Eleições 2025

RedIt

Citação de: Che1904 em 20 de Outubro de 2025, 18:20"Só deixo crescer o bigode quando o Benfica for Penta" by Vieira
A Gillette agradece!

garcias

Foi partilhado comigo por um amigo Benfiquista. Não sei quem escreveu mas é isto:

Carta aberta aos benfiquistas:

"Sei que existe muito ruído nos media e nas redes sociais, e que a ansiedade de chegar ao coração dos benfiquistas leva naturalmente a um excesso de entrevistas e publicações de soundbytes por parte de todos os candidatos.

Mas a verdade é que o programa da Lista F de João Noronha Lopes tem muitas e boas ideias. E é composta por gente muito competente e respeitada na mundo empresarial e na sociedade portuguesa. E Rui Costa e Luís Filipe Vieira são apenas perigosos figurões do passado.

O professor Luís Tadeu é o mandatário da campanha da Lista F. Quem já viveu uns anos, sabe que este senhor esteve do lado certo da história na luta contra a demagogia de Vale e Azevedo em 1997. Os sócios nessas eleições enganaram-se rotundamente, e o Benfica passou por um período negro da sua história. Período negro esse que Luís Vilarinho, outro apoio público de João Noronha Lopes, conseguiu terminar, após os sócios serem convencidos, à última da hora,
pela coragem de Eusébio.

Mas o Benfica, na sua plenitude, não mais se cumpriu. Longe vão os tempos da última grande década do Benfica, a década de 80. Se na década de 50 ganhámos a Taça Latina, a taça europeia do pós-guerra, e construímos o primeiro Estádio da Luz, na década de 60 ganhámos a Taça dos Campeões Europeus, primeiro sem o Eusébio, depois já com a pantera negra. Fomos a mais três finais dos campeões europeus com Eusébio. Na década de 70 brilhámos intensamente nos relvados nacionais, sob a presidência de Duarte Borges Coutinho. Na década de 80 fomos a uma final da Taça Uefa, a tal que celebrizou Eriksson, e a duas finais da Taça dos Campeões, a última disputada já em 1990. Não pondo em causa o benfiquismo dos presidentes que sucederam a João Santos, a realidade é que nenhum deles conseguiu manter o espírito ganhador e o classe que os nossos máximos representantes tinham. Estas foram as figuras do passado. Mas figuras não são figurões.

Vale e Azevedo foi detido já depois de ter deixado de ser presidente, mas Luís Filipe Vieira foi detido enquanto presidente do Benfica, manchando assim a reputação e a imagem do clube. Luís Filipe Vieira, um dos figurões do passado, teve um herdeiro. É aqui que fazemos a ponte com a candidatura de Rui Costa. Também ele foi diretor desportivo, administrador da SAD e vice-presidente do clube de 2008 a 2021. Tudo cargos de responsabilidade máxima, tudo anos de carrossel de jogadores e comissões chorudas para agentes e intermediários. Não é aceitável a justificação de que assinava sem ler. De que apesar do cargo que ocupava, não mandava nada. Isto é o Benfica. Não podemos aceitar, resignados, mentiras, hipocrisias ou sonsices. A forma como Rui Costa, e o seu séquito de vieiristas, deixou o Sporting e o Porto, vindos de crises profundas, marcarem território e crescerem a olhos vistos, não é de alguém que se preocupa mais com o clube do que consigo próprio. O apoio que deu a Pedro Proença, o timing dos despedimentos de Bruno Lage e Roger Schmidt, a falta de cuidado com a transparência de alguém que diz não querer ser remunerado mas mantém a gestão da empresa 10 Sports, a falta de vitórias, a crise nas finanças, as demissões dos homens da sua confiança nos seus órgãos sociais, não deixam espaço a outra conclusão de que não podemos continuar a ter medo de sermos felizes, e mudarmos. Mourinho foi uma cartada genial do ponto de vista eleitoral mas, meus amigos, o Rui Costa foi comprar tabaco mas já não volta a ser o número dez, artista da bola. Finalmente, os outros candidatos, Martim Mayer e Cristovão Carvalho, neste momento parecem-me mais um Costista e um Vieirista, e provavelmente terão uma última oportunidade de, a acontecer segunda volta, provarem que estou errado.

Eu tenho quase 50 anos, e gosto de ver a vitalidade do clube. Agora tudo está nãos mãos dos sócios. Não se deixem enganar. Não tenham medo de mudar. Talvez seja o momento de as novas gerações assumirem-se, e demonstrarem a sua força. Não esqueçam que um jovem com menos de trinta anos pode hoje ter 50 votos. Procurem uma vida melhor para o nosso clube, tal como estão habituados a fazer na vossa própria vida pessoal. O caminho tem de ser de união, e meus amigos, com estes figurões do passado nunca existirá união. Está na hora de ganhar à Benfica!"

Aka

Citação de: garcias em 20 de Outubro de 2025, 22:17Foi partilhado comigo por um amigo Benfiquista. Não sei quem escreveu mas é isto:

"Sei que existe muito ruído nos media e nas redes sociais, e que a ansiedade de chegar ao coração dos benfiquistas leva naturalmente a um excesso de entrevistas e publicações de soundbytes por parte de todos os candidatos.

Mas a verdade é que o programa da Lista F de João Noronha Lopes tem muitas e boas ideias. E é composta por gente muito competente e respeitada na mundo empresarial e na sociedade portuguesa. E Rui Costa e Luís Filipe Vieira são apenas perigosos figurões do passado.

O professor Luís Tadeu é o mandatário da campanha da Lista F. Quem já viveu uns anos, sabe que este senhor esteve do lado certo da história na luta contra a demagogia de Vale e Azevedo em 1997. Os sócios nessas eleições enganaram-se rotundamente, e o Benfica passou por um período negro da sua história. Período negro esse que Luís Vilarinho, outro apoio público de João Noronha Lopes, conseguiu terminar, após os sócios serem convencidos, à última da hora,
pela coragem de Eusébio.

Mas o Benfica, na sua plenitude, não mais se cumpriu. Longe vão os tempos da última grande década do Benfica, a década de 80. Se na década de 50 ganhámos a Taça Latina, a taça europeia do pós-guerra, e construímos o primeiro Estádio da Luz, na década de 60 ganhámos a Taça dos Campeões Europeus, primeiro sem o Eusébio, depois já com a pantera negra. Fomos a mais três finais dos campeões europeus com Eusébio. Na década de 70 brilhámos intensamente nos relvados nacionais, sob a presidência de Duarte Borges Coutinho. Na década de 80 fomos a uma final da Taça Uefa, a tal que celebrizou Eriksson, e a duas finais da Taça dos Campeões, a última disputada já em 1990. Não pondo em causa o benfiquismo dos presidentes que sucederam a João Santos, a realidade é que nenhum deles conseguiu manter o espírito ganhador e o classe que os nossos máximos representantes tinham. Estas foram as figuras do passado. Mas figuras não são figurões.

Vale e Azevedo foi detido já depois de ter deixado de ser presidente, mas Luís Filipe Vieira foi detido enquanto presidente do Benfica, manchando assim a reputação e a imagem do clube. Luís Filipe Vieira, um dos figurões do passado, teve um herdeiro. É aqui que fazemos a ponte com a candidatura de Rui Costa. Também ele foi diretor desportivo, administrador da SAD e vice-presidente do clube de 2008 a 2021. Tudo cargos de responsabilidade máxima, tudo anos de carrossel de jogadores e comissões chorudas para agentes e intermediários. Não é aceitável a justificação de que assinava sem ler. De que apesar do cargo que ocupava, não mandava nada. Isto é o Benfica. Não podemos aceitar, resignados, mentiras, hipocrisias ou sonsices. A forma como Rui Costa, e o seu séquito de vieiristas, deixou o Sporting e o Porto, vindos de crises profundas, marcarem território e crescerem a olhos vistos, não é de alguém que se preocupa mais com o clube do que consigo próprio. O apoio que deu a Pedro Proença, o timing dos despedimentos de Bruno Lage e Roger Schmidt, a falta de cuidado com a transparência de alguém que diz não querer ser remunerado mas mantém a gestão da empresa 10 Sports, a falta de vitórias, a crise nas finanças, as demissões dos homens da sua confiança nos seus órgãos sociais, não deixam espaço a outra conclusão de que não podemos continuar a ter medo de sermos felizes, e mudarmos. Mourinho foi uma cartada genial do ponto de vista eleitoral mas, meus amigos, o Rui Costa foi comprar tabaco mas já não volta a ser o número dez, artista da bola. Finalmente, os outros candidatos, Martim Mayer e Cristovão Carvalho, neste momento parecem-me mais um Costista e um Vieirista, e provavelmente terão uma última oportunidade de, a acontecer segunda volta, provarem que estou errado.

Eu tenho quase 50 anos, e gosto de ver a vitalidade do clube. Agora tudo está nãos mãos dos sócios. Não se deixem enganar. Não tenham medo de mudar. Talvez seja o momento de as novas gerações assumirem-se, e demonstrarem a sua força. Não esqueçam que um jovem com menos de trinta anos pode hoje ter 50 votos. Procurem uma vida melhor para o nosso clube, tal como estão habituados a fazer na vossa própria vida pessoal. O caminho tem de ser de união, e meus amigos, com estes figurões do passado nunca existirá união. Está na hora de ganhar à Benfica!"

Sound bites.

Dandy

Citação de: garcias em 20 de Outubro de 2025, 22:17Foi partilhado comigo por um amigo Benfiquista. Não sei quem escreveu mas é isto:

pela coragem de Eusébio.

Esse quer guito.

Red.rf

Citação de: cacetadas em 20 de Outubro de 2025, 21:39Fazer regressar a transparência...Isto disto pelo Vieira

Estou a gostar desta versão do Vieira, "mas isso os sócios é que decidem"

mercurialSLB

Citação de: slb_0793 em 20 de Outubro de 2025, 21:09"Análise aos candidatos" - Rui Santos ""caracolinhos""

Na tabela do caracolinhos o Mayer e Rui Costa ficaram empatados com a melhor pontuação, seguido de JDM, depois Noronha, LFV e por último Cristóvão.

O Rui Santos disse que para ele continuava o Rui Costa como presidente.

Mas esperava-se outra coisa? Quando o banana foi à CNN só faltou meter-se debaixo da mesa para lhe chupar a picha. Para esse anão continua a ser o Ruizinho que ganhou o Mundial Sub-20

jpcslb

O mundo ideal seria o JNL ganhar à primeira volta e votarem 60000 sócios...
com 60K a votarem e o JNL a presidente, a marca Benfica a nível global subiria exponencialmente, mas enfim... eu só já peço que o JNL seja o próximo presidente.

saudações Benfiquistas
                            jpcslb

Diogo_94

Isto não se decide no próximo sábado, 8 de novembro será o dia.
Esqueçam isso de poder haver um vencedor na primeira volta

Aka

Citação de: Diogo_94 em 20 de Outubro de 2025, 22:37Isto não se decide no próximo sábado, 8 de novembro será o dia.

Boa tentativa, Ruie!

Diogo_94

Citação de: Aka em 20 de Outubro de 2025, 22:38
Citação de: Diogo_94 em 20 de Outubro de 2025, 22:37Isto não se decide no próximo sábado, 8 de novembro será o dia.

Boa tentativa, Ruie!

Que palermice foi essa ??

Rumoaoquadragesimo

Cada vez mais me convenço que LFV só está na corrida para tirar votos a Rui Costa como vingança.

JPG

Citação de: Rumoaoquadragesimo em 20 de Outubro de 2025, 22:58Cada vez mais me convenço que LFV só está na corrida para tirar votos a Rui Costa como vingança.

não acho impossivel que no debate na 5ª, o rei-sol rasgue o banana de alto a baixo e baze alegando que teve obra , disse o que tinha a dizer ali e que os socios já o conhecem e não está para ficar mais ali

Lusiisul

Citação de: Purple Rain em 20 de Outubro de 2025, 02:06
Citação de: Lusiisul em 20 de Outubro de 2025, 01:56
Citação de: NoNickBoy em 20 de Outubro de 2025, 00:33
Citação de: jjlope00 em 20 de Outubro de 2025, 00:32
Citação de: Lusiisul em 19 de Outubro de 2025, 23:21Sinceramente, nem me vou dar ao trabalho de ir a Paris, ao Novotel, só para votar.
Em pleno 2025, com tantas formas seguras de confirmar identidade online, isto é ridículo.

Para piorar, nenhuma das candidaturas me representa minimamente.
Que desespero de eleições. :'(
Diz logo que vais votar Rui Costa, ninguém te leva a mal.

Duvido que o dono deste login seja sequer benfiquista, quanto mais ir votar 😂

Sou sócio do Benfica há mais de 20 anos, pago as quotas e acompanho o clube mesmo vivendo fora de Portugal.
Ser benfiquista não é fazer coro com a opinião dos outros, é querer o melhor para o clube.
Se para ti discordar = não ser benfiquista, então o problema não é meu.

Faz-nos a todos um favor.
Pergunta ao PMAG porque é que não aceitou o voto por correspondência.
Os estatutos permitem mas o PMAG não deixou. Escreve ao PMAG a perguntar porquê.

Obrigado pela informação.

Então estamos de acordo numa coisa: existe alternativa viável ao voto presencial, mas não foi permitida.
É exatamente esse o meu ponto, limitar a participação dos sócios que vivem fora é injusto e ultrapassado.
Se os estatutos permitem voto por correspondência, não há desculpa para não o aplicar.

Quero votar, quero participar e preocupo-me com o clube.
É por isso que faço perguntas e discuto soluções, isso também é ser benfiquista.

Lusiisul

Citação de: NoNickBoy em 20 de Outubro de 2025, 02:41
Citação de: Lusiisul em 20 de Outubro de 2025, 01:56
Citação de: NoNickBoy em 20 de Outubro de 2025, 00:33
Citação de: jjlope00 em 20 de Outubro de 2025, 00:32
Citação de: Lusiisul em 19 de Outubro de 2025, 23:21Sinceramente, nem me vou dar ao trabalho de ir a Paris, ao Novotel, só para votar.
Em pleno 2025, com tantas formas seguras de confirmar identidade online, isto é ridículo.

Diz logo que vais votar Rui Costa, ninguém te leva a mal.

Duvido que o dono deste login seja sequer benfiquista, quanto mais ir votar 😂

Sou sócio do Benfica há mais de 20 anos, pago as quotas e acompanho o clube mesmo vivendo fora de Portugal.
Ser benfiquista não é fazer coro com a opinião dos outros, é querer o melhor para o clube.
Se para ti discordar = não ser benfiquista, então o problema não é meu.

Pronto então se acompanhas tanto, sabes o que aconteceu em 2020 com o voto eletronico, achas que isso é melhor?

Carros particulares a fugir com os votos sabe-se lá para onde.

O voto eletronico é um não assunto que os bots da campanha do Costa insistem em trazer à baila e os bots não são nem benfiquistas nem são nada, são um telemóvel num servidor qualquer.

A questão não é defender um sistema cego de voto eletrónico sem garantias – ninguém aqui está a pedir isso.
O que estou a dizer é simples: há soluções modernas e seguras para permitir que todos os sócios possam votar, seja voto eletrónico com autenticação forte, voto por correspondência, ou mais mesas de voto descentralizadas.

Falar de "carros a fugir com votos" ou "bots" é desviar o assunto.

Lusiisul

Citação de: Indutory em 20 de Outubro de 2025, 02:44

Deve ser como o Mauro Xavier, arranjou 11 razões mas hoje com 6 candidatos já diz que nenhum lhe serve.

Não sou Mauro Xavier nem preciso de copiar opiniões de ninguém para pensar pela minha cabeça.
Se houvesse uma candidatura que realmente apresentasse um projeto sólido para o futuro do Benfica, eu dizia claramente em quem ia votar.
Mas não vou fingir entusiasmo só porque há 6 nomes no boletim. Quantidade não é qualidade.

Prefiro ser honesto: nenhuma candidatura me convence até agora. E tenho todo o direito a dizê-lo como sócio.