Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

julio_paneira

Citação de: van33 em 23 de Maio de 2026, 13:03
Citação de: fdpdc666 em 23 de Maio de 2026, 09:30Benfica, Real Madrid, Mourinho e Marco Silva — o ponto da situação.
Cláusula de rescisão do 'special one' expira segunda-feira.

Simão Sabrosa, Rui Costa e Mário Branco no campus do Benfica no Seixal (foto: Miguel Nunes)

Spoiler
A liderança técnica do Benfica para a próxima temporada continua envolta em incerteza. Para já, é apenas claro que José Mourinho tem tudo acordado para assumir o comando técnico do Real Madrid, enquanto o Benfica está no mercado à procura de substituto, sendo Marco Silva — em final de contrato com o Fulham — o principal alvo. O treinador português tem em mãos uma proposta de renovação do clube inglês e ainda não decidiu se continuará na Premier League ou se aceitará o desafio de liderar as águias.

A definição deste dossiê deverá ganhar maior clareza no início da próxima semana. Na segunda-feira, termina a validade da cláusula de rescisão relativamente baixa, fixada em 7 milhões de euros (3 milhões líquidos), que permite tanto a José Mourinho como à SAD do Benfica rescindir o ano de contrato ainda em vigor. Ultrapassado esse prazo, o Real Madrid — ou qualquer outro clube interessado — terá de negociar diretamente com o Benfica para garantir o treinador.

Um fator relevante neste processo é o facto de Jorge Mendes ser empresário de José Mourinho e de Marco Silva, um detalhe que poderá ajudar a alinhar interesses no timing certo. Ainda assim, Mourinho não comunicou oficialmente a saída ao Benfica — apesar de Rui Costa, presidente do clube, já estar plenamente consciente da transferência iminente para o Real Madrid — e Marco Silva também ainda não deu resposta final ao interesse encarnado.

A situação de Mourinho depende igualmente do cenário no Real Madrid. O presidente Florentino Pérez convocou eleições antecipadas e saberá hoje se terá concorrência. Caso se confirme um cenário com outro candidato, as eleições deverão realizar-se a 7 ou 8 de junho, podendo Florentino antecipar o anúncio de Mourinho ou, por uma questão ética, aguardar pela confirmação da sua liderança pelos sócios.

Marco Silva, por sua vez, está informado do interesse do Benfica, tendo já existido contactos sólidos que lhe permitem avaliar as condições de uma proposta. No entanto, quaisquer conversas — diretas ou indiretas, através de Jorge Mendes — não poderão assumir caráter oficial enquanto não for formalizada a saída de Mourinho. «Até prova em contrário, José Mourinho é o treinador do Benfica», afirmou Rui Costa no início da semana.

Apesar de estar seduzido pelo projeto encarnado e de o processo estar alinhavado — podendo haver desenvolvimentos a qualquer momento, como A BOLA tem vindo a noticiar —, Marco Silva ainda não respondeu formalmente à proposta de renovação do Fulham, financeiramente bastante atrativa e acompanhada de promessas de investimento no plantel para objetivos mais ambiciosos. Após cinco temporadas no clube londrino, o técnico de 48 anos começa, contudo, a admitir que poderá estar na altura de encerrar o ciclo.

Marco nega contacto direto

Na conferência de Imprensa desta sexta-feira, de antevisão ao Fulham–Newcastle, referente à última jornada da Premier League, Marco Silva abordou o futuro. «Da minha parte, como treinador do Fulham, não quero, não posso e não vou comentar nada porque não há nada palpável. Não posso mentir, porque não vou faltar à verdade. Neste momento não há nada que eu possa comentar. Da minha parte, continua tudo igual», afirmou.

O treinador foi mais direto: «Não tive nenhuma conversa direta com o Benfica e não tive nenhuma abordagem do Benfica. Esta é que é a realidade.» «Não posso adiantar muito mais do que isso, nem alimentar ou descartar rumores, porque não há muito para dizer», sublinhou, recusando confirmar contactos sobre a possibilidade de assumir o Benfica em 2026/27.

Jesus esclarece posição

Apesar de Marco Silva ser o alvo prioritário para suceder a Mourinho, a SAD do Benfica mantém outras opções em carteira. Filipe Luís, que se destacou no comando do Flamengo e também representado por Jorge Mendes, é um dos nomes associados ao clube. Ainda assim, é em Marco Silva que deverão ser concentrados os esforços de forma oficial nos próximos dias.

Jorge Jesus, o treinador mais titulado da história do Benfica, está de saída do Al Nassr e volta, também, a ser associado. No entanto, um eventual regresso não está nos planos. «Regresso ao Benfica? Está fora de questão. O Benfica é um grande clube, tenho um grande orgulho por ter treinado o Benfica, sou o treinador com mais títulos no clube, mas neste momento está fora de questão», disse à Sport TV.

O processo arrasta-se há já algum tempo, mas tudo indica que se precipitará domingo e que o mais tardar segunda-feira será possível identificar com maior clareza o nome do próximo treinador do Benfica.
[fechar]

Nélson Feiteirona in A Bola

https://www.abola.pt/noticias/benfica-real-madrid-mourinho-e-marco-silva-o-ponto-da-situacao-2026052219495430098

Até nesta inagem além da porcaria humana presente,  dá para ver a degradação que todo o património imobiliário do clube está a passar, tudo roto e tudo com ferrugem e a descascar, é inacreditável o desleixo que deixarem chegar

Os bancos dos campos de treino do Seixal metem nojo, tudo ferrugento e/ou partido.

O Benfica tem, que eu saiba, pelo menos 1 engenheiro responsável pela manutenção e obras e é só coçar os tomates pelos vistos. Sabendo quem é, não me admira que esse seja o seu dia a dia.

Respostas precisam-se, há muita degradação do património do clube. Infelizmente não posso mas acho que é um tema deve ser debatido na AG do clube

lPhoenix

Citação de: RedJohn em 22 de Maio de 2026, 15:16
Citação de: futeboldelite em 22 de Maio de 2026, 14:30Acho piada que muitos achem que ao Rui Costa só falta capacidade.

É muito pior que isso, é mesmo falta de vontade.

É algo que se diz muito recorrentemente em meios concretos, como a Marinha por exemplo.

Gosto bastante.

jjlope00

Conheço um chalupa, com 50 votos, que votou banana, isto porque segundo ele, "era o menos mau". O resto não inspirava confiança.

Hoje voltamos a falar, e já não pode com o Rui. Não tem vida para isto e tem que bazar rapidamente. :rir:

Vai se lá perceber estes mentecaptos..

lPhoenix

Citação de: TFFS em 23 de Maio de 2026, 00:49Colocaste o João Neves a dar a cara depois de perder a mãe. Seu imbecil.

Eu tenho o meu pai em estado terminal no hospital. Com o pior prognóstico. Pode ir a qualquer instante. É uma dor incomparável.

Se o meu patrão agora me colocasse a dar explicações dos maus resultados da equipa, rebentava-lhe o focinho.

Fazes-me odiar-te ainda mais num dos piores momentos da minha vida. Corno.

Abraço.

Bailey

Citação de: jjlope00 em 23 de Maio de 2026, 14:19Conheço um chalupa, com 50 votos, que votou banana, isto porque segundo ele, "era o menos mau". O resto não inspirava confiança.

Hoje voltamos a falar, e já não pode com o Rui. Não tem vida para isto e tem que bazar rapidamente. :rir:

faltou lhe completar que se fosse hoje tinha votado no vieira, e que se houvessem eleiçoes novamente entre rui costa e alguém que nao o vieira, votava novamente no rui costa "vou lhe dar mais uma oportunidade"

areal

Muito bem presidente, as explicações dadas esta semana por si, foram esclarecedoras, fiquei mais tranquilo e confiante para a próxima época.
Sei que não vai cometer os mesmos erros.

Palhaço do caralho tens um respeito pelos sócios e adeptos, que nem uma satisfação deste .

Grizzli

Citação de: jjlope00 em 23 de Maio de 2026, 14:19Conheço um chalupa, com 50 votos, que votou banana, isto porque segundo ele, "era o menos mau". O resto não inspirava confiança.

E se fosse amanha , votava outra vez nele

sergio19azb

O Benfica hibernou.
O presidente achou por bem ficar dependente das decisões de terceiros. Falta de colhao, de atitude.
Eu achava que ia ser mau, não que fosse tão mau.
O Rui Costa consegue superar sempre as minhas baixas expectativas. Por norma sou muito pessimista mas não esperava tamanha incompetência.

sergio19azb

Citação de: TFFS em 23 de Maio de 2026, 00:49Colocaste o João Neves a dar a cara depois de perder a mãe. Seu imbecil.

Eu tenho o meu pai em estado terminal no hospital. Com o pior prognóstico. Pode ir a qualquer instante. É uma dor incomparável.

Se o meu patrão agora me colocasse a dar explicações dos maus resultados da equipa, rebentava-lhe o focinho.

Forte abraço amigo.

areal

Força.abraco

sergio19azb

Citação de: fdpdc666 em 23 de Maio de 2026, 09:30Benfica, Real Madrid, Mourinho e Marco Silva — o ponto da situação.
Cláusula de rescisão do 'special one' expira segunda-feira.

Simão Sabrosa, Rui Costa e Mário Branco no campus do Benfica no Seixal (foto: Miguel Nunes)

Spoiler
A liderança técnica do Benfica para a próxima temporada continua envolta em incerteza. Para já, é apenas claro que José Mourinho tem tudo acordado para assumir o comando técnico do Real Madrid, enquanto o Benfica está no mercado à procura de substituto, sendo Marco Silva — em final de contrato com o Fulham — o principal alvo. O treinador português tem em mãos uma proposta de renovação do clube inglês e ainda não decidiu se continuará na Premier League ou se aceitará o desafio de liderar as águias.

A definição deste dossiê deverá ganhar maior clareza no início da próxima semana. Na segunda-feira, termina a validade da cláusula de rescisão relativamente baixa, fixada em 7 milhões de euros (3 milhões líquidos), que permite tanto a José Mourinho como à SAD do Benfica rescindir o ano de contrato ainda em vigor. Ultrapassado esse prazo, o Real Madrid — ou qualquer outro clube interessado — terá de negociar diretamente com o Benfica para garantir o treinador.

Um fator relevante neste processo é o facto de Jorge Mendes ser empresário de José Mourinho e de Marco Silva, um detalhe que poderá ajudar a alinhar interesses no timing certo. Ainda assim, Mourinho não comunicou oficialmente a saída ao Benfica — apesar de Rui Costa, presidente do clube, já estar plenamente consciente da transferência iminente para o Real Madrid — e Marco Silva também ainda não deu resposta final ao interesse encarnado.

A situação de Mourinho depende igualmente do cenário no Real Madrid. O presidente Florentino Pérez convocou eleições antecipadas e saberá hoje se terá concorrência. Caso se confirme um cenário com outro candidato, as eleições deverão realizar-se a 7 ou 8 de junho, podendo Florentino antecipar o anúncio de Mourinho ou, por uma questão ética, aguardar pela confirmação da sua liderança pelos sócios.

Marco Silva, por sua vez, está informado do interesse do Benfica, tendo já existido contactos sólidos que lhe permitem avaliar as condições de uma proposta. No entanto, quaisquer conversas — diretas ou indiretas, através de Jorge Mendes — não poderão assumir caráter oficial enquanto não for formalizada a saída de Mourinho. «Até prova em contrário, José Mourinho é o treinador do Benfica», afirmou Rui Costa no início da semana.

Apesar de estar seduzido pelo projeto encarnado e de o processo estar alinhavado — podendo haver desenvolvimentos a qualquer momento, como A BOLA tem vindo a noticiar —, Marco Silva ainda não respondeu formalmente à proposta de renovação do Fulham, financeiramente bastante atrativa e acompanhada de promessas de investimento no plantel para objetivos mais ambiciosos. Após cinco temporadas no clube londrino, o técnico de 48 anos começa, contudo, a admitir que poderá estar na altura de encerrar o ciclo.

Marco nega contacto direto

Na conferência de Imprensa desta sexta-feira, de antevisão ao Fulham–Newcastle, referente à última jornada da Premier League, Marco Silva abordou o futuro. «Da minha parte, como treinador do Fulham, não quero, não posso e não vou comentar nada porque não há nada palpável. Não posso mentir, porque não vou faltar à verdade. Neste momento não há nada que eu possa comentar. Da minha parte, continua tudo igual», afirmou.

O treinador foi mais direto: «Não tive nenhuma conversa direta com o Benfica e não tive nenhuma abordagem do Benfica. Esta é que é a realidade.» «Não posso adiantar muito mais do que isso, nem alimentar ou descartar rumores, porque não há muito para dizer», sublinhou, recusando confirmar contactos sobre a possibilidade de assumir o Benfica em 2026/27.

Jesus esclarece posição

Apesar de Marco Silva ser o alvo prioritário para suceder a Mourinho, a SAD do Benfica mantém outras opções em carteira. Filipe Luís, que se destacou no comando do Flamengo e também representado por Jorge Mendes, é um dos nomes associados ao clube. Ainda assim, é em Marco Silva que deverão ser concentrados os esforços de forma oficial nos próximos dias.

Jorge Jesus, o treinador mais titulado da história do Benfica, está de saída do Al Nassr e volta, também, a ser associado. No entanto, um eventual regresso não está nos planos. «Regresso ao Benfica? Está fora de questão. O Benfica é um grande clube, tenho um grande orgulho por ter treinado o Benfica, sou o treinador com mais títulos no clube, mas neste momento está fora de questão», disse à Sport TV.

O processo arrasta-se há já algum tempo, mas tudo indica que se precipitará domingo e que o mais tardar segunda-feira será possível identificar com maior clareza o nome do próximo treinador do Benfica.
[fechar]

Nélson Feiteirona in A Bola

https://www.abola.pt/noticias/benfica-real-madrid-mourinho-e-marco-silva-o-ponto-da-situacao-2026052219495430098

Maos nos bolsos
Perna cruzada
Braços cruzados

Uma imagem que representa bem o nosso clube.
3 gajos que juntos não fazem um Qi de 120. Se um deles souber converter um word em PDF é muito.

Banana Split

Citação de: Golbergz em 23 de Maio de 2026, 11:44
Citação de: Banana Split em 23 de Maio de 2026, 11:28Este SB na 1a página dos tópicos mais falados é só  inutilidades

SB. Sempre do lado certo.

Sem dúvida,  contudo o tópicos  são  sempre pela negativa,  nunca pela positiva dos respectivos assuntos.
No fundo é  a imagem deste nosso clube.
Não existe nada de relevante que possa ser comentado positivamente, estamos constantemente a chafurdar na merda.
Até porque o cabrao que preside os destinos do clube , ele próprio atrai a negatividade, mesmo quando nada faz.

Pedro Nunes 28

Diz que fala e depois não fala e não se passa nada !
Mas que gajo mais inútil temos na presidência do clube!
A rábula do treinador está para durar!
Ainda hoje ouvi de um lagarto fervoroso que não entendeu porque o Benfica não arrasou completamente a FPF e o Ruca, pelo que fizeram ao António.
Espero sinceramente que na próxima AG alguém se passe da cabeça e lhe espete com uma cadeira naqueles cornos!
O que está a fazer é gozar com todos os benfiquistas !

Chappu

Citação de: menta em 23 de Maio de 2026, 09:01A chalupada devia toda esfregar bem a cara com merda. Cambada de otários.

A chalupagem? Estão-se bem a borrifar.

A culpa é do treinador, dos jogadores, dos árbitros e dos hambúrgueres.

Ramiro Lopes

É só mais uma situação em que está refém da sua própria gestão.

O Mourinho serviu como trunfo eleitoral, mas após falhar praticamente todos os objectivos esta época, poderia tornar-se um problema para o Rui Costa na próxima época. Daqueles que se tem de resolver à 5ª jornada, como aconteceu nos últimos 2 anos.

Num evento quase milagroso, aparece o Real Madrid a resolver o grande problema que se estava a criar para o Rui Costa. A saída do Mourinho para o Real Madrid com compensação financeira é um cenário ideal porque permite trocar de treinador novamente, usando a narrativa de que se queria manter o projecto, mas não havia nada a fazer para evitar a saída.

O que o Rui Costa não contava era que o Florentino desse uma de Vieira e orquestrasse um golpe para matar a oposição com eleições antecipadas. Com isto, o processo de saída do Mourinho arrasta-se, e o Rui Costa fica de mãos atadas:
- Não pode ser ele a despedir o Mourinho porque além de ter de pagar uma batelada de dinheiro em vez de o receber, iria ficar mal visto;
- Não pode contratar o novo treinador e planear a época enquanto este assunto se arrastar.

Vai ter de esperar até o Real Madrid decidir este dossier e rezar que nessa altura o Marco Silva ainda esteja disponível.
Com a sorte que ele tem, talvez isso aconteça. Porque se estiver dependente da sua capacidade de gestão, acabaremos com o César Peixoto.

Até lá tem de estar calado porque para ele mais vale o silêncio do que falar e confirmar que o futuro do Benfica está dependente de outro clube.