As Finanças do Benfica

ff77

Citação de: IloveSLB2014 em 12 de Junho de 2026, 12:03
Citação de: ff77 em 12 de Junho de 2026, 12:01
Citação de: IloveSLB2014 em 12 de Junho de 2026, 11:53
Citação de: ff77 em 12 de Junho de 2026, 11:51
Citação de: IloveSLB2014 em 12 de Junho de 2026, 11:47
Citação de: ff77 em 12 de Junho de 2026, 11:44
Citação de: IloveSLB2014 em 12 de Junho de 2026, 11:00Burnley acaba de ativar a compra obrigatória do Florentino. O que quer dizer, que o dinheiro da sua venda conta contabilisticamnte neste exericio fiscal que termina dia 30 Junho.


Vai acabar claramente no verde, mesmo que o SLB ainda compre 1 ou 2 reforços até o mês acabar.

Mourinho, Sidny e Tino, estão aqui mais de 40 milhões.

O problema está no proximo ano fiscal, onde já entra a compra do Sudakov.
Esse valor já foi contabilizado logo no 1º semestre deste ano que finda dia 30 de Junho.

O do Kokçu deve ficar para Julho não? e a compra do Sudakov idem
Não. Clausulas de compra e venda obrigatórias têm de ser logo contabilizadas. O movimento depois é de balanço e cash flow aquando os pagamentos.
As compras têm sempre um impacto menos visual para quem olha apenas para os resultados dado que não é refletido o seu custo na totalidade.
Okapa. Achas que está claramente garantido as contas no Verde neste ano fiscal? eu acho que sim e ainda dá margem de fazer 1 ou 2 compras até ao fim do mês e inicio da pre epoca a 25 Junho
Neste, não tenho dúvidas.
No próximo já não estou certo, e muito dependerá do que fizermos a nivel de vendas e receitas da europa que apesar de não ser champions já podem ser interessantes se chegares longe na LE.

mas no proximo ano fiscal as vendas podem ser feitas no final da época, antes de 30 Junho 2027. Podem é precisar de vender antes para pagar despesas correntes etc...
As vendas serão necessárias para o equilíbrio, mas é sempre algo de médio longo prazo.
Há sempre instrumentos de gestão de tesouraria que te permitem gerir esses timings.

Adepto10

É preocupante o montante de juros que suportamos, a desvalorização de jogadores e a ausência de receitas da Champions.

Temos que ter planteis curtos, 22/23 jogadores + 7/8 miúdos da b com muita qualidade, capazes de jogar pela equipa principal de forma afirmativa.

Menino Do Rio

Citação de: Adepto10 em 14 de Junho de 2026, 13:01É preocupante o montante de juros que suportamos, a desvalorização de jogadores e a ausência de receitas da Champions.

Temos que ter planteis curtos, 22/23 jogadores + 7/8 miúdos da b com muita qualidade, capazes de jogar pela equipa principal de forma afirmativa.



Temos de ter menos ainda, de 18 a 20 jogadores mais jovens das categorias de base.

Contratar jogadores em fim de contrato ou no último ano de contrato.

Comprar jogadores jovens direto na fonte em mercados alternativos, tendo em vista médio e longo prazo.

2 a 3 contratações para o imediato no máximo, ano a ano.

Subir mais jogadores da base.

Black Panther

Benfica trava venda das ações do 'Rei dos Frangos' a investidor americano

Em causa está o facto de o fundo de Tim Leiweke deter um investimento noutro clube europeu, nomeadamente o Venezia de Itália.

OBenfica travou a venda da participação de 16% do 'Rei dos Frangos' na SAD encarnada ao investidor norte-americano Tim Leiweke, devido a investimentos que este tem noutros clubes europeus, nomeadamente em Itália, adianta a agência Bloomberg.

Em abril, a Entrepreneur Equity Partners SPV V, LLC chegou a acordo com o empresário José António dos Santos — conhecido por 'Rei dos Frangos' — para adquirir uma participação de 16% na SAD das águias. Os americanos pagariam mais de dez euros por ação.

Os representantes encarnados já tinham informado os membros da equipa de Leiweke que o artigo 13.º do estatuto do clube lhe confere o direito de bloquear aquisições de participações acima de 2% por parte de investidores considerados como tendo interesses concorrentes. De resto, foi esta mesma cláusula que foi invocada pelo Benfica para bloquear a entrada de John Textor em 2022.

Tim Leiweke e a sua filha, Francesca Bodie, lideraram um consórcio que investiu recentemente cerca de 100 milhões de euros no clube italiano Venezia FC.

A Bloomberg adianta que a decisão não é final e que ainda é possível haver um acordo.

Tim Leiweke e Francesca Bodie não pretendem desempenhar qualquer cargo no Benfica, ao contrário do que sucede no clube italiano, onde Francesca Bodie foi nomeada presidente. O Venezia acabou de subir à primeira divisão e dificilmente jogará contra o Benfica nas competições europeias.

https://eco.sapo.pt/2026/06/16/benfica-trava-venda-das-acoes-do-rei-dos-frangos-a-americano/





Der Kaiser

https://www.lusa.pt/desporto/article/2026-06-16/47296938/benfica-prev%C3%AA-lucro-de-8-4-milh%C3%B5es-de-euros-no-or%C3%A7amento-do-clube-para-2026-27

Benfica prevê lucro de 8.4 milhões de euros no orçamento do clube para 26-27.

Se alguém consegui arranjar a noticia agradecia, é que não estou a ver como o próximo exercicio dê lucro.

melo7

Citação de: _Huji_Slb em Hoje às 16:15
Citação de: Zeca_Diabo em Hoje às 16:03https://eco.sapo.pt/2026/06/16/benfica-trava-venda-das-acoes-do-rei-dos-frangos-a-americano/

É que tal comprar as ações ao homem?
O problema é o homem em si. É um pato bravo da escola Vieira. Um chico esperto que prosperou nos anos oitenta e noventa no meio de trafulhice e está no Benfica como especulador.

Quer fazer dinheiro com o Benfica e não acrescentou valor à SAD no tempo em que é accionista. Se forem investigar mais a fundo com sorte ainda encontra inside trading entre Vieira e rei dos frangos.

Dito isto, se o Benfica chegar ao pé do Rei dos Frangos o gajo vai especular nos valores e o negócio sairia altamente penoso para nós.

Outra coisa era comprarmos mas com um negócio alinhavado para a posterior venda a um parceiro credível, que trouxesse valor em algum aspeto do negócio.

Der Kaiser

CitaçãoO Sport Lisboa e Benfica informa o mercado que o fundo americano Entrepreneurial Equity Partners (EEP) renunciou à aquisição de uma participação qualificada no capital social da Benfica SAD.
Durante o período de tempo previsto no pré-acordo com o Grupo Valouro e José António dos Santos, foram mantidas com o EEP reuniões produtivas e encetada uma troca de informação que conduziu a um entendimento comum entre ambas as partes de que, face ao seu plano de crescimento e investimento em participações minoritárias noutros clubes europeus, o perímetro futuro do EEP poderia colidir com princípios de não concorrência, previstos nos Estatutos da Benfica SAD.

Nesse sentido, para proteção da Benfica SAD e também do EEP, foi consensual a decisão de não entrar no capital da Benfica SAD.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/06/16/clube-benfica-comunicado-fundo-americano-sad

Der Kaiser

Citação de: melo7 em Hoje às 17:51
Citação de: _Huji_Slb em Hoje às 16:15
Citação de: Zeca_Diabo em Hoje às 16:03https://eco.sapo.pt/2026/06/16/benfica-trava-venda-das-acoes-do-rei-dos-frangos-a-americano/

É que tal comprar as ações ao homem?
O problema é o homem em si. É um pato bravo da escola Vieira. Um chico esperto que prosperou nos anos oitenta e noventa no meio de trafulhice e está no Benfica como especulador.

Quer fazer dinheiro com o Benfica e não acrescentou valor à SAD no tempo em que é accionista. Se forem investigar mais a fundo com sorte ainda encontra inside trading entre Vieira e rei dos frangos.

Dito isto, se o Benfica chegar ao pé do Rei dos Frangos o gajo vai especular nos valores e o negócio sairia altamente penoso para nós.

Outra coisa era comprarmos mas com um negócio alinhavado para a posterior venda a um parceiro credível, que trouxesse valor em algum aspeto do negócio.
Não sou grande entendido na matéria, mas diria que o melhor que o Benfica podia fazer era negar a venda até desvalorizar tanto para possiveis compradores que só lhe sobre vender ao próprio Benfica.

Der Kaiser

CitaçãoNo documento a que a Lusa teve hoje acesso e que será apreciada pelos sócios em Assembleia Geral (AG) no dia 27 de junho, o líder "encarnado" sustenta que o orçamento permite ao clube "continuar a cumprir os seus compromissos, reforçar a competitividade dos plantéis e continuar a investir na ambição desportiva que define o Sport Lisboa e Benfica".

O orçamento aponta para rendimentos de 70 ME e gastos de 61,6 ME, valores que permitem projetar um resultado positivo de 8,4 ME.

A previsão representa uma melhoria face aos 3,91 ME inscritos na previsão de execução da época 2025/26 e supera igualmente os 7,65 ME registados no exercício de 2024/25.

Do lado da receita, a principal rubrica continua o merchandising, com 25,1 ME (36%), seguida das quotizações com 23,5 ME (34%) e os "royalties" da marca Benfica com 10,7 ME (15%).

Já a despesa deverá atingir 61,6 ME, tendo como principais componentes os serviços externos, com 20,6 ME (33%), e os gastos com pessoal, de 20,4 ME (33%).

Na mensagem introdutória, Rui Costa considera que o documento reflete "rigor e ambição", sustentado no crescimento das receitas próprias, na expansão da massa associativa e na concretização de projetos estruturantes capazes de gerar valor de forma recorrente.

O presidente dos 'encarnados' defende ainda que a política de gestão deve continuar subordinada à valorização da componente desportiva na estrutura de custos, conciliando o investimento nas equipas com uma gestão criteriosa dos recursos disponíveis e "promovendo a máxima eficiência nas despesas não diretamente afetas aos plantéis".

A proposta de orçamento, acompanhada pelo plano de investimentos e pelo parecer do Conselho Fiscal, será votada pelos sócios na AG em 27 de junho, às 14 horas, após a reunião magna que vai apreciar o Relatório e Contas da época 2025/26, marcada para as 08.30 horas.

Aprovados em março de 2025, os novos estatutos do Benfica introduziram um mecanismo que prevê a demissão automática da Direção caso o relatório de gestão e contas seja rejeitado duas vezes pela AG.

Contudo, os estatutos estabelecem igualmente que esse mecanismo apenas produz efeitos "a partir do segundo ano do exercício" de cada Direção, pelo que não poderá ser aplicado à equipa liderada por Rui Costa nas primeiras contas apresentadas após a eleição de outubro de 2025.

Estas reuniões magnas acontecem, depois de, em junho de 2025, os associados terem chumbado o orçamento para 2025/26 com uma maioria expressiva de 73,80% de votos contra, num ato em que votaram 1.056 sócios e que antecedeu as eleições de outubro desse ano, nas quais Rui Costa acabou por ser reeleito.

O documento então apresentado pela Direção liderada por Rui Costa previa um resultado positivo de 5,5 ME.

A reprovação representou um agravamento da contestação interna à gestão do presidente 'encarnado', num ano marcado pela realização de eleições no clube.

Também em 2024, Rui Costa, que lidera o clube desde 2021, não obteve a maioria absoluta exigida pelo artigo 57.º dos estatutos à data em vigor, para que o orçamento fosse aprovado.

xtream

Citação de: Der Kaiser em Hoje às 18:21
Citação de: melo7 em Hoje às 17:51
Citação de: _Huji_Slb em Hoje às 16:15
Citação de: Zeca_Diabo em Hoje às 16:03https://eco.sapo.pt/2026/06/16/benfica-trava-venda-das-acoes-do-rei-dos-frangos-a-americano/

É que tal comprar as ações ao homem?
O problema é o homem em si. É um pato bravo da escola Vieira. Um chico esperto que prosperou nos anos oitenta e noventa no meio de trafulhice e está no Benfica como especulador.

Quer fazer dinheiro com o Benfica e não acrescentou valor à SAD no tempo em que é accionista. Se forem investigar mais a fundo com sorte ainda encontra inside trading entre Vieira e rei dos frangos.

Dito isto, se o Benfica chegar ao pé do Rei dos Frangos o gajo vai especular nos valores e o negócio sairia altamente penoso para nós.

Outra coisa era comprarmos mas com um negócio alinhavado para a posterior venda a um parceiro credível, que trouxesse valor em algum aspeto do negócio.
Não sou grande entendido na matéria, mas diria que o melhor que o Benfica podia fazer era negar a venda até desvalorizar tanto para possiveis compradores que só lhe sobre vender ao próprio Benfica.
Isto é uma venda fora de mercado, por isso, pode pedir o valor q quiser, os americanos iam pagar 10/11€ q é muito acima da cotação.

ff77

Citação de: Der Kaiser em Hoje às 16:46https://www.lusa.pt/desporto/article/2026-06-16/47296938/benfica-prev%C3%AA-lucro-de-8-4-milh%C3%B5es-de-euros-no-or%C3%A7amento-do-clube-para-2026-27

Benfica prevê lucro de 8.4 milhões de euros no orçamento do clube para 26-27.

Se alguém consegui arranjar a noticia agradecia, é que não estou a ver como o próximo exercicio dê lucro.

Tens o documento completo no site do clube.
E claro que pode dar lucro. É o orçamento individual do clube e não da SAD.