CN 33ª J: SL Benfica 1 - 1 Sporting CP, 10Maio. Sáb. 18h00 *BTV*

SL Benfica 1 - 1 Sporting CP

Campeonato Nacional


SL Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo (Andrea Belotti [71m]), António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras (Samuel Dahl [83m]), Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Orkun Kökçü, Ángel Di María (Andreas Schjelderup [46m]), Kerem Aktürkoğlu (Bruma [83m]), Vangelis Pavlidis (Arthur Cabral [90+1m])
Treinador: Bruno Lage
Sporting CP: Rui Silva, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, Zeno Debast, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Viktor Gyökeres
Treinador: Rui Borges
Golos: Kerem Aktürkoğlu (63)

skydevil

Citação de: Hellfire94 em 06 de Maio de 2025, 13:03Estive a rever o jogo do Luisão, de 2005.

Incrível o que um gajo não se lembra, passado estes anos todos.

Primeira parte bastante mal jogada de ambas as equipas, só uma ocasião flagrante para cada lado nos primeiros 45 minutos.

Falava-se muito bem do Miguel nesta altura, mas por acaso neste jogo esteve fraco. Os comentadores estavam a falar que ele recentemente não tinha jogado, devia ter estado lesionado ou algo parecido.

O Simão tem grande oportunidade no início da segunda parte, mas depois aos 65 minutos tem uma grande falha, onde podia ter passado isolado para o Giovanni que daria golo e prefere rematar. Se não tivéssemos ganho este jogo, ainda hoje estaríamos a falar deste lance pelas piores razões.

Os melhores dos nossos parecem ter sido Quim, Luisão, Manuel Fernandes e Giovanni. Mas um gajo vê isto em 360p, pode confundir algumas cabeças.

O mais perigoso do Sporting foi Douala (quem?).

Curioso que dos 66 minutos até aos 80 e poucos o Benfica perdeu completamente o controlo de jogo para o Sporting, até ao nosso golo.

Outra curiosidade é que aos 70 min a malta começa a mandar vir e assobiar o Trappatoni para meter o Mantorras e isto dura uns 5 min, até que ele manda o gajo entrar.

A explosão do golo de Luisão é icónica. E os últimos minutos são Velha Raposa Masterclass no que toca a segurar uma vantagem.

Beto expulso por protestos de forma ridícula, igual a ele próprio aos 87 minutos.

O árbitro foi o Paraty. Para a malta que viveu os Anos 90 intensamente, o Paraty era melhor ou pior do que um Veríssimo ou um Pinheiro?

Do que me recordo, melhor que o verissimo , pior que o pinheiro.

jccb

Veríssimo?!?

HAHAHAHAHA ACORDA BANANA, JA PASSA DO MEIO DIA

lucasslb1904

Se o árbitro for o Veríssimo é um roubo à descarada. Estao a dar tudo no backstage os lagartos

SCMike

https://www.zerozero.pt/opiniao/luz-es-tu-que-ganhas-este-campeonato-/2538

"Luz, és tu que ganhas este campeonato!
2025/05/06
E1
"Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto

Andámos meses a temer/concluir/ambicionar (consoante o perfil do adepto) isto, não foi? Que este campeonato se acabaria a decidir no Benfica-Sporting da penúltima jornada. E, após incontáveis emoções, aqui estamos. O dia aproxima-se.

O Sporting chegou a andar com vários pontos de avanço, o Benfica também chegou a ter dois pontos na frente e ainda agora nesta última jornada chegou a pairar pelo ar a perspectiva do Sporting chegar à Luz novamente atrás do Benfica. Mas parece que estava escrito.

Este campeonato tinha de se decidir naquele sábado às 18h da tarde. Alguns mais picuinhas dirão "mas se acabar empatado ou o Benfica só vencer por um golo de diferença, só se decide na última jornada!". Certo. Mas alguém duvida que Benfica ou Sporting desperdiçariam essa oportunidade de ouro na última jornada? Seria altamente improvável.

Sejamos claros: Se o Benfica vence, é campeão. Se o Sporting empata ou vence, é campeão.

Há já quem lhe chame o derby do século. Bom, se considerarmos que este novo século vai na sua segunda década, é possível que seja. O único que se aproxima em importância é o de 2004/2005, que ocorreu em circunstâncias praticamente iguais: se o Benfica vencesse, era praticamente campeão (como o foi), se o Sporting empatasse ou vencesse, saía com o título no bolso.

Todos os adeptos dos dois clubes com mais de 25 anos lembram-se bem da intensidade e nervoseira desse clássico e não faz sentido retirar importância histórica a ele, principalmente para os benfiquistas, que desesperavam por terminar o Vietname e a seca de 11 anos.

Aqui talvez se possa falar que isto pode dar campeão neste jogo e no estádio (ao contrário desse, que ia sempre para a última jornada) e também porque se sente que com um FC Porto na maior crise financeira, desportiva e de valores dos últimos 50 anos, Benfica ou Sporting parecem lançados para poderem pegar na hegemonia do futebol português.

Não é por acaso que os dois clubes de Lisboa já este ano decidem entre eles a Taça da Liga, o Campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça. É possível que nos próximos anos seja igual.

Haverá quem fale com os jogadores do Benfica esta semana, mas eles certamente nunca lerão esta crónica, por isso quero falar com quem lerá, os adeptos do Benfica. Principalmente os que vão ao estádio no sábado:

Meus companheiros. Meus irmãos. Vocês são filhos da águia. São herdeiros do Eusébio. Isto tem de ser nosso. Interiorizem mesmo isto. Isto tem de ser nosso. Isto vai ser nosso. O factor casa não vai ser desperdiçado. A Luz é nossa. Desde o início eles achavam que isto era tudo deles. Tinham o Amorim, tinham o Gyökeres, eram os campeões, começaram com dez vitórias consecutivas, venceram-nos em Alvalade, chegaram a andar com seis e sete pontos de avanço.

O Varandas e o Borges andam há meses a garantir aos seus adeptos que vão ser bicampeões. Andam com aquele sentimento de superioridade que nos irrita ao mesmo tempo que nos dá vontade de rir quando recordamos que andaram décadas sem ganhar nada. Nós começámos mal, saiu o Schmidt, temos as nossas muitas críticas a Rui Costa, até ao Lage ou aos jogadores. É o Benfica de sempre, já estamos habituados. Mas é assim.

Caímos, tropeçamos, mas nunca vacilámos. E quando chegar a tarde de sábado temos de ir para lá com espírito predador. Sem dúvidas. Aquele campo é nosso e vamos fazer isso muito claro a eles. Este terreno sagrado é nosso.

Nem vou à inquestionável superioridade histórica que temos em relação ao nosso rival, nem à metade nos chegam nos títulos, mas basta pensar neste ano. Demos 4-0 ao Atlético Madrid, 4-1 ao FC Porto, fomos a Turim vencer a Juventus por 2-0, chegamos a estar a dar 3-1 e 4-2 ao super Barcelona deste ano, esmagámos novamente o FC Porto no Dragão com outro 4-1.

Vencemos a Taça da Liga a este mesmo Sporting. Já eles tanta fanfarronice e ainda não ganharam nada. Perderam a Supertaça depois de estar a vencer 3-0, fizeram mais um ano mediano na Europa, como habitualmente, e tantos pontos de avanço tiveram e afinal chegam à Luz a poderem perder isto para nós. Têm uma boa equipa, muitos bons jogadores, a claque deles também os vai apoiar muito e, acima de tudo, têm uma besta na frente? Um jogador de classe mundial, o melhor do campeonato? Sim, têm. Temos de ter noção disso. É super difícil pará-lo.

Mas temos de confiar no António Silva, no Otamendi e no Trubin. E sempre que tiver a bola é assobiá-lo tanto, que o havemos de desconcentrar. Aliás, eles todos! É assobiar de forma gigantesca sempre que tiverem a bola. Quem se lembra daquele 2-1 ao Manchester United em 2005 (quando nós tinhamos o Beto e eles o Cristiano Ronaldo), sabe que esse jogo foi ganho porque passámos o jogo todo a assobiar os ingleses sempre que tinham a bola e a frustração que isso lhes deu.

Eles falaram disso no final do jogo! O Ferguson falou nisso!

Portanto. Quando eles têm a bola, é assobiar. Quando nós a temos é cantar. Olhemos para os No Name e para os Diabos e todos os cânticos que eles começarem, nós vamos atrás. Nós sabemos as letras praticamente todas. Eles começam e o estádio inteiro pega no cântico. E se eles estiverem calados ou não concordarmos com aquele cântico naquele momento, tomamos nós a iniciativa. Nem que seja o "SLB Glorioso SLB" ou o "Amo o Benfica".

Cânticos simples, mas que alastram ao estádio inteiro. E saltamos, batemos palmas, batemos com os pés, incentivamos, pressionamos o árbitro, caraças, tudo menos ficar parado. Tem de ser um ambiente diferente de todos os outros jogos. Daqueles que daqui a muitos anos ainda estamos a falar numa esplanada às 2h da manhã, com várias cervejas em cima, aos amigos.

«Pá, e o ambiente no estádio naquele Benfica-Sporting de 2025? Ainda me arrepio a pensar nisso!». Vai ser como foi aquele 3-1 ao FC Porto do André Gomes, aquele segundo golo ao Portimonense no 5-1 em 18/19 ou aquele 3-1 ao Fenerbahçe sob as asas do Cardozo. Como o estádio teve nesses momentos, mas ainda mais. Ainda mais! Muito mais!

Temos de ir todos vestidos de vermelho. E levar cachecóis e bandeiras. Temos de ter uma multidão na saída do autocarro do Seixal. Carros e motas a acompanhar o autocarro até à chegada à Luz e quando chegar à rotunda Cosme Damião... essa rotunda tem de estar a abarrotar!

Se os sportinguistas podem fazer isso, porque não podemos nós? Se todos os clubes do mundo podem fazer isso, porque não podemos nós? Nós merecemos poder receber a nossa equipa em comunhão, em apoio, em carinho, am amor. Deixem o povo abraçar aqueles jogadores! E façamos a festa nas roulotes e nas imediações do estádio, como habitual, mas desta vez entremos um bocado mais cedo no estádio.

Quando o Sporting entrar para os exercícios de aquecimento, já tem de levar um bafo da águia que os preocupa um pouco. E quando chegar a entrada das equipas...um estrondo digno dos 120.000 no antigo Inferno da Luz. Coreografia, cachecóis, bandeiras, pirotecnia, um barulho gigantesco. Tem de passar pela cabeça dos jogadores do Sporting que eh lá, isto está diferente, eles querem mesmo ser campeões, vai ser muito difícil sair daqui com o que quer que seja.

Pode nada disto acontecer? Pode. Podemos levar com um balde de água fria? Pode. Pode cair para o lado deles? Pode. Podem os nossos jogadores desiludir-nos? Pode. Mas agora temos que mergulhar de cabeça nesta mentalidade. Agora é ir com tudo.

Não há espaço para hesitações nem proteções mentais de "vou-me poupar um pouco, para depois não doer tanto". Vai doer igual, camarada. Esquece isso. Por isso, se vais à Luz neste sábado às 18 horas, vai com tudo. O momento chegou. O momento histórico chegou. Vais estar anos e anos a falar disto. Por isso, vamos acreditar. Às 20h horas do dia 10 de Maio de 2025 o nosso Benfica há-de estar campeão. Há-de estar com o seu 39º campeonato. A Luz em festa, o Marquês em festa, o país em festa, o clube do povo em festa. Se não for já no próprio dia, que seja na semana seguinte.

Eles têm vantagem porque lhes basta o empate? Não, nós é que temos a vantagem toda, porque jogamos em casa.
"

Tacuara09

Claro que iam meter o Verdissimo para a cartada final, um doente e um dos piores arbitros em Portugal.

Vai ter de ser mesmo contra tudo e todos, até estou para ver quem é o VAR.

E o presimente vai ficar caladinho com as suas faltas e faltinhas.

melanda72

Citação de: lucasslb1904 em 06 de Maio de 2025, 13:24Se o árbitro for o Veríssimo é um roubo à descarada. Estao a dar tudo no backstage os lagartos
Só falta o Tiago Martins no VAR, para ser uma tarde perfeita.

nmak


nwpt

Citação de: Hellfire94 em 06 de Maio de 2025, 13:03Estive a rever o jogo do Luisão, de 2005.

Incrível o que um gajo não se lembra, passado estes anos todos.

Primeira parte bastante mal jogada de ambas as equipas, só uma ocasião flagrante para cada lado nos primeiros 45 minutos.

Falava-se muito bem do Miguel nesta altura, mas por acaso neste jogo esteve fraco. Os comentadores estavam a falar que ele recentemente não tinha jogado, devia ter estado lesionado ou algo parecido.

O Simão tem grande oportunidade no início da segunda parte, mas depois aos 65 minutos tem uma grande falha, onde podia ter passado isolado para o Giovanni que daria golo e prefere rematar. Se não tivéssemos ganho este jogo, ainda hoje estaríamos a falar deste lance pelas piores razões.

Os melhores dos nossos parecem ter sido Quim, Luisão, Manuel Fernandes e Giovanni. Mas um gajo vê isto em 360p, pode confundir algumas cabeças.

O mais perigoso do Sporting foi Douala (quem?).

Curioso que dos 66 minutos até aos 80 e poucos o Benfica perdeu completamente o controlo de jogo para o Sporting, até ao nosso golo.

Outra curiosidade é que aos 70 min a malta começa a mandar vir e assobiar o Trappatoni para meter o Mantorras e isto dura uns 5 min, até que ele manda o gajo entrar.

A explosão do golo de Luisão é icónica. E os últimos minutos são Velha Raposa Masterclass no que toca a segurar uma vantagem.

Beto expulso por protestos de forma ridícula, igual a ele próprio aos 87 minutos.

O árbitro foi o Paraty. Para a malta que viveu os Anos 90 intensamente, o Paraty era melhor ou pior do que um Veríssimo ou um Pinheiro?
Desse jogo só me lembro de a festejar o golo do Luisão, ter "voado" até ao relvado, na altura no topo norte.
Eu e mais umas dezenas de jovens Benfiquistas ;D

Obrigado à PSP por serem uns porreiros e na altura terem apenas reencaminhado a malta para a bancada.

Pedro M.

O golo do Luisao em 2005 teria sido anulado se fosse o Verissimo a apitar.

RGouveia.SLB

Citação de: nmak em 06 de Maio de 2025, 13:33

Afixem esta merda no balneário crl

Fake. Já foi comprovado aqui há algumas horas.

Há bastante por pegar a nível de bazófia dos lagartos, desde logo o cachecol do Harder, mas o autocarro por si só é um não assunto porque nestas alturas qualquer candidato já está a alinhavar preparativos. Ainda por cima uma imagem alterada.

cristiano_1904

Citação de: RGouveia.SLB em 06 de Maio de 2025, 13:35
Citação de: nmak em 06 de Maio de 2025, 13:33

Afixem esta merda no balneário crl

Fake. Já foi comprovado aqui há algumas horas.

Há bastante por pegar a nível de bazófia dos lagartos, desde logo o cachecol do Harder, mas o autocarro por si só é um não assunto porque nestas alturas qualquer candidato já está a alinhavar preparativos. Ainda por cima uma imagem alterada.
Obviamente, parvo seria não preparar nada.

o Noruego


Pedro M.

O Caracolinhos veio colocar em causa a atitude e o empenho enorme dos jogadores do Gil Vicente em Alvalade, fazendo insinuações muito lamentáveis porque a equipa de Barcelos ainda lutava pela manutenção.

É triste.

A verdade desportiva desse indivíduo escreve-se mesmo com letras verdes.


Pablito10Aimar

Citação de: alves6 em 06 de Maio de 2025, 08:40
Citação de: Pablito10Aimar em 06 de Maio de 2025, 02:56Rapazes já que um gajo não consegue adormecer sem pensar neste jogo, daqui vai o meu desabafo.

Muito receoso para este jogo. A verdade é que está época ficou marcada por jogos históricos ou quase (aquele do Barcelona deixou-me entalado). Porto (duas vezes), Atlético e todos eles têm um elo comum: Contra-golpe. Fomos mortíferos nisso. Aliás, adiciono nesse lote o Guimarães que se viu claramente isso.

Por outro lado, jogos de dificuldade elevada, quando tínhamos que assumir as rédeas do jogo, perdemos/empatamos maior parte. Ora veremos, Feyenoord tivemos 63% de posse de bola, mas pouco criámos. Aliás, dava a sensação que quando eles iam lá à frente marcavam golo. Bolonha igual, Braga (quando perdemos em casa) idem. A verdade é que quando nos deparamos com linhas bastante juntas temos dificuldades de ligar o meio campo ao ataque.

O que nos leva para o jogo de sábado. A verdade é que o Sporting a jogar com dois resultados, dá-nos a sensação que somos nós que temos de pegar no jogo. E por muito que ache o Rui Borges um treinador mediano, o homem não é estúpido e ele sabe bem que nos falta um cérebro no meio campo que faça esse elo de ligação quando as equipas deixam o Benfica jogar no seu meio campo.

Agora, verdade seja dita, todos os jogos de grande exigência do Sporting de Rui Borges, ganhou apenas dois: Contra o Benfica (mas também era o primeiro jogo do homem) e porto para a taça da liga! Ou seja, perde com o Leipzig, empata com o Bolonha, perde (nos penalties) contra o Benfica, empata com o porto, perde com o dortmund, empata com o dortmund e empata com o Branga. Resumindo, 9J, 2V, 4E, 3D.

E é isto... A minha mente anda neste zig-zag em busca de uma resposta que me dê conforto até sábado, mas parece que não dá. Aliado a isto é a perceção que estamos perante um dos jogos mais emblemáticos da história quase centenária deste campeonato. Dê derrota ou vitória este jogo será lembrado durante anos (a não ser que dê empate).

Resta-nos a nós adeptos do Benfica fazer o nosso. Beber uns copos com os amigos, preparar a voz e (espero eu) só nos calarmos às 5 da manhã já sem ela.

Que sábado cada um dos 14 milhões de Benfiquistas vista a melhor camisola que tenha do glorioso e que não se cale até domingo.

VIVA O BENFICA
É marcar como no dragão e jogamos o jogo todo em contra-golpe

Deus te ouça! Se marcarmos cedo, estou mesmo convicto que eles ao partirem para cima de nós, ainda por cima nervosos, vamos lá à frente e espetamos mais um ou dois lá dentro.