Estádio da Luz

cernache1

Citação de: SofiaSS em 28 de Novembro de 2024, 14:43Eu mantenho a mesma opinião e acho que nenhuma solução estrutural devia ser tentada antes de se experimentar safe standing a preços acessíveis, que resolve dois problemas de uma só vez:

- consegue aumentar ligeiramente a lotação em alguns milhares, o que também permite verificar na prática se realmente existe procura (estável e continuada) se existir mais oferta;

- permite combater esta crescente exclusão do estádio dos adeptos com menos dinheiro, em que somos um clube do povo só para privilegiados.

Último ponto é fundamental.

ze_luz

Ao contrário da sugestão já feita por aqui, acho que o fecho das "aberturas" do 3º piso é impossível, ainda não repararam que é nessa zona que está acorada a cobertura? Uma mudança estrutural dessas seria financeiramente um tiro no pé e deixaria o estádio com um aspeto medonho, com os pilares da cobertura fora do atual perímetro das bancadas.

SofiaSS

Citação de: Sexta-Feira em 28 de Novembro de 2024, 14:47
Citação de: SofiaSS em 28 de Novembro de 2024, 14:43Eu mantenho a mesma opinião e acho que nenhuma solução estrutural devia ser tentada antes de se experimentar safe standing a preços acessíveis, que resolve dois problemas de uma só vez:

- consegue aumentar ligeiramente a lotação em alguns milhares, o que também permite verificar na prática se realmente existe procura (estável e continuada) se existir mais oferta;

- permite combater esta crescente exclusão do estádio dos adeptos com menos dinheiro, em que somos um clube do povo só para privilegiados.

Compreendo essa opinião.
Contudo temos de olhar para a massa associativa do Benfica da zona de Lisboa e aqueles que fazem centenas de quilómetros para assistir ao Benfica no estádio da Luz.

Não me parece que sejamos uma massa associativa que quer assistir a jogos na Luz a pé.
Eu não me importaria, mas sei que há muita gente ou a maior parte que não quer isso.
A mentalidade fora do estádio é completamente diferente. Mas em casa não é assim! Já foi, mas os tempos mudaram.

Percebo o que dizes, mas como em muitas coisas/serviços no nosso dia a dia, preço vs. conforto é uma consideração importante, especialmente nos mais jovens. Eu hoje confesso que não abdico do meu confortável lugar na central, mas nos anos 90 vi muitos jogos em pé. Era o que podia pagar e já era muito bom.

Imagina 5 mil lugares em pé a 5 ou 10 euros o bilhete. Não enche? Se não encher não valerá muito a pena andar a pensar em aumentos estruturais de lotação no médio prazo. É um bom teste, é por isso que defendo esta opção.

De qualquer modo, eu sou um bocado avessa a mexer a sério no estádio porque lá está, me lembro do deserto que era a Luz antiga nos tempos do Vietname, e tendo Red Pass há 15 anos também sei como são "oscilantes" as vontades de apoiar: se jogamos bem tenho gente durante a semana a perguntar se vou ou se arranjo de alguém, se estamos a jogar mal, tenho de correr a lista de contactos ou vir aqui ao fórum oferecer para alguém ir. Aumentar a lotação para depois estar a 2/3 na maioria dos jogos perde muito a nível do ambiente. Encher com gente com dinheiro mas sem amor incondicional ao clube também se sente no ambiente. Mas isto dava para outro tipo de conversa sobre o "Benfiquismo" de hoje em dia.

Ramboia4ever

Há pessoal sobretudo da minha idade (ou mais) que quando falamos neste assunto, refere que não vale a pena porque ainda se lembram das lotações mais reduzidas quando os resultados são maus.

Eu sou totalmente contra este estigma. Os tempos hoje são outros. A procura de bilhetes é muito maior não só pelos sócios com red pass mas também dos adeptos não sócios, patrocinadores, estrangeiros a residir em Portugal e turistas que são cada vez mais em Lisboa. Ir ver um jogo de futebol ao nosso clube é um evento muito procurado pelo que nunca irá haver escassez de procura. Esses tempos já não voltam.

Assim, eu acho que devia ser uma prioridade a implementação das medidas menos radicais para aumentar a locação:
- Prolongamento dos 2 aneis (como no estadio do Arsenal)
- Safe standing num topo piso zero primeiro (para testar) com bilhetes a preços reduzidos e se correr bem no outro topo tambem
- Prolongamento dos topos com mais umas filas para o relvado

Falei no passado com alguem que trabalha com o Benfica e o que me disseram foi que fizeram estudos para aumento da lotação e que o investimento necessário era inviavel para avançar.

tvelas

Safe standing é a única opção no momento, mas ainda deve demorar a chegar.

É necessário também fazer um plano de desenvolvimento para a área envolvente de forma a melhorar os acessos ao Estádio, o escoamento às vezes é complicado.