João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

Surfada

Citação de: ramasr em 26 de Setembro de 2025, 12:15
Citação de: Surfada em 26 de Setembro de 2025, 12:06
Citação de: The_Riggs em 26 de Setembro de 2025, 11:55
Citação de: Surfada em 26 de Setembro de 2025, 11:49
Citação de: The_Riggs em 26 de Setembro de 2025, 11:47
Citação de: Zulmira Ferreira em 26 de Setembro de 2025, 11:44Se o JNL conseguir pôr-nos na Euroliga de basquetebol é um feito de uma dimensão imensurável. Mas não acredito, são valores de outra dimensão. Ou investimos a fundo perdido ou arranjamos patrocinadores que banquem a aventura, o que não vejo acontecer.
Com o Carlos Barroca nada é impossível. Vai haver jogadores e treinadores ao alcance só porque ele cá está,

Chamas-me mentiroso porque digo que não apresenta o seu programa para as Modalidedes nos espaços de comunicação alternativo (que é a pura e simplesmente a verdade) e depois vens com uma tirada alucinada destas.

Tu é que realmente estás apresentado
Espaços alternativos ? Mas o twitter e o instagram são o quê ? O site noronhalopes2025.pt é o quê?  É generalista junto com a RTP e SIC ?
És um mentiroso sim.

Os podcasts são meros programas de entretenimento conduzido por bananas em 90 % deles. Ele devia falar de modalidades nos 40 minutos que o careca vieirista do Benfica independente fez perguntas de retardado sobre o voto eletrónico e de como 180 mil pessoas iriam ficar sem votar ?

" não não, desculpe, vou ignorar a sua questão, para dizerem que fujo a perguntas e vou aqui falar durante 45 minutos sem me interromperem sobre andebol feminino."

É com cada um lel

Apresenta modelo de financiamento, apresenta modelo de gestão, apresenta funcionamento da estrutura, apresenta objetivos ... " ignora as modalidades"

LUL

Não te ia responder porque já percebi que fazes parte do clube das cheerleaders excitadas e discutir contigo não vai servir para aprender nada.

De qualquer forma, quando te interrogas do porquê do Olympiakos ou Panathinaikos estarem presentes numa Euroliga e equiparas ao Benfica no Basquetebol, revelas apenas um desconhecimento profundo da modalidade.

Mas tendo em conta que insistes em apelidar-me de mentiroso, respondo-te novamente.
Estou simplesmente a partilhar que o JNL não tem falado nos espaços de comunicação alternativos, como podcasts/youtube,etc sobre as Modalidades. Não é uma mentira é uma verdade.

Mesmo acreditando que apesar de estares a ser obtuso, consegues compreender que apresentar as ideias num debate/conversa é diferente de apresentar as propostas com um post nas Redes Sociais ou no site da Campanha.
Ainda para mais para o candidato que tem claras dificuldades em explicar-se e em aprofundar temas, diria que é fundamental tocar na diferentes dimensões do Benfica. 

Posso refutar as tuas opiniões, com todo o respeito?

Em relação à comunicação do Noronha é impossível liderares equipas de sucesso em multinacionais sem ter qualidade ao nível da comunicação, portanto creio ser mais uma tremenda falsa questão que vai sendo repetida sem qualquer fundamento.

Aqui tens um bom ponto, concordo contigo. Ou seja, ser responsável em diversas posições de liderença de uma das maiores empresas do mundo invariavelmente é fundamental ter uma boa comunicação.

Agora temos que concordar que em vários takes recentes (e eu ainda vi alguns), houve uma clara dificuldade em articular o seu pensamento e aprofundar as suas ideias. Pode ser nervosismo e dou-lhe o desconto. Mas não deixo de exigir que aborde temas variados também para comprovar que os domina (independentemente das dificuldades em comunicá-los).

_Huji_Slb

xico17

Citação de: Surfada em 26 de Setembro de 2025, 11:06Da mesma forma que fiz uma avaliação geral do mandato do Rui Costa, vou procurar replicar a mesma ideia para a candidatura do Noronha Lopes.

Antes de mais partilhar que é um figura que não me atrai, principalmente pela sua comunicação e postura que me parece atabalhoada e algo desajusta ao que espero de um Presidente do Sport Lisboa e Benfica. De qualquer forma, tendo em conta que o seu concorrente directo é um herdeiro e participante de uma das lideranças mais corruptas, sujas e destrutivas que o Benfica teve, vai ser provavelmente o detentor do meu voto.

Considerando os pontos positivos do Noronha Lopes:

--> Recordo-me de na primeira candidatura contra o LFV, deter um programa eleitoral super detalhado com pontos muito interessantes em vários dominios. Ficou a ideia que estava bem acompanhado e que acima de tudo tinha uma estratégia para o clube.

--> Ao contrário de muitos, acho que a experiência corporativa ainda por cima assumindo responsabilidades de board numa das maiores empresas do mundo é extremamente positiva. E aliado a essa experiência, existe claramente um know.how que pode ser utilizado na restruturação da forma como o Benfica encara temáticas como o Merchandising, Marketing e Marca Benfica, Digital, Licenciamentos, entre outros que fica a ideia que é onde o Noronha tem um plano mais vincado e ganhador.

--> Fica igualmente a ideia que existe uma maior proximidade ao adepto comum e isso pode reflectir-se em medidas como a redução dos preços ao público e RedPass, algo que ele já comentou.´

--> Gostei igualmente da ideia de desenhar um calendário de execuções das propostas do seu programa, parece-me uma medida muito interessante e impulsionadora da transparência da gestão

Em contrapartida, existem alguns pontos negativos que me deixa apreensivo sobre a sua possivel liderança:

--> Sinceramente não vejo o Nuno Gomes e o Vitor Paneira como figuras disruptivas e capazes de elevar a eficiência estratégica do Futebol do Benfica.

--> Acho que tem assumido uma postura bastante populista e pouco construtiva, o que na posição de principal opositor pode ser normalizada, mas é algo que desgosto. Por exemplo, a critica ao Benfica District, a ideia de total inflexibilidade para negociar os direitos televisivos, assumindo uma posição de eucalipto futebolístico que desrespeita o Futebol Português.

--> Em paralelo, acaba por verbalizar banalidades sem sustento, como por exemplo, "Fiz uma visita aos EUA e já tenho um partner para impulsionar o Merchadising do Benfica"; "Já tenho uma ideia de como alavancar a BTV, sendo que tenho já uma possivel pareceria com entidade X que depois não divulga"   

--> Entre a banalidade das propostas que apresenta, está o Portal da Transparência que já existe por exemplo no relatório de contas e que numa fase da liderança anterior já era comunicada inclusive na BTV. De qualquer forma, valorizo sempre que seja esmiuçado as operações do clube.

--> Do ponto de vista financeiro, assusta frases como "Passivo derivado de vendas a outros Clubes, significa que estamos a comrpar mal", algo perfeitamente natural e parte estruturante do funcionamento de um clube desportivo.

--> Centraliza o seu discurso apenas para o Futebol, já ouvi várias entrevistas e em todas elas, as Modalidades são completamente ignoradas. Não esquecer que o Benfica é um clube eclético de interesse público e com obrigação de apresentar uma plano claro para o desenvolvimento das diferentes modalidades.

--> No Fundo, fica a ideia que o seu programa está centralizado na discussão dos Direitos Televisivos, Voto Eletrónico, Merchandising, Má Gestão e Criticas à liderança do Rui Costa e pouco mais. Sinto que ao contrário da última candidatura, parece que se encontra mal preparado e com uma atitude muito pouco construtiva e disruptiva que é o que o clube precisa. 

Concluir simplesmente para partilhar que me mantenho bastante indeciso entre candidaturas, sendo que o Noronha Lopes a ser meu voto, será apenas por ser alternativa.

Vou começar por aplicar a minha lógica sobre os candidatos atualmente apresentados. Não está diretamente relacionado com o teu comentário, mas aproveito para fazer o exercício, se me permites.

Cristóvão Carvalho fica apresentado com medidas de investimentos de 400M, vai trazer o Klopp, ele é que ainda não sabe, e que vai ser Campeão Europeu. Nem vale a pena perder tempo aqui.

Martim Mayer praticamente apresenta como medida a meritocracia e bónus monetários por objetivos cumpridos, como se isto fosse algo que não existisse há décadas. É uma mão cheia de nada, mas diz estar a preparar a candidatura há 13 anos. Já acusou Noronha de lhe roubar medidas, coisas básicas como uma estrutura normal e comum em clubes de topo. O único ponto positivo que tem é ter António Simões como mandatário da candidatura, mas depois percebe-se que afinal é por ser amigo de longa data da família e por ter andado com o Martim ao colo. Se calhar até já está arrependido, principalmente após vídeos da campanha com muita falta de classe a atacar Noronha Lopes, a única candidatura que ataca realmente.

Luís Filipe Vieira é o homem do betão, de promessas vazias, e todos sabemos ao que vem. Quer é comissões e distribuir dinheiro pelo grupinho de amigos. Relembro que admitiu ao Ministério Público ter sido colocado no Benfica a mando do BES. De Benfiquista não tem nada, como comprova o número de sócio que falsificou e o facto de ser sócio dos rivais. Nem sei para que me dou ao trabalho de estar a comentar esta peça. Podia estar aqui o dia todo a nomear razões para que se ponha longe do Benfica.

Rui Costa passou 13 anos no Benfica como administrador, não procurou educar-se para melhor servir o clube, esteve sempre "à sombra da bananeira", e agora admite que não estava preparado. Manteve quase toda a direção anterior porque sabia lá ele como juntar uma equipa competente. O único que trouxe por ser amigo pessoal, bateu com a porta por questionar o que estava errado e por não considerar haver liderança no clube. Colocou uns LEDs e um sistema de som porreiros no estádio. Fora isso foi um mandato miserável.
Desportivamente, piorou praticamente todas as modalidades, mesmo aquelas que eram imparáveis, e a sua solução passa sempre por atirar mais dinheiro aos problemas. No futebol, começou bem e parecia saber o que estava a fazer. Afinal, a compra do Enzo acabou por ser uma sorte, e o treinador alemão tinha sido sugerido pelo agente. Nessa época éramos a melhor equipa da Europa, a par do Nápoles, e havia aspirações de fazer uma gracinha na Europa, um sentimento que não existia no Benfica há décadas. O que fez Rui Costa? Não só não segura o motor da equipa no mercado de Inverno, como o vende no último dia de mercado sem trazer substituto. Que imagem passa para o treinador e plantel? Sentindo depois, insatisfação do treinador que estava a ganhar tudo, renova um contrato que tinha mais dois anos, aumentando o salário de forma estapafúrdia, e assim destruiu um mandato inteiro. Mais tarde quando precisou de o despedir, depois de ter continuado a vender e a emprestar os melhores da equipa, não teve coragem porque seria admitir um erro e teria de pagar uma indemnização absurda. Claro que acabou por o fazer na mesma, após se tornar insustentável, mas já depois de ter preparado a época com o alemão. Contrata Lage no dia seguinte ao fecho do mercado. Passa a época a correr atrás do prejuízo. Chega ao fim a disputar o título porque Amorim saiu e João Pereira perdeu uma catrefada de pontos. Mas chega-se ao dia de ontem e vemos o presidente a vangloriar-se por ter lutado até ao fim pelo título. Agora comete o mesmo erro que no ano passado, mantendo o Lage até se tornar insustentável porque surgiu a oportunidade de voltar a atirar dinheiro para os problemas e ir buscar o maior trunfo eleitoral de que se conseguiu lembrar. Rui Costa começou muito bem, sem saber como, e depois foi um descida confrangedora até chegarmos ao estado miserável que estamos agora.

Sobra-nos dois.

João Diogo Manteigas e João Noronha Lopes têm ambos, a meu ver, capacidade de presidir o Benfica. Apresentam ambos excelentes programas e equipas competentes, apesar de aqui dar vantagem ao Noronha. A diferença principal está na postura de ambos. O primeiro é mais arrogante mas tem uma comunicação muito melhor, e o segundo é mais ponderado e experiente, mas nota-se uma comunicação mais difícil, apesar de estar a melhorar. Acredito ser causado pelo facto de ter trabalho muito no estrangeiro, estando muito em contacto com outras línguas. Falo por experiência própria, que sinto muitas vezes o raciocínio afectado por pensar em mais que um língua em simultâneo.

Agora os teus pontos negativos sobre Noronha:

Citação--> Sinceramente não vejo o Nuno Gomes e o Vitor Paneira como figuras disruptivas e capazes de elevar a eficiência estratégica do Futebol do Benfica.

Nuno Gomes saiu do Benfica e foi-se formar, tirando cursos na área de gestão desportiva, e já tendo trabalho com a Liga, UEFA e FIFA.
Vitor Paneira irá assumir o cargo actualmente de Simão Sabrosa, e anteriormente de Luisão. Tem experiência de banco como treinador, que diria ser muito acima dos antecessores, e sabemos bem que a principal função será passar a mística Benfiquista dentro do balneário. Para isso, não currículo melhor que o de Paneira.

Citação--> Acho que tem assumido uma postura bastante populista e pouco construtiva, o que na posição de principal opositor pode ser normalizada, mas é algo que desgosto. Por exemplo, a critica ao Benfica District, a ideia de total inflexibilidade para negociar os direitos televisivos, assumindo uma posição de eucalipto futebolístico que desrespeita o Futebol Português.

A postura, mais ou menos populista, é da opinião de cada um. Agora, temos de perceber o contexto atual: está em campanha, contra uma máquina de propaganda sufocante, e tem do outro lado um presidente a servir-se dos meus do clube para o atacar.
Em relação à Benfica District, questionou aquilo que estava à vista de todos: era um esboço. A própria vereadora da Câmara de Lisboa disse ser uma idéia de projecto, e não um projecto como tinha sido apresentado. Tem um shopping ao lado do maior shopping do país, mas diz-se um projeto sustentável. Noronha critica também não ter sido algo apresentado aos sócios. Jaime Antunes era o vice-presidente das infraestruturas e disse nunca ter ouvido falar do projeto.
Quanto aos direitos televisivos, todos os candidatos (incluído Rui Costa) têm-se mostrado inflexíveis quando ao facto do Benfica poder ficar a perder dinheiro. O projecto foi apresentado ao governo como uma Liga que valeria 300M, logo todos os clubes ficariam a ganhar. Este valor é irreal, logo o Benfica será o maior prejudicado, diminuindo a diferença para os rivais diretos, o verdadeiro objetivo.

Citação--> Em paralelo, acaba por verbalizar banalidades sem sustento, como por exemplo, "Fiz uma visita aos EUA e já tenho um partner para impulsionar o Merchadising do Benfica"; "Já tenho uma ideia de como alavancar a BTV, sendo que tenho já uma possivel pareceria com entidade X que depois não divulga" 

Esteve nos EUA com um diretor dos Miami Heat para discutir métodos usados na NBA para divulgação e criação de conteúdos. Diz querer desenvolver conteúdos com a BTV e já falou em possível parceria com a Netflix/Amazon Prime.

Citação--> Entre a banalidade das propostas que apresenta, está o Portal da Transparência que já existe por exemplo no relatório de contas e que numa fase da liderança anterior já era comunicada inclusive na BTV. De qualquer forma, valorizo sempre que seja esmiuçado as operações do clube.

O portal da transparência é para divulgar os valores gastos nas modalidades, para poder ser escrutinado pelos sócios e estes conseguirem pedir responsabilidades em projetos que não correm bem, e que vai ter uma secção com as promessas eleitorais da direção, onde irá actualizando conforme sejam cumpridas, para que no fim do mandato seja mais fácil para os sócios avaliarem a sua prestação.

Citação--> Do ponto de vista financeiro, assusta frases como "Passivo derivado de vendas a outros Clubes, significa que estamos a comrpar mal", algo perfeitamente natural e parte estruturante do funcionamento de um clube desportivo.

As transferências com Rui Costa têm tido prazos de pagamento demasiado longos, prejudicando o clube a longo prazo. Basicamente, está-se a empurrar com a barriga pagamentos de jogadores nada baratos. Depois, esses jogadores não têm demonstrado qualidade suficiente para jogar no Benfica, muitos não tendo o aval do scouting sequer, ou têm sido comprados demasiado tarde (logo, mais caros), quando o scouting deveria ter antecipado a possibilidade de negócio mais cedo.

Citação--> Centraliza o seu discurso apenas para o Futebol, já ouvi várias entrevistas e em todas elas, as Modalidades são completamente ignoradas. Não esquecer que o Benfica é um clube eclético de interesse público e com obrigação de apresentar uma plano claro para o desenvolvimento das diferentes modalidades.

Já te foi respondido. Em todas as entrevistas ele quer falar das modalidades, mas ninguém lhe pergunta ou dão tempo. É comum ver Noronha a terminar as entrevistas a dizer que gostaria de mais tempo para falar nas modalidades. Apresentou o programa e vice-presidente esta semana.

Peço desculpa pelo extensivo texto, mas entusiasmei-me, e já estava para a abordar as diversas candidaturas a algum tempo. Provavelmente vou aprofundar mais tarde.

A quem leu tudo, obrigado pela paciência.

The_Riggs

Citação de: xico17 em 26 de Setembro de 2025, 12:40
Citação de: Surfada em 26 de Setembro de 2025, 11:06Da mesma forma que fiz uma avaliação geral do mandato do Rui Costa, vou procurar replicar a mesma ideia para a candidatura do Noronha Lopes.

Antes de mais partilhar que é um figura que não me atrai, principalmente pela sua comunicação e postura que me parece atabalhoada e algo desajusta ao que espero de um Presidente do Sport Lisboa e Benfica. De qualquer forma, tendo em conta que o seu concorrente directo é um herdeiro e participante de uma das lideranças mais corruptas, sujas e destrutivas que o Benfica teve, vai ser provavelmente o detentor do meu voto.

--> Recordo-me de na primeira candidatura contra o LFV, deter um programa eleitoral super detalhado com pontos muito interessantes em vários dominios. Ficou a ideia que estava bem acompanhado e que acima de tudo tinha uma estratégia para o clube.

--> Ao contrário de muitos, acho que a experiência corporativa ainda por cima assumindo responsabilidades de board numa das maiores empresas do mundo é extremamente positiva. E aliado a essa experiência, existe claramente um know.how que pode ser utilizado na restruturação da forma como o Benfica encara temáticas como o Merchandising, Marketing e Marca Benfica, Digital, Licenciamentos, entre outros que fica a ideia que é onde o Noronha tem um plano mais vincado e ganhador.

--> Fica igualmente a ideia que existe uma maior proximidade ao adepto comum e isso pode reflectir-se em medidas como a redução dos preços ao público e RedPass, algo que ele já comentou.´

--> Gostei igualmente da ideia de desenhar um calendário de execuções das propostas do seu programa, parece-me uma medida muito interessante e impulsionadora da transparência da gestão

Em contrapartida, existem alguns pontos negativos que me deixa apreensivo sobre a sua possivel liderança:

--> Sinceramente não vejo o Nuno Gomes e o Vitor Paneira como figuras disruptivas e capazes de elevar a eficiência estratégica do Futebol do Benfica.

--> Acho que tem assumido uma postura bastante populista e pouco construtiva, o que na posição de principal opositor pode ser normalizada, mas é algo que desgosto. Por exemplo, a critica ao Benfica District, a ideia de total inflexibilidade para negociar os direitos televisivos, assumindo uma posição de eucalipto futebolístico que desrespeita o Futebol Português.

--> Em paralelo, acaba por verbalizar banalidades sem sustento, como por exemplo, "Fiz uma visita aos EUA e já tenho um partner para impulsionar o Merchadising do Benfica"; "Já tenho uma ideia de como alavancar a BTV, sendo que tenho já uma possivel pareceria com entidade X que depois não divulga"   

--> Entre a banalidade das propostas que apresenta, está o Portal da Transparência que já existe por exemplo no relatório de contas e que numa fase da liderança anterior já era comunicada inclusive na BTV. De qualquer forma, valorizo sempre que seja esmiuçado as operações do clube.

--> Do ponto de vista financeiro, assusta frases como "Passivo derivado de vendas a outros Clubes, significa que estamos a comrpar mal", algo perfeitamente natural e parte estruturante do funcionamento de um clube desportivo.

--> Centraliza o seu discurso apenas para o Futebol, já ouvi várias entrevistas e em todas elas, as Modalidades são completamente ignoradas. Não esquecer que o Benfica é um clube eclético de interesse público e com obrigação de apresentar uma plano claro para o desenvolvimento das diferentes modalidades.

--> No Fundo, fica a ideia que o seu programa está centralizado na discussão dos Direitos Televisivos, Voto Eletrónico, Merchandising, Má Gestão e Criticas à liderança do Rui Costa e pouco mais. Sinto que ao contrário da última candidatura, parece que se encontra mal preparado e com uma atitude muito pouco construtiva e disruptiva que é o que o clube precisa. 

Concluir simplesmente para partilhar que me mantenho bastante indeciso entre candidaturas, sendo que o Noronha Lopes a ser meu voto, será apenas por ser alternativa.

Vou começar por aplicar a minha lógica sobre os candidatos atualmente apresentados. Não está diretamente relacionado com o teu comentário, mas aproveito para fazer o exercício, se me permites.

Cristóvão Carvalho fica apresentado com medidas de investimentos de 400M, vai trazer o Klopp, ele é que ainda não sabe, e que vai ser Campeão Europeu. Nem vale a pena perder tempo aqui.

Martim Mayer praticamente apresenta como medida a meritocracia e bónus monetários por objetivos compridos, como se isto fosse algo que não existisse há décadas. É uma mão cheia de nada, mas diz estar a preparar a candidatura há 13 anos. Já acusou Noronha de lhe roubar medidas, coisas básicas como uma estrutura normal e comum em clubes de topo. O único ponto positivo que tem é ter António Simões como mandatário da candidatura, mas depois percebe-se que afinal é por ser amigo de longa data da família e por ter andado com o Martim ao colo. Se calhar até já está arrependido, principalmente após vídeos da campanha com muita falta de classe a atacar Noronha Lopes, a única candidatura que ataca realmente.

Luís Filipe Vieira é o homem do betão, de promessas vazias, e todos sabemos ao que vem. Quer é comissões e distribuir dinheiro pelo grupinho de amigos. Relembro que admitiu ao Ministério Público ter sido colocado no Benfica a mando do BES. De Benfiquista não tem nada, como comprova o número de sócio que falsificou e o facto de ser sócio dos rivais. Nem sei para que me dou ao trabalho de estar a comentar esta peça. Podia estar aqui o dia todo a nomear razões para que se ponha longe do Benfica.

Rui Costa passou 13 anos no Benfica como administrador, não procurou educar-se para melhor servir o clube, esteve sempre "à sombra da bananeira", e agora admite que não estava preparado. Manteve quase toda a direção anterior porque sabia lá ele como juntar uma equipa competente. O único que trouxe por ser amigo pessoal, bateu com a porta por questionar o que estava errado e por não considerar haver liderança no clube. Colocou uns LEDs e um sistema de som porreiros no estádio. Fora isso foi um mandato miserável.
Desportivamente, piorou praticamente todas as modalidades, mesmo aquelas que eram imparáveis, e a sua solução passa sempre por atirar mais dinheiro aos problemas. No futebol, começou bem e parecia saber o que estava a fazer. Afinal, a compra do Enzo acabou por ser uma sorte, e o treinador alemão tinha sido sugerido pelo agente. Nessa época éramos a melhor equipa da Europa, a par do Nápoles, e havia aspirações de fazer uma gracinha na Europa, um sentimento que não existia no Benfica há décadas. O que fez Rui Costa? Não só não segura o motor da equipa no mercado de Inverno, como o vende no último dia de mercado sem trazer substituto. Que imagem passa para o treinador e plantel? Sentindo depois, insatisfação do treinador que estava a ganhar tudo, renova um contrato que tinha mais dois anos, aumentando o salário de forma estapafúrdia, e assim destruiu um mandato inteiro. Mais tarde quando precisou de o despedir, depois de ter continuado a vender e a emprestar os melhores da equipa, não teve coragem porque seria admitir um erro e teria de pagar uma indemnização absurda. Claro que acabou por o fazer na mesma, após se tornar insustentável, mas já depois de ter preparado a época com o alemão. Contrata Lage no dia seguinte ao fecho do mercado. Passa a época a correr atrás do prejuízo. Chega ao fim a disputar o título porque Amorim saiu e João Pereira perdeu uma catrefada de pontos. Mas chega-se ao dia de ontem e vemos o presidente a vangloriar-se por ter lutado até ao fim pelo título. Agora comete o mesmo erro que no ano passado, mantendo o Lage até se tornar insustentável porque surgiu a oportunidade de voltar a atirar dinheiro para os problemas e ir buscar o maior trunfo eleitoral de que se conseguiu lembrar. Rui Costa começou muito bem, sem saber como, e depois foi um descida confrangedora até chegarmos ao estado miserável que estamos agora.

Sobra-nos dois.

João Diogo Manteigas e João Noronha Lopes têm ambos, a meu ver, capacidade de presidir o Benfica. Apresentam ambos excelentes programas e equipas competentes, apesar de aqui dar vantagem ao Noronha. A diferença principal está na postura de ambos. O primeiro é mais arrogante mas tem uma comunicação muito melhor, e o segundo é mais ponderado e experiente, mas nota-se uma comunicação mais difícil, apesar de estar a melhorar. Acredito ser causado pelo facto de ter trabalho muito no estrangeiro, estando muito em contacto com outras línguas. Falo por experiência própria, que sinto muitas vezes o raciocínio afectado por pensar em mais que um língua em simultâneo.

Citação--> Sinceramente não vejo o Nuno Gomes e o Vitor Paneira como figuras disruptivas e capazes de elevar a eficiência estratégica do Futebol do Benfica.

Nuno Gomes saiu do Benfica e foi-se formar, tirando cursos na área de gestão desportiva, e já tendo trabalho com a Liga, UEFA e FIFA.
Vitor Paneira irá assumir o cargo actualmente de Simão Sabrosa, e anteriormente de Luisão. Tem experiência de banco como treinador, que diria ser muito acima dos antecessores, e sabemos bem que a principal função será passar a mística Benfiquista dentro do balneário. Para isso, não currículo melhor que o de Paneira.

Citação--> Acho que tem assumido uma postura bastante populista e pouco construtiva, o que na posição de principal opositor pode ser normalizada, mas é algo que desgosto. Por exemplo, a critica ao Benfica District, a ideia de total inflexibilidade para negociar os direitos televisivos, assumindo uma posição de eucalipto futebolístico que desrespeita o Futebol Português.

A postura, mais ou menos populista, é da opinião de cada um. Agora, temos de perceber o contexto atual: está em campanha, contra uma máquina de propaganda sufocante, e tem do outro lado um presidente a servir-se dos meus do clube para o atacar.
Em relação à Benfica District, questionou aquilo que estava à vista de todos: era um esboço. A própria vereadora da Câmara de Lisboa disse ser uma idéia de projecto, e não um projecto como tinha sido apresentado. Tem um shopping ao lado do maior shopping do país, mas diz-se um projeto sustentável. Noronha critica também não ter sido algo apresentado aos sócios. Jaime Antunes era o vice-presidente das infraestruturas e disse nunca ter ouvido falar do projeto.
Quanto aos direitos televisivos, todos os candidatos (incluído Rui Costa) têm-se mostrado inflexíveis quando ao facto do Benfica poder ficar a perder dinheiro. O projecto foi apresentado ao governo como uma Liga que valeria 300M, logo todos os clubes ficariam a ganhar. Este valor é irreal, logo o Benfica será o maior prejudicado, diminuindo a diferença para os rivais diretos, o verdadeiro objetivo.

Citação--> Em paralelo, acaba por verbalizar banalidades sem sustento, como por exemplo, "Fiz uma visita aos EUA e já tenho um partner para impulsionar o Merchadising do Benfica"; "Já tenho uma ideia de como alavancar a BTV, sendo que tenho já uma possivel pareceria com entidade X que depois não divulga" 

Esteve nos EUA com um diretor dos Miami Heat para discutir métodos usados na NBA para divulgação e criação de conteúdos. Diz querer desenvolver conteúdos com a BTV e já falou em possível parceria com a Netflix/Amazon Prime.

Citação--> Entre a banalidade das propostas que apresenta, está o Portal da Transparência que já existe por exemplo no relatório de contas e que numa fase da liderança anterior já era comunicada inclusive na BTV. De qualquer forma, valorizo sempre que seja esmiuçado as operações do clube.

O portal da transparência é para divulgar os valores gastos nas modalidades, para poder ser escrutinado pelos sócios e estes conseguirem pedir responsabilidades em projetos que não correm bem, e que vai ter uma secção com as promessas eleitorais da direção, onde irá actualizando conforme sejam cumpridas, para que no fim do mandato seja mais fácil para os sócios avaliarem a sua prestação.

Citação--> Do ponto de vista financeiro, assusta frases como "Passivo derivado de vendas a outros Clubes, significa que estamos a comrpar mal", algo perfeitamente natural e parte estruturante do funcionamento de um clube desportivo.

As transferências com Rui Costa têm tido prazos de pagamento demasiado longos, prejudicando o clube a longo prazo. Basicamente, está-se a empurrar com a barriga pagamentos de jogadores nada baratos. Depois, esses jogadores não têm demonstrado qualidade suficiente para jogar no Benfica, muitos não tendo o aval do scouting sequer, ou têm sido comprados demasiado tarde (logo, mais caros), quando o scouting deveria ter antecipado a possibilidade de negócio mais cedo.

Citação--> Centraliza o seu discurso apenas para o Futebol, já ouvi várias entrevistas e em todas elas, as Modalidades são completamente ignoradas. Não esquecer que o Benfica é um clube eclético de interesse público e com obrigação de apresentar uma plano claro para o desenvolvimento das diferentes modalidades.

Já te foi respondido. Em todas as entrevistas ele quer falar das modalidades, mas ninguém lhe pergunta ou dão tempo. É comum ver Noronha a terminar as entrevistas a dizer que gostaria de mais tempo para falar nas modalidades. Apresentou o programa e vice-presidente esta semana.

Peço desculpa pelo extensivo texto, mas entusiasmei-me, e já estava para a abordar as diversas candidaturas a algum tempo. Provavelmente vou aprofundar mais tarde.

LOL

Mereces ir para o céu, para o altar, para um púlpito, sei lá.

Teria todo o gosto em escrever tanto para alguém que se interessasse, agora para alguém interessado em mentir e difamar alguém, é de louvar ter essa força.

Sim, li tudo, concordei com a maioria, pena não ser escrito para alguém que de facto está interessado em adquirir algo daí.

xico17

Citação de: The_Riggs em 26 de Setembro de 2025, 12:52
Citação de: xico17 em 26 de Setembro de 2025, 12:40

Martim Mayer praticamente apresenta como medida a meritocracia e bónus monetários por objetivos compridos, como se isto fosse algo que não existisse há décadas. É uma mão cheia de nada, mas diz estar a preparar a candidatura há 13 anos. Já acusou Noronha de lhe roubar medidas, coisas básicas como uma estrutura normal e comum em clubes de topo. O único ponto positivo que tem é ter António Simões como mandatário da candidatura, mas depois percebe-se que afinal é por ser amigo de longa data da família e por ter andado com o Martim ao colo. Se calhar até já está arrependido, principalmente após vídeos da campanha com muita falta de classe a atacar Noronha Lopes, a única candidatura que ataca realmente.

Sobra-nos dois.

LOL

Mereces ir para o céu, para o altar, para um púlpito, sei lá.

Teria todo o gosto em escrever tanto para alguém que se interessasse, agora para alguém interessado em mentir e difamar alguém, é de louvar ter essa força.

Sim, li tudo, concordei com a maioria, pena não ser escrito para alguém que de facto está interessado em adquirir algo daí.

Se não estiver ele, alguém há-de estar.

Se fosse escrito só para ele, tinha enviado PM.

IloveSLB2014

https://x.com/jnoronhalopes/status/1971542261977735569?t=z84INEyiDejXMqZyvMdNZQ&s=19
Hoje, a partir das 18h, juntem-se a mim e ao Vitor Paneira nas rulotes do Alto dos Moinhos.
Até já, Benfiquistas! 🔴⚪️

Benfiquismo

Citação de: Madiria em 25 de Setembro de 2025, 17:11
Citação de: nana23 em 25 de Setembro de 2025, 16:02
Citação de: Madiria em 25 de Setembro de 2025, 15:56
Citação de: nana23 em 25 de Setembro de 2025, 15:52
Citação de: Benfica1976 em 25 de Setembro de 2025, 15:48
Citação de: abar85 em 25 de Setembro de 2025, 15:46
Citação de: nana23 em 25 de Setembro de 2025, 15:44
Citação de: Kolchak em 25 de Setembro de 2025, 11:57
Citação de: Golo do Jonas em 25 de Setembro de 2025, 11:55
Citação de: AnotherDoom 2.1 em 25 de Setembro de 2025, 11:54
Citação de: Camisola_20 em 24 de Setembro de 2025, 20:28
Citação de: matadu em 24 de Setembro de 2025, 15:19O Manteigas errou tremendamente na questão do voto eletrónico e ato eleitoral ao ceder algum espaço de manobra à corja, apesar de supostamente transparecer uma personalidade firme e do género don't mess with me.

Erro colossal.

Não fosse JNL e a sua equipa, fraude eleitoral seria uma certeza.

Perdeu o meu voto e de muitos conhecidos meus com isso. Se havia dúvida entre ele e JNL, os indecisos que conheço ficaram logo resolvidos pelo JNL.

Gosto do JDM mas há coisas na sua atitude, dos ataques ao JNL e nisto do voto eletronico que para mim ficou riscado.

Sinto cada vez mais que ele tem mais interesse em ser presidente que livrar o Benfica do que lá está. E neste momento há algo bem maior que ser presidente, resgatar o Benfica.

Nunca consegui deixar de ter o pé atrás.

O "like" da namorada do filho do Rui Costa no post a anunciar a candidatura contra o Rui Costa nunca me pareceu um infeliz acaso.

A namorada do filho do Rui Costa é sua sobrinha 🤣 É normal que o apoie
E o facto da sobrinha namorar com o filho do atual presidente é razao para uma grande convivência entre Manteigas e Rui Costa?
Isso nao caberia ao pai da rapariga?

O pai da rapariga é o Simão Saborosa, que traiu a mãe com a, à altura, mulher do Bruno Aguiar. Pai que levou a tribunal, juntamente com o irmão Martim, por não lhes dar a pensão de alimentos.

Se o banana ganhar que façam uma serie para a netflix para tentar ajudar a corrigir o buraco nas contas. Vai ter sucesso, estou presa no gossip.

Que filme!!!
Eu não conheço estas pessoas de lá nenhum para além de ter visto o Simão jogar, agora, ir para Tribunal para não pagar pensão de alimentos aos filhos é de baixo nível, independentemente da mãe ter capacidade económica para o fazer sozinha. A não ser que haja mais da história, isso não sei.

Não foi a mãe (irmã do Manteigas)! Foram os filhos, porque quando fizeram 18 anos (apesar de estudarem), ele resolveu deixar de dar.

O Simão casou há uns 2/3 anos com a ex do Bruno Aguiar e os filhos nem foram convidados para o casamento, por causa de terem ido com ele para tribunal.

O que me estou a rir com isto!
Se isto é verdade e não é retirado de um guião de uma telenovela rasca mexicana (ou agora é mais turca?!), é daquelas coisas que na realidade não têm piada nenhuma, mas uma pessoa não consegue deixar de rir de tão recambolescas que são.

É verdade!
Eu quero que ganhe o Noronha, mas antes de começar a desconfiar do Manteigas, achava que ia ter gossip se ele ganhasse para me entreter: se é eleito despede o Simão e dá o lugar ao Bruno Aguiar. Agora já acho que mantém o Simão, para ele ter dinheiro para pagar a pensão ao Martim que ainda estuda no ISCTE (sobrinho e afilhado do Manteigas).

A vida é lixada, e por vezes acontecem coisas super estranhas e enredos que não são muito controláveis.
Se bem percebi:
- Simão foi casado com a irmã do Manteigas e têm dois filhos.
- O filho é afilhado do Manteigas
- Os filhos (rapaz e rapariga) metem o Simão em tribunal por este deixar de pagar pensão de alimentação quando estes atingem a maior idade
- Simão separa-se e casa-se com a ex do Bruno Aguiar, os filhos não vão ao casamento do pai devido ao processo em tribunal.
- Simão trabalha no Benfica presidido pelo Rui Costa.
- A filha desavinda de Simão, namora com o filho do Rui Costa.
- Manteigas candidata-se contra Rui Costa à presidência do Benfica, sendo tio e padrinho do filho desavindo do Simão e tio da filha desavinda de Simão que por sua vez namora com o filho de Rui Costa.

Sem qualquer tipo de julgamento, quem sou eu para julgar e nem conheço (nem me interessa conhecer) as razões pessoais de cada parte, mas não me lixem, está aqui um dos maiores enredos que bate qualquer telenovela mexicana 😅😂.
Quem dera à TVI, na época das novelas das irmãs gêmeas separadas à nascença, ter um enredo destes 😅😂

FDS, isso daria uma série fantástica.

nana23

Citação de: Di_Maria em 26 de Setembro de 2025, 08:24
Citação de: nana23 em 25 de Setembro de 2025, 23:18
Citação de: netphobic em 25 de Setembro de 2025, 20:01
Citação de: nana23 em 25 de Setembro de 2025, 18:07
Citação de: Mercurio_10 em 25 de Setembro de 2025, 17:25Eu por acaso ouvi hoje as duas entrevistas ao Luís Aguilar, e é engraçado o quão diferentes são os estilos, e aquilo que transmitem.

E gostei globalmente das duas, mas há uma que se encaixa muito mais no estilo de liderança que gosto de ver.

Manteigas, que é um óptimo comunicador em termos de fluidez do discurso, é alguém muito confiante em si mesmo, ele não se importa nada de passar essa imagem. É alguém conhecedor, e parece querer passar a ideia do 'eu conheço o problema, vou lá e resolvo!'. Nesse aspecto parece passar a imagem do líder que mete as mãos na massa e quer decidir tudo.

João Noronha Lopes, que é muito menos fluído na comunicação, passa mais a imagem do líder que organiza equipas, planeia e delega responsabilidades, parece mais um líder que um executor. É um estilo pouco comum nas lideranças de clubes em Portugal, em que o comum foi sempre o dirigente que vai lá e faz, para o bem e para o mal.

Pessoalmente, desde sempre identifiquei-me mais com o estilo de João Noronha Lopes.  Acredito muito em colocar pessoas certas nos lugares certos, em não centralizar em demasia as decisões e em trabalho de equipa.

Inicialmente o Manteigas impressionou-me, é muito capaz ao comunicar. Estava convencida que era a melhor solução. Estava convencida que entre ele e Noronha, o Manteigas era quem melhor poderia defender o Benfica.

O meu pai já dizia que eu gostava era de ser do contra (em 2020, eu estava por Noronha e ele por Vieira e agora caminhávamos para ele estar por Noronha e eu por Manteigas).

Na minha opinião, o Noronha começou francamente mal a campanha. O Manteigas ia em velocidade de cruzeiro e entretanto começou a tropeçar. Eu comecei a ficar de pé atrás por todas as questões (incluindo VE) e até por todos os alertas que desperta nível de culto do líder.

E agora há paz na família em relação ao Benfica, pela primeira vez em muitos anos. Apoiamos todos os Noronha, dizemos todos mal do Rui Costa, nenhum gosta do Rios... Somos uma família feliz, se o Noronha ganhar.

Porque é que dizes isso?

Eu acho que o início de campanha do JNL foi brutal. Começa com um evento com 3 mil pessoas a apoiá-lo, malta que ficou de fora por não haver espaço, um sentimento de Benfiquismo gigante entre toda a gente e de que finalmente teríamos mudança.

Mas estou mesmo curioso com a tua opinião.

Não me referia propriamente ao evento inicial. Estava a referir-me mais às primeiras semanas dele em campanha.

No início da campanha dele, eu senti que a mensagem dele não estava a chegar.

Há várias teorias que podem explicar esta perceção e a mudança (parte nerd):
- O Manteigas estava a beneficiar do primacy effect, porque tinha tido uma entrada comunicacional forte (normalmente quem comunica de forma clara e apelativa no arranque ganha vantagem comunicacional).
- O Noronha entrou em campanha com o Manteigas já a controlar a agenda. Mas em determinado momento (não sei precisar qual), o Noronha conseguiu dominar a agenda. O framing do Manteigas não evoluiu, enquanto o do Noronha mostrou-se sólido desde início. Não esquecendo o regency effect que nos mostra que é mais positivo a nível de percepções crescer na reta final do que no arranque.
- Determinante, o Noronha consegue ao longo do caminho equilibrar-se na teoria da credibilidade do Aristoteles, o Manteigas ainda não o conseguiu.

Resumidamente: O Manteigas comunica melhor por si só que Noronha Lopes, mas a equipa de Noronha Lopes trabalhou muito melhor a comunicação. O grande desafio é agora: Encosta entra em campanha. Vem fazer um sprint, porque nunca aguenta uma meia maratona (não tem capacidade, a equipa dele sabe disso e vai tentar vencer no "momentum"). Noronha Lopes vencerá se conseguir continuar a controlar a agenda, continuar em crescimento porque o Rui Costa ainda não está no pico (Manteigas teve um pico precoce, está fora) e não deixar que o Rui Costa se equilibre na teoria da credibilidade do Aristoteles (se o faz, provavelmente ganha-lhe em pathos).

É mesmo uma excelente análise.

E disseste tudo. O Banana entra agora em campanha, vai ter os palcos todos para ele, como ontem. Quase 2 horas a debitar merda, mas os chalupas adoram. Sempre com os entrevistadores controlados e pagos por nós.

Eu quero acreditar e sei que o Noronha é um homem capaz e estava a contar com isto. Acredito que vai apresentar vários apoios de pessoas reconhecidas neste mês, vai às casas, e quero muito um evento presencial de fecho de campanha.

Tem que conseguir tirar o banana da agenda. O ladrão dos pneus não conta para nada.

Só para vocês terem uma noção, eu sempre que o Banana está em campanha nem vejo o canal. Fico sempre com medo que a entrevista lhe esteja a correr bem e que ganhe votos. Só para terem noção do meu desespero...

Ontem só mudei de canal quando vi que a Sandra o estava a enterrar. Quando começou o monte de merda do Rui Santos mudei logo.

Vão ser 30 dias muito duros, mas acredito que ele esteja preparado para isto.

Esse é o meu medo, que o encosta consiga dominar a agenda. O Noronha além de anunciar novas pessoas com conhecido valor, tem que conseguir mais. Por exemplo, o encosta dizer que não apareceu em 2021 e que estava impreparado foi o melhor que aconteceu no fim-de-semana passado para o Noronha, porque lhe deu a oportunidade de responder. Encosta não satisfeito ainda se humilhou mais um pouco e levou resposta novamente (com classe porque estas respostas são muito perigosas).

Quanto às entrevistas, as percepções são sempre diferentes. Para uns, como para mim, a Sandra esteve bem. Para outros, já li por essa internet, parecia que a Sandra era o candidato da oposição.

Eu não gostei especialmente da entrevista de ontem. Num cenário ideal, ontem teria sido entrevistado o candidato Rui Costa e não o presidente Rui Costa. Claro que o candidato seria confrontado com a sua "presidência", mas deveria ter sido em resposta à postura do candidato. Sandra foi a única por vezes o conseguiu fazer e nem sempre, muitas vezes entrevistava o presidente.

Stigmat

joaoreis

abar85

Não vejo essa comunicação tão atabalhoada que referes.
Inicialmente teve lapsos sim, mas nas últimas entrevistas tem estado bastante bem, claro que sempre numa óptica de passar mensagens fortes em pouco tempo e espaços onde o esclarecimento não é no objetivo. E se vires o podcast com o Aguilar da SIC, então vais ver que não há dificuldade nenhuma na comunicação num espaço mais calmo e com tempo para falar.

Quanto ao Redpass a proposta é clara e é congelar o preço, acho que por 2 anos.

Quanto à equipa, não é preciso ser disruptiva, é preciso ser competente e aproveitar o melhor que o Benfica já tem (formação e infraestrutura) e melhorar. E não é só o Nuno Gomes e o Paneira, são dois elementos que saíram do Scouting do Benfica e regressam para cargos importantes.

Não vejo essa posição populista.
É populista ir contra o voto eletrónico sendo criticado por isso por exemplo?
Até a questão do Bernardo, é populismo colocar em cima da mesa algo que é muito provável que aconteça?

Então se dizes que o seu passado empresarial lhe dá vantagem em áreas como o Merchandising e expansão da marca, porque é que depois chamas de banalidades e não acreditas que tenha acordo para fazer isso mesmo? E não me lembro de ele dizer essas frases, que colocas como citações do que ele disse, dessa forma.

Ele não diz isso quanto ao passivo. Quanto muito fala do passivo relativo a compras de jogadores. A venda não gera passivo. E não é nada normal que essa rubrica, das dívidas a outros clubes aumente muito. É sinal de que se compra muito, e isto é sinal que se compra mal porque os jogadores deixam de servir de um ano para o outro ou que se vendem à primeira oportunidade para financiar as compras erradas.

Não entendo depois como dizes que devia ter uma postura mais disruptiva e ao mesmo tempo construtiva, são coisas que não casam.

Para além disso, o pouco mais que referes, já não é pouco, apesar de discordar.

E se a dúvida é entre ele e o Rui Costa, não sei qual é a dúvida. O Rui Costa nem sequer apresentou equipa nenhuma para comparar! Oque é que vale o Mário Branco? Quem é o vice para o futebol? O diretor Geral? O Homem das modalidades?
E depois da entrevista de ontem!!!!

Stigmat