João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

Glorificus

Sinceramente estou numa fase que me estou a marimbar para os títulos.

Muito mais que ganhar ou perder, preciso que volte o Benfica associativo, humilde e trabalhador pelo qual me apaixonei.

Fui ensinado a amar o Benfica não só pelos sucessos desportivos mas com as histórias da construção do terceiro anel, ou do discurso do Cosme Damião quando perdemos meia equipa para o Sporting.

Que hoje seja o primeiro dia da renascença do Benfica 1904 e o início do fim do Vieirismo.

JustMe

Citação de: JPSilva em 05 de Junho de 2025, 23:22
Citação de: JustMe em 05 de Junho de 2025, 23:22
Citação de: JPSilva em 05 de Junho de 2025, 23:18
Citação de: Burik em 05 de Junho de 2025, 23:17A nova alcunha do Noronha é ser populista.

Mas qual é a questão? Vilarinho também só ganhou aquela eleição porque foi populista
A questão é que ele nem sequer está a ser populista. Ser populista seria prometer uma data de coisas que sabe perfeitamente que são inalcançáveis. Populismo seria acenar com jogador A ou B, com treinador C ou D e prometer conquistas europeias e coisas do género. As palavras populista e populismo andam demasiado baratas ultimamente.

O populismo expressa-se de diferentes formas, não tem de ser necessariamente aldrabice
Isso é na sua definição lata, sabes bem a intenção com que se usa essa palavra em 99% dos casos. Se populismo significa apenas "discurso que agrada às massas", sem mais conotações pejorativas, literalmente toda a gente que se candidata a qualquer cargo ou qualquer político, director, etc. é "populista".

O discurso de JNL é agregador, não é populista.

bencross26

Amigos, acabei de receber uma notícia importante que quero partilhar convosco. Obviamente não tenho maneira de confirmar mas não sou de todo pessoa de espalhar rumores e confio na pessoa que me contou: Tenho um amigo que trabalha numa empresa de sondagens (não vou dizer qual, mas é uma das mais conhecidas) e ele contou-me que foi encomendada uma sondagem privada (ou seja, que não vai ser divulgada ao público) sobre as eleições do clube. Ele acha que terá sido por pessoas ligadas ao Rui Costa, pois não foi pedida por nenhum órgão de comunicação social e pelos valores envolvidos tem de ter sido por alguém com meios financeiros muito significativos.

A sondagem ainda está a ser realizada mas os resultados estão a ser muito pouco animadores para o Ruizinho: JNL na casa dos 60% e RC não chega aos 20%. O resto está distribuído pelos outros candidatos mas é sobretudo indecisos. A sondagem apenas contabiliza o voto de pessoas que se identificam como sócios (não há forma de confirmar se é verdade, mas é o que é), e já é tido em conta também o número de votos que cada sócio tem de acordo com a antiguidade e os novos estatutos (os inquiridos começam por responder se são sócios e há quantos anos).

Os inquiridos podem escolher entre os candidatos RC, JNL, JDM, e CC (não constam Martim Mayer ou Mauro Xavier, por exemplo). Algumas curiosidades adicionais: A sondagem demora muito mais tempo a fazer do que, por exemplo, uma sondagem para as eleições legislativas porque têm de contactar muito mais pessoas para encontrar sócios do Benfica, e por isso é muito mais cara do que uma sondagem "normal" (na casa das centenas de milhares).

A suspeita das pessoas que estão a trabalhar nesta sondagem é a de que pode servir para RC tomar uma decisão sobre a possível recandidatura.

Como disse, não estou envolvido nisto, nem percebo nada de sondagens, por isso por favor não me façam perguntas que eu não vou saber responder. Estou apenas a partilhar uma coisa que me contaram e se souber de mais alguma coisa partilho. Abraços

Iron Mask

Melhor discurso de um presidente do Benfica dos últimos 30 anos. E nem é presidente ainda.

Baron_Davis

Citação de: d10s em 05 de Junho de 2025, 18:53Esta mobilização é só a prova que ganhamos a eleição de 2020. Ninguém me tira isto da cabeça.

qual é a duvida

só chalupas e passadores de pano patéticos acham que uma mobilizaçao daquelas em contexto pandemico, dia de semana e mau tempo deu vitoria ao mentor do ruie

Cyb3rNeo

JNL podes contar com os meus votos!

Sócio há 26 anos.

sergio19azb

Se querem apelidar de populista, que seja. É apenas a CS a fazer barulho para manter tudo na mesma. Eles gostam do Benfica do RC.

SLB-Marco

Citação de: JustMe em 05 de Junho de 2025, 23:30
Citação de: JPSilva em 05 de Junho de 2025, 23:22
Citação de: JustMe em 05 de Junho de 2025, 23:22
Citação de: JPSilva em 05 de Junho de 2025, 23:18
Citação de: Burik em 05 de Junho de 2025, 23:17A nova alcunha do Noronha é ser populista.

Mas qual é a questão? Vilarinho também só ganhou aquela eleição porque foi populista
A questão é que ele nem sequer está a ser populista. Ser populista seria prometer uma data de coisas que sabe perfeitamente que são inalcançáveis. Populismo seria acenar com jogador A ou B, com treinador C ou D e prometer conquistas europeias e coisas do género. As palavras populista e populismo andam demasiado baratas ultimamente.

O populismo expressa-se de diferentes formas, não tem de ser necessariamente aldrabice
Isso é na sua definição lata, sabes bem a intenção com que se usa essa palavra em 99% dos casos. Se populismo significa apenas "discurso que agrada às massas", sem mais conotações pejorativas, literalmente toda a gente que se candidata a qualquer cargo ou qualquer político, director, etc. é "populista".

O discurso de JNL é agregador, não é populista.

Acabas por ter razão. O termo em si não é necessariamente negativo, mas quase ninguém o emprega sem ser com essa conotação.

HB

«Toda a gente tolera que eu diga o que me apetece sobre o Primeiro-ministro ou o Presidente da República, mas parece que dizer qualquer coisa sobre o Rui Costa é criminoso. A direção parece menos interessada em defender o Benfica do que em defender-se dos benfiquistas.» (Ricardo Araújo Pereira)

Baron_Davis

Archie Bunker

o rui costa nem vai fazer campanha porque sabe que quanto mais fala mais perde.
nisso tenho de lhe dar crédito, ao longo destes anos seguiu a maxima de é preferivel ficar calado e pensarem que somos idiotas do que falar e acabarem todas as duvidas.

ppfinder

Citação de: Benfiquista_ em 05 de Junho de 2025, 23:25Os nossos últimos Presidentes, com esta classe foram Jorge de Brito e João Santos.

Que saudades.

Vai ter o meu voto, mas comparações só no rescaldo do mandato.

Guardião Encarnado

Citação de: Red Eagle_90 em 05 de Junho de 2025, 23:12Curioso para saber quem vai escolher para o acompanhar.
O JNL tem um discurso que faz sonhar, tem alma, garra, um aglutinador de massas e é um líder, sendo o principal candidato contra Rui Costa por todas essas razões.
O João Diogo Manteigas teve o mérito de apresentar já ideias do que quer fazer, o que JNL ainda não fez. Espero que o JNL apresente ideias mais concretas sobre o quer fazer e quais as estratégias que tem para o Benfica. É isso que espero dele também

Nesta fase, acho que estarmos com estas coisas das ideias concretas e estratégias e afins - que certamente ambos apresentarão - é andarmos aqui em conversas redondas q não darão muito. Vale estritamente para ambos os candidatos, de igual valor "moral", Noronha e Manteigas.

O que tenho a certeza q ambos vão mostrar, e digo isto sem estar por dentro de nenhuma candidatura, é o que qualquer sócio atento e inteligente diz há larguíssimos anos, é o que o Noronha, o Servir e até o RGS fizeram em 2020 e o que o Servir fez em 2021.

Mudar tudo, tornar o clube competente, ganhador, restituir a mística, reter talento, orgulhar e respeitar os sócios, democratizar, tornar o clube transparente e respeitável novamente, afastar os compadrios que o apodrecem há anos e anos e anos.

Se é mais com medida a ou com medida b, no fundo pouco vai mudar por aí.

As pessoas que estão no terreno de ambas aa candidaturas estão habituadas a partilhar o terreno há anos, são amigas e já travaram muitas batalhas do mesmo lado da barricada (e continuam, mesmo que estejam sob bandeiras diferentes circunstancialmente).

Gostando mais de um ou do outro, não gostando tanto de um pormenor ou de outro aqui ou dali ou mais ou menos ressentidas com algumas situações, no final do dia os objectivos são os mesmos e o que vai inclinar o sentido do voto é o estilo do candidato e, claro, o barulho das luzes fruto das assimetrias financeiras que provavelmente sustentarão cada campanha.

Mas o que vimos hoje enche-nos de esperança para a mudança que tanto desejamos. Embora seja sempre fundamental ressalvar que sabemos o que está do outro lado e não deveremos nunca, por mais que nos entusiasmemos, subestimá-los.

The_Riggs

Citação de: Benfiquista_ em 05 de Junho de 2025, 23:25Os nossos últimos Presidentes, com esta classe foram Jorge de Brito e João Santos.

Que saudades.

Quando sair do clube vai ter uma bandeira no topo sul eternizada.

Acredito que vai trazer de volta o Benfica que metade ou mais deste fórum nunca viu.

Baron_Davis

Citação de: adeptoBancada em 05 de Junho de 2025, 19:38Tocou no ponto. Eleições limpas, claras, transparentes.

surreal uma candidatura em 2025 ter de exigir isso...

um clube que tinha eleiçoes livres no tempo da ditadura

sintomático