Estádio da Luz

MDourado

Desde o início de 70 até á demolição terei falhado meia dúzia de jogos no máximo. Passava lá os dias e as folgas da escola, acompanhei diariamente as obras do fecho do terceiro anel, chegava todos os dias a casa e ia prá banheira por causa da poeira das obras e das máquinas que passavam naquela terra batida. No Inverno era a lama.
O Fecho do terceiro anel e termos o maior estádio do mundo como propriedade de clube foi talvez o meu orgulho mais alto enquanto Benfiquista.

Sempre Fiél SLB

Nada mesmo a ver esses ambientes de outrora, pq na altura as pessoas que iam à bola era pessoal que percebia e vivia futebol e que além disso pagava e muitas vezes com muito esforço os seus bilhetes.
Hoje em dia  muitos dos bilhetes são oferecidos ou muitas vezes os próprios sócios oferecem os seus redpass a pessoas que nunca entraram em estádios e muito menos percebem de futebol e vibram com futebol, vão fazer "turismo" ao estádio!!!
Saudades dos tempos em que nem era preciso claques para reacender o inferno da luz, eram os próprios adeptos. Aliás o ambiente da Luz está tão mau que nem claques valem alguma coisa, optaram por estar mal organizadas e num apoio sem ritmo nenhum e sonolento, parecem preguiças a cantar.

alsohugo

Citação de: Alcaide em 17 de Julho de 2022, 14:05
O nosso querido estádio da Luz. O real. Mítico. Este não. E tenho cativo há 16 épocas. Mas a velhinha Luz era outra coisa.  No dia em que se aprovou a sua demolição, começaram a matar o Benfica. O Sport Lisboa e Benfica. Era intocável. Era ADN. Não se podia mexer. Como não se toca no Bernabéu, ou em Campo Nou.
Ainda sonho com a velha luz. Marcou me de tal forma a infância que amiúde sonho que estou a chegar a luz nova e, ao lado, lá estava antiga pronta para receber um jogo.
É um tontice. E desculpem alongar me com isto. Mas o tema Estádio da Luz mexe em demasia comigo. As filas na rampa 3, nas portas 11 e 12 só para sócios. O apertar constante para caber mais um. Lembro me como se fosse hoje da primeira vez que subi aquela escadaria e espreitei para aquele mundo. Diz o meu querido pai que ficou até preocupado porque durante largos minutos não falei com ninguém e não parava de olhar fixamente em meu redor.
Não me podiam ter tirado o Estádio da Luz. Não podiam.
Abraço a todos.
Viva o Benfica.

Foi um crime o que fizeram ao nosso estádio.

Jorge.P_

Tive a felicidade de ainda ir bastantes vezes ao antigo estádio (último jogo, inclusive), ainda que não em período de glória, e de facto é incomparável o impacto que se tinha ao pé e dentro daquilo. Não só pelo que era e como era mas porque sabíamos que ali estava a esmagora maioria da história de um glorioso clube.

A grande diferença é essa, era algo único, como qualquer Estádio deve ser. O novo é bom mas basta dizer que há outro em Inglaterra que é virtualmente igual (por dentro) e que quando chegar aos 50 anos não terá com certeza a glória e conquistas que o antigo viu passar por si.

Posto isto, o ambiente... ai estou numa página diferente em relação a que muita gente vende. Houve bons e houve maus, como sempre. Largamente dependente da equipa em campo, dos resultados (que foram empurrados por vezes pelo estádio, mas como hoje também acontece) e da importância do jogos. Mais as diferença geracionais entre o comum adepto de hoje em relação ao de há 20 ou 40 anos. As coisas não mudaram assim tanto, ao contrário do que se pensa ou diz.
O antigo era imensamente mais imponente e com capacidade para mais gente; um estádio novo tem a vantagem acústica e de proximidade ao relvado, mesmo nos anéis superiores.

Uma coisa que penso há muito tempo e que continuo sem perceber é como o antigo Estádio não é mais usado nas redes sociais... o relembrar em imagens, em texto, do que era, de quantas pessoas levava. Tenho a certeza absoluta que há jogadores do Benfica que não sabem que representam um clube que teve uma casa assim...
E quem faz publicações de parabéns a antigos jogadores com 10 fotos (e não estou a criticar) também consegue fazer duas ou três com outras 10 fotos e a dizer ''Hoje a antiga Luz faria X anos'' ou ''Hoje relembramos a antiga Catedral'' .''Um dos maiores Estádios do Mundo na sua época, com jogos que ultrapassaram as 120 000 pessoas em assistência''. Usem o google tradutor se não souberem colocar depois o mesmo em inglês na linha em baixo...

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: mgn70 em 17 de Julho de 2022, 14:06
Citação de: Red2802 em 17 de Julho de 2022, 00:50
Esta imagem representa a maior assistência de sempre de um clube de futebol na Europa.

Benfica-Porto em Janeiro de 1987. 3-1 com hattrick de Rui Águas.

Estima-se que estiveram 140 mil pessoas, com cerca de 30.000 portistas.

Foi a minha segunda ida à Luz. Um dia inesquecível.

Era um ambiente alucinante.

Ya...também lá estive...sim o ambiente era especial...

Não levem a mal, mas considero que no novo não se consegue recriar nem em metade esses ambientes...

O novo não consegue, nem conseguirá. 65k para 120k é quase o dobro. Por muita energia que as pessoas possam ter neste estádio, metade das gargantas farão metade do barulho. Não há milagres.

Por muito que o Bessa cheio faça barulho, nunca fará o barulho de Alvalade sequer. E por muito que a nova Luz faça barulho, nunca se aproximará sequer do barulho que 80/90/100/120k gargantas faziam a gritar ao mesmo tempo na antiga Luz.

Claro que 120 é irrepetível, mas enquanto não tivermos pelo menos 75/80k nunca mais seremos o Benfica que temos obrigação de ser.

Não é urgente, mas preparar o caminho para a médio prazo expandir o estádio para uma lotação à nossa dimensão deveria ser incontornável. E quem não meter isto na cabeça, não percebe nada do que faz o Benfica o Benfica. Não percebe que uma grande parte da mística do Benfica residia no facto de termos um estádio imponente, muito superior ao dos rivais e que marcava a diferença mesmo a nível internacional. Um estádio que estava lá para os grandes momentos, que fascinava e que intimidava qualquer adversário.

Tínhamos um estádio que era top 3 mundial e claro que isso seria impossível manter. MAS a queda foi demasiada. Hoje seremos para aí top 50, sei lá. De uma referência passámos a fazer parte do montão. Absoluta banalidade. Um estádio de uma dimensão em que qualquer jogador de topo está habituado a jogar praticamente todas as semanas, porque há aos pontapés.

Fcp e Scp, clubes literalmente com metade da nossa massa adepta, têm estádios a menos de 15k de diferença do nosso. Isto quando já tiveram 50k de diferença para nós.

A nova Luz é muita bonita, mas não fascina nem intimida ninguém, a não ser jogadores do tugão habituados a jogar em gamelas vazias.

Enquanto não tivermos uma casa à nossa dimensão seremos um potencial nunca concretizado.

Sá das Violas30

As proporções e o alinhamento estão estranhos

van33

Citação de: Pedro Nunes 28 em 17 de Julho de 2022, 15:02
O ambiente no antigo Estádio da Luz era único e será inigualável por muito que se tente! Era de facto um INFERNO para quem la ia e por algum motivo existem vários testemunhos a comprovar isso como o do Papin por exemplo.
Jogos memoráveis para mim Benfica - Marselha, que ambiente minha nossa senhora....ainda hoje me arrepio só de pensar! Benfica - Parma e Benfica - Roma.....enfim nada a ver com o actual ambiente do Estádio, nada mesmo !

Não esquecer as dezenas e dezenas de jogos que o estádio era um inferno para.....nós. 
Há coisas que são mitos e vão passando...a antiga Luz desde que comecei a acompanhar futebol deve ter esgotado umas 20x e já estou a ser muito optimista.  O novo estádio totalmente esgotado não deve ter tido sequer 15 jogos.  Aliás quantas e quantas vezes se anunciava "esgotado" e depois o Speaker anunciava que estavam 59, 60,57....nem em jogos de consagração de títulos meteram 64000

_Huji_Slb

Citação de: Sá das Violas30 em 17 de Julho de 2022, 16:41

Até esta giro.

JustMe

É natural. O símbolo só parecerá correcto visto de frente. Devido à separação dos anéis e às diferentes inclinações, parecerá sempre escanifobético visto de qualquer outro ângulo.

Red Zeppelin

Preferia sem desenho nenhum, mas isto é naturalmente 1000x melhor que "btv". Falta desaparecer com a bonecada da sagres e o ridículo mais vantagens.

_Huji_Slb

Agora e tirar as veirada do Mais Vantagens e a Bonecada da Sagres

subLiminar

Foram demasiado ambiciosos, ficavam-se pela águia.

rkc

Citação de: MDourado em 17 de Julho de 2022, 15:03
Desde o início de 70 até á demolição terei falhado meia dúzia de jogos no máximo. Passava lá os dias e as folgas da escola, acompanhei diariamente as obras do fecho do terceiro anel, chegava todos os dias a casa e ia prá banheira por causa da poeira das obras e das máquinas que passavam naquela terra batida. No Inverno era a lama.
O Fecho do terceiro anel e termos o maior estádio do mundo como propriedade de clube foi talvez o meu orgulho mais alto enquanto Benfiquista.

Nunca foi o maior estádio do mundo.

E duvido que tenha sido da Europa.

E, por mais que o adorasse, era preciso uma coisa nova e bem feita. Que também não foi o que aconteceu. Os interiores continuam horrendos e o exterior ficou a meio.

E um dos por.enores que iam ficar mais bonitos, ter águias na intersecção dos arcos, ficou por fazer.

À SLV2003.

rkc

Citação de: Sempre Fiél SLB em 17 de Julho de 2022, 15:21

Nada mesmo a ver esses ambientes de outrora, pq na altura as pessoas que iam à bola era pessoal que percebia e vivia futebol e que além disso pagava e muitas vezes com muito esforço os seus bilhetes.
Hoje em dia  muitos dos bilhetes são oferecidos ou muitas vezes os próprios sócios oferecem os seus redpass a pessoas que nunca entraram em estádios e muito menos percebem de futebol e vibram com futebol, vão fazer "turismo" ao estádio!!!
Saudades dos tempos em que nem era preciso claques para reacender o inferno da luz, eram os próprios adeptos. Aliás o ambiente da Luz está tão mau que nem claques valem alguma coisa, optaram por estar mal organizadas e num apoio sem ritmo nenhum e sonolento, parecem preguiças a cantar.

Não é fácil cantar e vender droga ao mesmo tempo.

São muitos trocos.

Sergiouranis

Se calhar sou o único, mas acho que está muito bom, principalmente tendo em conta a cagada que lá estava.
E ainda bem que não se lembraram das estrelas.