Vata

Avançado, 63 anos,
Angola
Equipa Principal: 3 épocas (1988-1991), 80 jogos (4807 minutos), 39 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (1)

Bola7

Citação de: Shoky em 09 de Setembro de 2009, 17:49
E aquela forma de festejar...genuína...simples...à Benfica!
Sem paneleirices...nem tirar camisolas...ou o crl...
bah..era no tempo em que os jogadores ainda tinham pelos no corpo...

Jonex

Deu-me uma das maiores alegrias de menino.

Red skin

#62
N podia deixar de colocar aqui o seu artigo na Bola e a fotografia de arquivo desse jornal que colocaram online...



Vata desafia franceses sobre golos... diferentes e recorda tempos na Luz
Por João Esteves


Desde que se soube do emparelhamento entre Benfica e Marselha para a Liga Europa, é impossível não recordar Vata. O angolano, que está a treinar na Austrália, diz a A BOLA que já recebeu telefonemas de franceses e desafia-os quando se fala em golos com a mão. Continua a acompanhar a actualidade do Benfica.

- Está confirmado o reencontro com o Marselha, 20 anos depois daquela noite de 18 de Abril de 1990...
- Eu sei, eu sei. Já me ligaram também jornalistas franceses.
- Era inevitável. O que queriam saber?
- Queriam saber como foi o golo, o que se passou há 20 anos. Voltei a dizer-lhes que não marquei com a mão. Ninguém acredita, mas só eu é que sei, só eu é posso dizer como foi. Eles ligam-me diversas vezes, sempre que há um golo... diferente. E eu agora digo-lhes, e eles não gostam: o que pensam do golo que afastou a Irlanda do Mundial? Se calhar, até ficaram satisfeitos mas, no íntimo, sabem por que é que a Irlanda está a chorar.
- Mesmo à distância tem seguido a carreira do Benfica?
- Está a jogar bem e a marcar muitos golos. Sempre que posso, vou a casa de alguns amigos portugueses, aqui em Melbourne, e vejo os jogos. E pela internet vou seguindo os resultados e as notícias. O Benfica é paixão que não nos larga.
- E como analisa o percurso do Benfica esta temporada?
- Há muito mérito do treinador e do Rui Costa. Construíram uma grande equipa.
- Bons velhos tempos contaram com golos do Vata. Um em particular valeu uma final da Taça dos Clubes Campeões Europeus...
- Ok, vamos voltar a esse jogo. É sempre um prazer. Passaram 20 anos e toda a gente ainda fala desse lance. Daqui a 20 anos, vai continuar a falar-se. Não tenho dúvidas de que o Benfica é favorito. A ferida dos franceses não está sarada. O Estádio estava cheio, lindo. Não marquei com a mão! Coloquei o ombro.

Red skin


Joga Bonito

Que noite mágica foi...

Que ambiente de outro mundo foi na Luz...

Red skin

Citação de: Joga Bonito em 27 de Fevereiro de 2010, 10:30
Que noite mágica foi...

Que ambiente de outro mundo foi na Luz...

Tb me ficou gravado na memória a explosão a seguir ao golo hehehe!


Joga Bonito

Citação de: Red skin em 27 de Fevereiro de 2010, 10:34
Citação de: Joga Bonito em 27 de Fevereiro de 2010, 10:30
Que noite mágica foi...

Que ambiente de outro mundo foi na Luz...

Tb me ficou gravado na memória a explosão a seguir ao golo hehehe!



E o livre que eles tiveram nos minutos finais bem pertinho da área que ficou tudo calado ?

Red skin

Citação de: Joga Bonito em 27 de Fevereiro de 2010, 10:58
Citação de: Red skin em 27 de Fevereiro de 2010, 10:34
Citação de: Joga Bonito em 27 de Fevereiro de 2010, 10:30
Que noite mágica foi...

Que ambiente de outro mundo foi na Luz...

Tb me ficou gravado na memória a explosão a seguir ao golo hehehe!



E o livre que eles tiveram nos minutos finais bem pertinho da área que ficou tudo calado ?
Hehehe... disso já n me lembro... mas imagino! Na altura as equipas temiam jogar no Inferno da Luz... os adeptos do Marselha tb eram bastante efusivos...

46Rossi

Se o Vata diz que não foi com a mão é porque não foi  :tickedoff:

Red skin

Citação de: 46Rossi em 27 de Fevereiro de 2010, 11:17
Se o Vata diz que não foi com a mão é porque não foi  :tickedoff:

O Vata é um brincalhão! Até propunha a "Mão de Vata" para a secção dos Imortais! Que tal moderadores? o resto do Vata até está bem na Saudade!

Covenant

"Benfica é paixão que não nos larga".

Grande!

joao_manike


Elvis the Pelvis

#72
Citação de: Red skin em 27 de Fevereiro de 2010, 11:04
Citação de: Joga Bonito em 27 de Fevereiro de 2010, 10:58
Citação de: Red skin em 27 de Fevereiro de 2010, 10:34
Citação de: Joga Bonito em 27 de Fevereiro de 2010, 10:30
Que noite mágica foi...

Que ambiente de outro mundo foi na Luz...

Tb me ficou gravado na memória a explosão a seguir ao golo hehehe!



E o livre que eles tiveram nos minutos finais bem pertinho da área que ficou tudo calado ?
Hehehe... disso já n me lembro... mas imagino! Na altura as equipas temiam jogar no Inferno da Luz... os adeptos do Marselha tb eram bastante efusivos...

Foi depois do 1-0 do Benfica, há um livre perigoso para o Marselha aos 90 min, em que o Papin atira ao lado. Logo a seguir 120 mil começam a gritar Benfica e o comentador francês até se cala, impressionado com aquela demonstração de grandiosidade.

http://www.youtube.com/watch?v=N2hXf0eNSow&feature=related


José Henriques

O Vata marcou golos de todas as formas, se não tivesse no curriculo um com a mao até parecia mal!
Talvez alguns ainda se lembrem, de um golo que ele marcou com...o queixo! Já não me recordo quem era o adversário. Foi na Luz, bola em profundidade para o Vata que se isolou e à saída do guarda-redes, junto à marca de penalti, rematou forte. A bola bateu no corpo do guarda-redes, ressaltou para o queixo do Vata e entrou calmamente na baliza! O Vata até se assustou quando levou com a bola!  :2funny:
Nessa época foi o melhor marcador do Campeonato.

AG

Não é lá coisa que me orgulhe muito, esse golo com a mão.