Eleições 2025

MBACANO

Acho que eles estão propositadamente a criar uma questão dúbia, para poder haver por onde pegar.

Segundo o comunicado do SoB, os novos estatutos só entram em vigor quando forem marcadas as eleições, coisa que está difícil de acontecer. Tanta preocupação com os sócios poderem todos votar, mas definir oficialmente e de vez a data das eleições é que está difícil.

Por isso estão a fazer o RÉ meio que com base nos estatutos antigos para terem desculpa para algumas das medidas apresentadas

xico17

Por mim, as eleições eram feitas com uma votação no Facebook e ficava despachado.

Pedro Nunes 28

Também estou a achar piada ao facto de nenhum orgão de CS (RTP, SIC e TVI) promover um debate entre as diferentes candidaturas ! Porque será ?

BENFIKA

Citação de: Pedro Nunes 28 em 04 de Setembro de 2025, 08:30Também estou a achar piada ao facto de nenhum orgão de CS (RTP, SIC e TVI) promover um debate entre as diferentes candidaturas ! Porque será ?

Parece-me óbvio que o vão fazer, provavelmente só entre os nomes mais conhecidos, mas irão fazê-lo porque isso dá muita audiência.
Mas será algo mais próximo das eleições imagino eu.

Pedro Nunes 28

Citação de: BENFIKA em 04 de Setembro de 2025, 08:31
Citação de: Pedro Nunes 28 em 04 de Setembro de 2025, 08:30Também estou a achar piada ao facto de nenhum orgão de CS (RTP, SIC e TVI) promover um debate entre as diferentes candidaturas ! Porque será ?

Parece-me óbvio que o vão fazer, provavelmente só entre os nomes mais conhecidos, mas irão fazê-lo porque isso dá muita audiência.
Mas será algo mais próximo das eleições imagino eu.
Assim espero !

MBACANO

Outra coisa que me está a fazer confusão.

Imaginemos que havia mesmo o VÊ para os sócios residentes no estrangeiro.

A distribuição de votos pelas várias urnas físicas espalhadas pelos vários locais de voto presencial em Portugal iriam todas ter uma distribuição de votos muito homogénea, é assim que funcionam até as sondagens. Tendo um número alto o suficiente de amostra e o resultado tende para o resultado total.

Como iriam fazer para aldrabar com o VÊ?

De repente iriam votar todos os sócios no estrangeiro e de uma participação de 15% passavam a 40% dos votos?

E nessa amostragem o RC ganhava com 80% ou mais?

Eles estão desesperados e agarrados por um fio! Agarram-se ao que podem e depois logo se vê...

Não facilitar é apertar com eles até ao fim!

Voto físico e mais nada!

fei_zé_deus

Têm noção do masterplan que está a ser montado?! Resumindo:

- Fazer proposta ilegal e/ou inaceitável (intencional).
- Quem quiser apresentar alternativas só o pode fazer 15 dias antes das eleições (para que não haja tempo de acertar logística, etc.)
- Marcar AG para votar a proposta ilegal/inaceitável.
- Se for chumbada (óbvio), vigoram os regulamentos de 2021 (voto electrónico, urnas no Yaris, etc.)

Meus amigos, isto faria Escobar, Salazar, Stalin, qualquer um corar! Pena que não usem esta arte e engenho nas suas funções ao serviço do SLB.

BENFIKA

Com um PMAG de boa fé, era permitido aos sócios propor alterações para seres discutidas na AG e aí sim era votado o RE que ia a eleições.

Neste momento já se percebeu que a intenção é apenas ir a eleições com o RE de 2021.

Mas o voto eletrónico não terão.

Benfiquista1998

Curioso para ver os debates entre os candidatos

BENFIKA

Citação de: Benfiquista1998 em 04 de Setembro de 2025, 08:45Curioso para ver os debates entre os candidatos

Curioso para ver quem aceita debater

L0W

Citação de: xico17 em 04 de Setembro de 2025, 08:28Por mim, as eleições eram feitas com uma votação no Facebook e ficava despachado.
o deprimente é que, bem feito, seria ainda assim mais fiável do que um voto electrónico conduzido por esta direção.

Ramiro Lopes

Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 23:02
Citação de: Mattamouros em 03 de Setembro de 2025, 22:16
Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 21:51
Citação de: _1962_ em 03 de Setembro de 2025, 21:46
Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 21:38
Citação de: Kyoto em 03 de Setembro de 2025, 19:32
Citação de: _1962_ em 03 de Setembro de 2025, 19:30
Citação de: apmo em 03 de Setembro de 2025, 17:02Tudo contra o voto electrónico... Mas então como vota a malta que está no estrangeiro (como eu)?

Como é que votaste nas outras eleições, 2020 e 2021? Tiveste de te dirigir a algum lugar e votar?

É uma pergunta sincera, gostava de saber como era exatamente o método que estava em vigor nas eleições de 2020 e 2021 para os votantes no estrangeiro.
Voto na net atraves do site.

Sim, mas com um código único que recebi umas semanas antes por correio postal.

Logo à partida três problemas:

- Podias perfeitamente ser identificado, porque o teu código unico estava associado ao teu número de sócio/morada, logo nada te assegurava que o teu voto seria secreto. 

- Nada te assegura que o teu voto corresponde ao voto que realmente entrou depois para as contas finais. Podes perfeitamente ter votado A e depois entrou no sistema como um voto em B.

- É impossível fazer qualquer tipo de recontagem para confirmar seja o que for. O que a máquina disser é lei.

Concordo com os pontos 2 e 3.
Relativamente ao primeiro, apesar de estar totalmente de acordo, deixa-me dizer-te que os emigrantes quando votam para as legislativas são obrigados a juntar uma cópia do Cartão de Cidadão ao boletim de voto.
Por isso lá se vai a confidencialidade...

Estás completamente enganado.

Vai um envelope com o voto lá dentro.

E depois vai um segundo envelope, que tem o primeiro (o do voto) e tem a cópia do CC.

Quando o boletim chega, abrem, tiram a copia do cc, e dão check nos cadernos eleitorais para ver se está válido.
Mandam a cópia do cc fora, e passa para outro 'monte' onde estão os envelopes já validados e só com os votos.
Depois esse monte é aberto e os votos são contados.

Nunca sabem quem votou em quem.

O que é que costuma acontecer? Um monte de anormais que não sabe ler instruções básicas manda a copia do cc no boletim de voto. Manda o voto no boletim do cc. Manda o próprio cc.. (aconteceu o ano passado).

E depois temos um porradão de votos invalidados porque não estão de acordo com o procedimento.
Ninguém sabe quem votou em quem. Ponto.
Se as coisas não estiverem feitas assim, o voto é considerado nulo. Ponto.

Mas também verdade seja dita, se não sabem ler 2 linhas de instruções, também não devem ter lá grande discernimento para poderem votar em consciência, ainda bem que o voto vai com o caralho.

Eu conheço bem o processo, já voto assim (e de forma válida e correcta) há muitos anos. E sei bem que o CC e o boletim seguem no mesmo envio postal, mas em envelopes diferentes (um dentro do outro).
O que quis dizer foi que também neste caso é possível violar o princípio da confidencialidade. Não me acredito que o façam, mas seria possível.
Não é exclusivo do processo electrónico.
Nunca votei no estrangeiro nem nunca li sobre isso.

Mas só há uma forma do sistema funcionar: os envelopes chegam intactos às mesas de voto onde estão várias pessoas das listas (como acontece presencialmente), o primeiro envelope é aberto para registar a pessoa que votou e o envelope com o voto é colocado numa urna juntamente com os outros votos. No final de registarem as pessoas todas, contam os votos.

Se não for isto, será algo muito idêntico que não pode violar o direito à confidencialidade, da mesma maneira que acontece no voto presencial.

Iron Mask

Estão a tentar orquestrar golpada.

Bethoven

Infelizmente, como eu refiro á muito tempo, isto não vai lá com um ato democrático. Está tudo demasiado controlado, viciado, há demasiados interesses instalados.

Tem de acontecer um "Alcochete" ou uma Assembleia de porrada como os porcos...tem de ser algo drástico.

Muito gostava de me enganar.

Semper_SLB

Nunca podíamos esperar honestidade e transparência e sentido de serviço ao clube de quem nunca o demonstrou no dia a dia.

Que JNL vai ganhar eu tenho poucas dúvidas. Que seja eleito presidente tenho infelizmente mais dúvidas neste momento.

Mas cabe-nos dar mais voz a esta revolta e pressionar para que os estatutos que foram aprovados sejam implementados e que tenhamos pela primeira vez desde há muito tempo eleições transparentes.