Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 53 anos,
Portugal

diabo maiato

#464565
Citação de: Mattamouros em 11 de Novembro de 2025, 01:15Escrevo aqui, porque o tópico das eleições irá eventualmente sair dali de cima e perder-se para páginas longínquas lá para o fundo do fórum, ao passo que este infelizmente aqui continuará (no mínimo.. já lá vou) 4 anos.

Findo este período eleitoral preciso de deixar o meu desabafo, e nada melhor do que este antro de malucos e doentes como eu para o fazer.

Foi um murro no estomago do caralho.

Para quem já anda há mais duma década nisto, estava mesmo convencido que tinha chegado a altura. Tinha chegado o momento. Era finalmente agora que recuperávamos o clube.

E se depois de Vieira ter sido preso, pensei que os sócios iam abrir os olhos e correr com esta gentalha dali, percebi também que Francisco Benitez, a quem já tive a oportunidade de agradecer pessoalmente toda a luta que fez na questão da revisão estatutária e por se ter 'dado à morte' para que Rui não fosse sozinho numa coroação, a aura e o elan do 'menino da lágrima' eram ainda demasiado fortes para que se pudesse mandar abaixo. Por mais confusão que me fizesse, e faz, escolherem o delfim do vieirismo em vez de um 'chimpanzé' qualquer, as pessoas votam a favor de um candidato, não votam contra outro. Eu votei e votarei SEMPRE chimpanzé contra o vieirismo, mas eu sou uma minoria que pensa assim.

Estava convencidíssimo que João&João, os 2 juntos, iam ter no mínimo 50,01%. E sabendo que a transferência de votos nunca é linear, seria algo que daria sempre esperança para uma segunda volta.
Quando os resultados de dia 25 saem, e os 2 juntos não chegam à % do Rui, fica claro quais são as intenções e desejos dos sócios.

Chegados aqui, é preciso parar para pensar. Já nem falo em analisar o que correu bem e mal nas diversas campanhas, isso o 'core' de cada uma terá de sentar à mesa e falar, sem filtros. Mas a verdade é que não se conseguiu penetrar naquele Benfiquistão profundo. Pelo contrário, esse mesmo Benfiquistão apelida hoje uma pessoa com o cv de JNL de 'o novo vale e azevedo'. Podia não ser perfeito, não ser o melhor candidato, não ser o favorito de muita gente (meu não era e nunca o escondi aqui, mas obviamente votei nele na segunda volta) mas era imensamente superior aos actuais, ele e a sua equipa.

Vai ter de se ver muito bem o que falhou, onde, como, se alguém quer ter esperanças daqui a 4 anos.
E, mais ainda, vai ter de estar preparado para ver a sua vida pessoal devassada e levar com as mentiras e os ataques mais reles que possamos imaginar. Tivemos um assassínio de caracter a um candidato a abrir um telejornal dum canal televisivo no dia em que o governo lança o orçamento de estado. É contra isto que estamos a lutar.
Vamos ter de também repensar os nossos modos de actuar. A AG correu-lhes que nem ginjas. O filho da puta do Vieira sabe mais a dormir que nós todos acordados, e conseguiu aquilo que queria na perfeição. Ele sabe perfeitamente o ódio de morte que uma grande falange lhe tem, falange essa em que muitos deles são os que se mobilizam para ir a ag's, e sabia que o ambiente iria estalar.

Parangonas nos telejornais nos dias a seguir? Os radicais talibãs (já fomos abutres, garotões e paraquedistas) das assembleias que tentam tomar o clube de assalto.
E isso ressonou na cabecinha dos chalupas que não foi brinquedo.

Portanto, muita sorte a quem vier no futuro.


Dito isto, é preciso chegar também à conclusão nua e crua (e é esta a razão porque comecei a escrever este texto), e que doi como o caralho escrever estas linhas mas é a mais pura das realidades: O Benfica que idealizamos está morto.

Andamos aqui a lutar, uns há mais outros há menos anos, por um Benfica idílico, a apregoar aos valores e aos ideais e à sua base de fundação. Ao Benfica que os nossos pais e avós nos transmitiram e deixaram. Um Benfica que a maioria de nós aqui nunca viu em vida.
E nem falo na questão do colosso que ganhava constantemente. Eu consigo admitir que se erra, que não jogamos sozinhos, que não se ganha sempre. Não vai acontecer nunca nem com nenhum presidente, não consigo é admitir que se escarre em cima de todos esses valores e diga que não é o mais importante. Qualquer gajo que tenha roubado UM euro ao Benfica é para ser corrido a soco e pontapé e expulso de sócio. Isto para mim é condição sine qua non.

Mas a realidade diz-nos o contrário. E se duvidas havia até esta eleição, para mim ficaram desfeitas com o fecho dessa. Os sócios estão-se a cagar para essas merdas.

Andamos aqui, qual Dom Quixote, a lutar contra moinhos de vento.

É assumir que esses valores estão enterrados, o sócio não quer saber. Por mais que nos custe, a realidade é esta.

Mas há outra realidade que é também tão cruel como esta esta: os sócios já nem querem ganhar. Já se contentam com este benfiquinha.
Se durante muitos anos, muitos dissemos que o sócio se está a cagar para ideias e projectos, pessoas e equipas (já não indo sequer aos valores e ideais..) muitos fomos dizendo que 'o que interessa é saber se a bola entra ou bate na barra, se entrar está tudo bem, se bater está tudo mal, estas eleições provam que já nem isso importa.
Temos 1 campeonato em 4, temos 4 taças em 16, temos 5 treinadores em 4 anos com 2 deles despedidos à 5ª jornada (mais coisa menos coisa), gastamos mais que os rivais em transferências, em FSE's, o carrocel de jogadores continua, não se consegue segurar um gajo que dê 3 toques na bola, o passivo continua a galopar..
Um sporting bicampeão, cuja ultima pessoa viva que assistiu a tal e se lembra está num lar com Alzheimer..
Já nem vou falar no passado do Costa enquanto cão de loiça do Vieira, na auditoria escolhida a dedo a 50 contratos, nos assinei sem ler, e nas outras barbaridades todas.
Pegando só nestes 4 anos, não há nada a que se agarrar. Não há uma razão lógica para votar nele.

Mas os sócios votaram nisto. Expressivamente. Numa votação record no futebol mundial que dá direito a medalha no guinness (alguém me diga qd for a festa para ir ao marquês) os sócios mobilizam para dizerem que gostam disto.

Os sócios gostam deste Benfica.
Revêem-se neste Benfica.
Votam neste Benfica.
Os sócios vão ter o Benfica que merecem.

Analisando friamente, neste momento, isto não é mais o Sport Lisboa e Benfica. A exigência desapareceu.

Isto é uma seita de culto ao lider Rui Costa.

Digo mais, ao dia de hoje, Rui tem probabilidades de lá ficar não 4, mas os 12 anos do mandato. É com isto que estamos a lidar. E eu muito sinceramente, não sei como se combate isto.

Mas agora é tempo de 'paz', no sentido de que vai ser preciso fazer uma grande reflexão sobre tudo o que se passou. Foram meses intensos e estamos todos a precisar de descanso. Não censuro quem se vai afastar e desistir desta luta, afinal, não há nada a que um gajo se agarrar, o Benfica de 1904 está morto e não sei se algum dia ressuscitará. Eu próprio jurei a mim mesmo, e já tinha feito as pazes comigo mesmo também, que ía mandar tudo às urtigas.

Ontem dei por mim a ver o jogo no estádio sem emoção nenhuma. Já me tinha acontecido a ver jogos cá fora, mas nunca lá dentro. Sofremos o 2-2 e eu levanto-me e vou-me embora prás rulotes virar cerveja. A única vez que saí mais cedo da luz foi quando o porto lá foi campeão, quando ligam a rega e desligam as luzes já eu ía nos corredores a sair do estádio, aí, não conseguia aguentar a dor de os ver festejar em minha casa, e saí.
Ontem nem quis ficar para os mandar todos para o caralho e assobiar. Foi mesmo um 'caguei, não estou para esta merda' e saí.

Agora é diferente. A dor é outra. E o que me doi, é que já não doi, nadinha, e não é de agora. Mataram completamente a chama que tinha cá dentro. Não há nada em que me reveja. A indiferença é brutal. Perdemos? Que se foda. É só mais um.

Pior, estou num ponto de saturação tal em que já nem consigo ter a lucidez para separar as águas sequer.
Perdemos? Ainda bem. Que se perca tudo nos próximos 4 anos. Fiquem fora da europa, a meio da tabela, que desçam de divisão, o que for, é-me completamente indiferente. Assino de cruz. O que for preciso para correr com eles dali eu assino de cruz. É ir à falência? É um Vietnam 2.0? Venha ele. Assino de cruz. Vendia a alma ao diabo se acreditasse nessas coisas só para os tirar do poder.

Vou ser aquele nojento de merda que, sempre que alguém se queixar dum jogo ou do estado do clube vai dizer: 'votaste em quem? ai foi?! então olha, tens o que mereces'.

Portanto.. preciso de repensar o meu associativismo. Levo anos disto e esta merda tira-me anos de vida, corroi-me por dentro. Por mais que tenha visto este 'movimento' crescer desde as eleições de 2012 para cá é ainda insuficiente para fazer cair o regime e recuperarmos o clube.
Serve-me de consolo saber que estou do lado certo da luta.

A quem já decidiu que cá fica e está já com forças renovadas para a luta do futuro, o meu muito obrigado.

Eu, primeiro, preciso mesmo de fazer o luto.. desligar um bocado disto.. depois logo vejo se abandono mesmo ou regresso às trincheiras.


Desculpem o testamento, mas precisava mesmo de desabafar, de o fazer diante de 'irmãos' que falam a mesma língua do que eu e que me compreendem.


Um grande abraço a todos, e viva o Benfica, aquele de 1904 !
Concordo com tudo ou quase tudo. Penso que o user Mattamouros não é o Jorge Mattamouros porque este apoiou JNL na 1a volta, tendo falado na festa de encerramento da campanha. Não consigo desistir porque também não sei explicar esta panca que tenho pelo Benfica, vem desde que me lembro, menino de 6, 7, 8 anos, por alturas do Mundial de 66, final de 68 contra o Man United em Wembley e eliminatória contra o Ajax em 69, onde mais de metade dos rapazes aqui da minha terra (Moreira da Maia) eram todos do Benfica. Saudades desse Benfica ( e ainda do principio da década de 70)!!

OLoboMau

Citação de: J_PN em 11 de Novembro de 2025, 11:29
Citação de: Montano89 em 11 de Novembro de 2025, 10:01Se este pateta pensa em deitar mais dinheiro ao lixo, num mercado de janeiro em que regra geral só se compra mal, então estamos mesmo tramados.

Ele só tem que assumir o falhanço da época e começar já a preparar a nova época! A começar por encontrar o treinador, porque Mourinho já todos perceberam que é uma questão de tempo.



As nossas contratações de janeiro nos últimos anos:

Bruma
Manu
Marcos Leonardo
Prestianni
Rollheiser
Schjelderup
Tengstedt

Impacto quase zero. O Bruma rendeu pouco (e não podia jogar champions) e o Manu teve a lesão mas os outros foi mesmo zero. E quantos milhões estão aí? Um desastre financeiro e desportivo.

Por isso pergunto, alguém acredita que o mercado de janeiro vai melhorar alguma coisa? Vai ser mais dinheiro atirado ao lixo.

Estejam quietos e apostem na formação.

airjoca

Citação de: Tellmo em 11 de Novembro de 2025, 11:23Ganhou com os votos dos velhotes.
Acho que isto está claro como a água.

A maioria do pessoal mais jovem estava do lado da mudança, de uma nova presidência com outra política desportiva e financeira.

Os estatutos deviam de ser alterados, 1 sócio, 1 voto!

Não percebo que raio de democracia é esta que existe no Benfica, de igualdade não tem nada.

1 sócio = 1 voto teria dado 63% ao Rui, mesmo resultado.

Benficaenadamais

Citação de: Esbutenado em 10 de Novembro de 2025, 21:47
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 10 de Novembro de 2025, 17:43
Citação de: +1benfiquista em 10 de Novembro de 2025, 17:30
Citação de: Phantaminum em 10 de Novembro de 2025, 17:29
Citação de: +1benfiquista em 10 de Novembro de 2025, 17:20Este desespero todo com o jogo de ontem revela bem que ele próprio tem consciência de que o resultado mentiroso das eleições lhe pode vir a cair em cima. Foi um começo auspicioso...

A continuar esta merda arrisca-se a que um tresloucado qualquer lhe faça uma partida. Não digo que concordo, mas da forma crispada como as coisas andam, com as pessoas em geral mais extremas, e se a tendência se mantiver...

Nada disso. Mas entre adeptos vai começar a haver muita merda.

Acho o mesmo. Nas bancadas e na saída do Estádio parece-me evidente. Há uma revolta muito grande de quem quis mudar que não vai ajudar num resultado menos bom. Mal acabou o jogo ontem estava um adepto a gritar Rui Costa - em tom irónico - e a chamar nomes a todos os sócios que votaram nele, mas, havia mais. É uma questão de tempo.

Na minha zona do estádio foi só bocas, e bem fortes. Não tenho a mínima dúvida que vai haver sarrabulho, sente-se uma tensão enorme, só falta a faísca para começar a confusão.

Toda a malta do meu circulo de amigos que foi ao jogo diz exatamente a mesma coisa que tu. É uma questão de tempo até haver uma guerra civil na luz.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Benficaenadamais em 11 de Novembro de 2025, 11:47
Citação de: Esbutenado em 10 de Novembro de 2025, 21:47
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 10 de Novembro de 2025, 17:43
Citação de: +1benfiquista em 10 de Novembro de 2025, 17:30
Citação de: Phantaminum em 10 de Novembro de 2025, 17:29
Citação de: +1benfiquista em 10 de Novembro de 2025, 17:20Este desespero todo com o jogo de ontem revela bem que ele próprio tem consciência de que o resultado mentiroso das eleições lhe pode vir a cair em cima. Foi um começo auspicioso...

A continuar esta merda arrisca-se a que um tresloucado qualquer lhe faça uma partida. Não digo que concordo, mas da forma crispada como as coisas andam, com as pessoas em geral mais extremas, e se a tendência se mantiver...

Nada disso. Mas entre adeptos vai começar a haver muita merda.

Acho o mesmo. Nas bancadas e na saída do Estádio parece-me evidente. Há uma revolta muito grande de quem quis mudar que não vai ajudar num resultado menos bom. Mal acabou o jogo ontem estava um adepto a gritar Rui Costa - em tom irónico - e a chamar nomes a todos os sócios que votaram nele, mas, havia mais. É uma questão de tempo.

Na minha zona do estádio foi só bocas, e bem fortes. Não tenho a mínima dúvida que vai haver sarrabulho, sente-se uma tensão enorme, só falta a faísca para começar a confusão.

Toda a malta do meu circulo de amigos que foi ao jogo diz exatamente a mesma coisa que tu. É uma questão de tempo até haver uma guerra civil na luz.

Inevitável.

Chris Cornell

Citação de: Mattamouros em 11 de Novembro de 2025, 01:15Escrevo aqui, porque o tópico das eleições irá eventualmente sair dali de cima e perder-se para páginas longínquas lá para o fundo do fórum, ao passo que este infelizmente aqui continuará (no mínimo.. já lá vou) 4 anos.

Findo este período eleitoral preciso de deixar o meu desabafo, e nada melhor do que este antro de malucos e doentes como eu para o fazer.

Foi um murro no estomago do caralho.

Para quem já anda há mais duma década nisto, estava mesmo convencido que tinha chegado a altura. Tinha chegado o momento. Era finalmente agora que recuperávamos o clube.

E se depois de Vieira ter sido preso, pensei que os sócios iam abrir os olhos e correr com esta gentalha dali, percebi também que Francisco Benitez, a quem já tive a oportunidade de agradecer pessoalmente toda a luta que fez na questão da revisão estatutária e por se ter 'dado à morte' para que Rui não fosse sozinho numa coroação, a aura e o elan do 'menino da lágrima' eram ainda demasiado fortes para que se pudesse mandar abaixo. Por mais confusão que me fizesse, e faz, escolherem o delfim do vieirismo em vez de um 'chimpanzé' qualquer, as pessoas votam a favor de um candidato, não votam contra outro. Eu votei e votarei SEMPRE chimpanzé contra o vieirismo, mas eu sou uma minoria que pensa assim.

Estava convencidíssimo que João&João, os 2 juntos, iam ter no mínimo 50,01%. E sabendo que a transferência de votos nunca é linear, seria algo que daria sempre esperança para uma segunda volta.
Quando os resultados de dia 25 saem, e os 2 juntos não chegam à % do Rui, fica claro quais são as intenções e desejos dos sócios.

Chegados aqui, é preciso parar para pensar. Já nem falo em analisar o que correu bem e mal nas diversas campanhas, isso o 'core' de cada uma terá de sentar à mesa e falar, sem filtros. Mas a verdade é que não se conseguiu penetrar naquele Benfiquistão profundo. Pelo contrário, esse mesmo Benfiquistão apelida hoje uma pessoa com o cv de JNL de 'o novo vale e azevedo'. Podia não ser perfeito, não ser o melhor candidato, não ser o favorito de muita gente (meu não era e nunca o escondi aqui, mas obviamente votei nele na segunda volta) mas era imensamente superior aos actuais, ele e a sua equipa.

Vai ter de se ver muito bem o que falhou, onde, como, se alguém quer ter esperanças daqui a 4 anos.
E, mais ainda, vai ter de estar preparado para ver a sua vida pessoal devassada e levar com as mentiras e os ataques mais reles que possamos imaginar. Tivemos um assassínio de caracter a um candidato a abrir um telejornal dum canal televisivo no dia em que o governo lança o orçamento de estado. É contra isto que estamos a lutar.
Vamos ter de também repensar os nossos modos de actuar. A AG correu-lhes que nem ginjas. O filho da puta do Vieira sabe mais a dormir que nós todos acordados, e conseguiu aquilo que queria na perfeição. Ele sabe perfeitamente o ódio de morte que uma grande falange lhe tem, falange essa em que muitos deles são os que se mobilizam para ir a ag's, e sabia que o ambiente iria estalar.

Parangonas nos telejornais nos dias a seguir? Os radicais talibãs (já fomos abutres, garotões e paraquedistas) das assembleias que tentam tomar o clube de assalto.
E isso ressonou na cabecinha dos chalupas que não foi brinquedo.

Portanto, muita sorte a quem vier no futuro.


Dito isto, é preciso chegar também à conclusão nua e crua (e é esta a razão porque comecei a escrever este texto), e que doi como o caralho escrever estas linhas mas é a mais pura das realidades: O Benfica que idealizamos está morto.

Andamos aqui a lutar, uns há mais outros há menos anos, por um Benfica idílico, a apregoar aos valores e aos ideais e à sua base de fundação. Ao Benfica que os nossos pais e avós nos transmitiram e deixaram. Um Benfica que a maioria de nós aqui nunca viu em vida.
E nem falo na questão do colosso que ganhava constantemente. Eu consigo admitir que se erra, que não jogamos sozinhos, que não se ganha sempre. Não vai acontecer nunca nem com nenhum presidente, não consigo é admitir que se escarre em cima de todos esses valores e diga que não é o mais importante. Qualquer gajo que tenha roubado UM euro ao Benfica é para ser corrido a soco e pontapé e expulso de sócio. Isto para mim é condição sine qua non.

Mas a realidade diz-nos o contrário. E se duvidas havia até esta eleição, para mim ficaram desfeitas com o fecho dessa. Os sócios estão-se a cagar para essas merdas.

Andamos aqui, qual Dom Quixote, a lutar contra moinhos de vento.

É assumir que esses valores estão enterrados, o sócio não quer saber. Por mais que nos custe, a realidade é esta.

Mas há outra realidade que é também tão cruel como esta esta: os sócios já nem querem ganhar. Já se contentam com este benfiquinha.
Se durante muitos anos, muitos dissemos que o sócio se está a cagar para ideias e projectos, pessoas e equipas (já não indo sequer aos valores e ideais..) muitos fomos dizendo que 'o que interessa é saber se a bola entra ou bate na barra, se entrar está tudo bem, se bater está tudo mal, estas eleições provam que já nem isso importa.
Temos 1 campeonato em 4, temos 4 taças em 16, temos 5 treinadores em 4 anos com 2 deles despedidos à 5ª jornada (mais coisa menos coisa), gastamos mais que os rivais em transferências, em FSE's, o carrocel de jogadores continua, não se consegue segurar um gajo que dê 3 toques na bola, o passivo continua a galopar..
Um sporting bicampeão, cuja ultima pessoa viva que assistiu a tal e se lembra está num lar com Alzheimer..
Já nem vou falar no passado do Costa enquanto cão de loiça do Vieira, na auditoria escolhida a dedo a 50 contratos, nos assinei sem ler, e nas outras barbaridades todas.
Pegando só nestes 4 anos, não há nada a que se agarrar. Não há uma razão lógica para votar nele.

Mas os sócios votaram nisto. Expressivamente. Numa votação record no futebol mundial que dá direito a medalha no guinness (alguém me diga qd for a festa para ir ao marquês) os sócios mobilizam para dizerem que gostam disto.

Os sócios gostam deste Benfica.
Revêem-se neste Benfica.
Votam neste Benfica.
Os sócios vão ter o Benfica que merecem.

Analisando friamente, neste momento, isto não é mais o Sport Lisboa e Benfica. A exigência desapareceu.

Isto é uma seita de culto ao lider Rui Costa.

Digo mais, ao dia de hoje, Rui tem probabilidades de lá ficar não 4, mas os 12 anos do mandato. É com isto que estamos a lidar. E eu muito sinceramente, não sei como se combate isto.

Mas agora é tempo de 'paz', no sentido de que vai ser preciso fazer uma grande reflexão sobre tudo o que se passou. Foram meses intensos e estamos todos a precisar de descanso. Não censuro quem se vai afastar e desistir desta luta, afinal, não há nada a que um gajo se agarrar, o Benfica de 1904 está morto e não sei se algum dia ressuscitará. Eu próprio jurei a mim mesmo, e já tinha feito as pazes comigo mesmo também, que ía mandar tudo às urtigas.

Ontem dei por mim a ver o jogo no estádio sem emoção nenhuma. Já me tinha acontecido a ver jogos cá fora, mas nunca lá dentro. Sofremos o 2-2 e eu levanto-me e vou-me embora prás rulotes virar cerveja. A única vez que saí mais cedo da luz foi quando o porto lá foi campeão, quando ligam a rega e desligam as luzes já eu ía nos corredores a sair do estádio, aí, não conseguia aguentar a dor de os ver festejar em minha casa, e saí.
Ontem nem quis ficar para os mandar todos para o caralho e assobiar. Foi mesmo um 'caguei, não estou para esta merda' e saí.

Agora é diferente. A dor é outra. E o que me doi, é que já não doi, nadinha, e não é de agora. Mataram completamente a chama que tinha cá dentro. Não há nada em que me reveja. A indiferença é brutal. Perdemos? Que se foda. É só mais um.

Pior, estou num ponto de saturação tal em que já nem consigo ter a lucidez para separar as águas sequer.
Perdemos? Ainda bem. Que se perca tudo nos próximos 4 anos. Fiquem fora da europa, a meio da tabela, que desçam de divisão, o que for, é-me completamente indiferente. Assino de cruz. O que for preciso para correr com eles dali eu assino de cruz. É ir à falência? É um Vietnam 2.0? Venha ele. Assino de cruz. Vendia a alma ao diabo se acreditasse nessas coisas só para os tirar do poder.

Vou ser aquele nojento de merda que, sempre que alguém se queixar dum jogo ou do estado do clube vai dizer: 'votaste em quem? ai foi?! então olha, tens o que mereces'.

Portanto.. preciso de repensar o meu associativismo. Levo anos disto e esta merda tira-me anos de vida, corroi-me por dentro. Por mais que tenha visto este 'movimento' crescer desde as eleições de 2012 para cá é ainda insuficiente para fazer cair o regime e recuperarmos o clube.
Serve-me de consolo saber que estou do lado certo da luta.

A quem já decidiu que cá fica e está já com forças renovadas para a luta do futuro, o meu muito obrigado.

Eu, primeiro, preciso mesmo de fazer o luto.. desligar um bocado disto.. depois logo vejo se abandono mesmo ou regresso às trincheiras.


Desculpem o testamento, mas precisava mesmo de desabafar, de o fazer diante de 'irmãos' que falam a mesma língua do que eu e que me compreendem.


Um grande abraço a todos, e viva o Benfica, aquele de 1904 !
No meio disto tudo, há uma coisa muito estranha para mim.

Não acham muito estranho como há tantas pessoas a viver muito longe do estádio a pagar 12 euros por mês há anos e anos e anos e anos ao clube para ter 10, 20, 50 votos em Chaves, Bragança, Beja, Évora, Viseu ... ?

Eu falo por mim, vivo longe de Lisboa, só me tornei sócio aos 30 e pura e exclusivamente para ter poder de voto ainda que soubesse que pouca diferença iria fazer. Acho estranho como temos tanta gente sócia sem usufruir das suas regalias só para poder ir votar na continuidade da miséria.

Dizem que desta vez não houve marosca, mas eu não consigo encaixar esta realidade.


Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Tellmo em 11 de Novembro de 2025, 11:23Ganhou com os votos dos velhotes.
Acho que isto está claro como a água.

A maioria do pessoal mais jovem estava do lado da mudança, de uma nova presidência com outra política desportiva e financeira.

Os estatutos deviam de ser alterados, 1 sócio, 1 voto!

Não percebo que raio de democracia é esta que existe no Benfica, de igualdade não tem nada.

Isso é mentira. JNL só ganhou nos 20 votos. Perdeu nos 3, nos 10 e nos 50. RC ganhou tanto nos 50 como nos 3 e nos 10. Continuam a alimentar esse mito que não tem correspondência com a realidade.

J_PN

Citação de: Chris Cornell em 11 de Novembro de 2025, 11:48
Citação de: Mattamouros em 11 de Novembro de 2025, 01:15Escrevo aqui, porque o tópico das eleições irá eventualmente sair dali de cima e perder-se para páginas longínquas lá para o fundo do fórum, ao passo que este infelizmente aqui continuará (no mínimo.. já lá vou) 4 anos.

Findo este período eleitoral preciso de deixar o meu desabafo, e nada melhor do que este antro de malucos e doentes como eu para o fazer.

Foi um murro no estomago do caralho.

Para quem já anda há mais duma década nisto, estava mesmo convencido que tinha chegado a altura. Tinha chegado o momento. Era finalmente agora que recuperávamos o clube.

E se depois de Vieira ter sido preso, pensei que os sócios iam abrir os olhos e correr com esta gentalha dali, percebi também que Francisco Benitez, a quem já tive a oportunidade de agradecer pessoalmente toda a luta que fez na questão da revisão estatutária e por se ter 'dado à morte' para que Rui não fosse sozinho numa coroação, a aura e o elan do 'menino da lágrima' eram ainda demasiado fortes para que se pudesse mandar abaixo. Por mais confusão que me fizesse, e faz, escolherem o delfim do vieirismo em vez de um 'chimpanzé' qualquer, as pessoas votam a favor de um candidato, não votam contra outro. Eu votei e votarei SEMPRE chimpanzé contra o vieirismo, mas eu sou uma minoria que pensa assim.

Estava convencidíssimo que João&João, os 2 juntos, iam ter no mínimo 50,01%. E sabendo que a transferência de votos nunca é linear, seria algo que daria sempre esperança para uma segunda volta.
Quando os resultados de dia 25 saem, e os 2 juntos não chegam à % do Rui, fica claro quais são as intenções e desejos dos sócios.

Chegados aqui, é preciso parar para pensar. Já nem falo em analisar o que correu bem e mal nas diversas campanhas, isso o 'core' de cada uma terá de sentar à mesa e falar, sem filtros. Mas a verdade é que não se conseguiu penetrar naquele Benfiquistão profundo. Pelo contrário, esse mesmo Benfiquistão apelida hoje uma pessoa com o cv de JNL de 'o novo vale e azevedo'. Podia não ser perfeito, não ser o melhor candidato, não ser o favorito de muita gente (meu não era e nunca o escondi aqui, mas obviamente votei nele na segunda volta) mas era imensamente superior aos actuais, ele e a sua equipa.

Vai ter de se ver muito bem o que falhou, onde, como, se alguém quer ter esperanças daqui a 4 anos.
E, mais ainda, vai ter de estar preparado para ver a sua vida pessoal devassada e levar com as mentiras e os ataques mais reles que possamos imaginar. Tivemos um assassínio de caracter a um candidato a abrir um telejornal dum canal televisivo no dia em que o governo lança o orçamento de estado. É contra isto que estamos a lutar.
Vamos ter de também repensar os nossos modos de actuar. A AG correu-lhes que nem ginjas. O filho da puta do Vieira sabe mais a dormir que nós todos acordados, e conseguiu aquilo que queria na perfeição. Ele sabe perfeitamente o ódio de morte que uma grande falange lhe tem, falange essa em que muitos deles são os que se mobilizam para ir a ag's, e sabia que o ambiente iria estalar.

Parangonas nos telejornais nos dias a seguir? Os radicais talibãs (já fomos abutres, garotões e paraquedistas) das assembleias que tentam tomar o clube de assalto.
E isso ressonou na cabecinha dos chalupas que não foi brinquedo.

Portanto, muita sorte a quem vier no futuro.


Dito isto, é preciso chegar também à conclusão nua e crua (e é esta a razão porque comecei a escrever este texto), e que doi como o caralho escrever estas linhas mas é a mais pura das realidades: O Benfica que idealizamos está morto.

Andamos aqui a lutar, uns há mais outros há menos anos, por um Benfica idílico, a apregoar aos valores e aos ideais e à sua base de fundação. Ao Benfica que os nossos pais e avós nos transmitiram e deixaram. Um Benfica que a maioria de nós aqui nunca viu em vida.
E nem falo na questão do colosso que ganhava constantemente. Eu consigo admitir que se erra, que não jogamos sozinhos, que não se ganha sempre. Não vai acontecer nunca nem com nenhum presidente, não consigo é admitir que se escarre em cima de todos esses valores e diga que não é o mais importante. Qualquer gajo que tenha roubado UM euro ao Benfica é para ser corrido a soco e pontapé e expulso de sócio. Isto para mim é condição sine qua non.

Mas a realidade diz-nos o contrário. E se duvidas havia até esta eleição, para mim ficaram desfeitas com o fecho dessa. Os sócios estão-se a cagar para essas merdas.

Andamos aqui, qual Dom Quixote, a lutar contra moinhos de vento.

É assumir que esses valores estão enterrados, o sócio não quer saber. Por mais que nos custe, a realidade é esta.

Mas há outra realidade que é também tão cruel como esta esta: os sócios já nem querem ganhar. Já se contentam com este benfiquinha.
Se durante muitos anos, muitos dissemos que o sócio se está a cagar para ideias e projectos, pessoas e equipas (já não indo sequer aos valores e ideais..) muitos fomos dizendo que 'o que interessa é saber se a bola entra ou bate na barra, se entrar está tudo bem, se bater está tudo mal, estas eleições provam que já nem isso importa.
Temos 1 campeonato em 4, temos 4 taças em 16, temos 5 treinadores em 4 anos com 2 deles despedidos à 5ª jornada (mais coisa menos coisa), gastamos mais que os rivais em transferências, em FSE's, o carrocel de jogadores continua, não se consegue segurar um gajo que dê 3 toques na bola, o passivo continua a galopar..
Um sporting bicampeão, cuja ultima pessoa viva que assistiu a tal e se lembra está num lar com Alzheimer..
Já nem vou falar no passado do Costa enquanto cão de loiça do Vieira, na auditoria escolhida a dedo a 50 contratos, nos assinei sem ler, e nas outras barbaridades todas.
Pegando só nestes 4 anos, não há nada a que se agarrar. Não há uma razão lógica para votar nele.

Mas os sócios votaram nisto. Expressivamente. Numa votação record no futebol mundial que dá direito a medalha no guinness (alguém me diga qd for a festa para ir ao marquês) os sócios mobilizam para dizerem que gostam disto.

Os sócios gostam deste Benfica.
Revêem-se neste Benfica.
Votam neste Benfica.
Os sócios vão ter o Benfica que merecem.

Analisando friamente, neste momento, isto não é mais o Sport Lisboa e Benfica. A exigência desapareceu.

Isto é uma seita de culto ao lider Rui Costa.

Digo mais, ao dia de hoje, Rui tem probabilidades de lá ficar não 4, mas os 12 anos do mandato. É com isto que estamos a lidar. E eu muito sinceramente, não sei como se combate isto.

Mas agora é tempo de 'paz', no sentido de que vai ser preciso fazer uma grande reflexão sobre tudo o que se passou. Foram meses intensos e estamos todos a precisar de descanso. Não censuro quem se vai afastar e desistir desta luta, afinal, não há nada a que um gajo se agarrar, o Benfica de 1904 está morto e não sei se algum dia ressuscitará. Eu próprio jurei a mim mesmo, e já tinha feito as pazes comigo mesmo também, que ía mandar tudo às urtigas.

Ontem dei por mim a ver o jogo no estádio sem emoção nenhuma. Já me tinha acontecido a ver jogos cá fora, mas nunca lá dentro. Sofremos o 2-2 e eu levanto-me e vou-me embora prás rulotes virar cerveja. A única vez que saí mais cedo da luz foi quando o porto lá foi campeão, quando ligam a rega e desligam as luzes já eu ía nos corredores a sair do estádio, aí, não conseguia aguentar a dor de os ver festejar em minha casa, e saí.
Ontem nem quis ficar para os mandar todos para o caralho e assobiar. Foi mesmo um 'caguei, não estou para esta merda' e saí.

Agora é diferente. A dor é outra. E o que me doi, é que já não doi, nadinha, e não é de agora. Mataram completamente a chama que tinha cá dentro. Não há nada em que me reveja. A indiferença é brutal. Perdemos? Que se foda. É só mais um.

Pior, estou num ponto de saturação tal em que já nem consigo ter a lucidez para separar as águas sequer.
Perdemos? Ainda bem. Que se perca tudo nos próximos 4 anos. Fiquem fora da europa, a meio da tabela, que desçam de divisão, o que for, é-me completamente indiferente. Assino de cruz. O que for preciso para correr com eles dali eu assino de cruz. É ir à falência? É um Vietnam 2.0? Venha ele. Assino de cruz. Vendia a alma ao diabo se acreditasse nessas coisas só para os tirar do poder.

Vou ser aquele nojento de merda que, sempre que alguém se queixar dum jogo ou do estado do clube vai dizer: 'votaste em quem? ai foi?! então olha, tens o que mereces'.

Portanto.. preciso de repensar o meu associativismo. Levo anos disto e esta merda tira-me anos de vida, corroi-me por dentro. Por mais que tenha visto este 'movimento' crescer desde as eleições de 2012 para cá é ainda insuficiente para fazer cair o regime e recuperarmos o clube.
Serve-me de consolo saber que estou do lado certo da luta.

A quem já decidiu que cá fica e está já com forças renovadas para a luta do futuro, o meu muito obrigado.

Eu, primeiro, preciso mesmo de fazer o luto.. desligar um bocado disto.. depois logo vejo se abandono mesmo ou regresso às trincheiras.


Desculpem o testamento, mas precisava mesmo de desabafar, de o fazer diante de 'irmãos' que falam a mesma língua do que eu e que me compreendem.


Um grande abraço a todos, e viva o Benfica, aquele de 1904 !
No meio disto tudo, há uma coisa muito estranha para mim.

Não acham muito estranho como há tantas pessoas a viver muito longe do estádio a pagar 12 euros por mês há anos e anos e anos e anos ao clube para ter 10, 20, 50 votos em Chaves, Bragança, Beja, Évora, Viseu ... ?

Eu falo por mim, vivo longe de Lisboa, só me tornei sócio aos 30 e pura e exclusivamente para ter poder de voto ainda que soubesse que pouca diferença iria fazer. Acho estranho como temos tanta gente sócia sem usufruir das suas regalias só para poder ir votar na continuidade da miséria.

Dizem que desta vez não houve marosca, mas eu não consigo encaixar esta realidade.

Podem ser 8€ e não 12€. Não muda grande coisa, mas ao final do ano...

Cris27

Citação de: AndreGon em 11 de Novembro de 2025, 10:30Sporting toma posição sobre a arbitragem na sexta-feira

Frederico Varandas irá falar pela primeira vez em público desde as polémicas do passado fim de semana



Lá vai o teu amigo meter-te no bolso mais uma vez.

Até 6a o Benfica tinha tempo para elaborar um vídeo com todos os lances em que o Sporting foi beneficiado e há muitos esta época, para mostrar nesse mesmo dia em que o varandas vai falar, até porque ele vai dizer que não é levado ao colo.
Mas é óbvio que ninguém do Benfica vai fazer isso, nem algo parecido

Phantaminum

Citação de: Chris Cornell em 11 de Novembro de 2025, 11:48
Citação de: Mattamouros em 11 de Novembro de 2025, 01:15Escrevo aqui, porque o tópico das eleições irá eventualmente sair dali de cima e perder-se para páginas longínquas lá para o fundo do fórum, ao passo que este infelizmente aqui continuará (no mínimo.. já lá vou) 4 anos.

Findo este período eleitoral preciso de deixar o meu desabafo, e nada melhor do que este antro de malucos e doentes como eu para o fazer.

Foi um murro no estomago do caralho.

Para quem já anda há mais duma década nisto, estava mesmo convencido que tinha chegado a altura. Tinha chegado o momento. Era finalmente agora que recuperávamos o clube.

E se depois de Vieira ter sido preso, pensei que os sócios iam abrir os olhos e correr com esta gentalha dali, percebi também que Francisco Benitez, a quem já tive a oportunidade de agradecer pessoalmente toda a luta que fez na questão da revisão estatutária e por se ter 'dado à morte' para que Rui não fosse sozinho numa coroação, a aura e o elan do 'menino da lágrima' eram ainda demasiado fortes para que se pudesse mandar abaixo. Por mais confusão que me fizesse, e faz, escolherem o delfim do vieirismo em vez de um 'chimpanzé' qualquer, as pessoas votam a favor de um candidato, não votam contra outro. Eu votei e votarei SEMPRE chimpanzé contra o vieirismo, mas eu sou uma minoria que pensa assim.

Estava convencidíssimo que João&João, os 2 juntos, iam ter no mínimo 50,01%. E sabendo que a transferência de votos nunca é linear, seria algo que daria sempre esperança para uma segunda volta.
Quando os resultados de dia 25 saem, e os 2 juntos não chegam à % do Rui, fica claro quais são as intenções e desejos dos sócios.

Chegados aqui, é preciso parar para pensar. Já nem falo em analisar o que correu bem e mal nas diversas campanhas, isso o 'core' de cada uma terá de sentar à mesa e falar, sem filtros. Mas a verdade é que não se conseguiu penetrar naquele Benfiquistão profundo. Pelo contrário, esse mesmo Benfiquistão apelida hoje uma pessoa com o cv de JNL de 'o novo vale e azevedo'. Podia não ser perfeito, não ser o melhor candidato, não ser o favorito de muita gente (meu não era e nunca o escondi aqui, mas obviamente votei nele na segunda volta) mas era imensamente superior aos actuais, ele e a sua equipa.

Vai ter de se ver muito bem o que falhou, onde, como, se alguém quer ter esperanças daqui a 4 anos.
E, mais ainda, vai ter de estar preparado para ver a sua vida pessoal devassada e levar com as mentiras e os ataques mais reles que possamos imaginar. Tivemos um assassínio de caracter a um candidato a abrir um telejornal dum canal televisivo no dia em que o governo lança o orçamento de estado. É contra isto que estamos a lutar.
Vamos ter de também repensar os nossos modos de actuar. A AG correu-lhes que nem ginjas. O filho da puta do Vieira sabe mais a dormir que nós todos acordados, e conseguiu aquilo que queria na perfeição. Ele sabe perfeitamente o ódio de morte que uma grande falange lhe tem, falange essa em que muitos deles são os que se mobilizam para ir a ag's, e sabia que o ambiente iria estalar.

Parangonas nos telejornais nos dias a seguir? Os radicais talibãs (já fomos abutres, garotões e paraquedistas) das assembleias que tentam tomar o clube de assalto.
E isso ressonou na cabecinha dos chalupas que não foi brinquedo.

Portanto, muita sorte a quem vier no futuro.


Dito isto, é preciso chegar também à conclusão nua e crua (e é esta a razão porque comecei a escrever este texto), e que doi como o caralho escrever estas linhas mas é a mais pura das realidades: O Benfica que idealizamos está morto.

Andamos aqui a lutar, uns há mais outros há menos anos, por um Benfica idílico, a apregoar aos valores e aos ideais e à sua base de fundação. Ao Benfica que os nossos pais e avós nos transmitiram e deixaram. Um Benfica que a maioria de nós aqui nunca viu em vida.
E nem falo na questão do colosso que ganhava constantemente. Eu consigo admitir que se erra, que não jogamos sozinhos, que não se ganha sempre. Não vai acontecer nunca nem com nenhum presidente, não consigo é admitir que se escarre em cima de todos esses valores e diga que não é o mais importante. Qualquer gajo que tenha roubado UM euro ao Benfica é para ser corrido a soco e pontapé e expulso de sócio. Isto para mim é condição sine qua non.

Mas a realidade diz-nos o contrário. E se duvidas havia até esta eleição, para mim ficaram desfeitas com o fecho dessa. Os sócios estão-se a cagar para essas merdas.

Andamos aqui, qual Dom Quixote, a lutar contra moinhos de vento.

É assumir que esses valores estão enterrados, o sócio não quer saber. Por mais que nos custe, a realidade é esta.

Mas há outra realidade que é também tão cruel como esta esta: os sócios já nem querem ganhar. Já se contentam com este benfiquinha.
Se durante muitos anos, muitos dissemos que o sócio se está a cagar para ideias e projectos, pessoas e equipas (já não indo sequer aos valores e ideais..) muitos fomos dizendo que 'o que interessa é saber se a bola entra ou bate na barra, se entrar está tudo bem, se bater está tudo mal, estas eleições provam que já nem isso importa.
Temos 1 campeonato em 4, temos 4 taças em 16, temos 5 treinadores em 4 anos com 2 deles despedidos à 5ª jornada (mais coisa menos coisa), gastamos mais que os rivais em transferências, em FSE's, o carrocel de jogadores continua, não se consegue segurar um gajo que dê 3 toques na bola, o passivo continua a galopar..
Um sporting bicampeão, cuja ultima pessoa viva que assistiu a tal e se lembra está num lar com Alzheimer..
Já nem vou falar no passado do Costa enquanto cão de loiça do Vieira, na auditoria escolhida a dedo a 50 contratos, nos assinei sem ler, e nas outras barbaridades todas.
Pegando só nestes 4 anos, não há nada a que se agarrar. Não há uma razão lógica para votar nele.

Mas os sócios votaram nisto. Expressivamente. Numa votação record no futebol mundial que dá direito a medalha no guinness (alguém me diga qd for a festa para ir ao marquês) os sócios mobilizam para dizerem que gostam disto.

Os sócios gostam deste Benfica.
Revêem-se neste Benfica.
Votam neste Benfica.
Os sócios vão ter o Benfica que merecem.

Analisando friamente, neste momento, isto não é mais o Sport Lisboa e Benfica. A exigência desapareceu.

Isto é uma seita de culto ao lider Rui Costa.

Digo mais, ao dia de hoje, Rui tem probabilidades de lá ficar não 4, mas os 12 anos do mandato. É com isto que estamos a lidar. E eu muito sinceramente, não sei como se combate isto.

Mas agora é tempo de 'paz', no sentido de que vai ser preciso fazer uma grande reflexão sobre tudo o que se passou. Foram meses intensos e estamos todos a precisar de descanso. Não censuro quem se vai afastar e desistir desta luta, afinal, não há nada a que um gajo se agarrar, o Benfica de 1904 está morto e não sei se algum dia ressuscitará. Eu próprio jurei a mim mesmo, e já tinha feito as pazes comigo mesmo também, que ía mandar tudo às urtigas.

Ontem dei por mim a ver o jogo no estádio sem emoção nenhuma. Já me tinha acontecido a ver jogos cá fora, mas nunca lá dentro. Sofremos o 2-2 e eu levanto-me e vou-me embora prás rulotes virar cerveja. A única vez que saí mais cedo da luz foi quando o porto lá foi campeão, quando ligam a rega e desligam as luzes já eu ía nos corredores a sair do estádio, aí, não conseguia aguentar a dor de os ver festejar em minha casa, e saí.
Ontem nem quis ficar para os mandar todos para o caralho e assobiar. Foi mesmo um 'caguei, não estou para esta merda' e saí.

Agora é diferente. A dor é outra. E o que me doi, é que já não doi, nadinha, e não é de agora. Mataram completamente a chama que tinha cá dentro. Não há nada em que me reveja. A indiferença é brutal. Perdemos? Que se foda. É só mais um.

Pior, estou num ponto de saturação tal em que já nem consigo ter a lucidez para separar as águas sequer.
Perdemos? Ainda bem. Que se perca tudo nos próximos 4 anos. Fiquem fora da europa, a meio da tabela, que desçam de divisão, o que for, é-me completamente indiferente. Assino de cruz. O que for preciso para correr com eles dali eu assino de cruz. É ir à falência? É um Vietnam 2.0? Venha ele. Assino de cruz. Vendia a alma ao diabo se acreditasse nessas coisas só para os tirar do poder.

Vou ser aquele nojento de merda que, sempre que alguém se queixar dum jogo ou do estado do clube vai dizer: 'votaste em quem? ai foi?! então olha, tens o que mereces'.

Portanto.. preciso de repensar o meu associativismo. Levo anos disto e esta merda tira-me anos de vida, corroi-me por dentro. Por mais que tenha visto este 'movimento' crescer desde as eleições de 2012 para cá é ainda insuficiente para fazer cair o regime e recuperarmos o clube.
Serve-me de consolo saber que estou do lado certo da luta.

A quem já decidiu que cá fica e está já com forças renovadas para a luta do futuro, o meu muito obrigado.

Eu, primeiro, preciso mesmo de fazer o luto.. desligar um bocado disto.. depois logo vejo se abandono mesmo ou regresso às trincheiras.


Desculpem o testamento, mas precisava mesmo de desabafar, de o fazer diante de 'irmãos' que falam a mesma língua do que eu e que me compreendem.


Um grande abraço a todos, e viva o Benfica, aquele de 1904 !
No meio disto tudo, há uma coisa muito estranha para mim.

Não acham muito estranho como há tantas pessoas a viver muito longe do estádio a pagar 12 euros por mês há anos e anos e anos e anos ao clube para ter 10, 20, 50 votos em Chaves, Bragança, Beja, Évora, Viseu ... ?

Eu falo por mim, vivo longe de Lisboa, só me tornei sócio aos 30 e pura e exclusivamente para ter poder de voto ainda que soubesse que pouca diferença iria fazer. Acho estranho como temos tanta gente sócia sem usufruir das suas regalias só para poder ir votar na continuidade da miséria.

Dizem que desta vez não houve marosca, mas eu não consigo encaixar esta realidade.

Sou de Viseu, tornei-me sócio aos 24 anos, uns 6 meses depois de começar a trabalhar e a ganhar o meu. Com o único intuito de votar fora o Vieira na altura, e agora o Rui Costa. O nojo que sinto por esses indivíduos mantém-me sócio.

Chris Cornell

Citação de: J_PN em 11 de Novembro de 2025, 11:49
Citação de: Chris Cornell em 11 de Novembro de 2025, 11:48
Citação de: Mattamouros em 11 de Novembro de 2025, 01:15Escrevo aqui, porque o tópico das eleições irá eventualmente sair dali de cima e perder-se para páginas longínquas lá para o fundo do fórum, ao passo que este infelizmente aqui continuará (no mínimo.. já lá vou) 4 anos.

Findo este período eleitoral preciso de deixar o meu desabafo, e nada melhor do que este antro de malucos e doentes como eu para o fazer.

Foi um murro no estomago do caralho.

Para quem já anda há mais duma década nisto, estava mesmo convencido que tinha chegado a altura. Tinha chegado o momento. Era finalmente agora que recuperávamos o clube.

E se depois de Vieira ter sido preso, pensei que os sócios iam abrir os olhos e correr com esta gentalha dali, percebi também que Francisco Benitez, a quem já tive a oportunidade de agradecer pessoalmente toda a luta que fez na questão da revisão estatutária e por se ter 'dado à morte' para que Rui não fosse sozinho numa coroação, a aura e o elan do 'menino da lágrima' eram ainda demasiado fortes para que se pudesse mandar abaixo. Por mais confusão que me fizesse, e faz, escolherem o delfim do vieirismo em vez de um 'chimpanzé' qualquer, as pessoas votam a favor de um candidato, não votam contra outro. Eu votei e votarei SEMPRE chimpanzé contra o vieirismo, mas eu sou uma minoria que pensa assim.

Estava convencidíssimo que João&João, os 2 juntos, iam ter no mínimo 50,01%. E sabendo que a transferência de votos nunca é linear, seria algo que daria sempre esperança para uma segunda volta.
Quando os resultados de dia 25 saem, e os 2 juntos não chegam à % do Rui, fica claro quais são as intenções e desejos dos sócios.

Chegados aqui, é preciso parar para pensar. Já nem falo em analisar o que correu bem e mal nas diversas campanhas, isso o 'core' de cada uma terá de sentar à mesa e falar, sem filtros. Mas a verdade é que não se conseguiu penetrar naquele Benfiquistão profundo. Pelo contrário, esse mesmo Benfiquistão apelida hoje uma pessoa com o cv de JNL de 'o novo vale e azevedo'. Podia não ser perfeito, não ser o melhor candidato, não ser o favorito de muita gente (meu não era e nunca o escondi aqui, mas obviamente votei nele na segunda volta) mas era imensamente superior aos actuais, ele e a sua equipa.

Vai ter de se ver muito bem o que falhou, onde, como, se alguém quer ter esperanças daqui a 4 anos.
E, mais ainda, vai ter de estar preparado para ver a sua vida pessoal devassada e levar com as mentiras e os ataques mais reles que possamos imaginar. Tivemos um assassínio de caracter a um candidato a abrir um telejornal dum canal televisivo no dia em que o governo lança o orçamento de estado. É contra isto que estamos a lutar.
Vamos ter de também repensar os nossos modos de actuar. A AG correu-lhes que nem ginjas. O filho da puta do Vieira sabe mais a dormir que nós todos acordados, e conseguiu aquilo que queria na perfeição. Ele sabe perfeitamente o ódio de morte que uma grande falange lhe tem, falange essa em que muitos deles são os que se mobilizam para ir a ag's, e sabia que o ambiente iria estalar.

Parangonas nos telejornais nos dias a seguir? Os radicais talibãs (já fomos abutres, garotões e paraquedistas) das assembleias que tentam tomar o clube de assalto.
E isso ressonou na cabecinha dos chalupas que não foi brinquedo.

Portanto, muita sorte a quem vier no futuro.


Dito isto, é preciso chegar também à conclusão nua e crua (e é esta a razão porque comecei a escrever este texto), e que doi como o caralho escrever estas linhas mas é a mais pura das realidades: O Benfica que idealizamos está morto.

Andamos aqui a lutar, uns há mais outros há menos anos, por um Benfica idílico, a apregoar aos valores e aos ideais e à sua base de fundação. Ao Benfica que os nossos pais e avós nos transmitiram e deixaram. Um Benfica que a maioria de nós aqui nunca viu em vida.
E nem falo na questão do colosso que ganhava constantemente. Eu consigo admitir que se erra, que não jogamos sozinhos, que não se ganha sempre. Não vai acontecer nunca nem com nenhum presidente, não consigo é admitir que se escarre em cima de todos esses valores e diga que não é o mais importante. Qualquer gajo que tenha roubado UM euro ao Benfica é para ser corrido a soco e pontapé e expulso de sócio. Isto para mim é condição sine qua non.

Mas a realidade diz-nos o contrário. E se duvidas havia até esta eleição, para mim ficaram desfeitas com o fecho dessa. Os sócios estão-se a cagar para essas merdas.

Andamos aqui, qual Dom Quixote, a lutar contra moinhos de vento.

É assumir que esses valores estão enterrados, o sócio não quer saber. Por mais que nos custe, a realidade é esta.

Mas há outra realidade que é também tão cruel como esta esta: os sócios já nem querem ganhar. Já se contentam com este benfiquinha.
Se durante muitos anos, muitos dissemos que o sócio se está a cagar para ideias e projectos, pessoas e equipas (já não indo sequer aos valores e ideais..) muitos fomos dizendo que 'o que interessa é saber se a bola entra ou bate na barra, se entrar está tudo bem, se bater está tudo mal, estas eleições provam que já nem isso importa.
Temos 1 campeonato em 4, temos 4 taças em 16, temos 5 treinadores em 4 anos com 2 deles despedidos à 5ª jornada (mais coisa menos coisa), gastamos mais que os rivais em transferências, em FSE's, o carrocel de jogadores continua, não se consegue segurar um gajo que dê 3 toques na bola, o passivo continua a galopar..
Um sporting bicampeão, cuja ultima pessoa viva que assistiu a tal e se lembra está num lar com Alzheimer..
Já nem vou falar no passado do Costa enquanto cão de loiça do Vieira, na auditoria escolhida a dedo a 50 contratos, nos assinei sem ler, e nas outras barbaridades todas.
Pegando só nestes 4 anos, não há nada a que se agarrar. Não há uma razão lógica para votar nele.

Mas os sócios votaram nisto. Expressivamente. Numa votação record no futebol mundial que dá direito a medalha no guinness (alguém me diga qd for a festa para ir ao marquês) os sócios mobilizam para dizerem que gostam disto.

Os sócios gostam deste Benfica.
Revêem-se neste Benfica.
Votam neste Benfica.
Os sócios vão ter o Benfica que merecem.

Analisando friamente, neste momento, isto não é mais o Sport Lisboa e Benfica. A exigência desapareceu.

Isto é uma seita de culto ao lider Rui Costa.

Digo mais, ao dia de hoje, Rui tem probabilidades de lá ficar não 4, mas os 12 anos do mandato. É com isto que estamos a lidar. E eu muito sinceramente, não sei como se combate isto.

Mas agora é tempo de 'paz', no sentido de que vai ser preciso fazer uma grande reflexão sobre tudo o que se passou. Foram meses intensos e estamos todos a precisar de descanso. Não censuro quem se vai afastar e desistir desta luta, afinal, não há nada a que um gajo se agarrar, o Benfica de 1904 está morto e não sei se algum dia ressuscitará. Eu próprio jurei a mim mesmo, e já tinha feito as pazes comigo mesmo também, que ía mandar tudo às urtigas.

Ontem dei por mim a ver o jogo no estádio sem emoção nenhuma. Já me tinha acontecido a ver jogos cá fora, mas nunca lá dentro. Sofremos o 2-2 e eu levanto-me e vou-me embora prás rulotes virar cerveja. A única vez que saí mais cedo da luz foi quando o porto lá foi campeão, quando ligam a rega e desligam as luzes já eu ía nos corredores a sair do estádio, aí, não conseguia aguentar a dor de os ver festejar em minha casa, e saí.
Ontem nem quis ficar para os mandar todos para o caralho e assobiar. Foi mesmo um 'caguei, não estou para esta merda' e saí.

Agora é diferente. A dor é outra. E o que me doi, é que já não doi, nadinha, e não é de agora. Mataram completamente a chama que tinha cá dentro. Não há nada em que me reveja. A indiferença é brutal. Perdemos? Que se foda. É só mais um.

Pior, estou num ponto de saturação tal em que já nem consigo ter a lucidez para separar as águas sequer.
Perdemos? Ainda bem. Que se perca tudo nos próximos 4 anos. Fiquem fora da europa, a meio da tabela, que desçam de divisão, o que for, é-me completamente indiferente. Assino de cruz. O que for preciso para correr com eles dali eu assino de cruz. É ir à falência? É um Vietnam 2.0? Venha ele. Assino de cruz. Vendia a alma ao diabo se acreditasse nessas coisas só para os tirar do poder.

Vou ser aquele nojento de merda que, sempre que alguém se queixar dum jogo ou do estado do clube vai dizer: 'votaste em quem? ai foi?! então olha, tens o que mereces'.

Portanto.. preciso de repensar o meu associativismo. Levo anos disto e esta merda tira-me anos de vida, corroi-me por dentro. Por mais que tenha visto este 'movimento' crescer desde as eleições de 2012 para cá é ainda insuficiente para fazer cair o regime e recuperarmos o clube.
Serve-me de consolo saber que estou do lado certo da luta.

A quem já decidiu que cá fica e está já com forças renovadas para a luta do futuro, o meu muito obrigado.

Eu, primeiro, preciso mesmo de fazer o luto.. desligar um bocado disto.. depois logo vejo se abandono mesmo ou regresso às trincheiras.


Desculpem o testamento, mas precisava mesmo de desabafar, de o fazer diante de 'irmãos' que falam a mesma língua do que eu e que me compreendem.


Um grande abraço a todos, e viva o Benfica, aquele de 1904 !
No meio disto tudo, há uma coisa muito estranha para mim.

Não acham muito estranho como há tantas pessoas a viver muito longe do estádio a pagar 12 euros por mês há anos e anos e anos e anos ao clube para ter 10, 20, 50 votos em Chaves, Bragança, Beja, Évora, Viseu ... ?

Eu falo por mim, vivo longe de Lisboa, só me tornei sócio aos 30 e pura e exclusivamente para ter poder de voto ainda que soubesse que pouca diferença iria fazer. Acho estranho como temos tanta gente sócia sem usufruir das suas regalias só para poder ir votar na continuidade da miséria.

Dizem que desta vez não houve marosca, mas eu não consigo encaixar esta realidade.

Podem ser 8€ e não 12€. Não muda grande coisa, mas ao final do ano...
Sim, mas vamos imaginar quem tem 10, 20, 50 votos, que são a maioria, são muitas centenas de euros no total, milhares até para quem simplesmente não usufrui das vantagens de ser sócio e não demonstra sentido crítico.

É estranho para mim. Não quero criar uma onda de dizer que há quem pague estas quotas e não são os titulares, mas não consigo encaixar em nenhum raciocínio lógico.

Mozerovic

Citação de: airjoca em 11 de Novembro de 2025, 11:44
Citação de: Tellmo em 11 de Novembro de 2025, 11:23Ganhou com os votos dos velhotes.
Acho que isto está claro como a água.

A maioria do pessoal mais jovem estava do lado da mudança, de uma nova presidência com outra política desportiva e financeira.

Os estatutos deviam de ser alterados, 1 sócio, 1 voto!

Não percebo que raio de democracia é esta que existe no Benfica, de igualdade não tem nada.

1 sócio = 1 voto teria dado 63% ao Rui, mesmo resultado.

62%, o que mostra que as pessoas com menos tempo de sócio estão menos aversa a mundança. Não tem que se convencer assim tanto sócio a mudar. Precisámos de alguem talhado para isto.

RS_SLB1904

Citação de: Notguilty em 11 de Novembro de 2025, 01:17
Citação de: Aka em 11 de Novembro de 2025, 00:54Peguem nesta imagem mas metam a cara do Manteigas em vez do Luís.






Não é preciso esta é real

Mas as pessoas não podem ser cordiais umas com as outras?
Existe vida para além do futebol.

A realidade é um bocado distante da selvajaria que alguns gostam de impor aqui no fórum.

J_PN

Citação de: Chris Cornell em 11 de Novembro de 2025, 11:52Sim, mas vamos imaginar quem tem 10, 20, 50 votos, que são a maioria, são muitas centenas de euros no total, milhares até para quem simplesmente não usufrui das vantagens de ser sócio e não demonstra sentido crítico.

É estranho para mim. Não quero criar uma onda de dizer que há quem pague estas quotas e não são os titulares, mas não consigo encaixar em nenhum raciocínio lógico.

É o sentimento de pertença. Os portugueses regra geral têm as prioridades trocadas. Têm o dinheiro contado até ao final do mês mas há sempre dinheiro para tomar o pequeno almoço fora, beber café na rua, comprar tabaco e pagar quotas do Benfica e do clube da terra. Não há grande racionalidade aqui.