João Vale e Azevedo (Presidente)

Presidente, 68 anos,
Portugal

Trapattoni

Só para recordar a visão que este senhor teve numa altura crucial e apenas um mês das eleições, José Mourinho tinha tudo para ser uma das maiores bandeiras do reinado dele.

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/vale-e-azevedo-mourinho-e-uma-pessoa-que-tem-muito-a-ver-comigo-769663

João Vale e Azevedo confessou ter ficado fascinado pela personalidade de José Mourinho, contratado em setembro de 2000 pelo então presidente do Benfica, para assumir o primeiro desafio como treinador principal de futebol.

Em entrevista à agência Lusa, realizada em Londres, Vale e Azevedo recordou que José Mourinho foi aposta pessoal para o Benfica e lembrou que, desde o primeiro contacto, em Barcelona, percebeu que o melhor treinador do Mundo em 2011 era "uma pessoa completamente diferente" do que estava habituado no futebol.

"Tive um jantar com Mourinho, em Barcelona, aquando de um jogo de futebol do 'Dream Team' [designação da equipa do Barcelona na altura] com uma equipa do resto do Mundo. Fiquei fascinado com ele, achei que tinha uma personalidade interessantíssima", recordou o ex-presidente do Benfica de 3 de novembro de 1997 a 31 de outubro de 2000.

Vale e Azevedo revelou que lhe agradou o facto de José Mourinho ser "uma pessoa muito direta, que diz o que pensa, que não tem 'meias-tintas'".

"Mourinho é uma pessoa que tem muito a ver comigo. É uma pessoa muito independente, que pensa pela sua cabeça e eu sou assim. E, por isso, entendemo-nos muito bem", disse, recordando que, em Barcelona, disse ao técnico português que o contrataria para o Benfica caso o alemão Jupp Heynckes "se demitisse" ou houvesse "qualquer problema".

Jupp Heynckes, atualmente no Bayern Munique, finalista vencido da Liga dos Campeões da época passada, demitiu-se após a quarta jornada da Liga portuguesa de futebol e José Mourinho deixou o cargo de adjunto do holandês Louis van Gaal no Barcelona para iniciar no Benfica um percurso como treinador principal.

"Jupp Heynckes demitiu-se por razões que não interessa referir, mas fiquei bastante satisfeito. E, imediatamente, falei com José Mourinho e ele veio a minha casa e foi contratado logo para treinador principal do Benfica", lembrou.

Com orgulho indisfarçável por ter sido "o primeiro presidente a contratar Mourinho para técnico principal", Vale e Azevedo assumiu uma escolha que "não foi compreendida" e lembrou que "toda a gente se demitiu" no Benfica.

"Mourinho foi uma aposta minha que não foi compreendida por ninguém. Fui muito criticado pela imprensa portuguesa, chamaram-me todos os nomes. Diziam que o grande treinador para o Benfica era o Toni e nunca José Mourinho. Foi um escândalo ter escolhido Mourinho e não Toni", rememorou.

João Vale e Azevedo acabou por sair do Benfica em finais de outubro de 2000, depois de ter perdido as eleições para Manuel Vilarinho, e José Mourinho foi rendido por Toni, depois de nove jogos no comando técnico do clube.

Observou Vale e Azevedo que "tentaram arranjar uma história, que não é real, para justificar o despedimento de José Mourinho".

O ex-presidente do Benfica acrescentou que "o que faz a diferença nas pessoas e nos líderes é, precisamente, descobrir os talentos".

"Felizmente, tive essa qualidade de ver que José Mourinho era uma pessoa diferente. Tenho esse aspeto no meu currículo que tenta ser desvalorizado. Fui o primeiro presidente a contratar Mourinho", declarou Vale e Azevedo.

Satisfeito pelo percurso do técnico português, Vale e Azevedo lamentou ter saído da presidência do clube e também a dispensa de Mourinho, responsável pelo Real Madrid, que visita o Estádio da Luz hoje, para defrontar o Benfica na Eusébio Cup.

"Foi pena. Penso que, se eu tenho continuado e o Mourinho também, e o bom trabalho que foi feito durante a minha presidência, o Benfica tinha sido campeão europeu e vencido várias provas. Seria um clube diferente do que é hoje, que é um clube sul-americano", afirmou Vale e Azevedo, em Londres desde julho de 2004, com o passaporte retido e com um processo de extradição para Portugal pendente.

_JonasThern_

Inacreditável como aquele que foi considerado o pior presidente do clube teve 3 sucessores ainda piores. Meu rico Benfica.

Trapattoni

Se há algo que o presidente JVA viu para apostar em José Mourinho num momento crucial da presidência dele foi exatamente a parte comunicacional. Não me admira em nada que ele tivesse dito que era uma pessoa com quem se identificava bastante pois nesta área não havia pai para nenhum dos dois. Nunca saberemos o que aconteceria caso a corja e os infiltrados de Viravinhos não tivessem vindo em 2000, mas saberemos felizmente o que será ver uma das suas grandes bandeiras da presidência a singrar no clube ainda que com 25 anos de atraso. Tenho fé nisso.

Festivus

Se o Benfica tiver sucesso com o Mourinho este ainda vai para os jornais dizer que foi ele quem o descobriu e que os benfiquistas cometeram um grande erro em votar no Vilarinho em vez dele em 2000 haha

Trapattoni

Citação de: Festivus em 21 de Setembro de 2025, 22:40Se o Benfica tiver sucesso com o Mourinho este ainda vai para os jornais dizer que foi ele quem o descobriu e que os benfiquistas cometeram um grande erro em votar no Vilarinho em vez dele em 2000 haha
Bem, não se pode dizer que não tem razão. ;D
O Álvaro de Braga Junior disse que caso JVA tivesse sido reeleito havia uma clausula que faria JM renovar por mais duas épocas, já estava tudo apalavrado.

Trapattoni

@Festivus mais material de nostalgia
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/vale-e-azevedo-se-saisse-agora-era-o-caos

DE HEYNCKES A MOURINHO

- Essa faceta de jogador que mostra veio à tona na contratação de José Mourinho...

- Tenho a fama contrária: a de ser uma pessoa ponderada, que só arrisca depois de pesar os prós e os contras...

- ... Tem a noção que a contratação de Toni ganharia as eleições?

- Claro. Mas não vou pelo caminho mais fácil, vou pelo caminho que considero melhor para o clube.

- Porque rescindiu com Heynckes. Estava convencido de que era a melhor solução ou teve a ver com a contestação popular?

- A saída de Heynckes deveu-se a razões pessoais...

- ... Essas razões pessoais já eram antigas.

- Sim, mas uma coisa é uma pessoa ter problemas de saúde de um familiar e ser aplaudido e reconhecido pelo seu trabalho; outra é ter esses problemas graves e ser contestado. Aí, aguenta menos, fica mais sensível.

- Então não foram os problemas pessoais mas sim a contestação?

- Face aos problemas pessoais, Heynckes deixou de ter a estrutura emocional que é necessária no Benfica. Mesmo que as pessoas estejam muito bem intencionadas e sejam muito competentes, as coisas não lhe correm tão bem.

- Porque escolheu três treinadores de perfil tão diferente como são Souness, Heynckes e Mourinho?

- Aprendi bastante nestes três anos, e isso é muito importante para o Benfica. A evolução tem vindo a dar-se com naturalidade. E é apenas uma questão de tempo até termos um Benfica campeão.

- Mas acha que a equipa é hoje mais forte que há três anos?

- Está mais consistente.

- Não está descapitalizada?

- Não. Investimos como nunca em Portugal. Temos jogadores de muita qualidade que não viriam em condições normais. Só num projecto como o do Benfica, num projecto com futuro.

E estavamos nós em 2000, a linha que separa o banana do anti-herói que foi JVA é bastante grossa e esta entrevista dá mesmo a entender.

Festivus

Mais um presidente do Benfica a ter problemas com a justiça hoje(Rui Costa).

Supostamente após este "nunca mais" coisas destas iriam acontecer...

Benfanatic

Até este bandalho tem tópico aqui e o Vieira não??? Porquê?

Trapattoni

Citação de: Benfanatic em 08 de Outubro de 2025, 16:24Até este bandalho tem tópico aqui e o Vieira não??? Porquê?
Porque ao contrário deste, se o do Aperta Pescoços se reabrisse era inundado de insultos diários.

Benfanatic

Citação de: Trapattoni em 08 de Outubro de 2025, 19:54
Citação de: Benfanatic em 08 de Outubro de 2025, 16:24Até este bandalho tem tópico aqui e o Vieira não??? Porquê?
Porque ao contrário deste, se o do Aperta Pescoços se reabrisse era inundado de insultos diários.

E daí??? Bem os merece.

Covenant

São farinha do mesmo saco. Dois filhos da puta e quem os defende não é melhor.

Mercurio_10

Citação de: Covenant em 09 de Outubro de 2025, 10:20

Curto e grosso. Surreal o lavar de imagem que se vê do Vale por vezes.

RuiAguas9

Citação de: Mercurio_10 em 09 de Outubro de 2025, 10:57

E os insultos absolutamente nojentos com que cobrem o Vilarinho.

Até insultos que o bufas usou em tempos se lê por aqui.

Trapattoni

Citação de: RuiAguas9 em 22 de Outubro de 2025, 17:01
Citação de: Mercurio_10 em 09 de Outubro de 2025, 10:57

E os insultos absolutamente nojentos com que cobrem o Vilarinho.

Até insultos que o bufas usou em tempos se lê por aqui.
Não te preocupes que o dito cujo também já insultou imensa gente ao dizer que os benfiquistas eram chatos e preferia trabalhar com dragartos profi$$ionai$ como o aperta pescoços. Ou então quando disse que se estava cagando para a antecipação das eleições do aperta pescoços e a manipulação dos estatutos para o seu grande amigo ganhar poder na presidência.
É de facto, um crime insultar Viravinhos, apenas ele tem o direito em cuspir no clube e nos próprios adeptos.

Saveloy

Citação de: _JonasThern_ em 20 de Setembro de 2025, 13:26Inacreditável como aquele que foi considerado o pior presidente do clube teve 3 sucessores ainda piores. Meu rico Benfica.

Eu diria que o Vilarinho foi bem melhor do que o Vale e Azevedo.