Eleições 2025

futeboldelite

Citação de: Androico em 27 de Outubro de 2025, 18:09
Citação de: futeboldelite em 27 de Outubro de 2025, 18:05
Citação de: Androico em 27 de Outubro de 2025, 18:03
Citação de: futeboldelite em 27 de Outubro de 2025, 18:00
Citação de: Androico em 27 de Outubro de 2025, 17:59
Citação de: Benfiquismo em 27 de Outubro de 2025, 17:55há uns anos, Diogo Freitas do Amaral tinha 46,31% contra os 25,43% de Mário Soares, na primeira volta. Na segunda volta, Freitas do Amaral teve 48,82% e Mário Soares 51,18%.
Nada é impossível.

É um facto e eu até já fiz essa comparação. Porém, não é comparável.

A direita estava toda unida em torno do Freitas. O Zenha (do PS) teve 20% e a Maria de Lurdes Pintassilgo (de esquerda) alcançou 7,38%. Só precisavam de mobilizar toda a esquerda em torno do Soares, o que foi feito, especialmente com a conhecida frase do A. Cunhal.
Ah, e uma pessoa só tinha direito a um voto.

Não é comparável com a situação atual, em que o "campo" da oposição só somou 42% (Manteigas + Noronha), pois o Vieira obteve 13,86%.

o vieiras também é «oposição», caso contrário não ia contra o Delfim, não?
O Noronha e o Manteigas correspondem, essencialmente, a uma oposição ao Vieirismo. E quem votou no Vieira não corresponde ao campo da oposição ao "Vieirismo", bem pelo contrário.

não podes ver a coisa assim, os costistas têm de ser cindidos completamente dos vieiristas, a bem de estas eleições.

Mas não tenho interesse em análises de wishful thinking, nem de estratégia eleitoral. Estou a cingir-me a uma análise rigorosa.

o facto de os votantes Noronha e Manteigas verem o outro lado como vieirismo não quer dizer que os votantes do Vieira vejam o Rui Costa como um deles.

é isso que estou a dizer.

Bailey

Citação de: Androico em 27 de Outubro de 2025, 18:06
Citação de: Bailey em 27 de Outubro de 2025, 18:04
Citação de: Benfiquismo em 27 de Outubro de 2025, 17:55há uns anos, Diogo Freitas do Amaral tinha 46,31% contra os 25,43% de Mário Soares, na primeira volta. Na segunda volta, Freitas do Amaral teve 48,82% e Mário Soares 51,18%.
Nada é impossível.

A direita estava toda unida em torno do Freitas. O Zenha (do PS) teve 20% e a Maria de Lurdes Pintassilgo (de esquerda) alcançou 7,38%. Só precisavam de mobilizar toda a esquerda em torno do Soares, o que foi feito, especialmente com a conhecida frase do A. Cunhal.

Não é comparável com a situação atual, em que o "campo" da oposição só somou 42% (Manteigas + Noronha), pois o Vieira obteve 13,86%.
Pode se olhar para a maneira mais optimista ou pessimista
Se eu quiser ser muito optimista posso dizer que não e normal votarem 85 mil pessoas e que os apoiantes do Noronha sao mais mobilizados e ativos
Se e provável que isso compense a diferença? Não muito. Mas não deixa de ser verdade
Certo. Mas isso não está relacionado com o que disse. E o que disse é que não é possível fazer uma transposição entre os resultados das eleições presidenciais de 1986 e as eleições do Benfica. E isso parece-me de tal forma evidente que não vale a pena explicar muito mais.
Sim concordo , sao coisas que não tem nada a ver

Petrov_Carmovich

Citação de: Naruto em 27 de Outubro de 2025, 16:53Ora Fdx!!!!

Falei agora com um amigo meu que desde ha muitos anos era anti luis filipe vieira.

Em conversa diz-me que votou rui costa mas que queria mudança.

Fiquei atonito...é um anti vieirista de anos com quem costumava conversar bastante.

Tentei perceber a bosta de logica que teve para votar rui costa mas querer mudanca e o fim do vieirismo (costismo).

Diz-me ele que estava muito dividido entre o manteigas, o noronha e o mayer e que como nao sabia em quem votar mas achava que o rui ia à segunda volta decidiu votar no rui na primeira volta para nao influenciar e que agora na segunda volta vota no candidato da mudanca que se apurou para ela (noronha).

Pqp....é com cada panca....

Pelo menos votará no noronha agora.
Há malucos para tudo. Por exemplo, penso que tu és mais maluco que eu. 

Mas afinal tu ainda apanhaste alguém ainda mais maluco que a tua pessoa.

Bem, pelo menos não és chalupa. E conseguiste converter um.

Androico

Citação de: futeboldelite em 27 de Outubro de 2025, 18:19
Nada é impossível.

O Noronha e o Manteigas correspondem, essencialmente, a uma oposição ao Vieirismo. E quem votou no Vieira não corresponde ao campo da oposição ao "Vieirismo", bem pelo contrário.

não podes ver a coisa assim, os costistas têm de ser cindidos completamente dos vieiristas, a bem de estas eleições.

Mas não tenho interesse em análises de wishful thinking, nem de estratégia eleitoral. Estou a cingir-me a uma análise rigorosa.

o facto de os votantes Noronha e Manteigas verem o outro lado como vieirismo não quer dizer que os votantes do Vieira vejam o Rui Costa como um deles.

Pois, mas nas eleições presidenciais de 1986, foram os candidatos à esquerda do Soares que tiveram os restantes votos (27%). Entre o Soares e o Freitas, não era difícil de perceber para onde iam cair esses votos, desde que fossem mobilizados.

No caso do Benfica, entre o Rui Costa e o Noronha, alguém é capaz de afirmar que a maior parte dos votos no Vieira vai para o Noronha, caso sejam mobilizados? Quem votou no Vieira, olha para o Noronha como "um deles"? O tipo que só é conhecido no universo benfiquista como opositor do Vieira? É wishful thinking.

PontapeDoIsaias

Citação de: Savicevic em 27 de Outubro de 2025, 12:32Bom dia a todos.

Infelizmente não venho cá com a disposição que queria.

O resultado das eleições é desapontante mas não posso dizer que esteja muito surpreendido. Quem conhece o país real e viu a ida massiva às urnas sentiu que a motivação do eleitorado poderia ser neste sentido, e foi.

É importante não desmobilizar para a segunda volta. Mesmo que o resultado final seja a mais que provável reeleição, será absolutamente nefasto para o clube que o Rui Costa seja eleito com uns 80% dos votos. E será nefasto porque vamos continuar a perder, vamos afundar financeiramente com um provável terceiro lugar esta época e porque vamos ser comidos na questão dos direitos de TV. E estar nessa situação sem existir um grupo de sócios dimensionado para poder ser alternativa é o pior que pode acontecer ao Benfica.

Bem sei que vai ser tremendamente exigente para muitos, sobretudo no estrangeiro, voltarem a fazer esse esforço, mas será muito importante conservar o eleitorado e, se possível, fazê-lo crescer um pouco indo buscar insatisfeitos a outras candidaturas.

Dito isto, o Benfica é um reflexo (provavelmente o mais emblemático) da sociedade portuguesa. Somos um país profundamente atrasado, ignorante, tacanho, mesquinho, invejoso, permeável a fake news, com pavor do desconhecido e com uma aversão à mudança que nos amarra à mediocridade enquanto nação e, consequentemente e por igualdade de razão, enquanto clube.

O antagonismo de uma instituição que consegue movimentar mais de 85 mil pessoas - mais do triplo do FCP e não sei quantas vezes mais que o SCP - para votar no status quo e que no campo está com um campeonato ganho em 6 e a caminho de 7 é uma coisa que me aflige, que me incomoda.

A resignação ao medíocre, ao poucochinho, revolta-me. Sermos o maior clube de Portugal e um dos maiores do mundo não me consola. Eu quero que a dimensão se traduza em qualidade e existe um colossal desfasamento entre uma realidade e a outra.

Não me perguntem qual é o caminho para mudar isto, porque não sei. Talvez tenha que passar uma geração ou duas. Ou três. Ou talvez tenhamos mesmo que ir ao fundo novamente para haver consciencialização do que se passa.

Até lá é fazer o nosso papel. Estou muito cansado. Se calhar depois disto vou ter de tirar umas férias, ir para umas termas, fazer meditação, até ter força para voltar. Mas se um gajo abandonar então é que isto nunca muda.
Um grande bem haja amigo e para os outros companheiros de luta.

Acredito que se possa sacar um coelho da cartola e derrotar o mal.

Forca

TFFS

Citação de: Savicevic em 27 de Outubro de 2025, 12:32Bom dia a todos.

Infelizmente não venho cá com a disposição que queria.

O resultado das eleições é desapontante mas não posso dizer que esteja muito surpreendido. Quem conhece o país real e viu a ida massiva às urnas sentiu que a motivação do eleitorado poderia ser neste sentido, e foi.

É importante não desmobilizar para a segunda volta. Mesmo que o resultado final seja a mais que provável reeleição, será absolutamente nefasto para o clube que o Rui Costa seja eleito com uns 80% dos votos. E será nefasto porque vamos continuar a perder, vamos afundar financeiramente com um provável terceiro lugar esta época e porque vamos ser comidos na questão dos direitos de TV. E estar nessa situação sem existir um grupo de sócios dimensionado para poder ser alternativa é o pior que pode acontecer ao Benfica.

Bem sei que vai ser tremendamente exigente para muitos, sobretudo no estrangeiro, voltarem a fazer esse esforço, mas será muito importante conservar o eleitorado e, se possível, fazê-lo crescer um pouco indo buscar insatisfeitos a outras candidaturas.

Dito isto, o Benfica é um reflexo (provavelmente o mais emblemático) da sociedade portuguesa. Somos um país profundamente atrasado, ignorante, tacanho, mesquinho, invejoso, permeável a fake news, com pavor do desconhecido e com uma aversão à mudança que nos amarra à mediocridade enquanto nação e, consequentemente e por igualdade de razão, enquanto clube.

O antagonismo de uma instituição que consegue movimentar mais de 85 mil pessoas - mais do triplo do FCP e não sei quantas vezes mais que o SCP - para votar no status quo e que no campo está com um campeonato ganho em 6 e a caminho de 7 é uma coisa que me aflige, que me incomoda.

A resignação ao medíocre, ao poucochinho, revolta-me. Sermos o maior clube de Portugal e um dos maiores do mundo não me consola. Eu quero que a dimensão se traduza em qualidade e existe um colossal desfasamento entre uma realidade e a outra.

Não me perguntem qual é o caminho para mudar isto, porque não sei. Talvez tenha que passar uma geração ou duas. Ou três. Ou talvez tenhamos mesmo que ir ao fundo novamente para haver consciencialização do que se passa.

Até lá é fazer o nosso papel. Estou muito cansado. Se calhar depois disto vou ter de tirar umas férias, ir para umas termas, fazer meditação, até ter força para voltar. Mas se um gajo abandonar então é que isto nunca muda.
Enorme Savicevic

Da minha parte vou-me afastar, esperar as mais que prováveis misérias que aí virão e apontar o porquê cada vez que "aí, a arbitragem esteve contra nós"

Quando forem novas eleições cá estarei para apoiar quem for o candidato da verdadeira mudança

Mas preciso de parar. Estou cansado. Estarei cá para ajudar a limpar os cacos. É deixá-los bater com a cabeça

E claro, dia 8 lá estarei a votar Noronha

futeboldelite

Citação de: Androico em 27 de Outubro de 2025, 18:25
Citação de: futeboldelite em 27 de Outubro de 2025, 18:19
Nada é impossível.

Pois, mas nas eleições presidenciais de 1986, foram os candidatos à esquerda do Soares que tiveram os restantes votos (27%). Entre o Soares e o Freitas, não era difícil de perceber para onde iam cair esses votos, desde que fossem mobilizados.

No caso do Benfica, entre o Rui Costa e o Noronha, alguém é capaz de afirmar que a maior parte dos votos no Vieira vão para o Noronha, caso sejam mobilizados? Quem votou no Vieira, olha para o Noronha como "um deles"? O tipo que só é conhecido no universo benfiquista como opositor do Vieira? É wishful thinking.

Acho que sim, que olham, na medida que vêm no Rui Costa um garotão impreparado, e no Noronha podem ver um gestor capaz de fazer «obra».

Noisiv

Falei agora com um amigo meu que desde ha muitos anos era anti luis filipe vieira.

Fiquei atonito...é um anti vieirista de anos com quem costumava conversar bastante.

Tentei perceber a bosta de logica que teve para votar rui costa mas querer mudanca e o fim do vieirismo (costismo).

Diz-me ele que estava muito dividido entre o manteigas, o noronha e o mayer e que como nao sabia em quem votar mas achava que o rui ia à segunda volta decidiu votar no rui na primeira volta para nao influenciar e que agora na segunda volta vota no candidato da mudanca que se apurou para ela (noronha).

A chamada lógica da batata.

PontapeDoIsaias

Ha malta que um gajo pensa que ate pensam mas na realidade nao.

Tenho um no trabalho igual..deve ter votado vieira mas diz que JNL nao o convence e nem deve votar na seugnda volta.

slbforever95

Pelo o que vejo por aí a segunda volta parece que ainda vai ser pior. Os analfabetos vão sair todos a rua outra vez

aquaris

Quando possível tem de se diminuir a diferença de votos, nao vale passar dos 20 para 50, para mim acabava-se com diferenciação mas se nao for possível passem para máximo 30 votos os de 50 votos mantendo o resto constante.

Benfiquista de Baguim

Citação de: Harlem em 27 de Outubro de 2025, 11:11

O próprio instagram do Benfica deu like nesta merda. Mas o que é isto?

O Benfica é da corja mas os sócios analfabetos funcionais ainda acreditam que é deles e andam a festejar os 85 mil que foram votar, eu coro de vergonha porque a única coisa que festejo são títulos dos que realmente contam.

paulomaia1972

Depois da estúpida declaração de Manteigas, estamos sozinhos na luta pela salvação deste clube.
Temos 15 dias para ganhar a vontade da maioria dos benfiquistas. Resta lutar, sabendo que é uma enorme montanha para ser alcançada.