Época 2025/2026

fdpdc666

Bernardo Pires sucede Luís Magalhães no banco do Sporting.
Técnico deixa Imortal para rumar ao João Rocha.

Record

goncalo99ferreira

Sobre o que foi esta final (não tenho vindo aqui muito, com o Pausa Técnica e outras coisas não foi possível):

Já tenho sentido alguma falta de "fome" de vencer na modalidade, e já não é de agora. Já a época passada vencemos, mas nunca senti que eram exibições muito boas (já temos o melhor plantel da Liga há várias épocas).

Não acredito em revolução num ponto extremo. Há muitos jogadores em fim de ciclo (Betinho à cabeça), é preciso ir contratar jogadores jovens, com gana e fome de vencer títulos. E há muito talento na liga, podemos começar a olhar por aí.

Concordo plenamente com o que foi dito acerca do Dziewa, ele é mais um 4 que um 5. Tinha esperança que o Yousuf pudesse ser isso, mas fisicamente caiu um pouco desde aquela época magnífica no Lusitânia.

goncalo99ferreira

Citação de: fdpdc666 em Hoje às 16:52Bernardo Pires sucede Luís Magalhães no banco do Sporting.
Técnico deixa Imortal para rumar ao João Rocha.

Record

Excelente treinador. Sporting a limpar casa no topo da pirâmide (diretor de modalidade também de saída)

dfonseca

Citação de: JJBoçe em Hoje às 16:32
Citação de: PP00 em Hoje às 15:14
Citação de: dfonseca em Hoje às 12:00E já agora, já chega da conversa de que o Benfica é irrelevante e não tem orçamento para ter um projeto ambicioso e procurar uma equipa técnica internacional competente.

Nymburk - orçamento de ~2M: quartos da Champions, perdeu em 2 jogos por pouca margem frente ao Rytas, vencedor da competição. Vitórias frente a Gran Canaria (sim, com quem perdemos por 40) e Trieste, equipas com orçamento bem superior.

Spartak Subotica - orçamento de ~4M: campeões da liga Sérvia (sim, eliminaram o Estrela Vermelha), quartos de final da ABA (perderam para o Dubai, vencedor da competição). Vitórias frente à nossa equipa com um agregado de 46 pontos na Champions.

Cluj Napoca - orçamento de ~5M: campeões da Roménia (mera formalidade, nem sequer participam na fase regular por acordo com a federação romena para se dedicarem à ABA e Eurocup, onde chegaram aos quartos em ambas as competições).

Neptunas - orçamento de ~3M: 3o lugar no campeonato lituano, 7 vitórias em 18 jogos na Eurocup (vitórias frente a Bahcesehir e Hapoel Jerusalém, por exemplo).

Todas estas equipas, algumas com mais (Cluj) e outras com orçamento equiparado ao nosso conseguem ter equipas competitivas nas competições europeias, tendo um campeonato muito mais competitivo que o nosso (que também torna os jogos locais mais exigentes). E caso venha aí o argumento de que isso ajuda mais do que prejudica, o Nymburk tem um campeonato semelhante ao nosso e é igualmente competitivo na Europa. Nós temos passeios no burgo, e chegamos fresquinhos às competições europeias e somos atropelados "porque não podemos competir contra certos orçamentos". Bullshit. Não há projeto. Ponto final. 90% dos jogos nacionais deviam servir para desenvolver jogadores e manter ritmo, o foco devia ser sempre a competição internacional. Mas quando nem internamente ganhamos, o que dizer.

Compreendo o que dizes mas há que perceber os contextos.

E para mim, o único exemplo válido que metes aí é o do Nymburk que é de facto impressionante o que eles fazem.

Todos os outros não são comparáveis ao Benfica e posso-te explicar porquê.

Subotica para além de ter mais orçamento que o Benfica, é uma equipa sérvia.
Têm 5 NFL e depois têm 3/4 sérvios que seriam titulares de caras no Benfica.
O nível médio de um jogador sérvio é muito superior ao nível médio de um jogador português.
Se nós tivéssemos 3 Betinhos com menos 5/6 anos, secalhar também fazíamos coisas engraçadas na Europa.
Aliás, há três anos atrás quando tiveste um Betinho ainda com algum fulgor e um Ivan Almeida, venceste Bamberg, Limoges e Manresa na Europa na mesma época.

Basicamente a mesma história para o Neptunas.
O nível médio de um jogador lituano é muito superior ao nível médio de um jogador português.

E tanto o Neptunas como o Subotica, jogam em campeonatos muito mais competitivos, o que também ajuda a estarem melhor preparados para as competições europeias.

Cluj Napoca não é sequer comparável, tem mais 2M de orçamento que o Benfica, que faz bastante diferença e para além disso não têm restrições de NFL.
Eles têm 10 NFL no plantel.
E já nem falo na taxa de imposto.
Malta compara alguem que usa jogadores servios com jogadores tugas, o Gameiro nao calçava no ultimo classificado da ABA League😂, ja nos somos "obrigados" a tê lo no plantel

Eu comparei orçamentos, não comparei jogadores.

Aliás, eu sou a favor de que o Benfica deve gastar dinheiro em estrangeiros e não em portugueses, mesmo que isso implique uma rotação reduzida em jogos nacionais (em que realisticamente só nos playoffs é que impacta). De outra forma, tinha sempre 8 estrangeiros que efetivamente fazem diferença. Porque o dinheiro que se gasta num português, consegue-se um estrangeiro no mínimo com o dobro do rendimento, e uma equipa muito mais capaz para lutar na Europa.

Internamente, volto a dizer, é mais do que suficiente ter 6 estrangeiros efetivamente bons e 2/3 tugas para completar a rotação (que seriam os únicos que manteria no plantel). É uma-abordagem controversa mas válida, na minha opinião.

Jorge Calha García

Citação de: Ecletico em Hoje às 16:36
Citação de: Jorge Calha García em Hoje às 15:50
Citação de: Ecletico em Hoje às 15:35vou me rir um dia que o Padre como lhe chamam aceitar as propostas interessantes que vai tendo de fora.
depois pedem um estrangeiro .

Angola não conta.

pois não..

Deve ter muitas propostas deve... da euroleague. Essa defesa 1-3-1 deixou o mundo basquetebolístico espantado.

SLRIOBOM

Citação de: Jorge Calha García em Hoje às 17:40
Citação de: Ecletico em Hoje às 15:35vou me rir um dia que o Padre como lhe chamam aceitar as propostas interessantes que vai tendo de fora.

Angola não conta.

pois não..

Deve ter muitas propostas deve... da euroleague. Essa defesa 1-3-1 deixou o mundo basquetebolístico espantado.
Deves ter um mestrado.
Já agora treinas a onde? Desculpa já sei treinas a equipa sport invencíveis club.

luislima

Citação de: AlexandreFernandes em Hoje às 16:52
Citação de: luislima em Hoje às 15:45No início da época não gostei muito da construção da equipa, muito graças à contratação de Dziewa. O polaco, independentemente da qualidade enquanto jogador, não é um 5. Aqui já ficámos a perder pois o jogo interior e a luta nas tabelas, quer na defesa quer no ataque, fica mais difícil para nós. É imperativo que o jogador escolhido para ocupar a posição 5 para o ano seja alguém alto, forte, grande protetor do cesto, eficaz no garrafão e um bom ressaltador. Para além disso, o Norberto também é um fã de small ball pois o Betinho contou sempre para 4 esta época. Não se constrói um projeto vencedor no basquetebol europeu sem dois jogadores grandes em campo.

Ia assim para a próxima época, assumindo que saem Betinho, Makram e José Silva:

1: ??? (não desgosto do Crandall, mas se a escolha for outro não digo que não), Reforço (idealmente o Lisboa pois é o melhor base português, mas já sabemos que isso não vai acontecer), Gameiro

2: Reforço (gostava do Chaunce Jenkins que alinhou no Vitória esta época), Broussard

3: ??? (adoro o Sueing, mas se não conseguir ficar saudável então mais vale apostar noutro jogador com as mesmas caraterísticas mas que consigo estar disponível a época toda), Reforço (assumindo que Betinho sai, para mim íamos ao outro lado da segunda circular tentar sacar o André Cruz)

4: Reforço (tem de ser alguém grande e não um 3 disfarçado de 4), Eduardo Francisco (apesar de não ter altura de 4, o físico compensa, para além de não gostar dele a 3 pois não tem muita qualidade técnica, a 4 acho que se consegue aproveitar muito mais as suas qualidades)

5: Reforço (um tanque estilo Raven Barber), Reforço (falam muito aqui do Embaló, gostava bastante), Relvão

Quanto ao treinador, não sei. A maneira como se perdeu o campeonato foi horrível, o registo nas competições extra campeonato é mau, mas também é verdade que nas últimas 8 competições, uma equipa comandada pelo Norberto acabou campeã por 6 vezes. É verdade que precisamos mais do que o Norberto para a modalidade crescer, mas também já sabemos que se vier um estrangeiro não vai ter condições para esse crescimento acontecer. Não sei se é da falta de qualidade do Norberto, da exigência que lhe vem de cima, ou os dois. Não prevejo um bom futuro para esta modalidade, honestamente.
O André Cruz é fraco que dói.

É um jogador que aprecio bastante. É forte a atacar o cesto e sabe utilizar o físico que tem na defesa. Tem potencial.

Jorge Calha García

Citação de: SLRIOBOM em Hoje às 17:54
Citação de: Jorge Calha García em Hoje às 17:40

Angola não conta.

pois não..

Deves ter um mestrado.
Já agora treinas a onde? Desculpa já sei treinas a equipa sport invencíveis club.

Também gostei dessa jogada para o relvao no final do jogo. Tirando proveito do excelente jogo de pés do nosso grande poste lusitano.