Karel Poborský

Avançado, 53 anos,
Chéquia
Equipa Principal: 4 épocas (1998-2001), 112 jogos (7896 minutos), 17 golos

JotaTê

Tenho uma história engraçada que se passou quando o Poborski vestia a camisola mais bonita da carreira dele. Na empresa onde trabalhava, fazíamos sempre um jantar de Natal com o pessoal todo do nosso departamento, o que era já muita gente, e dava uma festa descomunal.

Acontece que tinha acabado de entrar um Vice-Presidente novo que quis antes fazer um jantar de toda a vice-presidência (o que multiplicou os participantes 3 ou 4 vezes), precedido por uma valente seca com apresentações, a dele, a de cada departamento, e o pessoal a querer comer e beber...

Ia a apresentação dele a meio, quando eu e outro colega não aguentando nem a fome nem a seca e estando muito para trás, portanto pouco visíveis do apresentador, começamos a gritar POBOOOOOOOOOORSKI, POBOOOOOOORSKI. Qual não é o nosso espanto quando começa um grande coro perante a admiração do resto da malta e do VP, que se calou e ficou a olhar para o pessoal, incrédulo.

Quando aquilo sossegou o homem estava espantado, amuou, acabou a apresentação e fomos todos comer e beber à grande. Depois soubemos que o gajo achou o pessoal um bando de selvagens irreverente que iria domar, mas o que é certo é que saiu da empresa ainda antes do Poborski deixar o Benfica. No ano seguinte, ainda com ele, já não houve jantar de Natal...

FR

ricardoshearer

FR

Tive a rever agora um resumo de um jogo que ganhamos em alvalade, aquele do golo so Sabry.
Grande pena deste senhor não ter ganho nada com a nossa camisola

L3GEND

Far(away)

Depois de Vitor Paneira, o extremo direito mais entusiasmante que tive oportunidade de ver ao vivo pelo Benfica. Quer dizer... Poborky em si, era um jogador mais entusiasmante que o Vitor, mas no global, o Paneira marcou-me mais.

SeN$hi

Citação de: FR em 16 de Fevereiro de 2011, 13:29
Tive a rever agora um resumo de um jogo que ganhamos em alvalade, aquele do golo so Sabry.
Grande pena deste senhor não ter ganho nada com a nossa camisola

Então não ganhou ??

O carinho de 6 milhões de pessoas e mais uns quantos rivais...

Sparrow

Não faço parte da onda que ainda hoje idolatra a poborsky.
Era bom jogador...mas de uma irregularidade terrivel.

É certo que passou pelo benfica numa das piores fases de sempre...mas a realidade é que o checo era de uma irregularidade irritante.
Acho bem que se recordem os grandes momentos...mas eu não me esqueço que aparecia meia duzia de vezes por época.

Esta é a minha opinião...

Bailey

Citação de: Sparrow em 21 de Fevereiro de 2011, 11:16

É certo que passou pelo benfica numa das piores fases de sempre...mas a realidade é que o checo era de uma irregularidade irritante.
Acho bem que se recordem os grandes momentos...mas eu não me esqueço que aparecia meia duzia de vezes por época.

Sim era irregular. No entanto foi graças a essa irregularidade que nos permitiu adquiri-lo ao Manchester United. Se fosse regular duvido que alguma vez, especialmente naquela altura conseguissemos adquirir um jogador com aquele talento.

Sparrow

Citação de: Bailey em 21 de Fevereiro de 2011, 11:23

Sim era irregular. No entanto foi graças a essa irregularidade que nos permitiu adquiri-lo ao Manchester United. Se fosse regular duvido que alguma vez, especialmente naquela altura conseguissemos adquirir um jogador com aquele talento.

Não invalida nada do que eu disse.

Çula

Ora aqui está alguém que me entenda.
Que o checo era bom jogador ninguém tem dúvidas disso, mas também ninguém pode negar que era de uma inconstância terrivel (às vezes exasperante). Quando chegou à luz fez sem dúvida um resto de época de muito bom nível, mas depois.........
Este boom Poborsky na minha opinião deve-se a uma mudança geracional, geração essa (e ninguém tem culpa disso) que revirava os olhos com meia duzia de fintas e de simulações tal era a pobreza franciscana que invadira a luz durante os anos anteriores. Poborsky é claramente saudade mas também acho que não foi aquilo que muitos pintam.

Çula

Far apesar do Paneira jogar pela direita arrisco dizer que tinham missões completamente diferentes dentro de campo.
O Poborsky era um extremo puro enquanto que o Paneira nunca o foi, era mais um interior (e não raras vezes jogou ao meio) com caracteristicas de ala.

WeAreSLB!

Que jogador fantástico! Incrivel como nunca ganhou nada no Benfica!

skell

Far(away)

Çula, concordo com a tua análise, mas eu via o Paneira sobretudo como um extremo que também tinha essa capacidade para pisar terrenos interiores, pois era um jogador muito inteligente na forma como jogava, cerebral, o que para alguém que pisa aqueles terrenos não é muito normal ver.