Emblema do Sport Lisboa e Benfica - Aplicação dos Estatutos

DeoMors

Citação de: groingsid em 29 de Junho de 2026, 21:37O símbolo actual é absolutamente magnífico.

Não há a mais pequena necessidade de alterar nem de retocar o que é perfeito.

Neste particular estou-me completamente cagando para os estatutos.

Se for a votação, rejeitarei qualquer proposta para renovação ou adaptação aos estatutos.

E sim, esta é uma conversa completamente estéril e sem qualquer prioridade na ordem do dia dos assuntos urgentes a tratar pela Direcção e futuras Direcções.

Tu achas que é perfeito, ok. E?

Está em estatutos, discutido e aprovado pela larga maioria dos sócios que se dignaram a votar. Não é uma questão de opinião.
É uma questão de respeito pelos sócios que perderam muito do seu tempo a discutir coisas que muitos consideram "inúteis" para preservar o pouco que ainda resta do SLBenfica.
Já agora, o voto físico que ficou preservado nestes mesmos estatutos, também te "estás cagando para os estatutos" nesse ponto?
Ou importa respeitar os estatutos POR INTEIRO?

Mattamouros

Citação de: King Ghost em 30 de Junho de 2026, 11:16
Citação de: Torgal em 30 de Junho de 2026, 10:03
Citação de: King Ghost em 29 de Junho de 2026, 19:31
Citação de: Torgal em 29 de Junho de 2026, 17:46
Citação de: King Ghost em 29 de Junho de 2026, 08:34Percebo a discussão, mas não consigo dar-lhe a dimensão e importância que alguns aqui sugerem.

Há tanta coisa mais importante e urgente que esta merda de direção tem de trabalhar, mesmo a nível de marketing que acho a questão do símbolo nesta fase nada prioritária.

Trabalhar no cumprimento dos estatutos do emblema retira algum rendimento de outras áreas do clube?
retira o foco.
Não me parece algo assim tão essencial que se deva arriscar, porque começar um projeto destes é algo que consome tempo e recursos. Não é algo assim tão simples.

Se fazer uma alteração gráfica (de grande volume sim) que consiste apenas em fazer o emblema cumprir os estatutos retira foco a uma estrutura desta dimensão, algo de muito errado se passa. Mas isso nós já sabemos.
Torgal sigo e admiro o teu trabalho, mas não sei se és um designer freelancer, se trabalhas para uma agência criativa ou para uma grande empresas. Mas acredito que tu estando no meio percebes que a coisa não é apenas essa.

Não é só pegar no teu logotipo e mandar cá para fora com um "a partir de agora é este".
Há um estudo que tem  de ser feito, há briefings, ha aprovações e coisas para mandar para trás, há testes de aplicabilidade, há testes de adaptações, há sufrágio, etc.

E acho que nem tu próprio querias que isso acontecesse.

Isso é de quem não tem a noção dos processos das grandes estruturas.
Se o logo assim da discussão, imagina o que dará o novo.

Como digo. É importante cumprir os estatutos, mas há muitas outras prioridades a ser trabalhadas que vão trazer muito mais benefícios que a mudança do símbolo.
Não é com a mudança do símbolo que trazemos mais socios, que vendemos mais merchandising, que vendemos mais RedPass ou bilhetes, que angariamos maiores sponsors ou se quer que aumentamos o alcance da marca a nível internacional.

Há muitos valores que estão a morrer no clube, este não me parece prioritário.

É aqui que me perdes.

Eu consigo perceber o que dizes, mais ainda se trabalhas na área e tens conhecimentos destas coisas.

Agora, o que interessa aqui, não é mais socios, nem vender mais merchandising, nem conseguir novos sponsors, nem etcetcetc.

Quando nem sequer a porra do nosso emblema conseguimos ter direito de acordo com aquilo que os estatutos dizem (e para quem não conhece, está lá tudo sobre como é que este tem de ser, é só ir ler) como é que podemos sequer pensar noutras coisas?

Não nos respeitamos a nós próprios nem às nossas normas, aliás, nem à nossa história, porque a descrição do emblema não foi mexida na ultima revisão estatutária e agora temos de ir mudar a correr, não, foi o contrário, a ultima vez que alguém decidiu alterar o emblema escarrou foi em cima dos estatutos.. isto mais não é do que voltar a fazer cumprir os mesmos.

Ora, se nem numa coisa tão 'básica' e 'insignificante' como dizem algumas almas por aqui, conseguimos fazer, quanto mais em tudo o resto..

Notguilty

Direcção só tem responsabilidades em apresentar um embema que esteja de acordo com o estipulado no artigo 8.º dos Estatutos. Eu se fosse dirigente do Benfica não faria isso. Devido a tantos anos/temporadas com um emblema ilegal faria o seguinte:

1. Promovia, o mais depressa possível, um concurso internacional para criar um emblema de acordo com o estipulado;

2. Escolheria 3, 4, 5 ou 6 para apresentar numa Assembleia Geral Extraordinária que teria mesmo que escolher um com maioria absoluta, nem que fosse necessário, uma espécie de segunda volta, entre os dois emblemas mais votados, se não houvesse logo um que fosse inequivoco para os associados.

Há sempre a possibilidade de "regressar" ao último emblema legal, o que vigorou entre 1968/1999, mas não me parece boa ideia. Um dia, no futuro, ao comparar a evolução dos emblemas e o tempo ir diluindo os motivos dessa resolução, pelo facto de quem viveu o processo envelhecer e deixar de haver cada vez menos quem possa explicar o que se passou, pareceria que houve um retrocesso.

Agradecimento

Não conheço pessoalmente o Benfiquista Manuel Fúria, nem alguma vez falei com ele, mesmo "falando à redes sociais que é escrevendo", mas li o que escreveu, em 26 de Junho de 2026 na "Tribuna Expresso" (clicar). Agradeço o que disse - mas ainda agradeço mais o modo como "defendeu" um símbolo (o emblema) do Clube - mas penso, sinceramente, que exagerou nas considerações que teceu acerca da minha pessoa. Eu fiz a minha obrigação - não mais que isso - como Benfiquista e associado. Sabendo (ou tendo ideia que sabia) do assunto limitei-me a divulgar a minha opinião no sentido de informar e sensibilizar outros Benfiquistas e associados. É o que qualquer Benfiquista deve fazer se entender dominar um tema ou assunto e pensar que há um qualquer desvio, por negligência ou intencionalidade malévola. Limitei-me a cumprir o que a minha consciência Benfiquista exigia.

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2026/06/emblema-e-agradecimento.html

Notguilty

"As componentes" em que Miguel Bento decidiu ridicularizar o Benfica e os Benfiquistas

A Águia não é uma águia mas uma ave disforme em forma de fuso, com bicos em vez de penas, com patas de frango, asas de pato a escorregar em cima de um pneu de moto ou BTT de pernas abertas e bico de turquez. É uma vergonha. Porque Miguel Bento sabe que achicalha o símbolo do Clube e ri-se disso!

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2020/12/emblema-apesar-de-ter-chegada-tarde.html
Alberto Miguéns.

Quem não vê isto está-se a cagar para o simbolo.

pirolito1

Citação de: groingsid em 29 de Junho de 2026, 21:37O símbolo actual é absolutamente magnífico.

Não há a mais pequena necessidade de alterar nem de retocar o que é perfeito.

Neste particular estou-me completamente cagando para os estatutos.

Se for a votação, rejeitarei qualquer proposta para renovação ou adaptação aos estatutos.

E sim, esta é uma conversa completamente estéril e sem qualquer prioridade na ordem do dia dos assuntos urgentes a tratar pela Direcção e futuras Direcções.
Já foi a votação no ano passado, agora tens de esperar.

pirolito1

Citação de: Notguilty em 30 de Junho de 2026, 14:57

Direcção só tem responsabilidades em apresentar um embema que esteja de acordo com o estipulado no artigo 8.º dos Estatutos. Eu se fosse dirigente do Benfica não faria isso. Devido a tantos anos/temporadas com um emblema ilegal faria o seguinte:

1. Promovia, o mais depressa possível, um concurso internacional para criar um emblema de acordo com o estipulado;

2. Escolheria 3, 4, 5 ou 6 para apresentar numa Assembleia Geral Extraordinária que teria mesmo que escolher um com maioria absoluta, nem que fosse necessário, uma espécie de segunda volta, entre os dois emblemas mais votados, se não houvesse logo um que fosse inequivoco para os associados.

Há sempre a possibilidade de "regressar" ao último emblema legal, o que vigorou entre 1968/1999, mas não me parece boa ideia. Um dia, no futuro, ao comparar a evolução dos emblemas e o tempo ir diluindo os motivos dessa resolução, pelo facto de quem viveu o processo envelhecer e deixar de haver cada vez menos quem possa explicar o que se passou, pareceria que houve um retrocesso.

Agradecimento

Não conheço pessoalmente o Benfiquista Manuel Fúria, nem alguma vez falei com ele, mesmo "falando à redes sociais que é escrevendo", mas li o que escreveu, em 26 de Junho de 2026 na "Tribuna Expresso" (clicar). Agradeço o que disse - mas ainda agradeço mais o modo como "defendeu" um símbolo (o emblema) do Clube - mas penso, sinceramente, que exagerou nas considerações que teceu acerca da minha pessoa. Eu fiz a minha obrigação - não mais que isso - como Benfiquista e associado. Sabendo (ou tendo ideia que sabia) do assunto limitei-me a divulgar a minha opinião no sentido de informar e sensibilizar outros Benfiquistas e associados. É o que qualquer Benfiquista deve fazer se entender dominar um tema ou assunto e pensar que há um qualquer desvio, por negligência ou intencionalidade malévola. Limitei-me a cumprir o que a minha consciência Benfiquista exigia.

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2026/06/emblema-e-agradecimento.html
@Torgal

Notguilty

Uma Aguia como deve ser e não uma coisa gorda com patas de galinha e asas de pato.

As Asas estão muito proximas até do que o Alberto Miguéns tem no seu Blog.

Torgal

King Ghost

Citação de: Torgal em 30 de Junho de 2026, 11:43
Citação de: King Ghost em 29 de Junho de 2026, 08:34Percebo a discussão, mas não consigo dar-lhe a dimensão e importância que alguns aqui sugerem.

Há tanta coisa mais importante e urgente que esta merda de direção tem de trabalhar, mesmo a nível de marketing que acho a questão do símbolo nesta fase nada prioritária.

Trabalhar no cumprimento dos estatutos do emblema retira algum rendimento de outras áreas do clube?
retira o foco.
Não me parece algo assim tão essencial que se deva arriscar, porque começar um projeto destes é algo que consome tempo e recursos. Não é algo assim tão simples.

Se fazer uma alteração gráfica (de grande volume sim) que consiste apenas em fazer o emblema cumprir os estatutos retira foco a uma estrutura desta dimensão, algo de muito errado se passa. Mas isso nós já sabemos.
Torgal sigo e admiro o teu trabalho, mas não sei se és um designer freelancer, se trabalhas para uma agência criativa ou para uma grande empresas. Mas acredito que tu estando no meio percebes que a coisa não é apenas essa.

Não é só pegar no teu logotipo e mandar cá para fora com um "a partir de agora é este".
Há um estudo que tem  de ser feito, há briefings, ha aprovações e coisas para mandar para trás, há testes de aplicabilidade, há testes de adaptações, há sufrágio, etc.

Como digo. É importante cumprir os estatutos, mas há muitas outras prioridades a ser trabalhadas que vão trazer muito mais benefícios que a mudança do símbolo.
Não é com a mudança do símbolo que trazemos mais socios, que vendemos mais merchandising, que vendemos mais RedPass ou bilhetes, que angariamos maiores sponsors ou se quer que aumentamos o alcance da marca a nível internacional.

Eu sou profissional de saúde, e se fosse de marketing e design não seria isso que iria retirar ou adicionar verdade ao facto de que a dimensão de uma empresa ou instituição é que também nos dá a capacidade de não ser afetada pelo multitasking. A adicionar a isso a competência, ou a falta dela.

Acho que ficou claro na minha publicação que isto não é uma sugestão concreta, mas um exemplo de algo que cumpre os estatutos. Por ter tido contacto com pessoas da área, bem mais capazes do que eu, é que sei que incutir esta alteração não afeta o workflow nem a carga de outros numa instituição desta dimensão.

No Benfica eu não quero ver as "minhas" propostas, quero ver as coisas como elas devem ser, venha de mim outros sócios.
Ainda dou mais valor ao que fazes sendo profissional de saúde.

Tu não podes dizer que não afecta o Workflow ou carga dos outros. Isso não é verdade.
Eu trabalho numa das maiores, se não a maior empresa do seu sector, e muito muito raro é o projeto que não afecta o trabalho dos outros ou que pode ser integrado adhoc no planeamento.
E o meu exemplo contigo não foi para
Dizer que ia ser o teu concreto, foi apenas para exemplificar que mesmo que o
Departamento responsável recebesse um símbolo que cumprisse os estatutos por parte de um sócio ninguém iria querer que fosse assumido com o final sem ir a aprovação e sem testes. Há processos e há coisas no processo que são complexas.

Dizer o contrário é desculpa não ter a noção ou então saber que o departamento de marketing ou marca está completamente mal dimensionado de tal forma que pode receber projetos fora do plano e dar resposta imediata.

King Ghost

Citação de: Mattamouros em 30 de Junho de 2026, 12:47

retira o foco.

É aqui que me perdes.

Eu consigo perceber o que dizes, mais ainda se trabalhas na área e tens conhecimentos destas coisas.

Agora, o que interessa aqui, não é mais socios, nem vender mais merchandising, nem conseguir novos sponsors, nem etcetcetc.

Quando nem sequer a porra do nosso emblema conseguimos ter direito de acordo com aquilo que os estatutos dizem (e para quem não conhece, está lá tudo sobre como é que este tem de ser, é só ir ler) como é que podemos sequer pensar noutras coisas?

Não nos respeitamos a nós próprios nem às nossas normas, aliás, nem à nossa história, porque a descrição do emblema não foi mexida na ultima revisão estatutária e agora temos de ir mudar a correr, não, foi o contrário, a ultima vez que alguém decidiu alterar o emblema escarrou foi em cima dos estatutos.. isto mais não é do que voltar a fazer cumprir os mesmos.

Ora, se nem numa coisa tão 'básica' e 'insignificante' como dizem algumas almas por aqui, conseguimos fazer, quanto mais em tudo o resto..
Atenção não estou a desvalorizar o ponto nos estatutos relativos ao símbolo.

Muito menos a dizer que não deveríamos mudar o símbolo.

O que digo é que fazer um mudança desta dimensão que tem um risco e impacto enorme na imagem do clube, em custos já assumidos com merchandising e sponsors que usam a imagem do clube, na presença nas diversas plataformas onde estamos presentes e eventualmente outros logísticos e legais (imagino na Liga, na UEFA), e que tem de ser aprovada pelos sócios, não é um projeto simples. É um processo longo e moroso que envolve várias áreas.

Isto não é criar um logo em AI e dizer a partir de agora é este.

Pode realmente, até porque está nos estatutos, ser um processo pesado.

E paralelamente considerando que existem certamente muitos outros projetos em plano, quero eu acreditar, alguns dos quais eu mencionei, utilizando uma matriz esforço benefício se calhar há outros projetos com menos esforço que trazem o mesmo ou mais benefício e outros com igual esforço que trazem mais benefício.

Estamos a falar com um clube, que para mim sim é o básico, não trata os sócios como sócios. Estamos a falar de um clube que tem dimensão e presença planetária, mas não consegue expandir a marca para outros territórios. Uma das maiores marcas do mundo que se calhar menos e equipamentos originais vende e sobre o qual existe maior contrafacao. Uma marca que nao se consegue amplificar nas redes sociais. E isto são alguns casos que eu que estou de fora imagino, existirão outras.

A águia estar a agarrar na roda ou na faixa é algo que apenas uma minoria de nós valoriza. E se calhar desses alguns fazemo-lo por defeito profissional.

Agora para mim as questoes são: Está assumido o compromisso por parte da redação para rever esta situação? Quando? Quais os timings que pode levar este processo? Como vais ser votado?

Torgal

Citação de: King Ghost em 01 de Julho de 2026, 00:28
Citação de: Torgal em 30 de Junho de 2026, 11:43

retira o foco.

Eu sou profissional de saúde, e se fosse de marketing e design não seria isso que iria retirar ou adicionar verdade ao facto de que a dimensão de uma empresa ou instituição é que também nos dá a capacidade de não ser afetada pelo multitasking. A adicionar a isso a competência, ou a falta dela.

Acho que ficou claro na minha publicação que isto não é uma sugestão concreta, mas um exemplo de algo que cumpre os estatutos. Por ter tido contacto com pessoas da área, bem mais capazes do que eu, é que sei que incutir esta alteração não afeta o workflow nem a carga de outros numa instituição desta dimensão.

No Benfica eu não quero ver as "minhas" propostas, quero ver as coisas como elas devem ser, venha de mim outros sócios.
Ainda dou mais valor ao que fazes sendo profissional de saúde.

Tu não podes dizer que não afecta o Workflow ou carga dos outros. Isso não é verdade.
Eu trabalho numa das maiores, se não a maior empresa do seu sector, e muito muito raro é o projeto que não afecta o trabalho dos outros ou que pode ser integrado adhoc no planeamento.
E o meu exemplo contigo não foi para
Dizer que ia ser o teu concreto, foi apenas para exemplificar que mesmo que o
Departamento responsável recebesse um símbolo que cumprisse os estatutos por parte de um sócio ninguém iria querer que fosse assumido com o final sem ir a aprovação e sem testes. Há processos e há coisas no processo que são complexas.

Dizer o contrário é desculpa não ter a noção ou então saber que o departamento de marketing ou marca está completamente mal dimensionado de tal forma que pode receber projetos fora do plano e dar resposta imediata.

Vou falar com base histórica e não com a experiência que não tenho.
Em 1999-2000 quando mudámos este emblema estávamos no meio de uma crise desportiva enorme. Demorou 3 anos mas lá nos sagrámos campeões no futebol masculino sénior.

Se formos justos, nenhum de nós pode falar verdadeiramente da parte interna do SL Benfica. O que consigo ver é incoerência desportiva, financeira e da gestão do clube por parte dos seus porta vozes.

Acho que não faltam meios nem capacidade para não retirar foco, acho que falta vontade e priorizar (não estou a dizer que é o mais importante) à frente de outras coisas, nomeadamente encher bolsos e rodar carrosséis. Sei que são chavões utilizados por muitos para criticar indiscriminadamente, mas se há coisa que os responsáveis do SL Benfica já provaram, é que com muito à disposição fazem pouco intencionalmente.

O resto óbvio que acho que deve ser alvo de discussão e ponderação, e até acredito que neste tópico haveria muito sócio, incluindo da área, para ajudar em toda a logística ou contornos concretos para agilizar o processo ou torná-lo íntegro e à altura do que é, em paralelo com os responsáveis.

L0W

Citação de: Torgal em 27 de Junho de 2026, 12:24Na Assembleia Geral que decorre no momento desta publicação, os sócios Ricardo, Raquel Vaz Pinto, Hugo Carvalho e outros voltaram a chamar a atenção para o incumprimento continuado dos Estatutos relativamente à utilização do emblema do Sport Lisboa e Benfica.

Apresento aqui um exemplo de proposta do emblema, concebido em conformidade com os Estatutos atualmente em vigor e inspirado nas duas versões históricas que representaram o Benfica entre 1908 e 1999.

Acho que será sempre difícil fugir aos grafismos do emblema atual, contudo, alterei elementos que normalmente são alvos de críticas:

- Frequentemente vejo que a águia é criticada quanto às suas características e falta de imponência.

- A falha da interpretação dos estatutos em que as garras da mesma águia devem agarrar a faixa do emblema.

- Os aros e raios da bicicleta deve ser dourados, conforme a descrição dos estatutos.

Não é uma publicação para procurar consenso, nem uma proposta concreta, mas é um assunto que, sem dúvida, é urgente retificar, por respeito à decisão dos sócios e ao cumprimento moral e jurídico dos nossos pergaminhos.

Apelo que quem tenha interesse em contribuir para a discussão o faça aqui, com sugestões ou com conteúdo crítico de como aproveitar a onda da temática e interesse transversal dos sócios para finalmente podermos levar a cabo o cumprimentos dos estatutos.

https://x.com/fmtorgal/status/2070826454330269859

Torgal, não tens o símbolo isolado em 2d sob fundo branco?

Laudrup

A primeira vez que vi a proposta do camarada Torgal neste tópico achei estranha, a tal sensação de que a águia estava um pouco atarracada em relação ao restante conteúdo do símbolo na peça gráfica. Confesso, no entanto, que com o passar do tempo fui voltando a este tópico e a proposta começou a fazer cada vez mais sentido. É elegante e honra a beleza do clube. Acho que qualquer ser humano precisa de algum tempo para se habituar a algo novo, e muitas vezes é nesse tempo que se envolve e ganha carinho pelas coisas.

Portanto, sendo sincero, neste momento acho a proposta belíssima e imagino facilmente esta proposta de emblema a representar-nos.

Torgal

Citação de: Laudrup em 01 de Julho de 2026, 05:09A primeira vez que vi a proposta do camarada Torgal neste tópico achei estranha, a tal sensação de que a águia estava um pouco atarracada em relação ao restante conteúdo do símbolo na peça gráfica. Confesso, no entanto, que com o passar do tempo fui voltando a este tópico e a proposta começou a fazer cada vez mais sentido. É elegante e honra a beleza do clube. Acho que qualquer ser humano precisa de algum tempo para se habituar a algo novo, e muitas vezes é nesse tempo que se envolve e ganha carinho pelas coisas.

Portanto, sendo sincero, neste momento acho a proposta belíssima e imagino facilmente esta proposta de emblema a representar-nos.

A crítica que fazem, da águia estar baixa, é válida.
O que tentei foi combater a área do símbolo, que tem sido reduzida em contexto televisivo (e não só) fazendo a área ocupada quadrada mais útil e aproveitada.

Vai ser muito difícil arranjar consenso em propostas. No caso da minha obrigado pelo elogio e a quem criticou obrigado pelas críticas. Só a fiz para ilustrar o que está descrito.

red_eyes_mafia

Antes de mais qualquer iniciativa de um sócio como o Thorgal que está sempre preocupado com as camisolas e a lançar propostas é bem vinda, por isso parabéns.

Não desgosto do emblema, mas a pose e proporção da águia faz-me alguma confusão.

Neste momento no emblema a águia ocupa 1/3 da proporção? No teu parece que ocupa cerca de 1/4? e tem como alguns users já referiram uma pose que parece atarracada.

Tirando isso gostei bastante dos ajustes, mas ali na águia acho que ficou aquém.