Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 53 anos,
Portugal

fpie

Citação de: Zeca_Diabo em 03 de Novembro de 2025, 12:15
Citação de: pevmac em 03 de Novembro de 2025, 12:04
Citação de: Espártaco em 03 de Novembro de 2025, 12:00
Citação de: HB em 03 de Novembro de 2025, 10:09Benfica: Leiria 'deu' maioria absoluta a Rui Costa

Casa do clube na cidade do Lis teve uma afluência de votantes a rondar o milhar e o atual presidente esmagou Noronha Lopes. Associados com direito a 50 votos tenderam para o líder encarnado. Crença numa segunda volta eleitoral bastante participada


Dirigentes da Casa do Benfica de Leiria felizes com adesão dos sócios às eleições

Spoiler
Leiria não teve dúvidas: Rui Costa deve continuar a ser o presidente do Benfica. Analisando os votos da primeira volta das eleições, realizada no passado dia 25, o atual presidente obteve maioria absoluta na cidade do Lis.

Na Casa do Benfica de Leiria, onde votaram 984 associados dos encarnados, 433 colocaram a cruz na Lista G, encabeçada por Rui Costa. Por seu turno, João Noronha Lopes, rosto da Lista F, colheu a preferência de 261 votantes. No referido local, acrescente-se, não se registaram quaisquer votos nulos e/ou brancos, sendo que a distribuição do remanescente dos votos foi a seguinte: Lista C (140 votantes) – João Diogo Manteigas -, Lista E (130 votantes) – Luís Filipe Vieira -, Lista B (15 votantes) – Martim Mayer –, e Lista D (5 votantes) – Cristóvão Carvalho.


Distribuição dos votos contabilizados na Casa do Benfica de Leiria

Centrando atenções em Rui Costa e Noronha Lopes, os dois candidatos que lograram a passagem à segunda volta do ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube e cujo sufrágio está agendado para o próximo dia 8 de novembro, os números dizem que Leiria carregou o maestro às costas: os 433 apoiantes do antigo craque dos relvados traduziram-se em 10.590 votos. Já os 261 votantes em Noronha Lopes permitiram uma tradução em votos de 4.493, pelo que o eleitorado leiriense mais do que duplicou a escolha em Rui Costa relativamente àquele que viria a confirmar-se como o seu principal adversário nas urnas.

A BOLA esteve, dias depois do ato eleitoral, nas instalações da Casa do Benfica de Leiria e tentou perceber as razões para as quais Rui Costa colheu esta aceitação. No referido espaço de culto encarnado da cidade do Lis há atualmente cerca de 500 sócios pagantes, pelo que o número de votantes nas eleições do clube foi praticamente o dobro – recorde-se que para participar no ato eleitoral era obrigatório ser sócio do Benfica e não de qualquer Casa do Benfica.

Fernando Heleno e Manuel Roda, ambos vice-presidentes da Casa do Benfica de Leiria – Vítor Farinha, o atual presidente, não pôde estar presente devido a razões pessoais -, foram de uma recetividade a toda a prova – orgulhando-se da presença da nossa equipa de reportagem, não se cansaram de nos agradecer a presença [até para jantar nos convidaram] -, mas, de forma absolutamente diplomática, preferiram não tecer considerações eleitorais, respeitando o cargo institucional que ocupam. Mas Fernando Heleno não escondeu a satisfação pela presença de tantos sócios que ali depositaram o seu voto.

«Se me permite, gostaria de começar por dizer que a Casa do Benfica de Leiria decidiu, por unanimidade, não apoiar publicamente nenhum dos candidatos às eleições e disso mesmo demos conta em comunicado emitido durante o período eleitoral. O que me apraz registar é que o dia 25 de outubro foi vivido com grande fervor benfiquista também na nossa casa. Além dos números absolutamente estrondosos que se verificaram no referido ato eleitoral e que deram ao Benfica um novo recorde do Mundo, a Casa do Benfica de Leiria também não pode deixar de orgulhar-se de ter tido praticamente um milhar de associados do Benfica a votarem nas nossas instalações. Somos uma entidade que tem atualmente cerca de 500 sócios pagantes, pelo que tivemos praticamente o dobro de eleitores. E isso deve ser realçado», começou por dizer, acrescentando «a total correção com que decorreu o sufrágio, entre as 8h30 e as 22 horas, não só nas duas mesas de voto que estiveram instaladas na Casa do Benfica de Leiria, como também no restante espaço, onde houve muito Benfica de manhã à noite».

Ainda de acordo com o dirigente associativo, «nestas eleições foram registados mais do dobro de votantes relativamente ao último sufrágio no clube», algo que, reforça, «diz bem da força do Benfica».

Relativamente à leitura do eleitorado, Fernando Heleno diz ter tido uma noção de que houve muitos sócios com direito a 50 votos que escolheram Rui Costa, algo que «ficou devidamente refletido nos resultados finais». «É certo que tivemos aqui uma mescla de juventude com outras pessoas mais velhas a votar em Leiria, mas pela minha leitura tivemos bastantes sócios do Benfica com direito a 50 votos», conclui.


«O passado de Rui Costa nos relvados ainda tem muito peso»


No dia da nossa reportagem no local, o ambiente da casa encarnada junto ao Rio Lis estava... a meio-gás. Dia de semana, à noite, já com o inverno a intimidar... Conseguimos, ainda assim, falar com alguns dos benfiquistas ali presentes. A ideia passava, claro está, por tentarmos perceber o sentido de voto em Rui Costa, ainda para mais de forma tão esmagadora.

Estivemos durante alguns minutos à conversa com um sócio do Benfica. Mesmo preferindo o anonimato, também por razões institucionais – embora atualmente não exerça nenhum cargo -, o associado dos encarnados fez-nos a sua leitura da primeira volta das eleições, centrando a análise nas urnas existentes na Casa do Benfica de Leiria.

«Foi claramente um excelente dia para todos os benfiquistas da região. É certo que somos muito mais, claro que a dimensão do Benfica é mundial, mas termos praticamente um milhar de sócios do clube a votarem na casa de Leiria é bastante positivo. Durante várias horas houve largas conversas sobre tudo. O glorioso passado, mas também o presente e o futuro. Relativamente à tendência de voto, e pelo que fui percebendo junto de alguns amigos com quem me fui cruzando ao longo do dia, estou em crer que o estatuto que Rui Costa adquiriu enquanto jogador continua a ter bastante peso no eleitorado benfiquista. E digo isto pelo que sei de muitos dos que votaram em Leiria, mas na minha análise também abranjo esta tese ao resultado final das eleições. O Rui Costa foi um jogador de craveira mundial, é e será sempre um dos grandes ícones do Benfica e os sócios não esquecem tudo o que ele deu ao clube», confidencia.

Do alto da experiência dos quase 60 anos de vida – e cerca de 50 de associado -, este adepto, que também votou em Rui Costa, deu seguimento à sua leitura: «Claro que há quem defenda que Rui Costa não correspondeu às expectativas enquanto presidente, quem lidera o Benfica está obrigado a ganhar sempre, sobre isso não há a mínima dúvida, mas, na minha ótica, e além do seu passado enquanto jogador, o próprio Rui Costa merece um reforço de aposta na presidência. Fez coisas bastante interessantes, conseguiu que a nação benfiquista se unisse ainda mais em torno do clube, principalmente nos jogos em casa e fora, e financeiramente também encontrou uma estabilidade que é extremamente importante.»

Perante estes dados, o referido associado não teve dúvidas em depositar os seus 50 votos no antigo maestro. «Assumo claramente que foi esse o meu sentido de voto. Respeitando e agradecendo a convicção dos restantes candidatos, naquela que foi uma gigantesca prova de universalidade e democracia no Benfica, estou em crer que Rui Costa é, neste momento, o candidato mais capacitado para conduzir o Benfica à glória que todos nós desejamos. Voltarei a votar nele na segunda volta, evidentemente, espero que o nosso eterno número 10 colha a preferência dos benfiquistas para que possa manter-se na presidência, mas, e acima de tudo, espero que volte a ganhar o Benfica. No final do dia, e aconteça o que acontecer, continuamos todos a ser do Benfica e viveremos intensamente o clube, qualquer que seja o presidente», dissertou.

Casa leiriense com futuro

Voltando, e para terminar, à essência da Casa do Benfica de Leiria (fundada em 1989), estamos na presença de uma instituição agregadora e que consegue ser o epicentro de vários momentos de grande fervor clubístico na zona Centro do País.

O atual espaço, situado ao início da Rua Machado dos Santos, é atraente, mas não deixa de ser relativamente pequeno para que possam ser desenvolvidas algumas atividades lúdicas que levem a que mais pessoas frequentem a casa e ali vivam com mais intensidade a realidade encarnada.

«Temos a ideia que seria bastante necessário dispormos de novas infraestruturas para que possamos continuar este caminho. O nosso mandato, iniciado este ano, termina em 2028, e muito gostaríamos de tentar, pelo menos, encontrar uma outra localização para que a Casa do Benfica de Leiria fosse ainda maior e para que pudéssemos atrair mais benfiquistas ao nosso espaço. Claro que só com melhores condições poderemos aspirar a ter mais sócios. Veremos o que será possível fazer, sem promessas, mas com muita ambição. É este o espírito da atual Direção», finalizou Fernando Valente.

https://www.abola.pt/noticias/benfica-leiria-deu-maioria-absoluta-a-rui-costa-2025103017123348138
[fechar]

As canetas de aluguer da BOLA continuam a fazer campanha pelo nosso Rui, mas no geral estamos tão fudidos, mas tão fudidos...
O actual Benfica numa foto.

#CHALUPADAPREMIUM

Falta o garrafão


pelas barrigas, esse já era

Zeca_Diabo

Citação de: abar85 em 03 de Novembro de 2025, 12:09
Citação de: BENFIKA em 03 de Novembro de 2025, 11:51
Citação de: Ginkgo em 03 de Novembro de 2025, 11:47Essa história das reuniões é grave e é das poucas coisas que pode tocar à chalupada.

oh sim, estão super preocupados porque o Rui não vai às reuniões. O Rui retirou-se das negociações da centralização perante todo o país, foi apresentado um projeto entretanto sem o contributo do Benfica, e ninguém quis saber disso, venceu na mesma  :crazy2:

Olha que não sei... a acumulação de situações às vezes faz virar o copo.

Principalmente quando o objetivo é atrair votantes com dúvidas ou fazer com que no mínimo não tenham confiança para votar em ninguém.

Eu acho que o Rui podia atropelar a equipa de futebol na passadeira que mesmo assim votavam nele

Di_Maria

Citação de: HB em 03 de Novembro de 2025, 10:09Benfica: Leiria 'deu' maioria absoluta a Rui Costa

Casa do clube na cidade do Lis teve uma afluência de votantes a rondar o milhar e o atual presidente esmagou Noronha Lopes. Associados com direito a 50 votos tenderam para o líder encarnado. Crença numa segunda volta eleitoral bastante participada


Dirigentes da Casa do Benfica de Leiria felizes com adesão dos sócios às eleições

Spoiler
Leiria não teve dúvidas: Rui Costa deve continuar a ser o presidente do Benfica. Analisando os votos da primeira volta das eleições, realizada no passado dia 25, o atual presidente obteve maioria absoluta na cidade do Lis.

Na Casa do Benfica de Leiria, onde votaram 984 associados dos encarnados, 433 colocaram a cruz na Lista G, encabeçada por Rui Costa. Por seu turno, João Noronha Lopes, rosto da Lista F, colheu a preferência de 261 votantes. No referido local, acrescente-se, não se registaram quaisquer votos nulos e/ou brancos, sendo que a distribuição do remanescente dos votos foi a seguinte: Lista C (140 votantes) – João Diogo Manteigas -, Lista E (130 votantes) – Luís Filipe Vieira -, Lista B (15 votantes) – Martim Mayer –, e Lista D (5 votantes) – Cristóvão Carvalho.


Distribuição dos votos contabilizados na Casa do Benfica de Leiria

Centrando atenções em Rui Costa e Noronha Lopes, os dois candidatos que lograram a passagem à segunda volta do ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube e cujo sufrágio está agendado para o próximo dia 8 de novembro, os números dizem que Leiria carregou o maestro às costas: os 433 apoiantes do antigo craque dos relvados traduziram-se em 10.590 votos. Já os 261 votantes em Noronha Lopes permitiram uma tradução em votos de 4.493, pelo que o eleitorado leiriense mais do que duplicou a escolha em Rui Costa relativamente àquele que viria a confirmar-se como o seu principal adversário nas urnas.

A BOLA esteve, dias depois do ato eleitoral, nas instalações da Casa do Benfica de Leiria e tentou perceber as razões para as quais Rui Costa colheu esta aceitação. No referido espaço de culto encarnado da cidade do Lis há atualmente cerca de 500 sócios pagantes, pelo que o número de votantes nas eleições do clube foi praticamente o dobro – recorde-se que para participar no ato eleitoral era obrigatório ser sócio do Benfica e não de qualquer Casa do Benfica.

Fernando Heleno e Manuel Roda, ambos vice-presidentes da Casa do Benfica de Leiria – Vítor Farinha, o atual presidente, não pôde estar presente devido a razões pessoais -, foram de uma recetividade a toda a prova – orgulhando-se da presença da nossa equipa de reportagem, não se cansaram de nos agradecer a presença [até para jantar nos convidaram] -, mas, de forma absolutamente diplomática, preferiram não tecer considerações eleitorais, respeitando o cargo institucional que ocupam. Mas Fernando Heleno não escondeu a satisfação pela presença de tantos sócios que ali depositaram o seu voto.

«Se me permite, gostaria de começar por dizer que a Casa do Benfica de Leiria decidiu, por unanimidade, não apoiar publicamente nenhum dos candidatos às eleições e disso mesmo demos conta em comunicado emitido durante o período eleitoral. O que me apraz registar é que o dia 25 de outubro foi vivido com grande fervor benfiquista também na nossa casa. Além dos números absolutamente estrondosos que se verificaram no referido ato eleitoral e que deram ao Benfica um novo recorde do Mundo, a Casa do Benfica de Leiria também não pode deixar de orgulhar-se de ter tido praticamente um milhar de associados do Benfica a votarem nas nossas instalações. Somos uma entidade que tem atualmente cerca de 500 sócios pagantes, pelo que tivemos praticamente o dobro de eleitores. E isso deve ser realçado», começou por dizer, acrescentando «a total correção com que decorreu o sufrágio, entre as 8h30 e as 22 horas, não só nas duas mesas de voto que estiveram instaladas na Casa do Benfica de Leiria, como também no restante espaço, onde houve muito Benfica de manhã à noite».

Ainda de acordo com o dirigente associativo, «nestas eleições foram registados mais do dobro de votantes relativamente ao último sufrágio no clube», algo que, reforça, «diz bem da força do Benfica».

Relativamente à leitura do eleitorado, Fernando Heleno diz ter tido uma noção de que houve muitos sócios com direito a 50 votos que escolheram Rui Costa, algo que «ficou devidamente refletido nos resultados finais». «É certo que tivemos aqui uma mescla de juventude com outras pessoas mais velhas a votar em Leiria, mas pela minha leitura tivemos bastantes sócios do Benfica com direito a 50 votos», conclui.


«O passado de Rui Costa nos relvados ainda tem muito peso»


No dia da nossa reportagem no local, o ambiente da casa encarnada junto ao Rio Lis estava... a meio-gás. Dia de semana, à noite, já com o inverno a intimidar... Conseguimos, ainda assim, falar com alguns dos benfiquistas ali presentes. A ideia passava, claro está, por tentarmos perceber o sentido de voto em Rui Costa, ainda para mais de forma tão esmagadora.

Estivemos durante alguns minutos à conversa com um sócio do Benfica. Mesmo preferindo o anonimato, também por razões institucionais – embora atualmente não exerça nenhum cargo -, o associado dos encarnados fez-nos a sua leitura da primeira volta das eleições, centrando a análise nas urnas existentes na Casa do Benfica de Leiria.

«Foi claramente um excelente dia para todos os benfiquistas da região. É certo que somos muito mais, claro que a dimensão do Benfica é mundial, mas termos praticamente um milhar de sócios do clube a votarem na casa de Leiria é bastante positivo. Durante várias horas houve largas conversas sobre tudo. O glorioso passado, mas também o presente e o futuro. Relativamente à tendência de voto, e pelo que fui percebendo junto de alguns amigos com quem me fui cruzando ao longo do dia, estou em crer que o estatuto que Rui Costa adquiriu enquanto jogador continua a ter bastante peso no eleitorado benfiquista. E digo isto pelo que sei de muitos dos que votaram em Leiria, mas na minha análise também abranjo esta tese ao resultado final das eleições. O Rui Costa foi um jogador de craveira mundial, é e será sempre um dos grandes ícones do Benfica e os sócios não esquecem tudo o que ele deu ao clube», confidencia.

Do alto da experiência dos quase 60 anos de vida – e cerca de 50 de associado -, este adepto, que também votou em Rui Costa, deu seguimento à sua leitura: «Claro que há quem defenda que Rui Costa não correspondeu às expectativas enquanto presidente, quem lidera o Benfica está obrigado a ganhar sempre, sobre isso não há a mínima dúvida, mas, na minha ótica, e além do seu passado enquanto jogador, o próprio Rui Costa merece um reforço de aposta na presidência. Fez coisas bastante interessantes, conseguiu que a nação benfiquista se unisse ainda mais em torno do clube, principalmente nos jogos em casa e fora, e financeiramente também encontrou uma estabilidade que é extremamente importante.»

Perante estes dados, o referido associado não teve dúvidas em depositar os seus 50 votos no antigo maestro. «Assumo claramente que foi esse o meu sentido de voto. Respeitando e agradecendo a convicção dos restantes candidatos, naquela que foi uma gigantesca prova de universalidade e democracia no Benfica, estou em crer que Rui Costa é, neste momento, o candidato mais capacitado para conduzir o Benfica à glória que todos nós desejamos. Voltarei a votar nele na segunda volta, evidentemente, espero que o nosso eterno número 10 colha a preferência dos benfiquistas para que possa manter-se na presidência, mas, e acima de tudo, espero que volte a ganhar o Benfica. No final do dia, e aconteça o que acontecer, continuamos todos a ser do Benfica e viveremos intensamente o clube, qualquer que seja o presidente», dissertou.

Casa leiriense com futuro

Voltando, e para terminar, à essência da Casa do Benfica de Leiria (fundada em 1989), estamos na presença de uma instituição agregadora e que consegue ser o epicentro de vários momentos de grande fervor clubístico na zona Centro do País.

O atual espaço, situado ao início da Rua Machado dos Santos, é atraente, mas não deixa de ser relativamente pequeno para que possam ser desenvolvidas algumas atividades lúdicas que levem a que mais pessoas frequentem a casa e ali vivam com mais intensidade a realidade encarnada.

«Temos a ideia que seria bastante necessário dispormos de novas infraestruturas para que possamos continuar este caminho. O nosso mandato, iniciado este ano, termina em 2028, e muito gostaríamos de tentar, pelo menos, encontrar uma outra localização para que a Casa do Benfica de Leiria fosse ainda maior e para que pudéssemos atrair mais benfiquistas ao nosso espaço. Claro que só com melhores condições poderemos aspirar a ter mais sócios. Veremos o que será possível fazer, sem promessas, mas com muita ambição. É este o espírito da atual Direção», finalizou Fernando Valente.

https://www.abola.pt/noticias/benfica-leiria-deu-maioria-absoluta-a-rui-costa-2025103017123348138
[fechar]

As canetas de aluguer da BOLA continuam a fazer campanha pelo nosso Rui, mas no geral estamos tão fudidos, mas tão fudidos...

150 votos no Banana e 2 litros de vinho pacote por dia.

É este o adepto do Benfica.

Agora é pensar que daqui a 4 anos estes balofos estão a votar no João Diogo Manteigas para presidente?

 :rir:  :rir:  :rir:

Se não for a PJ, são 8 anos de banana, ou 12, depende da interpretação dos estatutos que já li quem ache que este mandato já contou, outros não.

Zeca_Diabo



Casa do Benfica de Mordor
200% de votos em Sauron Costa

pevmac

Citação de: Zeca_Diabo em 03 de Novembro de 2025, 12:21
Casa do Benfica de Mordor
200% de votos em Sauron Costa

Mas quem realmente manda...o Sauron Costa ou o Saruman Costa!?

E ainda temos o Nazgul Mendes a mamar (e a mandar) forte...

CelsoMedeiros

Achavam que o laranjinhas era maluco. Temos uma seita igual.
Donald Trump: 'I Could ... Shoot Somebody, And I Wouldn't Lose Any Voters'

nwpt

Citação de: HB em 03 de Novembro de 2025, 10:09Benfica: Leiria 'deu' maioria absoluta a Rui Costa

Casa do clube na cidade do Lis teve uma afluência de votantes a rondar o milhar e o atual presidente esmagou Noronha Lopes. Associados com direito a 50 votos tenderam para o líder encarnado. Crença numa segunda volta eleitoral bastante participada


Dirigentes da Casa do Benfica de Leiria felizes com adesão dos sócios às eleições

Spoiler
Leiria não teve dúvidas: Rui Costa deve continuar a ser o presidente do Benfica. Analisando os votos da primeira volta das eleições, realizada no passado dia 25, o atual presidente obteve maioria absoluta na cidade do Lis.

Na Casa do Benfica de Leiria, onde votaram 984 associados dos encarnados, 433 colocaram a cruz na Lista G, encabeçada por Rui Costa. Por seu turno, João Noronha Lopes, rosto da Lista F, colheu a preferência de 261 votantes. No referido local, acrescente-se, não se registaram quaisquer votos nulos e/ou brancos, sendo que a distribuição do remanescente dos votos foi a seguinte: Lista C (140 votantes) – João Diogo Manteigas -, Lista E (130 votantes) – Luís Filipe Vieira -, Lista B (15 votantes) – Martim Mayer –, e Lista D (5 votantes) – Cristóvão Carvalho.


Distribuição dos votos contabilizados na Casa do Benfica de Leiria

Centrando atenções em Rui Costa e Noronha Lopes, os dois candidatos que lograram a passagem à segunda volta do ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube e cujo sufrágio está agendado para o próximo dia 8 de novembro, os números dizem que Leiria carregou o maestro às costas: os 433 apoiantes do antigo craque dos relvados traduziram-se em 10.590 votos. Já os 261 votantes em Noronha Lopes permitiram uma tradução em votos de 4.493, pelo que o eleitorado leiriense mais do que duplicou a escolha em Rui Costa relativamente àquele que viria a confirmar-se como o seu principal adversário nas urnas.

A BOLA esteve, dias depois do ato eleitoral, nas instalações da Casa do Benfica de Leiria e tentou perceber as razões para as quais Rui Costa colheu esta aceitação. No referido espaço de culto encarnado da cidade do Lis há atualmente cerca de 500 sócios pagantes, pelo que o número de votantes nas eleições do clube foi praticamente o dobro – recorde-se que para participar no ato eleitoral era obrigatório ser sócio do Benfica e não de qualquer Casa do Benfica.

Fernando Heleno e Manuel Roda, ambos vice-presidentes da Casa do Benfica de Leiria – Vítor Farinha, o atual presidente, não pôde estar presente devido a razões pessoais -, foram de uma recetividade a toda a prova – orgulhando-se da presença da nossa equipa de reportagem, não se cansaram de nos agradecer a presença [até para jantar nos convidaram] -, mas, de forma absolutamente diplomática, preferiram não tecer considerações eleitorais, respeitando o cargo institucional que ocupam. Mas Fernando Heleno não escondeu a satisfação pela presença de tantos sócios que ali depositaram o seu voto.

«Se me permite, gostaria de começar por dizer que a Casa do Benfica de Leiria decidiu, por unanimidade, não apoiar publicamente nenhum dos candidatos às eleições e disso mesmo demos conta em comunicado emitido durante o período eleitoral. O que me apraz registar é que o dia 25 de outubro foi vivido com grande fervor benfiquista também na nossa casa. Além dos números absolutamente estrondosos que se verificaram no referido ato eleitoral e que deram ao Benfica um novo recorde do Mundo, a Casa do Benfica de Leiria também não pode deixar de orgulhar-se de ter tido praticamente um milhar de associados do Benfica a votarem nas nossas instalações. Somos uma entidade que tem atualmente cerca de 500 sócios pagantes, pelo que tivemos praticamente o dobro de eleitores. E isso deve ser realçado», começou por dizer, acrescentando «a total correção com que decorreu o sufrágio, entre as 8h30 e as 22 horas, não só nas duas mesas de voto que estiveram instaladas na Casa do Benfica de Leiria, como também no restante espaço, onde houve muito Benfica de manhã à noite».

Ainda de acordo com o dirigente associativo, «nestas eleições foram registados mais do dobro de votantes relativamente ao último sufrágio no clube», algo que, reforça, «diz bem da força do Benfica».

Relativamente à leitura do eleitorado, Fernando Heleno diz ter tido uma noção de que houve muitos sócios com direito a 50 votos que escolheram Rui Costa, algo que «ficou devidamente refletido nos resultados finais». «É certo que tivemos aqui uma mescla de juventude com outras pessoas mais velhas a votar em Leiria, mas pela minha leitura tivemos bastantes sócios do Benfica com direito a 50 votos», conclui.


«O passado de Rui Costa nos relvados ainda tem muito peso»


No dia da nossa reportagem no local, o ambiente da casa encarnada junto ao Rio Lis estava... a meio-gás. Dia de semana, à noite, já com o inverno a intimidar... Conseguimos, ainda assim, falar com alguns dos benfiquistas ali presentes. A ideia passava, claro está, por tentarmos perceber o sentido de voto em Rui Costa, ainda para mais de forma tão esmagadora.

Estivemos durante alguns minutos à conversa com um sócio do Benfica. Mesmo preferindo o anonimato, também por razões institucionais – embora atualmente não exerça nenhum cargo -, o associado dos encarnados fez-nos a sua leitura da primeira volta das eleições, centrando a análise nas urnas existentes na Casa do Benfica de Leiria.

«Foi claramente um excelente dia para todos os benfiquistas da região. É certo que somos muito mais, claro que a dimensão do Benfica é mundial, mas termos praticamente um milhar de sócios do clube a votarem na casa de Leiria é bastante positivo. Durante várias horas houve largas conversas sobre tudo. O glorioso passado, mas também o presente e o futuro. Relativamente à tendência de voto, e pelo que fui percebendo junto de alguns amigos com quem me fui cruzando ao longo do dia, estou em crer que o estatuto que Rui Costa adquiriu enquanto jogador continua a ter bastante peso no eleitorado benfiquista. E digo isto pelo que sei de muitos dos que votaram em Leiria, mas na minha análise também abranjo esta tese ao resultado final das eleições. O Rui Costa foi um jogador de craveira mundial, é e será sempre um dos grandes ícones do Benfica e os sócios não esquecem tudo o que ele deu ao clube», confidencia.

Do alto da experiência dos quase 60 anos de vida – e cerca de 50 de associado -, este adepto, que também votou em Rui Costa, deu seguimento à sua leitura: «Claro que há quem defenda que Rui Costa não correspondeu às expectativas enquanto presidente, quem lidera o Benfica está obrigado a ganhar sempre, sobre isso não há a mínima dúvida, mas, na minha ótica, e além do seu passado enquanto jogador, o próprio Rui Costa merece um reforço de aposta na presidência. Fez coisas bastante interessantes, conseguiu que a nação benfiquista se unisse ainda mais em torno do clube, principalmente nos jogos em casa e fora, e financeiramente também encontrou uma estabilidade que é extremamente importante.»

Perante estes dados, o referido associado não teve dúvidas em depositar os seus 50 votos no antigo maestro. «Assumo claramente que foi esse o meu sentido de voto. Respeitando e agradecendo a convicção dos restantes candidatos, naquela que foi uma gigantesca prova de universalidade e democracia no Benfica, estou em crer que Rui Costa é, neste momento, o candidato mais capacitado para conduzir o Benfica à glória que todos nós desejamos. Voltarei a votar nele na segunda volta, evidentemente, espero que o nosso eterno número 10 colha a preferência dos benfiquistas para que possa manter-se na presidência, mas, e acima de tudo, espero que volte a ganhar o Benfica. No final do dia, e aconteça o que acontecer, continuamos todos a ser do Benfica e viveremos intensamente o clube, qualquer que seja o presidente», dissertou.

Casa leiriense com futuro

Voltando, e para terminar, à essência da Casa do Benfica de Leiria (fundada em 1989), estamos na presença de uma instituição agregadora e que consegue ser o epicentro de vários momentos de grande fervor clubístico na zona Centro do País.

O atual espaço, situado ao início da Rua Machado dos Santos, é atraente, mas não deixa de ser relativamente pequeno para que possam ser desenvolvidas algumas atividades lúdicas que levem a que mais pessoas frequentem a casa e ali vivam com mais intensidade a realidade encarnada.

«Temos a ideia que seria bastante necessário dispormos de novas infraestruturas para que possamos continuar este caminho. O nosso mandato, iniciado este ano, termina em 2028, e muito gostaríamos de tentar, pelo menos, encontrar uma outra localização para que a Casa do Benfica de Leiria fosse ainda maior e para que pudéssemos atrair mais benfiquistas ao nosso espaço. Claro que só com melhores condições poderemos aspirar a ter mais sócios. Veremos o que será possível fazer, sem promessas, mas com muita ambição. É este o espírito da atual Direção», finalizou Fernando Valente.

https://www.abola.pt/noticias/benfica-leiria-deu-maioria-absoluta-a-rui-costa-2025103017123348138
[fechar]

As canetas de aluguer da BOLA continuam a fazer campanha pelo nosso Rui, mas no geral estamos tão fudidos, mas tão fudidos...
É impressionante. Pela cara dos tipos dá logo para perceber em quem votam...

No dia 25, eu e o meu grupo, enquanto estávamos na fila até fizemos uma brincadeira.
Pelas caras, descobrir quem é que votava em quem... É tão fácil ;D 

Kinkolas

🦅 É para mim uma honra contar com o Raul Martins como candidato a Presidente do Conselho Fiscal pela Lista G. 

A experiência em inúmeros cargos de liderança e a sua independência e amor ao Benfica são valores que também terá herdado do seu pai e ex-Presidente do Sport Lisboa e Benfica entre 1981 e 1987, Fernando Martins. 

#ListaG #RuiCosta2025 #SóOBenficaImporta


Mais um tachista que vai ser idolatrado só por ser filho de um antigo presidente.

Quais são as qualificações deste?

Zeca_Diabo

Citação de: Kinkolas em 03 de Novembro de 2025, 14:13🦅 É para mim uma honra contar com o Raul Martins como candidato a Presidente do Conselho Fiscal pela Lista G.

A experiência em inúmeros cargos de liderança e a sua independência e amor ao Benfica são valores que também terá herdado do seu pai e ex-Presidente do Sport Lisboa e Benfica entre 1981 e 1987, Fernando Martins.

#ListaG #RuiCosta2025 #SóOBenficaImporta


Mais um tachista que vai ser idolatrado só por ser filho de um antigo presidente.

Quais são as qualificações deste?

Se calhar também chorou

Pablito13

Citação de: Kinkolas em 03 de Novembro de 2025, 14:13🦅 É para mim uma honra contar com o Raul Martins como candidato a Presidente do Conselho Fiscal pela Lista G.

A experiência em inúmeros cargos de liderança e a sua independência e amor ao Benfica são valores que também terá herdado do seu pai e ex-Presidente do Sport Lisboa e Benfica entre 1981 e 1987, Fernando Martins.

#ListaG #RuiCosta2025 #SóOBenficaImporta


Mais um tachista que vai ser idolatrado só por ser filho de um antigo presidente.

Quais são as qualificações deste?

Especialista no beijo grego.

JigSaw



Fds que capa premonitória. O nosso menino da lágrima, coitadinho, e o Dani a "cheirar". :2funny:

Kinkolas

Um antigo ministro das Finanças de Portugal não presta.

O CEO do grupo Pestana não presta.

O que é bom é o filho de um antigo presidente que ninguém sabe se tem a quarta classe sequer mas como é filho de quem é já vai ser idolatrado automaticamente.

Eu juro que matava, caralho.

HB

Em Fafe dominou Rui Costa e até Vieira ficou em segundo

No ato eleitoral do passado dia 25 de outubro, o atual presidente do Benfica foi a escolha entre os sócios fafenses; o ex-líder acabou no segundo lugar, mesmo sendo uma terra na qual reúne afetos e Noronha Lopes foi apenas terceiro


Ricardo Ribeiro, presidente da Casa do Benfica de Fafe, num momento com Rui Costa.

Spoiler
Na primeira das eleições para os Órgãos Sociais do Benfica, Rui Costa, atual presidente, levou vantagem a nível nacional e Fafe seguiu essa tendência. A Lista G obteve 5.118 votos na votação para a direção, sendo que o ex-líder Luís Filipe Vieira (Lista E) ficou na segunda posição com 2.906. Na cidade minhota, João Noronha Lopes (Lista F) surgiu apenas no terceiro lugar com 2.704 votos. A Lista C de João Diogo Manteigas conseguiu atingir o milhar, com 1.230, e as restantes tiveram uma votação residual: Lista B (Martim Mayer) - 186 e Lista D (Cristóvão Carvalho) - 53.


Votação na Casa do Benfica de Fafe

A segunda volta vai colocar frente a frente Rui Costa e João Noronha Lopes e A BOLA foi à Casa do Benfica de Fafe procurar perceber o sentimento geral dos associados encarnados e também a tendência de voto.

Ricardo Ribeiro, conhecido no seu círculo mais íntimo como Serra, é o presidente e gentilmente abriu as portas ao nosso jornal, fazendo-se acompanhar da sua esposa Anabela Fernandes e ainda de Leandro Alves que explora o aspeto comercial do espaço. O consenso generalizado em torno de Rui Costa é uma realidade e a boa prestação de Vieira também não é de admirar.

«Até pensei que pudesse haver mais votos ou votantes em Luís Filipe Vieira aqui em Fafe, pois havia algum descontentamento em relação a Rui Costa e julguei que fosse mais renhido. Fafe sempre foi uma terra com vários apoiantes do ex-presidente e na minha opinião não ganhou devido aos casos de justiça nos quais se vai vendo envolvido, se bem que ainda nada foi provado. As pessoas não querem um presidente com essa bagagem ou que se esconda atrás da instituição, podendo o Benfica sofrer consequências», revelou Ricardo Ribeiro.

Numa terra que viu Rui Costa nascer para o futebol, pois foi na Associação Desportiva de Fafe que despontou para o estrelato, após ter sido cedido pelas águias em 1990/91, o carinho e o reconhecimento do caráter ainda estão muito presentes.

«Rui Costa, que conheço pessoalmente, é das pessoas mais humildes com quem já privei e, por vezes, até peca por causa disso mesmo em algumas tomadas de decisão e de posição em que podia ser mais firme. Mas estes quatro anos foram de aprendizagem e se efetivamente ganhar, terá um mandato melhor, pelo menos mais preparado vai estar, com certeza.»

O presidente da Casa de Fafe acredita que a intenção de voto se vai manter para a segunda volta e que o atual líder das águias vai voltar a vencer. Aliás, até nos confessou que de entre as pessoas que, normalmente, frequentam o espaço não encontra muitos apoiantes de Noronha Lopes, sendo que explicou o que sucedeu no ato eleitoral do passado dia 25 de outubro.

«Acredito que Rui Costa vai voltar a ganhar e até nem há muitos apoiantes de João Noronha Lopes. O facto é que veio aqui votar muita gente dos arredores, porque no distrito, apenas havia mesas em Braga, Vila Nova de Famalicão, Barcelos e aqui em Fafe. Por isso, por exemplo, de Vizela que tem uma casa forte, este ano não teve urna, e por isso vieram aqui, tal como sócios de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e mesmo de Guimarães.»

A sua esposa Anabela Fernandes ia concordando e confirmando que o ambiente que vai sentindo em Fafe é em torno do atual dirigente máximo dos encarnados. O mesmo sucedia com Leandro Alves, pois sendo o homem que normalmente está atrás do balcão, sabe como ninguém aquilo que as pessoas lhe vão revelando na hora do café e dos jogos do Benfica.

A votação da primeira volta, em Fafe, foi em larga escala, também devido à deslocação de associadas, e com 717 votantes superou mesmo cidades como Vila Nova de Famalicão (710) e Barcelos (678), o que também representou um recorde e uma noite bem longa.

«Acabou por ser um ato eleitoral complicado, pois foi desde as 7 da manhã até às 5.30 horas do dia seguinte, praticamente 24 horas e ainda mudou a hora... No entanto, a parte mais triste foi, infelizmente, o facto de as pessoas terem de estar fora das instalações para a contagem dos votos, mesmo quem gere a casa. Respeita-se e compreende-se, no entanto já foi tudo exposto ao Benfica», afirmou Ricardo Ribeiro que ainda encheu o peito ao falar do recorde mundial de votantes.

«É um orgulho enorme e se fosse com voto eletrónico, este número ia atingir patamares inalcançáveis.»

Numa projeção da segunda volta, o presidente da Casa do Benfica de Fafe apenas espera que se repita o cívismo vivido no dia 25 de outubro e o desejo é unânime entre os presentes, nesta visita de A BOLA.

«O voto é de cada um e que escolham quem quiserem, mas independentemente do vencedor, a única coisa que pedimos é que faça um bom trabalho», replicaram todos.

Já sobre a chegada de José Mourinho, o dirigente da casa fafense elogiou a jogada de Rui Costa, assim como as capacidades do técnico para estar à frente da equipa de futebol das águias.

«Mourinho foi uma grande aposta, porque veio fazer uma revolução, pois mesmo não sendo aquele que conhecíamos há uns anos, continua a ter um nome de enorme peso e um passado repleto de sucesso.»

https://www.abola.pt/noticias/em-fafe-dominou-rui-costa-e-ate-vieira-ficou-em-segundo-2025103118042194361
[fechar]

E lá continua a BOLA a fazer campanha pelo Ruizinho, será que vai passar o tempo que falta até à 2ª volta a escrever sobre todas as zonas do país em que ele venceu?

fpie

a CS sabe que o Ruizinho é mau para o Benfica, não são estupidos, sabem bem que o Noronha é muito melhor, mas vendem-se a todo o custo para ele continuar
a maquina está montada
os regimes maus têm sempre as coisas controladas, TVs, CS, só assim conseguem lá estar muitos anos
não é pela competencia, mas pelos jogos sujos que fazem
aconteceu 48 com a ditadura

RGouveia.SLB

Citação de: Kinkolas em 03 de Novembro de 2025, 14:13🦅 É para mim uma honra contar com o Raul Martins como candidato a Presidente do Conselho Fiscal pela Lista G.

A experiência em inúmeros cargos de liderança e a sua independência e amor ao Benfica são valores que também terá herdado do seu pai e ex-Presidente do Sport Lisboa e Benfica entre 1981 e 1987, Fernando Martins.

#ListaG #RuiCosta2025 #SóOBenficaImporta


Mais um tachista que vai ser idolatrado só por ser filho de um antigo presidente.

Quais são as qualificações deste?

Vai na volta, também deve ter andado no beija-mão ao defunto de Contumil. Como fez o pai durante muitos anos (e que foi a sua grande falha como presidente)