João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

imightbewrong

Citação de: força Benfica em 08 de Outubro de 2025, 20:16🚨🦅 Noronha Lopes propõe cumprir uma lista de 10 medidas para os próximos 100 dias, se for eleito presidente do Benfica:

— Reorganização da estrutura para o futebol profissional, formação e futebol feminino.

— Nomeação do provedor do sócio e convocação do congresso das casas do Benfica.

— Auditoria externa à gestão do clube e à SAD.

— Portal da transparência benfiquista.

— Plano estratégico a 10 anos.

— Análise e preparação do futuro projeto de expansão do estádio para 83 mil lugares e modernização da zona envolvente.

— Reformulação da bilhética.

— Mais vantagens 2.0: kick-off do projeto.

—  Liderar processo de centralização dos direitos televisivos.

— Apresentação aos sócios da nova Benfica media house.

O shor Noronha quer que lhe passem um cheque em branco?

marco510

Citação de: IloveSLB2014 em 08 de Outubro de 2025, 22:04
Citação de: marco510 em 08 de Outubro de 2025, 21:50Há uma medida bastante óbvia que eu mencionei à campanha do João Noronha Lopes há momentos, é justíssima, não custa dinheiro e acho que tem algum impacto na campanha, não me lembro de alguma candidatura ter falado disto.
Espero que o Noronha a incorpore no programa...acho que é possível de ser adoptada.
que medida é essa?
Se a medida for aceite prefiro que seja anunciada pela candidatura.
Existe também a possibilidade de já terem falado dela em algum lado(é bastante óbvia).
Com certeza já foi falada no ser Benfiquista.
Tanto a candidatura do JNL como do JDM não a têm no seu programa.

AxelWitsel

Escrevo este texto para partilhar a minha reflexão sobre estas eleições e os candidatos. Não que interesse a alguém em particular, mas tem sido um pensamento constante nas últimas semanas. Senti que precisava de o deixar registado — e, se possível, partilhado junto de outros benfiquistas. Peço desde já desculpa pelo texto longo e acredito que aborrecido de ler, mas faço usufruto da minha liberdade de expressão :)

Amanhã embarco para Portugal. Estou emigrado fora da Europa e vou a Portugal para o aniversário de um familiar próximo. Com receio de não conseguir votar por estar deslocado, alterei o meu regresso para o dia 26 logo que foi anunciada a data das eleições, para garantir que, pelo menos na primeira volta, estaria em Portugal para votar. Entretanto com o anúncio das mesas de voto já percebi que, caso exista segunda volta, em princípio, também vou conseguir votar.

Tenho quase 31 anos de idade, sendo que 17 como sócio do Benfica e detentor de lugar cativo no estádio. Fui atleta do clube e tive o privilégio de conquistar três campeonatos nacionais de formação. Digo isto não para me colocar num pedestal de ser mais ou menos Benfiquista do que alguém, mas simplesmente para mostrar que o Benfica está muito presente na minha vida e é algo que, irracionalmente, mexe comigo.

Antes de entrar no detalhe da minha reflexão deixo desde já claro que os meus 20 votos vão para as listas de João Noronha Lopes. É uma decisão que tomei há já algum tempo e que reflete a base do que acredito – uma mudança para o Benfica.

Rui Costa
Começo pelo atual Presidente. Rui Costa exerce funções relevantes na gestão do Benfica desde 2008. É impossível desassociá-lo da cultura e dos destinos do clube nos últimos 17 anos. É completamente descabido dizer que não teve tempo para se preparar para ser Presidente. Para mim, enquanto Presidente do Benfica, falhou redondamente em toda a linha.
Com a saída forçada de LFV, não conseguiu — ou não quis — perceber que tinha de romper com o passado e rodear-se de pessoas diferentes. Demonstrou que lhe faltam capacidades de gestão e liderança. Manteve o Benfica sem cultura, sem estrutura, sem projeto, sem rumo. Um clube que é constantemente salvo pelas vendas de jovens promessas e pela exposição mediática e volume de adeptos — algo em que somos incomparáveis em Portugal — não é um clube bem gerido.
Para além disso, Rui Costa não soube gerir a situação de LFV. Devia ter sugerido a sua expulsão de sócio no momento em que assumiu a liderança do clube, mas preferiu andar a ser enxovalhado pelo próprio e só mostrar as garras a outros candidatos ou quando atacado pela imprensa.
Como tal, é evidente para mim que não pode ser reeleito — por representar continuidade — e não pode fazer parte da gestão do clube — não tem competência para tal.
Se Rui Costa fosse como dirigente desportivo metade do que foi como jogador de futebol seria, muito provavelmente, o melhor Presidente que o Benfica poderia ter.

João Noronha Lopes
Agora falo da minha escolha. O meu percurso profissional fez-me estar perante alguns administradores das maiores empresas em Portugal e no estrangeiro. Da minha experiência há um conjunto de características que tipicamente todos apresentam:
i) elevada capacidade de se especializarem e perceberem os meandros dos setores em que são inseridos (muitas vezes assumem cargos de administração em setores que têm menos experiência — são contratados pelas suas competências)
ii) orientação para resultados e rejeição de one man shows, privilegiando a escolha das pessoas certas para garantir sucesso.
iii) facilidade em montar redes extensas de networking que os aproximam dessas pessoas certas.
Ora o percurso de JNL fala por si. Alcançou o lugar de executivo numa das maiores marcas do Mundo. Temos de perceber que nenhum português chega ali por compadrios ou outros favores. Quando vejo o que alcançou a nível profissional, tenho a certeza de que reúne, no mínimo, as características que elenquei acima. Sempre tive esta leitura sobre o JNL e, quando vejo as listas que apresenta — tanto em 2020 como agora — reforça-se essa certeza.
Para além disso JNL é um benfiquista que sempre teve no lado certo da história. Procurou sempre defender os interesses do clube e dos sócios.
Tendo tudo isto em conta para mim é evidente que não há ninguém, neste momento, que se equipare ao JNL.
Contudo quero deixar aqui um alerta. Há por todo o Mundo uma tendência para se fazer um culto à personalidade de certas figuras, o que, na minha opinião, não faz sentido nenhum. Vejo, numa parte dos apoiantes do JNL, o mesmo comportamento. Isto é extremamente perigoso e merece reflexão por parte de todos. O Benfica tem de ser um bastião de democracia e plurarilidade.

João Diogo Manteigas
Para mim a segunda opção natural. Altamente versado em tudo o que se passa no Benfica e tem investido fortemente na formação em desporto. Sem "papas na língua", é bastante assertivo e perspicaz. Apresenta, na minha opinião, ideias e medidas muito pertinentes para o Benfica. Face a JNL não tem o currículo e deixa-me algumas dúvidas a nível da estrutura e das pessoas que pode trazer para o Benfica.
Para além disso, comete um erro capital: a sua postura. No meio da assertividade (que elogio) entra muitas vezes numa postura de sobranceria que não quero de todo ver num Presidente do Benfica. Peca gravemente por esta postura, por vezes falando até em tom de gozo — algo que não coaduna com a liderança de uma das maiores instituições em Portugal.
Contudo, acredito que pode ser uma mais-valia para os quadros do Benfica. Acredito mesmo que o futuro dele tem de passar pelo Benfica. Pode aportar muito valor e, a nível pessoal, crescer para, quem sabe, se tornar no futuro um Presidente.

Luís Filipe Vieira
Bem agora a coisa fica complicada. Como qualquer benfiquista que se preze tenho muita dificuldade em falar de LFV sem o insultar, porque é o que merece. Estamos a falar de alguém que nem a um jogo fora pode ir sem estar acompanhado de seguranças. Alguém que parece se estar a candidatar a Presidente do Benfica por interesses pessoais e pela mágoa que ainda sente pelo seu protegido o ter "apunhalado". Mesmo assim vou fazer um esforço para fazer passar as minhas ideias com calma.
LFV é o principal culpado pela incapacidade do Benfica de dominar o desporto em Portugal. Antes de entrar por temas legais, falo já a nível de gestão. Embora tenha mérito na construção do Seixal, do estádio e na contratação de Domingos Soares de Oliveira, não lhe consigo ver mais absolutamente nada que se aproveite. É um gestor extremamente incompetente.  Não nos podemos esquecer que o seu grupo Promovalor teve/tem dívidas superiores a 400 milhões de euros. No Benfica, fica conhecido por contratar camiões de jogadores aleatórios, criar uma roda bamba de comissões e aumentar exponencialmente os custos fixos e o passivo do Benfica.
A nível legal, arrastou o nome do Benfica na lama e usou o nosso clube como protetor para tudo o que, a nível pessoal, quis fazer. Envolvido no calote do BES, é mais uma ovelha negra da sociedade Portuguesa.
Sempre que vejo o seu nome associado ao Benfica deixa-me uma mágoa e puxa-me para uma realidade que o futebol não deveria puxar. Futebol é sentimento, é paixão e é irracionalidade. É algo que discutimos com os nossos amigos e que, demasiadas vezes, mexe com o nosso estado de espírito. Com LFV como parte da história do Benfica são muitas as vezes que dou por mim a parecer um advogado de defesa em frente a amigos de outros clubes, algo que não quero.
Tenho algum receio do que possa acontecer no dia 25 sabendo que uma parte dos Benfiquistas o vê como possibilidade para o futuro.
LFV não é futuro, LFV são os últimos 20 anos de Benfica, LFV são alguns títulos e muitos temas judiciais. LFV não se deveria poder candidatar a Presidente do Benfica.
O Presidente do Benfica é um homem do povo e não uma pessoa que arrasta tudo e todos para a lama que o envolve.

Martim Mayer
O príncipe herdeiro. Para mim, MM começou a campanha com o pé errado. Neto de um grande Presidente do Benfica, apareceu logo a usar o nome do seu avô para dar força à sua campanha. Acho isto genuinamente uma parvoíce. Não me revejo minimamente em nepotismo e herdeiros ao trono. Não é por um familiar meu ser um grande gestor que eu, por "osmose", me torno num também. Penso que entretanto se apercebeu que tal não fazia sentido e reduziu um pouco o uso do nome do Avô em vão.
Para além disso, para um candidato que se diz de mudança, ocupou mais tempo de antena a "malhar" (não há outra palavra possível) nos restantes candidatos ao invés de no poder atual ou nas sombras do passado. Recentemente vi uma entrevista do próprio em que até demonstrou ideias e uma postura interessante. Contudo, no somatório das suas oportunidades de aparecer, não se soube apresentar, nem fazer campanha e, na verdade, pouco ou nada se sabe dele.
Que esta candidatura tenha sido um passo para estar mais presente na vida do clube e que não apareça apenas quando lhe dá jeito.

Cristóvão Carvalho
Uma mão cheia de nada. CC vem da linha do Rui Gomes da Silva (penso que RGS até lhe tenha declarado apoio entretanto no seu blogue). Ora, eu tive o prazer de falar com RGS aquando da sua candidatura em 2020. Antes de JNL achei mesmo que podia ser uma solução. O que eu encontrei foi alguém que se estava a candidatar não por discórdia, mas por amuo. RGS parecia (e ainda hoje parece) uma criança que não foi escolhida para jogar à bola e que, por causa disso, no dia a seguir trouxe a sua própria bola. RGS não tinha ideias, nem discurso de oposição e CC é a fotocópia.
Ainda mais, o CC tem a capacidade de dizer umas barbaridades de vez em quando sem qualquer nexo. É um irrealista e isso não acrescenta nada ao Benfica. A par de MM perde mais tempo a atacar os candidatos do que o poder instalado.
Tal como o Martim pode aproveitar esta oportunidade para estar mais presente na vida do clube e não aparecer só quando lhe é conveniente.

Por fim, uma nota relativamente às várias sondagens apresentadas até ao dia de hoje. Não nos podemos fiar nelas — dependem muito do contexto em que são feitas. Sondagens em pré-jogos no estádio da Luz vão ter sempre resultados totalmente diferentes de sondagens feitas noutros contextos.
Com isto em mente, e para todos aqueles que procuram a mudança, reforço os vários apelos para que se desloquem às urnas no próximo dia 25 e que não caiam no engodo de achar que "já tá ganho".

O futuro do Benfica está nas nossas mãos.
O Benfica precisa de todos nós.

nfgl

Alguém me pode esclarecer se o José Theotonio vai ser o CFO da SAD?

AnotherDoom 2.1

Acabado de ver a apresentação do programa eleitoral da candidatura de João Noronha Lopes, só tenho a dizer o seguinte:

- Vi mais benfiquismo, mais profissionalismo, vi mais competência, vi mais clareza de ideias em pouco mais de 1hora que em décadas do Vieirismo doente e enfermo que corrói o Benfica.

Nunca o Benfica teve uma equipa destas, tão bem preparada, com um nível de qualificações e experiência profissional tão extensa que é inconcebível não a aproveitar.

Não podemos desperdiçar isto.

Não merecemos nada enquanto clube se não soubermos fazer a mudança.

Pembridge

Citação de: Noisiv em 08 de Outubro de 2025, 19:26Alguma razão para o Pedro Ribeiro ter saído de cena?
Quem é o Pedro Ribeiro?

Noisiv

L1968

O meu filho é socio desde Outubro de 2000,  nao tem informação do dia. Tem direito a 50 votos?

Pembridge

Citação de: N1c0 em 08 de Outubro de 2025, 21:50A candidatura mais profissional já  vista para uma eleição presidencial de um clube português.

A segunda mais profissional foi em 2020 e também foi do Noronha.
Se estes não ganham faço jejum de Benfica por tempo indeterminado.

Pembridge

Citação de: Noisiv em 08 de Outubro de 2025, 22:34
Citação de: Pembridge em 08 de Outubro de 2025, 22:33
Citação de: Noisiv em 08 de Outubro de 2025, 19:26Alguma razão para o Pedro Ribeiro ter saído de cena?
Quem é o Pedro Ribeiro?

Rádio Comercial.
ya, eu sei. não acho que seja grande figura para estar ali a apoiar. mas isso sou eu.

Noisiv

Citação de: Pembridge em 08 de Outubro de 2025, 22:39
Citação de: Noisiv em 08 de Outubro de 2025, 22:34
Citação de: Pembridge em 08 de Outubro de 2025, 22:33
Quem é o Pedro Ribeiro?

Rádio Comercial.
ya, eu sei. não acho que seja grande figura para estar ali a apoiar. mas isso sou eu.

Ele fazia parte da lista em 2020.

Aka

Citação de: AxelWitsel em 08 de Outubro de 2025, 22:30Contudo quero deixar aqui um alerta. Há por todo o Mundo uma tendência para se fazer um culto à personalidade de certas figuras, o que, na minha opinião, não faz sentido nenhum. Vejo, numa parte dos apoiantes do JNL, o mesmo comportamento. Isto é extremamente perigoso e merece reflexão por parte de todos. O Benfica tem de ser um bastião de democracia e plurarilidade.

Continuo a dizer que isso é um erro. Não há culto de personalidade ao Noronha. Há, isso sim, a esperança do Benfica ver-se livre do vieira-costismo que é mais provável que aconteça sob a forma do Noronha.

Aliás, se há coisa que os apoiantes do Noronha não são é pessoas de cultos de personalidade. A aversão completa ao culto da personalidade é o que caracteriza a maioria do apoiante do Noronha.

Ou acham mesmo que uma pessoa quer ver-se livre do vieira-costismo e depois vai seguir cegamente alguém igual?

Pembridge

Citação de: Aka em 08 de Outubro de 2025, 22:40
Citação de: AxelWitsel em 08 de Outubro de 2025, 22:30Contudo quero deixar aqui um alerta. Há por todo o Mundo uma tendência para se fazer um culto à personalidade de certas figuras, o que, na minha opinião, não faz sentido nenhum. Vejo, numa parte dos apoiantes do JNL, o mesmo comportamento. Isto é extremamente perigoso e merece reflexão por parte de todos. O Benfica tem de ser um bastião de democracia e plurarilidade.

Continuo a dizer que isso é um erro. Não há culto de personalidade ao Noronha. Há, isso sim, a esperança do Benfica ver-se livre do vieira-costismo que é mais provável que aconteça sob a forma do Noronha.

Aliás, se há coisa que os apoiantes do Noronha não são é pessoas de cultos de personalidade. A aversão completa ao culto da personalidade é o que caracteriza a maioria do apoiante do Noronha.

Ou acham mesmo que uma pessoa quer ver-se livre do vieira-costismo e depois vai seguir cegamente alguém igual?

É isto mesmo. E mais: o Noronha não reune sequer esse tipo de características. É um moderado. Um gentleman. Tanto está ali como depois sai para outro lado e passa a bola a outro.

Aka

E até vou mais longe: os chalupas de hoje serão os mais acérrimos noronhistas e que lhe farão culto de personalidade. Porque é assim que eles são.

ramasr

Lista galáctica mas uma palavra para o Felipe Gomes, uma máquina!

Era fácil encontrar alguém mais capacitado para esta posição do que atual vice-presidente para as modalidades, um incompetente da pior espécie...mas o Felipe Gomes é uma figura superior.