Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 53 anos,
Portugal

Sparrow

Citação de: Blitz em 10 de Janeiro de 2026, 23:32
Citação de: arfm14 em 10 de Janeiro de 2026, 23:03Como o Varandas voltou a pôr o Rui no bolso à vista de todos...


https://www.abola.pt/noticias/ex-benfica-a-chegar-ao-sporting-2026011018263855419

Não faz falta nenhuma.
É um merdas.
Anda há anos a tentar forçar a saída e a envenenar tudo o que pode.

Que vá pela sombra. Otário do caralho.
Olha agora, o problema do Benfica é um jogador que saiu e agora vai para o Sporting. Isso não tem relevância absolutamente nenhuma. Se fosse esse o mal do Benfica estávamos em condições de ganhar a champions.

CarlosBossio

5 milhões de portugueses a trabalhar, a ganhar menos do que gostariam e a saber que se fizerem merda são despedidos.

Depois imaginem poder fazer o que quiserem, errar à grande, e mesmo assim ter centenas de milhares de votantes a apoiar cegamente.

É o novo Benfica.


jpcslb

https://www.abola.pt/noticias/benfica-o-inexplicavel-tornou-se-a-palavra-certa-2026011019252444881

Dos poucos com coragem na CS, a dar pistas sobre o "BIG PROBLEMA".
 
                     um Benfiquista da provincia

Mikaeil

Citação de: jpcslb em 11 de Janeiro de 2026, 10:00https://www.abola.pt/noticias/benfica-o-inexplicavel-tornou-se-a-palavra-certa-2026011019252444881

Dos poucos com coragem na CS, a dar pistas sobre o "BIG PROBLEMA".
 
                     um Benfiquista da provincia

Benfica: o inexplicável tornou-se a palavra certa

As meias-finais da Taça da Liga confirmaram várias realidades: o Sporting continua a ter problemas na finalização, a evolução do Benfica revelou-se uma miragem, Luís Pinto está a fazer um grande trabalho no V. Guimarães e o SC Braga de Carlos Vicens tem sido superior nos jogos frente aos grandes.

Benfica: o 'modus operandi'
Escrevi no último artigo que o problema do Benfica é interno e tem a ver com a impreparação, falta de conhecimento do clube e sobretudo falta de visão de quem dirige a instituição. No plano desportivo, tudo se resolve com a criação de novas expectativas para a época seguinte. A estratégia passa por sucessivas vendas, seguidas de sucessivas compras de jogadores. Promove-se uma enorme rotatividade no plantel. Saem os melhores, mas passa-se a imagem de que vão entrar outros incríveis e que vão resolver todos os problemas do clube. Aumentam-se orçamentos e custos, criando uma pressão financeira crescente.

Com este padrão de gestão não se consegue criar uma identidade de grupo. Utiliza-se a máquina de propaganda para distrair os adeptos, criando uma nova adrenalina a cada início de época. Atira-se dinheiro para cima dos problemas, sabendo que esses investimentos terão de ser pagos e que a SAD do Benfica está cada vez mais endividada. Sem um rumo definido, tenta-se ir acertando aqui ou ali, com a esperança de que os adversários estejam a dormir. A frase que começa a ser mais utilizada no início das épocas é... este ano é que vai ser. E assim vão passando os anos sem que um rumo seja definido ou que quem dirige consiga aprender com os erros.

Falta de processo
O treinador é uma das peças mais importantes numa organização desportiva. É ele que comanda a equipa de futebol, o setor com maior impacto dentro de um clube. Os maiores ativos de um clube são geridos por ele. Comunica todas as semanas para os media, que passam as suas mensagens para os adeptos. A forma como a equipa se apresenta dentro do relvado e os resultados são da responsabilidade do treinador. Por este motivo, a escolha deve ser feita com base em critérios claros e convicções fortes. Assim, é fundamental analisar o contexto do clube e do seu meio envolvente. Só depois devem ser definidos critérios que permitam identificar o perfil de treinador.

Alguns desses pressupostos passam por perceber se o clube tem vindo a ganhar, se dispõe de um plantel experiente ou jovem, quais as caraterísticas dos jogadores, de que forma o futebol do treinador encaixa nos atletas disponíveis, qual o estilo de jogo pretendido e que tipo de comunicação e liderança se quer no balneário. Depois de definidos todos estes critérios devem-se tentar enquadrar as diferentes soluções e escolher aquela que mais se aproxima do pretendido. O mais importante é ter a convicção da escolha e saber apoiá-la nos momentos certos. No caso do Benfica nada disto foi feito. Conforme Rui Costa afirmou na campanha eleitoral, o Benfica contratou um treinador com o perfil ganhador. Quando este é o principal critério da escolha de um treinador, tudo cai por terra quando as vitórias não aparecem.

O que torna tudo inexplicável
José Mourinho afirmou que a primeira parte do Benfica frente ao SC Braga foi inexplicável. O treinador encarnado foi feliz na palavra utilizada. Se analisarmos a árvore (treinador) e a floresta (estrutura encarnada) percebemos que esta é a palavra que melhor define o Benfica no momento atual. Assim, torna-se inexplicável que Mourinho, no final do jogo, se descarte de responsabilidades e as transfira totalmente para os jogadores, afirmando que se preparou bem para a importância do jogo, mas sem saber se os atletas fizeram o mesmo.

É ainda inexplicável a ausência na evolução do futebol da equipa. É também inexplicável justificar-se com a falta de opções no banco, quando jogadores como Schjelderup, Ivanovic, Prestianni ou Sidny Cabral representam um investimento próximo dos 50 milhões de euros. Analisando a floresta, é inexplicável como o Benfica investiu 130 milhões de euros e tem um plantel pior do que o da temporada passada. É inexplicável como Rui Costa, presidente, afirmou que demorou quatro anos a preparar um plantel para o presente e o futuro e o seu treinador está constantemente a lamentar-se da ausência de opções de qualidade que lhe permitam ter uma maior rotatividade.

É inexplicável como se convoca uma Assembleia Geral para aprovar um conceito, e não um projeto, e como a votação foi realizada online, sem que fosse clara a existência de uma entidade independente que auditasse e validasse todo o processo de forma transparente. Por fim, o problema do Benfica não é perder jogos. É não saber exatamente o que quer ser.

A valorizar
Em cinco jogos fez onze pontos. Empatou com Liverpool e venceu o dérbi frente ao Chelsea em casa. Sem vários jogadores na CAN, lesionados e sem grandes reforços no verão, volta a fazer uma grande época no Fulham. Os resultados são incríveis. Está em nono com os mesmos pontos do Chelsea e a dois pontos do quinto lugar. A juntar a tudo isto tem um futebol dominador frente a qualquer equipa.

A desvalorizar
A chegada de Mourinho gerou uma enorme expectativa que não está a ser correspondida. Factualmente os resultados são negativos: está a 10 pontos do primeiro na Liga, está com missão muito complicada na Liga dos Campeões e foi eliminado na Taça da Liga. A qualidade de jogo também não evoluiu desde a sua chegada.

'Mercado de valores' é o espaço de opinião semanal de Diogo Luís, antigo jogador de futebol, economista e comentador

https://www.abola.pt/noticias/benfica-o-inexplicavel-tornou-se-a-palavra-certa-2026011019252444881

Blitz

Citação de: Sparrow em 11 de Janeiro de 2026, 09:39
Citação de: Blitz em 10 de Janeiro de 2026, 23:32
Citação de: arfm14 em 10 de Janeiro de 2026, 23:03Como o Varandas voltou a pôr o Rui no bolso à vista de todos...


https://www.abola.pt/noticias/ex-benfica-a-chegar-ao-sporting-2026011018263855419

Não faz falta nenhuma.
É um merdas.
Anda há anos a tentar forçar a saída e a envenenar tudo o que pode.

Que vá pela sombra. Otário do caralho.
Olha agora, o problema do Benfica é um jogador que saiu e agora vai para o Sporting. Isso não tem relevância absolutamente nenhuma. Se fosse esse o mal do Benfica estávamos em condições de ganhar a champions.

Deves estar a citar a pessoa errada.
Eu concordo contigo.

Moikano

Citação de: hayato_1904 em 10 de Janeiro de 2026, 22:20Completamente papado pelo varandas no caso chisckala! És uma vergonha seu escarro!

Mas alguém avise o Varandas que ele nao é o unico que anda a papar o Rui Costa.

jpcslb

Sem entrar em insultos e em cognomes ofensivos, mas merecidos, vou tentar enumerar algumas da principais razões da espiral destrutiva, que é imparável, do Benfica.
Espero que outros ilustres foristas, também opinem e me corrigem.
Nos últimos 30 anos o Benfica ganhou 8 campeonatos e 3 (três) Taças de Portugal.
Se até 2010 era justificável o descalabro desportivo ( fruto da destruição dos 15 anos anteriores), a partir daí é o terror, sem explicação aparente, em que estamos a viver.
-Tivemos um presidente que entregava as obras (ex. Seixal) aos amigos do Salvador ( um dos mais anti-benfiquistas que conheço).Se tinha retorno pessoal ou não, não sabemos, mas desconfiamos.. era o presidente do betão.
- Esse mesmo presidente, que apostou e bem no Seixal, desmantelava as equipas de futebol, vendendo jogadores, para pagar os empréstimos do clube ao BES, tentando salvar as suas próprias empresas.
- O carrossel de jogadores ( que continua), negócios obscuros etc.,etc., levou a que o MP e a PJ entrem em cena.
- Com a renuncia do anterior presidente, por razões óbvias, é promovido o seu delfim, que era adjetivado pelo seu padrinho de preguiçoso e impreparado para o cargo. Que vai apostar no betão.
- E infelizmente tinha razão, porque o actual presidente, legitimidado por 65% dos sócios, é provavelmente o pior presidente da história do clube (a par do Damásio e do Vale ) e um dos piores presidentes, senão o pior da actual liga de futebol.
- ausencia de um projeto desportivo.
- Os gastos com a máfia que o rodeia. Por isso é que os FSE atingem valores astronómicos.
- Gastos astronómicos com advogados, para defenderem o clube das trafulhices que andaram a fazer.
- contratações de jogadores, sem critério.
- contratações de jogadores de treinador, ou seja, quando os treinadores são despedidos à 4ªjornada, compra-se um novo plantel.
Uma reflexão: porque é que o Benfica tem tido normalmente melhores prestações na Champions, do que nas competições internas?
Porque os jogadores que são contratados, sabem que ao fim de um ano são vendidos e na montra da Europa, correm, metem o pé, ganham duelos de um para um, esfarrapam-se para conseguirem bons contratos, enquanto cá dentro é a vergonha a que assistimos.
Haverá outra razões, que eu tenho a certeza que os foristas virão expor.
Para acabar,
Este presidente eleito com 65% dos votos, é o coveiro do Benfica e neste momento é imparável a destruição do Clube, tal como o conhecemos.
Mesmo que a grande equipa e o seu presidente, que perderam democraticamente as eleições, tomassem agora o poder, nem em 3 anos conseguiriam reerguer o nosso Benfica.
Infelizmente a nossa ultima esperança está na PJ e no MP.
                um Benfiquista da provincia


Gsound

Citação de: jpcslb em 11 de Janeiro de 2026, 10:51Sem entrar em insultos e em cognomes ofensivos, mas merecidos, vou tentar enumerar algumas da principais razões da espiral destrutiva, que é imparável, do Benfica.
Espero que outros ilustres foristas, também opinem e me corrigem corrijam.
Nos últimos 30 anos o Benfica ganhou 8 campeonatos e 3 (três) Taças de Portugal.
Se até 2010 era justificável o descalabro desportivo ( fruto da destruição dos 15 anos anteriores), a partir daí é o terror, sem explicação aparente, em que estamos a viver.
-Tivemos um presidente que entregava as obras (ex. Seixal) aos amigos do Salvador ( um dos mais anti-benfiquistas que conheço).Se tinha retorno pessoal ou não, não sabemos, mas desconfiamos.. era o presidente do betão.
- Esse mesmo presidente, que apostou e bem no Seixal, desmantelava as equipas de futebol, vendendo jogadores, para pagar os empréstimos do clube ao BES, tentando salvar as suas próprias empresas.
- O carrossel de jogadores ( que continua), negócios obscuros etc.,etc., levou a que o MP e a PJ entrem em cena.
- Com a renuncia do anterior presidente, por razões óbvias, é promovido o seu delfim, que era adjetivado pelo seu padrinho de preguiçoso e impreparado para o cargo. Que vai apostar no betão.
- E infelizmente tinha razão, porque o actual presidente, legitimidado por 65% dos sócios, é provavelmente o pior presidente da história do clube (a par do Damásio e do Vale ) e um dos piores presidentes, senão o pior da actual liga de futebol.
- ausencia de um projeto desportivo.
- Os gastos com a máfia que o rodeia. Por isso é que os FSE atingem valores astronómicos.
- Gastos astronómicos com advogados, para defenderem o clube das trafulhices que andaram a fazer.
- contratações de jogadores, sem critério.
- contratações de jogadores de treinador, ou seja, quando os treinadores são despedidos à 4ªjornada, compra-se um novo plantel.
Uma reflexão: porque é que o Benfica tem tido normalmente melhores prestações na Champions, do que nas competições internas?
Porque os jogadores que são contratados, sabem que ao fim de um ano são vendidos e na montra da Europa, correm, metem o pé, ganham duelos de um para um, esfarrapam-se para conseguirem bons contratos, enquanto cá dentro é a vergonha a que assistimos.
Haverá outra razões, que eu tenho a certeza que os foristas virão expor.
Para acabar,
Este presidente eleito com 65% dos votos, é o coveiro do Benfica e neste momento é imparável a destruição do Clube, tal como o conhecemos.
Mesmo que a grande equipa e o seu presidente, que perderam democraticamente as eleições, tomassem agora o poder, nem em 3 anos conseguiriam reerguer o nosso Benfica.
Infelizmente a nossa ultima esperança está na PJ e no MP.
                um Benfiquista da provincia



Está corrigido.

De resto, tudo certo.

jpcslb

Citação de: Gsound em 11 de Janeiro de 2026, 10:55
Citação de: jpcslb em 11 de Janeiro de 2026, 10:51Sem entrar em insultos e em cognomes ofensivos, mas merecidos, vou tentar enumerar algumas da principais razões da espiral destrutiva, que é imparável, do Benfica.
Espero que outros ilustres foristas, também opinem e me corrigem corrijam.
Nos últimos 30 anos o Benfica ganhou 8 campeonatos e 3 (três) Taças de Portugal.
Se até 2010 era justificável o descalabro desportivo ( fruto da destruição dos 15 anos anteriores), a partir daí é o terror, sem explicação aparente, em que estamos a viver.
-Tivemos um presidente que entregava as obras (ex. Seixal) aos amigos do Salvador ( um dos mais anti-benfiquistas que conheço).Se tinha retorno pessoal ou não, não sabemos, mas desconfiamos.. era o presidente do betão.
- Esse mesmo presidente, que apostou e bem no Seixal, desmantelava as equipas de futebol, vendendo jogadores, para pagar os empréstimos do clube ao BES, tentando salvar as suas próprias empresas.
- O carrossel de jogadores ( que continua), negócios obscuros etc.,etc., levou a que o MP e a PJ entrem em cena.
- Com a renuncia do anterior presidente, por razões óbvias, é promovido o seu delfim, que era adjetivado pelo seu padrinho de preguiçoso e impreparado para o cargo. Que vai apostar no betão.
- E infelizmente tinha razão, porque o actual presidente, legitimidado por 65% dos sócios, é provavelmente o pior presidente da história do clube (a par do Damásio e do Vale ) e um dos piores presidentes, senão o pior da actual liga de futebol.
- ausencia de um projeto desportivo.
- Os gastos com a máfia que o rodeia. Por isso é que os FSE atingem valores astronómicos.
- Gastos astronómicos com advogados, para defenderem o clube das trafulhices que andaram a fazer.
- contratações de jogadores, sem critério.
- contratações de jogadores de treinador, ou seja, quando os treinadores são despedidos à 4ªjornada, compra-se um novo plantel.
Uma reflexão: porque é que o Benfica tem tido normalmente melhores prestações na Champions, do que nas competições internas?
Porque os jogadores que são contratados, sabem que ao fim de um ano são vendidos e na montra da Europa, correm, metem o pé, ganham duelos de um para um, esfarrapam-se para conseguirem bons contratos, enquanto cá dentro é a vergonha a que assistimos.
Haverá outra razões, que eu tenho a certeza que os foristas virão expor.
Para acabar,
Este presidente eleito com 65% dos votos, é o coveiro do Benfica e neste momento é imparável a destruição do Clube, tal como o conhecemos.
Mesmo que a grande equipa e o seu presidente, que perderam democraticamente as eleições, tomassem agora o poder, nem em 3 anos conseguiriam reerguer o nosso Benfica.
Infelizmente a nossa ultima esperança está na PJ e no MP.
                um Benfiquista da provincia



Está corrigido.

De resto, tudo certo.
Obrigado...
Abraço

slbforever95

Nem a PJ nos salva. Tiram de lá o Ruizão e os benfiquistas da mudança na continuidade espetam lá o Simãozinho

Alfacinha

Está a acabar com o clube.
Há uns anos ia a todos os jogos em casa, 14 anos assim, red pass.
Passei a ir só a alguns nos últimos 5 anos e a acompanhar tudo pela TV.
Actualmente este Benfica do Costa o que consegue é que veja alguns dos jogos, muitos deles já nem me dou ao trabalho de sair de casa, inédito em 26 a acompanhar o clube.
Nem com Mourinho nem com o Trump, são lentos a decidir e fechar as lacunas do plantel, decidem mal, um badameco do Rio Ave é uma novela autêntica a custos elevadíssimos, os alvos são jogadores sem interesse e mandar embora entulho é sempre a empréstimos ridiculos que dão Juraseks...
Como é que 65% votaram nisto.

kokas123

Citação de: Alfacinha em 11 de Janeiro de 2026, 11:03Está a acabar com o clube.
Há uns anos ia a todos os jogos em casa, 14 anos assim, red pass.
Passei a ir só a alguns nos últimos 5 anos e a acompanhar tudo pela TV.
Actualmente este Benfica do Costa o que consegue é que veja alguns dos jogos, muitos deles já nem me dou ao trabalho de sair de casa, inédito em 26 a acompanhar o clube.
Nem com Mourinho nem com o Trump, são lentos a decidir e fechar as lacunas do plantel, decidem mal, um badameco do Rio Ave é uma novela autêntica a custos elevadíssimos, os alvos são jogadores sem interesse e mandar embora entulho é sempre a empréstimos ridiculos que dão Juraseks...
Como é que 65% votaram nisto.

Acho que nessa parte também vem muito da cultura futebolística cá em Portugal. Qualquer clube pequeno em Portugal sabe que o Benfica é o maior cá, e que tem sempre mais dinheiro para investir, por isso esticam mais a corda do que a outros clubes.

Gsound

Citação de: jpcslb em 11 de Janeiro de 2026, 10:59
Citação de: Gsound em 11 de Janeiro de 2026, 10:55
Citação de: jpcslb em 11 de Janeiro de 2026, 10:51Sem entrar em insultos e em cognomes ofensivos, mas merecidos, vou tentar enumerar algumas da principais razões da espiral destrutiva, que é imparável, do Benfica.
Espero que outros ilustres foristas, também opinem e me corrigem corrijam.
Nos últimos 30 anos o Benfica ganhou 8 campeonatos e 3 (três) Taças de Portugal.
Se até 2010 era justificável o descalabro desportivo ( fruto da destruição dos 15 anos anteriores), a partir daí é o terror, sem explicação aparente, em que estamos a viver.
-Tivemos um presidente que entregava as obras (ex. Seixal) aos amigos do Salvador ( um dos mais anti-benfiquistas que conheço).Se tinha retorno pessoal ou não, não sabemos, mas desconfiamos.. era o presidente do betão.
- Esse mesmo presidente, que apostou e bem no Seixal, desmantelava as equipas de futebol, vendendo jogadores, para pagar os empréstimos do clube ao BES, tentando salvar as suas próprias empresas.
- O carrossel de jogadores ( que continua), negócios obscuros etc.,etc., levou a que o MP e a PJ entrem em cena.
- Com a renuncia do anterior presidente, por razões óbvias, é promovido o seu delfim, que era adjetivado pelo seu padrinho de preguiçoso e impreparado para o cargo. Que vai apostar no betão.
- E infelizmente tinha razão, porque o actual presidente, legitimidado por 65% dos sócios, é provavelmente o pior presidente da história do clube (a par do Damásio e do Vale ) e um dos piores presidentes, senão o pior da actual liga de futebol.
- ausencia de um projeto desportivo.
- Os gastos com a máfia que o rodeia. Por isso é que os FSE atingem valores astronómicos.
- Gastos astronómicos com advogados, para defenderem o clube das trafulhices que andaram a fazer.
- contratações de jogadores, sem critério.
- contratações de jogadores de treinador, ou seja, quando os treinadores são despedidos à 4ªjornada, compra-se um novo plantel.
Uma reflexão: porque é que o Benfica tem tido normalmente melhores prestações na Champions, do que nas competições internas?
Porque os jogadores que são contratados, sabem que ao fim de um ano são vendidos e na montra da Europa, correm, metem o pé, ganham duelos de um para um, esfarrapam-se para conseguirem bons contratos, enquanto cá dentro é a vergonha a que assistimos.
Haverá outra razões, que eu tenho a certeza que os foristas virão expor.
Para acabar,
Este presidente eleito com 65% dos votos, é o coveiro do Benfica e neste momento é imparável a destruição do Clube, tal como o conhecemos.
Mesmo que a grande equipa e o seu presidente, que perderam democraticamente as eleições, tomassem agora o poder, nem em 3 anos conseguiriam reerguer o nosso Benfica.
Infelizmente a nossa ultima esperança está na PJ e no MP.
                um Benfiquista da provincia



Está corrigido.

De resto, tudo certo.
Obrigado...
Abraço

Abraço e bom domingo camarada.

sete10

Fomos o único dos três grandes a não ser eliminado pelo Guimarães na Taça da Liga, mais uma grande conquista do nosso rui

Davidoff´

Estou aqui todos os dias, para lembrar quem votou no rui costa, a merda que vocês fizeram!