Argel

Defesa, 49 anos,
Brasil
Equipa Principal: 4 épocas (2001-2005), 97 jogos (8090 minutos), 6 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1)

púke_slb


Special_Red

Entrevista no OJogo online:

"Sonho treinar o Benfica e a selecção portuguesa"
SÉRGIO ANDRÉ

Despediu-se do futebol português a meio da época de 2004/05, ainda nem sonhava que o "seu" Benfica iria quebrar um longo jejum de 11 anos sem conquistar o título nacional. O espírito guerreiro colocou-o na rota de Espanha, onde permaneceu seis meses no Racing de Santander. Seguiu-se uma incursão no "Expresso do Oriente" (China) para jogar mais dez meses, porque a proposta era irrecusável, e nem o mandarim o fez recuar. Valores mais altos se levantaram.

Em Lisboa, onde veio passar uns dias de férias, Argel fala do Benfica com saudade e faz futurologia. Do FC Porto, fala com respeito, mas sempre de peito aberto, pronto para tudo, porque, afinal, gosta de ser "polémico", de uma "boa briga". Aos 34 anos, abraçou a carreira de treinador, dirigindo agora os destinos do Guaratinguetá, de São Paulo. Mas o objectivo não é continuar no Brasil...

"O meu sonho é um dia treinar o Benfica. O meu projecto a médio prazo é vir trabalhar para um clube em Portugal e depois ser treinador do Benfica. Se Deus quiser e a competência me ajudar, quero ser treinador do Benfica, campeão nacional pelo clube e no dia seguinte entrar na porta da Federação Portuguesa de Futebol para treinar a selecção portuguesa", garante Argel, sem pestanejar e recebendo a concordância da mulher, Tatiana, numa espécie de mímica que já dura há 17 anos.

A opção Benfica percebe-se imediatamente, porque admite uma louca paixão pelo clube. Já a Selecção... "Quero juntar o Norte e o Sul, quero as águias, os dragões e os leões juntos", justifica.

"O Felipão mudou o espírito da selecção portuguesa, conseguiu fazer inveja a muita gente", explica Argel, para quem o espírito mudou entretanto - e que vai mais longe: "Se Portugal não estiver no Mundial, será um desastre. Depois da saída de Felipão, a selecção portuguesa voltou a ser normal, mesmo tendo o melhor jogador do Mundo, que é o Cristiano Ronaldo."

http://www.ojogo.pt/24-262/artigo759953.asp

"Copio coisas que aprendi com Camacho"

Argel diz que é como treinador que se sente realizado. "Penso que sempre fui mais treinador do que jogador. Sempre fui muito comunicativo, tive uma liderança nata, sempre fui um jogador de comando, de personalidade."

E quem foi o treinador que mais o influenciou? "O Camacho. Gosto da sua maneira de trabalhar, de estar. Ele não gosta muito de jogadores brasileiros, e eu era um dos poucos de que ele gostava. No seu livro, resume o que pensa de mim e... bem. Ele dizia que eu ultrapassava os limites do jogo, tal era a minha vontade de ganhar. No fundo, eu acho que ele se revia um pouco em mim, porque ele também era um jogador de raça, um guerreiro. Copio muitas coisas que ele fazia. Foi com quem mais aprendi."

A relação com Trapattoni também foi intensa. E o central não se coibiu de festejar o único golo que marcou em 2004/05 beijando o treinador na testa: "Já lhe tinha dito no balneário: 'Mister, se marcar vou dar-lhe um beijo.' Ele brincou com a situação e disse-me: 'Olha, mas não penses em dar-me um beijo na boca. Eu sei que tu és meio maluco.' Acabei mesmo por marcar frente ao Penafiel. Depois, corri para o Trap e dei-lhe um beijo. Já no balneário, perguntei-lhe se se tinha assustado, e ele respondeu: 'Bambino, pensei que me fosses dar um beijo na boca. A minha esposa está lá em cima, e iria parecer mal [risos].'"

http://www.ojogo.pt/24-262/artigo759954.asp

Analisa defesas-centrais
"David Luiz é o mais parecido comigo"


Luisão - Líder natural. O Benfica sempre teve centrais brasileiros que se identificaram muito com o clube. É mais tecnicista do que os outros e tem carisma.

Sidnei - O menino é forte. Vem do Sul do Brasil, onde se joga um futebol mais duro, mais incisivo, mais rápido, e essas características são bem visíveis no seu futebol.

David Luiz - É o mais parecido comigo. Tem o meu perfil. É forte, vigoroso, mete o pé. Além disso, tem boa impulsão, o que lhe permite jogar muito bem de cabeça, o que é determinante para um central.

Miguel Vítor - É concentrado e pode tornar-se num elemento importante para o conjunto.

http://www.ojogo.pt/24-262/artigo759957.asp

"Defendi os meus interesses e os da minha família"

A passagem pelo FC Porto fica marcada pelo incidente na SAD portista na temporada de 1999/2000. Argel confessa que utilizou métodos agressivos para tentar a sua desvinculação do clube porque se queria transferir para o Palmeiras, que, segundo o próprio, apresentara números irrecusáveis. Pinto da Costa, conta, ofereceu resistência, daí a conhecida história dos computadores partidos. "É normal haver um conflito. Não consigo ser fingido. Não gosto de gajos que olham para os sapatos..." - explicou o antigo central.

Arrependimento é coisa que não faz parte do seu dicionário. "Não me arrependo de nada, porque isso faz parte da minha personalidade. Se tivesse de fazer de novo, fazia. Estava a defender os meus interesses, a minha família. Eu queria sair, porque tinha uma grande proposta", sublinha, afirmando ao mesmo tempo não ser rancoroso. "Depois desse incidente, cumprimentei o Pinto da Costa com educação no Jamor, na final de 2002/03, e na Luz também o cumprimentei. Acredito que o Pinto da Costa tenha um grande respeito por mim depois desse episódio. Acho que se irá recordar sempre de mim, e eu irei recordar-me sempre dele."

http://www.ojogo.pt/24-262/artigo759955.asp


Curiosidades

Foi recorrendo a um DVD que Argel convenceu os dirigentes do Xangai United. O responsável técnico do clube nutre uma grande simpatia pelo Benfica e viu vários vídeos do central, tendo investido muito na sua contratação. Argel estava a um passo de se retirar do futebol como jogador, mas recuou perante a proposta que lhe foi apresentada.

Casado há 17 anos com Tatiana, tem dois filhos: Andressa, de 7 anos, e Andress, de 5. Após dez meses de intensa competição na China, foi-lhe proposto novo contrato de uma temporada, mas Argel não aceitou, porque os filhos nunca se adaptaram.

Bom garfo, Argel e família viajaram com a cozinheira para a China. Feijão preto foi algo que nunca faltou à mesa.

http://www.ojogo.pt/24-262/artigo759959.asp

ismo


SevenStars

A entrevista está boa. Vir a treinar-nos vai ser mais difícil, não é?

Dudek

Bem se há gajo que sabe conquistar os adeptos pelas palavras, este é um deles! grande Argel! mais uma vez gostei muito do que disse, é um prazer ouvir o seu amor pelo nosso clube!

Benfica És tão Grande  :pray: :pray:

ChEsTeR

é engraçado que ele diz que o mais parecido com ele é o david luiz e curiosamente ambos têm a mesma alcunh,o XERIFE!

Il Capitano


Vitor84

Grande Argel :bow2:
Nunca gostei muito dele como jogador, mas sempre gostei do seu espirito guerreiro dentro de campo. Quanto à questão de treinador até acredito que possa vir a ser bom, e espero que tenha capacidade e inteligencia para isso, agora tem é de mostrar trabalho primeiro e que é capaz para vir treinar o nosso glorioso, aliás ele tem consciencia disso.

PS: Nunca me tinha acreditado muito na historia dos computadores partidos na torre das antas, mas ele confirmou-o, deve ter sido dos primeiros a enfrentar de frente a máfia sem ter sido punido. Tem cuidado Argel como tu dizes e bem o Pintinho nunca te vai esquecer

PS2: Agora percebi porque é que o Trapatoni ficou todo embaraçado e o tenta afastar quando o Argel o vai beijar, afinal ele pensava que o Argel o iria beijar na boca, maluco para isso era ele  :2funny: :2funny:

46Rossi

És grande Argel!!! :metal: :bow2: :bow2:

ForçadoBloqueio

Sobre Moreira:

Moreira - É outro homem do Norte. Quando era mais novo, assistia aos jogos do Vítor Baía no Estádio das Antas. É fã do Baía. Agora, tem uma filha linda, que ainda bem que saiu à mãe, porque o pai é muito feio [risos]. Gosto muito dele. Conhece a história do Benfica. Eu até diria que, quando nasceu, foi deixado à porta do Estádio da Luz, porque já lá está há muitos anos.


:2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :rir: :rir: :rir: :rir: :rir: :rir:

Di Nes

Citação de: ForçadoBloqueio em 09 de Novembro de 2008, 12:40
Sobre Moreira:

Moreira - É outro homem do Norte. Quando era mais novo, assistia aos jogos do Vítor Baía no Estádio das Antas. É fã do Baía. Agora, tem uma filha linda, que ainda bem que saiu à mãe, porque o pai é muito feio [risos]. Gosto muito dele. Conhece a história do Benfica. Eu até diria que, quando nasceu, foi deixado à porta do Estádio da Luz, porque já lá está há muitos anos.


:2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :rir: :rir: :rir: :rir: :rir: :rir:

O Argel é fogo... ;D

Notguilty

e a do Argel responder ao joão Pereira nas primeiras viagens do vermelhão.
João pereira diz ao jornalista ..."ah o autocarro é fixe só faltam playestations"
O Argel ouviu e responde : "tu era pé rapado antes de vir praqui e agora ja quer playstation!?!?"

;D

trainmaniac

Grande Argel...  :)

BC

Treinador não sei.. mas devia fazer parte do staff Benfiquista !

Tipo Sheu , devia voltar para o clube.

Vitor84

Citação de: Bernardo.slb em 09 de Novembro de 2008, 16:57
Treinador não sei.. mas devia fazer parte do staff Benfiquista !

Tipo Sheu , devia voltar para o clube.
Deixa-o primeiro tentar a ver o que é que dá, quem sabe até não venha a ser bom treinador