Gianluca Prestianni

Avançado, 20 anos,
Argentina
Equipa Principal: 3 épocas (2024-), 45 jogos (1962 minutos), 3 golos
Em 2025/2026: 30 jogos (1458 minutos), 2 golos

Equipa B: 2 épocas, 11 jogos, 2 golos

Títulos: Supertaça (1)

pexim

Citação de: Red_Fraction em 20 de Fevereiro de 2026, 10:50
Citação de: sergio19azb em 20 de Fevereiro de 2026, 10:45
Citação de: darkwolf em 20 de Fevereiro de 2026, 10:42
Citação de: ajnogueira em 20 de Fevereiro de 2026, 10:41Aqui neste tópico ainda se luta contra o mundo.

A verdade é que o Prestianni fez merda.
Um assunto que podia ter sido resolvido no momento tornou-se um shitshow de escala mundial.

E o Prestianni, que é um NINGUÉM na História do Benfica está a levar o clube para reputação na lama junto com a terrível capacidade comunicacional desta direcção.

que o insultou - não tenho duvidas

que disse aquilo - duvido

A questão é:
1 - Pode ter dito! Se disse, é racismo e condenável.
2 - Podes provar?

Basta acusar para punir?

Principais Aspetos do Ónus da Prova:
Regra Geral (Direito Civil/Português): O art. 342.º do Código Civil estabelece que a prova dos factos constitutivos cabe a quem os invoca; factos impeditivos, modificativos ou extintivos competem à parte contrária.
Processo Penal: Quem alega um facto tem o ónus de o provar, conforme o art. 156.º do Código de Processo Penal, recaindo inicialmente sobre a acusação.
Consequência da Falta de Prova: A não produção de prova sobre um facto alegado pode resultar numa consequência negativa para a parte que tinha o ónus de o provar, levando o tribunal a considerar tal facto como não provado.
Inversão do Ónus da Prova: Em certas situações, a lei ou o tribunal podem inverter esta regra, transferindo para a parte contrária o ónus de demonstrar o contrário, comum em casos de presunções legais ou relações de consumo.
Muito giro mas isso é a Lei "publica" Portuguesa.

Não tem nada a ver com a Lei da FIFA e da UEFA, que é uma lei "privada", onde não existe presunção de inocência entre varias outras coisas em tribunais publicos.

Vai levar um castigo exemplar não tenho duvidas.
Todas as decisões da justiça desportiva são passíveis de recurso para a justiça civil e criminal.

Sexta-Feira

Citação de: pexim em 20 de Fevereiro de 2026, 15:13
Citação de: ajnogueira em 20 de Fevereiro de 2026, 10:41Aqui neste tópico ainda se luta contra o mundo.

Um assunto que podia ter sido resolvido no momento tornou-se um shitshow de escala mundial.

E o Prestianni, que é um NINGUÉM na História do Benfica está a levar o clube para reputação na lama junto com a terrível capacidade comunicacional desta direcção.
Denúncia caluniosa é crime. Consegues provar?

Que coisa feia!

Benfiquismo

Citação de: EuVi em 20 de Fevereiro de 2026, 15:10Para quem percebe das leis de jogo, imaginem que o Presti pode jogar em Madrid e começam a entoar um cântico como 'racista' quando ele tem a bola, o arbitro pode parar o jogo?
Penso que sim, não acredito que isso vai acontecer. Ser assobiado/ insultado isso sim.

Carton de Wiart

Citação de: ricardoslb1988 em 20 de Fevereiro de 2026, 15:06
Citação de: brazio em 20 de Fevereiro de 2026, 14:47
Citação de: ricardoslb1988 em 20 de Fevereiro de 2026, 14:31
Citação de: brazio em 20 de Fevereiro de 2026, 14:26
Citação de: ricardoslb1988 em 20 de Fevereiro de 2026, 14:22
Citação de: Sexta-Feira em 20 de Fevereiro de 2026, 14:03
Citação de: ricardoslb1988 em 20 de Fevereiro de 2026, 14:01
Citação de: Sexta-Feira em 20 de Fevereiro de 2026, 13:58
Citação de: Matilde_1990_2 em 20 de Fevereiro de 2026, 13:55
Citação de: Sexta-Feira em 20 de Fevereiro de 2026, 13:13Também acho um exagero essa converso do clube ficar na lama!

Tenham dó!
Mas alguém quer lá saber desses brasileiros nas redes sociais!
Essa gente que credibilidade tem para criticar o que quer que seja!

O Benfica é um clube honrado e não tem 12 dias de existência! Tem mais de 120 anos.

"Ai a mancha"
Só porque dois jogadores se pegaram, e as bancadas fizeram a porcaria que todo o mundo faz.

Lições de moral de quem mesmo?
Quem é que tem moral?

Só podes estar a gozar

No fim do jogo aqui em França , mesmo havendo um psg Mónaco, todos os programas desportivos abriram com isto. Neste momento estão a perguntar a todos os treinadores, jogadores , comentadores de todos os campeonatos para opinar sobre o assunto e tu falas me de brasileiros do Instagram ???
O drama o horror!

Que daqui a 3 dias já ninguém se lembra porque o Vinícius já armou merda noutro estádio qualquer.

Flor, estou-me a cagar para aquilo que os brasileiros falem do Benfica e dos portugueses nas redes sociais!

Fui claro?
Ja viste a quantidade de gente importante no mundo do futebol que comentou o caso, nomeadamente ex jogadores?

Já viste quantas pessoas pelo mundo todo vibraram com o golo do Trubin?

Amiguinho, cada um dá atenção àquilo que quer.
Tudo a ver. Até o presidente da FIFA comentou o caso, queres mesmo comparar o impacto dos dois acontecimentos? Real Madrid, FIFA, UEFA, etc, etc... Achas que o Benfica do banana é que vai sair por cima neste caso com esta direção inapta?

Claro que sai por cima. A menos para aquele benfiquista que sente necessidade de validação externa.

Ainda à pouco vi declarações do Kompany sobre o assunto onde se nota a profunda ignorância da história e dia a dia do Benfica.

Mas tu achas que para a gerenalidade da imprensa o Benfica tem ficado bem na fotografia? Nem para a portuguesa quanto mais para a estrangeira... É ao invocar o Eusébio que saímos por cima neste caso é isso? Nem para calar Sporting e Porto e sermos respeitados aqui esta direção serve quanto mais...

Eu não ligo a histeria dos estrangeiros sei muito bem de onde viemos e os caminhos onde sempre andamos não temos nenhuma culpa a exorcizar.

O Mourinho não esteve bem no expressar o Eusébio não é nenhum escudo nem precisa ser.

Porque Benfica lidera nesta questão pelo exemplo e não recebe lições de ninguém.

Por exemplo o Kompany queixa-se dos anos 60 já eu sublinho o factual o documentado e o irrefutável.

Nos 60 Benfica era esse oásis onde qualquer homem negro com talento com valor podia triunfar ser estrela ser ídolo e os pigmentos da sua pele absolutamente irrelevantes.

E não só jogadores sempre participaram em toda vida do clube no dia a dia são parte integral e fundamental do mesmo como adeptos associados na parte técnica na estrutura diretiva.

Não precisamos usar seres humanos como crachás políticos para dizer que somos muito inclusivos o concreto daquilo que sempre foi o caminho do clube respondeu e lidera pelo exemplo.

É isso que um inglês ou francês com terríveis sentimentos de culpa e quer usar os outros para os aliviar não atinge.

O remédio? Educação explicar-lhes o que É e sempre foi o Benfica.
Histeria? Tens noção da força e do impacto de uma eventual condenação por racismo terão no clube e no jogador? De que será uma mancha sem precedentes na história do clube e que vai demorar a sarar? Acho que muitos de vocês não estão a ter a noção da proporção disto. O Benfica sempre foi um clube com diferentes cores e bastante ligado às colónias mas esse facto neste caso específico não serve para atenuar nada neste momento. Não será esse factor que irá influenciar a decisão da UEFA a nosso favor. É preciso ter noção de que do outro lado está lá o Real Madrid. Se o jogo dos 4 2 será sempre lembrado pelo golo do Trubin este poderá ser pelas piores razões. É que do outro lado está um jogador de um país com 200M de habitantes e com uma massa humana gigante que quer queiramos ou não também ajudou a espalhar e de que maneira todo este caso.

Lamentavelmente, eu já dou isto como perdido.

Acho que o Prestianni vai ser castigado severamente. E o Benfica, pelos seus adeptos, também.

Também acho que, e uma vez mais infelizmente, vai colar-se esta imagem de racismo ao clube e ficará uma mancha indelével.

É um dos momentos que me gera maior tristeza, no meu benfiquismo -  e temos tido tantos momentos maus nos últimos 30 anos que... enfim... quem diria.

Não acho que consigamos controlar o chorrilho de ataques de comentadores, jornalistas, treinadores, jogadores, social media, etc. O momento de reação vigorosa já passou e já não volta. A marcação de posição devia ter sido feita na hora.

Mas não contem comigo para ficar do lado dos "bons da fita". Dos defensores dos "pobres e oprimidos" que são insultados depois de insultarem.
Recuso-me a condenar o Prestianni sem provas.
E recuso-me ainda mais veemententemente a defender alguém com a índole do Vinicius Jr.

O Benfica ficará sozinho nesta situação.
E, mesmo no Benfica, os falsos moralistas e hipócritas não perderão a oportunidade de mostrar o quão "boas pessoas" são.
Será uma luta desigual. Mas, enquanto tiver voz, jamais apoiarei este linchamento público.
E pensar, aos dias de hoje, como nasceu essa palavra... Triste sociedade.

imightbewrong

Nuno Farinha é um absoluto filho da puta.

Escroque do caralho

Labrego de merda

JPSilva

Citação de: EuVi em 20 de Fevereiro de 2026, 15:10Para quem percebe das leis de jogo, imaginem que o Presti pode jogar em Madrid e começam a entoar um cântico como 'racista' quando ele tem a bola, o arbitro pode parar o jogo?

Não sei, mas é mais um motivo para nem sequer o meter em jogo

Mastodonte

Citação de: Khalid em 20 de Fevereiro de 2026, 13:49
Citação de: Mastodonte em 20 de Fevereiro de 2026, 13:10Não embarquemos nessa conversa de pseudo-jornalistas de que é o nome do Benfica que fica na lama, ou a sua reputação manchada.

A partir do momento que o jogador nega, e não havendo provas que o desmintam, o Clube só tem de defender o seu jogador. Era o que mais faltava, rotular o Clube por causa de um alegado insulto de um jogador seu, ou da atitude de meia dúzia de adeptos na bancada.

Acresce que esta conversa do racismo em relação ao Vinicius é de uma hipocrisia brutal. O Vinicius não é insultado por esses campos fora por ser preto, ou por se assumir porta-estandarte na luta contra o racismo. É insultado porque é um palhaço provocador.

É verdade que nada justifica o tipo de insulto! Mas deixo a pergunta: seria a mesma coisa chamar macaco a um indivíduo com a postura de um Eusébio ou de um Coluna? Desculpem lá, mas para mim não é a mesma coisa.

E o que que achas que Eusebio e Coluna pensariam deste teu raciocinio? 

O que pensa Luisao ja sabemos.  O que pensa Barreiro, Lukebiako, etc. ainda nao sabemos.  Mas aposto que nao estao la muito contentes no balneario.

Mas tems razao na tua primeira parte.  Se o Prestianni faz uma declaracao, o clube tem poucas alternativas.  O erro foi ter deixado o Prestianni fora de supervisao para fazer posts nas redes sociais.  O nosso departamento de communicaco devia ter logo confiscado o telemovel e dado instrucoes para ficar calado.

Segundo consta, o Barreiro é um dos elementos do plantel mais chegados ao Prestianni. Então ele é amigo de um racista?

Relativamente à posição do Luisão, que tem sido defendida por alguns, o que eu sugiro - e vou ser irónico - é o seguinte. Se não se morre da doença (neste caso ainda nem sabemos, com certeza, se há doença) morra-se da cura. Dito de outra forma: quando o preto apontar o dedo ao branco, inverta-se o ónus da prova, e queime-se o branco. Depois logo veremos aonde isto nos vai levar.

Em relação ao "Rei" e ao "Monstro Sagrado", dois enormes embaixadores da raça negra. Podemos apenas especular. Talvez não ficassem muito surpreendidos ao ver chamar macaco a um indivíduo que está a fazer macacadas para a bancada.

Sexta-Feira

Citação de: Carton de Wiart em 20 de Fevereiro de 2026, 15:16
Citação de: ricardoslb1988 em 20 de Fevereiro de 2026, 15:06
Citação de: brazio em 20 de Fevereiro de 2026, 14:47
Citação de: ricardoslb1988 em 20 de Fevereiro de 2026, 14:31
Citação de: brazio em 20 de Fevereiro de 2026, 14:26
Citação de: ricardoslb1988 em 20 de Fevereiro de 2026, 14:22
Citação de: Sexta-Feira em 20 de Fevereiro de 2026, 14:03
Citação de: ricardoslb1988 em 20 de Fevereiro de 2026, 14:01
Citação de: Sexta-Feira em 20 de Fevereiro de 2026, 13:58
Citação de: Matilde_1990_2 em 20 de Fevereiro de 2026, 13:55
Citação de: Sexta-Feira em 20 de Fevereiro de 2026, 13:13Também acho um exagero essa converso do clube ficar na lama!

Tenham dó!
Mas alguém quer lá saber desses brasileiros nas redes sociais!
Essa gente que credibilidade tem para criticar o que quer que seja!

O Benfica é um clube honrado e não tem 12 dias de existência! Tem mais de 120 anos.

"Ai a mancha"
Só porque dois jogadores se pegaram, e as bancadas fizeram a porcaria que todo o mundo faz.

Lições de moral de quem mesmo?
Quem é que tem moral?

Só podes estar a gozar

No fim do jogo aqui em França , mesmo havendo um psg Mónaco, todos os programas desportivos abriram com isto. Neste momento estão a perguntar a todos os treinadores, jogadores , comentadores de todos os campeonatos para opinar sobre o assunto e tu falas me de brasileiros do Instagram ???
O drama o horror!

Que daqui a 3 dias já ninguém se lembra porque o Vinícius já armou merda noutro estádio qualquer.

Flor, estou-me a cagar para aquilo que os brasileiros falem do Benfica e dos portugueses nas redes sociais!

Fui claro?
Ja viste a quantidade de gente importante no mundo do futebol que comentou o caso, nomeadamente ex jogadores?

Já viste quantas pessoas pelo mundo todo vibraram com o golo do Trubin?

Amiguinho, cada um dá atenção àquilo que quer.
Tudo a ver. Até o presidente da FIFA comentou o caso, queres mesmo comparar o impacto dos dois acontecimentos? Real Madrid, FIFA, UEFA, etc, etc... Achas que o Benfica do banana é que vai sair por cima neste caso com esta direção inapta?

Claro que sai por cima. A menos para aquele benfiquista que sente necessidade de validação externa.

Ainda à pouco vi declarações do Kompany sobre o assunto onde se nota a profunda ignorância da história e dia a dia do Benfica.

Mas tu achas que para a gerenalidade da imprensa o Benfica tem ficado bem na fotografia? Nem para a portuguesa quanto mais para a estrangeira... É ao invocar o Eusébio que saímos por cima neste caso é isso? Nem para calar Sporting e Porto e sermos respeitados aqui esta direção serve quanto mais...

Eu não ligo a histeria dos estrangeiros sei muito bem de onde viemos e os caminhos onde sempre andamos não temos nenhuma culpa a exorcizar.

O Mourinho não esteve bem no expressar o Eusébio não é nenhum escudo nem precisa ser.

Porque Benfica lidera nesta questão pelo exemplo e não recebe lições de ninguém.

Por exemplo o Kompany queixa-se dos anos 60 já eu sublinho o factual o documentado e o irrefutável.

Nos 60 Benfica era esse oásis onde qualquer homem negro com talento com valor podia triunfar ser estrela ser ídolo e os pigmentos da sua pele absolutamente irrelevantes.

E não só jogadores sempre participaram em toda vida do clube no dia a dia são parte integral e fundamental do mesmo como adeptos associados na parte técnica na estrutura diretiva.

Não precisamos usar seres humanos como crachás políticos para dizer que somos muito inclusivos o concreto daquilo que sempre foi o caminho do clube respondeu e lidera pelo exemplo.

É isso que um inglês ou francês com terríveis sentimentos de culpa e quer usar os outros para os aliviar não atinge.

O remédio? Educação explicar-lhes o que É e sempre foi o Benfica.
Histeria? Tens noção da força e do impacto de uma eventual condenação por racismo terão no clube e no jogador? De que será uma mancha sem precedentes na história do clube e que vai demorar a sarar? Acho que muitos de vocês não estão a ter a noção da proporção disto. O Benfica sempre foi um clube com diferentes cores e bastante ligado às colónias mas esse facto neste caso específico não serve para atenuar nada neste momento. Não será esse factor que irá influenciar a decisão da UEFA a nosso favor. É preciso ter noção de que do outro lado está lá o Real Madrid. Se o jogo dos 4 2 será sempre lembrado pelo golo do Trubin este poderá ser pelas piores razões. É que do outro lado está um jogador de um país com 200M de habitantes e com uma massa humana gigante que quer queiramos ou não também ajudou a espalhar e de que maneira todo este caso.

Lamentavelmente, eu já dou isto como perdido.

Acho que o Prestianni vai ser castigado severamente. E o Benfica, pelos seus adeptos, também.

Também acho que, e uma vez mais infelizmente, vai colar-se esta imagem de racismo ao clube e ficará uma mancha indelével.

É um dos momentos que me gera maior tristeza, no meu benfiquismo -  e temos tido tantos momentos maus nos últimos 30 anos que... enfim... quem diria.

Não acho que consigamos controlar o chorrilho de ataques de comentadores, jornalistas, treinadores, jogadores, social media, etc. O momento de reação vigorosa já passou e já não volta. A marcação de posição devia ter sido feita na hora.

Mas não contem comigo para ficar do lado dos "bons da fita". Dos defensores dos "pobres e oprimidos" que são insultados depois de insultarem.
Recuso-me a condenar o Prestianni sem provas.
E recuso-me ainda mais veemententemente a defender alguém com a índole do Vinicius Jr.

O Benfica ficará sozinho nesta situação.
E, mesmo no Benfica, os falsos moralistas e hipócritas não perderão a oportunidade de mostrar o quão "boas pessoas" são.

Será uma luta desigual. Mas, enquanto tiver voz, jamais apoiarei este linchamento público.
E pensar, aos dias de hoje, como nasceu essa palavra... Triste sociedade.

Esses voltarão a desaparecer e aparecer quando lhes cheirar novamente.

Vivem o clube ciclicamente.

RGouveia.SLB

Citação de: imightbewrong em 20 de Fevereiro de 2026, 15:16Nuno Farinha é um absoluto filho da puta.

Escroque do caralho

Labrego de merda

O que é que esse mamífero ressabiado debitou?

S1Benfica

Citação de: imightbewrong em 20 de Fevereiro de 2026, 15:16Nuno Farinha é um absoluto filho da puta.

Escroque do caralho

Labrego de merda

É um gajo limitado (mais um) que andou a encher os bolsos e ressabiou. É o que temos.
(não faço ideia daquilo que disse mas posso imaginar, é sempre igual)

vcart31

Citação de: Kurt Cobain 10 em 20 de Fevereiro de 2026, 13:43
Citação de: pedrompcosta em 20 de Fevereiro de 2026, 13:41
Citação de: Kurt Cobain 10 em 20 de Fevereiro de 2026, 13:33Quero ver como vão provar que houve insultos racistas.

É pelo diz que disse do mbappe e Vinícius?

Tenham é vergonha na cara . Não pode ser esquecido o julgamento que a cs tuga está a fazer ao prestianni.

Depois de ser tudo resolvido,o jogador e o Benfica deveria meter queixa crime em muitos desses imbecis.

ninguem sabe o que fazer... isto ganhou proporçoes estratosfericas com base em nada! nao há uma prova factual! a uefa foi apanhada com as calças na mao! nao pode castigar com base em nada... pq o que tem de facto é ZERO... se castiga abre um precedente qu nunca mais consegue segurar! a  partir desse momento qq negro castiga quem quiser com base em nada! 
Se a UEFA castigar o prestianni por tapar a boca com a camisola,tem de castigar também o Vinícius que tapou a boca quando estava a falar com o otamendi.

Como é óbvio o miúdo está lixado, claro que a UEFA vai voltar a baixar as calças para o Real Madrid, claro que o merda da UEFA não vai pôr em causa as palavras dos jogadores do Real em detrimento do Prestianni. Para a merda da UEFA a verdade pouco importa, o que interessa é não "chatear" o Real Madrid pra que não volte a ideia da duperliga fora da UEFA.

Xanghai

Tolerância zero contra o racismo, significa que as ações do Vinicius são irrelevantes.

brazio

Citação de: Red_Fraction em 20 de Fevereiro de 2026, 10:50
Citação de: sergio19azb em 20 de Fevereiro de 2026, 10:45
Citação de: darkwolf em 20 de Fevereiro de 2026, 10:42

que o insultou - não tenho duvidas

que disse aquilo - duvido

A questão é:
1 - Pode ter dito! Se disse, é racismo e condenável.
2 - Podes provar?

Basta acusar para punir?

Principais Aspetos do Ónus da Prova:
Regra Geral (Direito Civil/Português): O art. 342.º do Código Civil estabelece que a prova dos factos constitutivos cabe a quem os invoca; factos impeditivos, modificativos ou extintivos competem à parte contrária.
Processo Penal: Quem alega um facto tem o ónus de o provar, conforme o art. 156.º do Código de Processo Penal, recaindo inicialmente sobre a acusação.
Consequência da Falta de Prova: A não produção de prova sobre um facto alegado pode resultar numa consequência negativa para a parte que tinha o ónus de o provar, levando o tribunal a considerar tal facto como não provado.
Inversão do Ónus da Prova: Em certas situações, a lei ou o tribunal podem inverter esta regra, transferindo para a parte contrária o ónus de demonstrar o contrário, comum em casos de presunções legais ou relações de consumo.
Muito giro mas isso é a Lei "publica" Portuguesa.

Não tem nada a ver com a Lei da FIFA e da UEFA, que é uma lei "privada", onde não existe presunção de inocência entre varias outras coisas em tribunais publicos.

Vai levar um castigo exemplar não tenho duvidas.

Nada está acima da Lei nem UEFAs nem FIFAs.

Se o jogador for condenado e não concordar pode sempre recorrer aos tribunais comuns e se lhe derem razão a UEFA não tinha outro remédio que não meter a viola no saco era só o que mais faltava as regras de instituições privadas agora estarem acima da Lei.

Roy Bean

Citação de: JPSilva em 20 de Fevereiro de 2026, 15:17

Não sei, mas é mais um motivo para nem sequer o meter em jogo

Pq nao haveria de jogar? Por causa de assobios e moralismos matam logo a acusação deles. Em relacao ao arbitro parar o jogo tem de haver mega teatro do benfica e ameacar abandonar o campo, mas os nossos dirigentes n tem coragem...

pexim

Citação de: Vieri em 20 de Fevereiro de 2026, 11:16
Citação de: Marrokinoum em 20 de Fevereiro de 2026, 11:09A quantidade de gente, que esta a "espezinhar" um miúdo de 20 anos sem uma unica prova é assustador.

Nao ha uma unica prova que seja. UMA!!!!

Estamos a caminhar para o abismo.

Não entrando no fundo da questão, uma prova, pelo menos, existe, que é depoimento do alegadamente ofendido.
E essa é muitas vezezs a única prova cabal e não deixa de haver condenações, especialmente em crimes como o de violência doméstica.
Em crimes de violência doméstica há sempre outros indícios ou até provas como lesões físicas. Não se confundam as coisas. A UEFA é que tem aqui um berbicacho, não é o Benfica ou o Prestianni. A UEFA vai querer punir, mas não tem base! Ou cede à pressão mediática e pune e arrisca-se a ser enxovalhada em tribunal, ou não pune e é julgada publicamente como sendo fraca e defensora de racistas.
O Benfica só tem que defender a sua camisola e avançar para tribunal caso haja castigo.