João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

Barolas

Basta perder uns segundos e pesquisar.

«Direitos TV? Se for preciso o Benfica ir contra a corrente, vai»
Noronha Lopes considera que os clubes profissionais deveriam colocar em causa o decreto-lei que determina a centralização dos direitos televisivos

Barolas

Para lá desse incidente e desta polémica mais recente, que opinião tem de Frederico Varandas? Se vier a ser presidente, como é que perspetiva a relação com o Sporting e com o presidente leonino?

— O Benfica quererá ter as melhores relações institucionais com todos os clubes e todas as entidades do futebol português. Agora, o Benfica vai respeitar quem o respeitar. E, principalmente, o Benfica tem de se dar ao respeito, assumindo uma posição de liderança naquilo que é o seu papel para transformar o futebol português. Deixe-me lhe dar dois exemplos. Tivemos um decreto-lei sobre a centralização que foi aprovado há quatro anos. Durante quatro anos ninguém fez nada sobre este assunto, e agora vamos querer fazer, aparentemente no espaço de um ano, aquilo que não foi feito em quatro. Na minha opinião, aquilo que deveria ter sido feito - e eu já o escrevi e já o disse em Assembleia Geral do Benfica -, era que estivesse a ser colocada em causa a pertinência daquele decreto-lei, quando as condições de mercado e o panorama audiovisual mudaram. E se a Liga não o faz, teria de ser o Benfica a tomar a iniciativa para o fazer. Agora, o que não aceito é que Pedro Proença venha colocar em causa a grandeza do Benfica enquanto clube e aquilo que é o seu legítimo direito de ser compensado pela posição que tem no futebol português como maior gerador de receitas, e aquele que mais contribui para o ranking internacional. E a propósito desta questão da centralização, deixe-me dizer-lhe uma coisa: comigo, se for preciso o Benfica ir contra a corrente, vai. Eu vou.

— O que significa, neste caso em concreto, ir contra a corrente?

— Significa que o Benfica não pode ser prejudicado naquilo que são as receitas que lhe são devidas, enquanto clube que mais gera e que mais contribui para o ranking, e que não pode, de maneira nenhuma, querer normalizar uma situação, nomeadamente fazendo um nivelamento por baixo daquilo que é o futebol português.  Há um problema: o futebol português, atualmente, é um mau produto. Temos de melhorar o produto, no interesse de todos. E depois de melhorarmos o produto, então vamos pensar como é que vamos distribuir as receitas desse produto. Agora, a centralização, por si só, não resolve nada. O que devíamos estar aqui a discutir era a reformulação dos quadros competitivos, a redução dos clubes na Liga, nomeadamente para evitar sobrecarga de jogos e isso permita ir longe ou ter uma melhor performance na Europa. Deveríamos estar a discutir aqui a independência do Conselho de Disciplina e do Conselho de Justiça. Deveríamos estar aqui a discutir o regime do IVA que se aplica no futebol. Que sentido é que faz que uma pessoa que vai ao futebol pague mais IVA do que uma pessoa que vai ao teatro? Não faz absolutamente nenhum. Principalmente quando o futebol é uma das poucas indústrias em Portugal que consegue ser competitiva com outras indústrias do futebol à volta do mundo. Isso não acontece praticamente com nenhumas indústrias. Há que olhar para o futebol português como um todo, há que pensá-lo com cabeça de tronco e membros, e neste processo o Benfica está disposto para contribuir. Agora, não contem com o Benfica para nivelar para baixo o futebol português e para ser prejudicado nos seus direitos, porque, mais uma vez, se for necessário, na defesa dos interesses do Benfica, ir contra a corrente daquilo que os outros pensam, vou pensar primeiro no Benfica.

— Mas isso quer dizer o quê? Que efeitos práticos são esses? É sair da centralização? Pedir o fim do decreto? Não o respeitar?

— Como já disse, o decreto-lei, hoje em dia, não faz sentido. O decreto-lei que obriga à centralização foi fruto de um certo contexto histórico, de mercado e do panorama audiovisual, que neste momento é diferente. A primeira coisa que se deveria fazer era ir falar com o Governo e pôr em causa a aplicação deste decreto-lei, neste momento. Porque se assim não for feito, aquilo que vai acontecer é que vamos procurar à pressa resolver um problema que devia ter sido resolvido há quatro. E neste momento não percebo como é que isso se vai fazer, quais é que são as regras que se vão seguir, e como é que todos podem sair a ganhar deste processo.

— Isto é uma bomba-relógio, no fundo, do futebol português?
— Não tem de ser. Agora, devemos ter a coragem para olhar para a floresta e não para uma árvore. Pensar que a centralização é a bala de prata ou a solução mágica que vai resolver os problemas do futebol português é começar a construir a casa pelo telhado. Temos de construir a casa pelas fundações, que passa por melhorar o produto. Vamos criar condições de melhor competitividade com menos equipas. Vamos reformular os quadros competitivos. Vamos deixar de ter competições como a Taça da Liga, que não fazem sentido nenhum. Vamos olhar como é que podemos criar condições para que os clubes gerem mais receitas, como por exemplo a questão do IVA. E depois disto acontecer, vamos então olhar para os critérios de distribuição. Ora, esta discussão global sobre o futebol português não está a acontecer.

— Em 2020 a FPF e a Liga tinham outros presidentes. Entretanto, foram eleitos Pedro Proença e Reinaldo Teixeira. Qual é a sua opinião sobre eles? Se fosse presidente do Benfica, teria apoiado? Se for eleito, justificarão o seu apoio? 

— Como já referi, não compreendo até hoje as razões que levaram o Benfica a apoiar Pedro Proença. E a Direção do Benfica não deu qualquer explicação para isso ter acontecido. Portanto, aquilo que, antes de mais, os benfiquistas esperam, é que sejam esclarecidos sobre as decisões tomadas, principalmente decisões que são estruturantes para o futebol português. Agora, mais uma vez, aquilo que lhe posso garantir é que comigo o Benfica será respeitado. E o Benfica ser respeitado significa, antes de mais, não ser tratado de uma forma que não tenha em conta a sua grandeza, os estádios que enche, as receitas que gera, as audiências que consegue para o futebol português.

Napster

Eu posso estar muito errado, mas a sensação que tenho é que o Manteigas terá uma votação completamente residual

OJudas

Citação de: Napster em 04 de Agosto de 2025, 18:33Eu posso estar muito errado, mas a sensação que tenho é que o Manteigas terá uma votação completamente residual

Tenho a mesma sensação, não tão residual como o Mayer e o Cristóvão,  mas ainda assim residual.

Alcaide

Desilusão. De mais a a menos. Vamos ver até final de campanha o que surgirá. Dinheiro que é bom, tesouraria nas lonas, ainda não se ouviu grande coisa sobre isso...

ISO

Citação de: Napster em 04 de Agosto de 2025, 18:33Eu posso estar muito errado, mas a sensação que tenho é que o Manteigas terá uma votação completamente residual

Não vejo porquê, não deve nada a este.

Bleach

Citação de: OJudas em 04 de Agosto de 2025, 18:53

Tenho a mesma sensação, não tão residual como o Mayer e o Cristóvão,  mas ainda assim residual.
Andam um pouco iludidos com os likes e os comentários que recebem , mas eles sabem que muitos desses são de gente do sistema a querer dividir a oposição do bem. Têm uma parte do servir o Benfica do lado deles e depois têm mais alguns apoiantes pelas capacidades que o JDM vai aparentando e o puro benfiquismo desinteressado de algo que não seja o bem do Benfica. A meu ver conseguem entre 8% a 16%... Só espero que esses  valores não impeçam de termos uma vitória á 1a volta do lado do bem , ou pelo menos uma ida á 2a volta se o gajo dos pneus voltar. É preciso visão...o JDM tem tudo para ser importante no Benfica, mas não é este o Timing...o Benfica vencerá se for o Benfica acima de tudo

Napster

Citação de: Bleach em 04 de Agosto de 2025, 19:00
Citação de: OJudas em 04 de Agosto de 2025, 18:53

Andam um pouco iludidos com os likes e os comentários que recebem , mas eles sabem que muitos desses são de gente do sistema a querer dividir a oposição do bem. Têm uma parte do servir o Benfica do lado deles e depois têm mais alguns apoiantes pelas capacidades que o JDM vai aparentando e o puro benfiquismo desinteressado de algo que não seja o bem do Benfica. A meu ver conseguem entre 8% a 16%... Só espero que esses  valores não impeçam de termos uma vitória á 1a volta do lado do bem , ou pelo menos uma ida á 2a volta se o gajo dos pneus voltar. É preciso visão...o JDM tem tudo para ser importante no Benfica, mas não é este o Timing...o Benfica vencerá se for o Benfica acima de tudo

A minha aposta é 5% ou menos... e nem é por não gostar dele. MM e CC têm 1% cada um

The_Riggs

Claro que vai. E ele próprio sabe isso. Quem estiver REALMENTE atento ao Manteigas, sabe que ele não está a jogar para as eleições de 2025, mas das de 2029 ou até ainda as posteriores. Está num posicionamento à la andré ventura, no sentido de ir crescendo a sua falange de apoio e nda mais, que fique claro.

8 a 16 % é uma loucura numas eleições que vão ter Rui Costa, Vieira e Noronha.

DD

Citação de: The_Riggs em 04 de Agosto de 2025, 20:09
Claro que vai. E ele próprio sabe isso. Quem estiver REALMENTE atento ao Manteigas, sabe que ele não está a jogar para as eleições de 2025, mas das de 2029 ou até ainda as posteriores. Está num posicionamento à la andré ventura, no sentido de ir crescendo a sua falange de apoio e nda mais, que fique claro.

O problema é se a segunda volta é entre Rui e LFV

The_Riggs

Citação de: DD em 04 de Agosto de 2025, 21:53
Citação de: The_Riggs em 04 de Agosto de 2025, 20:09

O problema é se a segunda volta é entre Rui e LFV
Não vai ser. a haver segunda volta é entre Rui Costa e JNL.

Djamb3

Alguem sabe quais as próximas ações?

O Joel do 3º anel referiu que ia voltar ao algarve, mas não existe nada atualmente.

Caralhete

Caro amigo João, Salve o Benfica por favor

Há uma carraça e um punhado de carrapatos alojados no Clube e o Benfica está a morrer aos poucos

Os sócios que tenham dois dedos de testa quando votarem senão o Benfica acaba

Bertolucci Kasparov

Citação de: Alcaide em 04 de Agosto de 2025, 18:54Desilusão. De mais a a menos. Vamos ver até final de campanha o que surgirá. Dinheiro que é bom, tesouraria nas lonas, ainda não se ouviu grande coisa sobre isso...

Mas alguém sabe como está a real situação financeira do clube sem uma auditoria?

Pedro Nunes 28

Citação de: Bertolucci Kasparov em 05 de Agosto de 2025, 11:42
Citação de: Alcaide em 04 de Agosto de 2025, 18:54Desilusão. De mais a a menos. Vamos ver até final de campanha o que surgirá. Dinheiro que é bom, tesouraria nas lonas, ainda não se ouviu grande coisa sobre isso...

Mas alguém sabe como está a real situação financeira do clube sem uma auditoria?
Eu tenho o feeling que o buraco será bem maior do que aquele que o Vilas Boas encontrou nos porcos!