Vata

Avançado, 63 anos,
Angola
Equipa Principal: 3 épocas (1988-1991), 80 jogos (4807 minutos), 39 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (1)

Çula


slbenfica_croft

Citação de: trainmaniac em 28 de Fevereiro de 2010, 03:18
Citação de: Slb-Ag em 27 de Fevereiro de 2010, 19:46
Não é lá coisa que me orgulhe muito, esse golo com a mão.

Qual mão? Foi com o ombro!
mai nada.

Nunca um golo irregular soube tão bem...

aliás eu disse irregular? parvoíce a minha...

GGG

Vata a cabra cega!!!

Grande matador!!

:D

dfernandes


Vitórias e Património - Episódio 57: "Benfica 1 - Marselha 0" disponível para download AQUI.

Inclui também os jogos completos dessa eliminatória

slbenfica_croft

Era um jogador bastante limitado tecnicamente, mas curiosamente é uma injustiça resumir a sua carreira no BENFICA ao golo contra o Marselha.

Esteve creio 3 anos no BENFICA quase sempre suplente e nem sempre utilizado e face ao número de jogos e minutos que fez no BENFICA teve números bem interessantes.

Não gosto de resumir a sua carreira a esse golo, pois a verdade é que enquanto jogador do BENFICA teve números bastante interessantes na relação minutos/golos.

O "Saudade" assenta-lhe na perfeição, pois era um jogador com limitações evidentes mas que tinha um instinto de golo pouco comum, tinha noção clara das suas limitações, só via baliza, tinha um misticismo à sua volta inexplicável e fez vários golos importantes no BENFICA. Recordo-o com carinho e respeito.

citando o Valdo sobre o que o Vata lhe dizia a ele:

"Vata não gosta de bola no pé, bota bola na cabeça e Vata faz..."

Trezeguet

Vata foi melhor marcador de 1 campeonato

slbenfica_croft

Citação de: Trezeguet em 12 de Dezembro de 2011, 16:37
Vata foi melhor marcador de 1 campeonato
88/89.

O que reforça essa minha ideia, de que pese embora as suas enormes limitações era um jogador com raro faro pelo golo. E portanto é injusto resumir a sua carreira no BENFICA a esse golo.

slbenfica_croft

Citação de: Shoky em 04 de Setembro de 2010, 22:33
Um suplente talismã e um goleador.
Tem 37 golos pelo Benfica em 76 jogos.
O César Brito, por exemplo tem os mesmos 37 golos, mas em 143 jogos.

Elucidativo.
É isto. Este tipo de jogadores fazem falta. Não chegam para titulares, mas não devem ser menosprezados como se de simples marretas se tratassem. O homem marcava golos e às vezes de forma cómica, mas marcava...

slbenfica_croft

Citação de: Slb-Ag em 27 de Fevereiro de 2010, 19:46
Não é lá coisa que me orgulhe muito, esse golo com a mão.
Já eu recordo com tanta saudade. Justiça divina.

Ganhar com a mão a um clube de ordinários corruptos com um presidente chamado Bernardette...

Trezeguet

Citação de: slbenfica_croft em 12 de Dezembro de 2011, 16:45
Citação de: Slb-Ag em 27 de Fevereiro de 2010, 19:46
Não é lá coisa que me orgulhe muito, esse golo com a mão.
Já eu recordo com tanta saudade. Justiça divina.

Ganhar com a mão a um clube de ordinários corruptos com um presidente chamado Bernardette...
era penalty!!!! Alem de corruptos foi jogo todo dar pancada

slbenfica_croft

#100
Citação de: Bola7 em 09 de Setembro de 2009, 17:32
Citação de: Shoky em 09 de Setembro de 2009, 17:31
Veio de boleia com Miranda...
Deixa saudade...

Miranda esse...hoje em dia poucos o conhecem!
Ironias da vida!
Não foi ao contrário?...nesse ano o cretino do pc com a sua "ironia" disse que o Benfica ia ser mt forte com o Miranda...vata e Vitor Paneira... :-X
atrasado mental esse sujeito.

Querem ver que o Paneira era mau. Até um Vata pronto a saltar do banco num jogo mais complicado dava jeito hoje em dia...

Quem me dera que houvesse por aí mais Paneiras perdidos em clubes de pequena dimensão, jogadores portugueses, com estofo, com personalidade e com ambição...Tinha uma categoria tremenda. Foi um fenómeno fora de geração o Paneira. Merecia mais reconhecimento. Faltava-lhe maior capacidade de choque, mas era um jogador que me enchia as medidas. Fosse na ala direita, fosse no miolo, sempre com inteligência e classe.

slbenfica_croft

Citação de: VanBasten em 09 de Setembro de 2008, 22:31
Só queria meio-Vata... daqueles que entravam sempre nos ultimos 20 minutos e picavam o ponto. Camisola por fora dos calções, meias em baixo e estilo gingão como quem goza com os defesas...
Brutal Van Basten. É impossível dizer melhor que isto...

Dava um jeitão naqueles jogos em que a bola não entra nem por nada, saltava do banco, picava o ponto e ganhávamos.

Çula

Quando era puto adorava este homem. Mas adorava mesmo.
Essa do pintinho correu-lhe mesmo mal. Não só fomos campeões como ainda por cima o Vata foi o melhor marcador do campeonato e o Paneira o melhor jogador.
Na mouche!

Joaquim Ferreira Bogalho

A dupla de centrais nesse ano era fortíssima e juntamente com Paneira, Valdo e Vata, formaram o corpo principal da equipa campeã.

ivodaniello

Citação de: Çula em 29 de Agosto de 2011, 01:57



Alguém se lembra que jogo foi este em que o Vata recebe a bola de Prata?


Tenho quase a certeza que é contra o Belém (nesse ano de azul só havia mais o Feirense, mas jogamos contra eles em Dezembro), na ultima jornada do campeonato de 1989/90.
Jogo