ou o 1º título do Jesus. Ou aquela eliminatória contra o Inter, em que nos batermos com as grandes equipas europeias parecia uma coisa tão distante.

Lançou o manelelé, pôs o Tiago a jogar nas horas, consolidou o Miguel como melhor lateral direito português, teve de lidar com a tragédia do Fehér. Não era um génio tático, mas era o treinador que precisávamos na altura.

A sua 2ª passagem foi um erro, mas nada apaga ou belisca a sua importância no clube. E mesmo aí, demonstrou ser um homem recto e que não estava agarrado ao lugar. Coisa rara. Eu vou-lhe estar sempre grato.
Foi o gajo que chegou aqui, arregaçou as mangas e deu uma arrumação nisto tudo.

Tacticamente era limitado (e isso viu-se bem na 2ª passagem), mas com ele andava tudo na linha, de dirigentes a jogadores.

Faroleiro

Nunca me esqueço que na sua estreia pelo Benfica fomos ao WC encavar os dragartos. E os adeptos do Maior a gritarem "La Viva Camacho!"

Muito obrigado por tudo!

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Faroleiro em 10 de Março de 2025, 10:57

Nunca me esqueço que na sua estreia pelo Benfica fomos ao WC encavar os dragartos. E os adeptos do Maior a gritarem "La Viva Camacho!"

Muito obrigado por tudo!

Estava lá...era o sporting do ronaldo e do quaresma. Ao intervalo já ganhávamos por 2-0 Zahovic e Tiago, à nossa frente.

SLF

O Camacho foi exatamente o que o Benfica precisava na altura.

Alguém com uma capacidade extraordinária de motivar e unir o balneário, capaz de puxar ao limite o orgulho dos jogadores para se auto-superarem.
Nunca foi um primor tático, mas tinha um estilo de futebol bem ofensivo, o típico 4-4-2 com os 2 laterais a subir ao mesmo tempo.

Numa época do porto prime de mourinho conseguiu o impensável que foi derrotá-lo na final da TdP, num jogo que poderíamos ter ganho à vontade nos 90 minutos.

Pessoalmente vejo-o como o principal responsável pelo virar de página do vietname desportivo que nos assolou de 94 a 04, e só lhe tenho que agradecer.

Tudo lhe corra bem.

franciscoafonso

Acho que mais do que motivação trouxe profissionalismo.

Chegou cá e o Benfica era basicamente uma trupe de gajos que se reuniam para jogar ao fim‑de‑semana. Imagino o choque que não deve ter sido.

andereberna

Citação de: overmarte em 10 de Março de 2025, 10:28Foi um treinador importante numa altura que ainda nos estávamos a reerguer e devemos reconhecer-lhe isso com um lugar na galeria de imortais do clube.

Nasci em 94

A taça de Portugal de 2004 foi o primeiro título de que realmente me recordo... foi preciso esperar 10 anos para ver o Benfica a vencer o que quer que seja. Adorava o Camacho, o Simão, o Petit, o Moreira e o Tiago.

Tenho uma foto desse mesmo dia, todo equipado à Benfica, no aniversário de um amigo meu da primária

sbremoved_34227

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 10 de Março de 2025, 11:23
Citação de: Faroleiro em 10 de Março de 2025, 10:57

Muito obrigado por tudo!

Estava lá...era o sporting do ronaldo e do quaresma. Ao intervalo já ganhávamos por 2-0 Zahovic e Tiago, à nossa frente.
Creio que a estreia foi um 3-1 ao Gil.

Esse foi o 2º jogo.

lPhoenix

Citação de: SLF em 10 de Março de 2025, 11:50O Camacho foi exatamente o que o Benfica precisava na altura.

Alguém com uma capacidade extraordinária de motivar e unir o balneário, capaz de puxar ao limite o orgulho dos jogadores para se auto-superarem.
Nunca foi um primor tático, mas tinha um estilo de futebol bem ofensivo, o típico 4-4-2 com os 2 laterais a subir ao mesmo tempo.

Numa época do porto prime de mourinho conseguiu o impensável que foi derrotá-lo na final da TdP, num jogo que poderíamos ter ganho à vontade nos 90 minutos.

Pessoalmente vejo-o como o principal responsável pelo virar de página do vietname desportivo que nos assolou de 94 a 04, e só lhe tenho que agradecer.

Tudo lhe corra bem.

Tal e qual.
Absolutamente determinante.

andre_diogo

Citação de: SLF em 10 de Março de 2025, 11:50O Camacho foi exatamente o que o Benfica precisava na altura.

Tudo lhe corra bem.

Tudo verdade  mas ajudou e muito o facto de ter equipa para isso. O 11 inicial já estava feito quando chegou. É verdade que o grupo carecia de liderança, algo que Camacho veio a acrescentar, mas já havia um trabalho técnico de base do qual ele beneficiou bastante.

Em 2008 já nada disso foi possível, porque lá está, faltava essa base. Quando ele sai estávamos em segundo lugar o que era bastante bom tendo em conta a falta de qualidade do plantel. Ainda assim ficaram evidentes as suas enormes deficiências técnicas.

Villaridis

A primeira vez que vi o Benfica jogar consistentemente à bola foi com o Graeme Souness, na segunda volta de 97/98.

A primeira vez que vi o Benfica jogar consistentemente à bola, durante duas épocas seguidas e a ganhar troféus foi com o Camacho.

E, na verdade, andei boa parte da época de 2004/2005 com saudades dele, pois as nossas exibições eram sofríveis, os resultados pobres e a equipa só demonstrou alguma motivação a partir da eliminatória com o CSKA.

Um obrigado sentido.

zizou

Ganhou uma taça de Portugal depois de muitos anos sem qualquer título, e deixou uma equipa base para o Trappatoni ganhar o campeonato.
Provavelmente sem Mourinho e apito Dourado, teria ganho um campeonato.

bmuc79

O Benfica do século XXI renasceu com ele, com Trapatoni e o Mestre JJ catapultou-nos para a supremcia.