Stromberg

Médio, 64 anos,
Suécia
Equipa Principal: 2 épocas (1983-1984), 44 jogos (3488 minutos), 6 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1)

desembargador 1

Citação de: Alexandre1976 em 30 de Agosto de 2019, 23:30
Não jogou uma época,jogou a segunda metade da época 82-83(estreia na 18ªjornada com o Setubal na Luz) e toda a época de 83-84.O resto completamente de acordo.Foi vendido juntamente com o Chalana para pagar o fecho do Terceiro Anel numa altura em que estava em curso o desmantelamento da super equipa que tinha sido finalista da Taça UEFA.
sem dúvida. um erro na altura da direção do Fernando Martins. É importante ter essa noção da história para se verificar que todas as direções cometem erros e falhas - umas mais do q outras claro.

Jayson Tatum



Nesta foto, dois jogaram no Benfica

Eduardo Gomes

#167

Eduardo Gomes

#168


Feliz Aniversário, Strömberg  :slb2:

Alexandre1976

Que maquinão naquele meio campo cheio de estrelas.

Eduardo Gomes

#170

Hpslb

No Benfica pouco o vi jogar, mas foi grande craque

slbenfica_croft


Eduardo Gomes

#173
@SLBenfica

🎉🎂 Feliz aniversário, Glenn Strömberg!


Pancho Lopes 67

#174
Dos suecos só vi o Schwarz no Benfica, este era melhor que o Thern?

paulomaia1972

Citação de: Pancho Lopes 67 em 05 de Janeiro de 2023, 17:54
Dos suecos só vi o Schwarz no Benfica, este era melhor que o Thern?

o melhor de todos

Tiagooo

Citação de: Jayson Tatum em 10 de Agosto de 2020, 02:52


Nesta foto, dois jogaram no Benfica
Stromberg, Piers Morgan, Caniggia e Schumacher. Boa chapa.

RedVC

#177
É difícil dizer pois cada um tem os seus critérios.

Stromberg foi o mais marcante, por ter sido o primeiro e por ter trazido uma efetiva novidade ao nosso meio campo. Músculo com técnica apreciável. É claro que num passado ainda mais remoto tivemos alguns bons jogadores com essas características, como Toni, que o meu pai relacionava um pouco com o sueco. De Toni só conheço o treinador, pois o jogador, se ainda o vi jogar, já não me lembro... E mais para trás outros terá havido, pois tradicionalmente o jogo do Benfica era feito de garra.

Mas, Stromberg era diferente de tudo o que havia em Portugal. Thern e Schwarz tinham também muita qualidade, mas de certa forma já sabíamos o que poderíamos esperar. Com Stromberg, o espanto foi enorme.

Stromberg tinha grande capacidade de passe, excelente posicionamento, e claro, muita força. Nesse tempo, no futebol português a preparação física era tudo menos evoluída. É por isso que na década de 70, os métodos de Jimmy Hagan foram tão marcantes. A Hagan faltou a possibilidade de ter um meio campo mais físico, ou como ele dizia, precisava de três Tonis... Nao é à toa que na década de 70 e na primeira metade da década de 80, quem dominava a Europa do futebol eram os ingleses, os alemães e os holandeses.

Eriksson na sua primeira temporada tinha uma equipa virtuosa, com um meio campo fascinante, Carlos Manuel, Sheu, Alves, Chalana, e a espaços Diamantino, que também jogava no ataque. Era tremendo, mas faltava a força.

https://www.youtube.com/watch?v=aGluSO_h_Dw


Stromberg trouxe isso e com a chegada depois de Manniche para o ataque, a transformação que o sueco aspirava, ficou completa. Com os nórdicos o Benfica triturava os adversários, mas o jogo não era tão virtuoso. Se eu gostava disso? Sim, claro. Era um regalo ver goleadas e vitórias convincentes até ao título.


https://www.youtube.com/watch?v=bU81froBGVs

Foi pena que Stromberg ficasse tão pouco tempo. Em duas vendas, Fernando Martins delapidou a força (Stromberg) e a fantasia (Chalana). Depois, com Csernai, estragou o resto.

Foi o fim de um tempo. Até 1994 viriam ainda bons campeonatos, mas poucas vezes mais tive o encantamento como naqueles dois primeiros campeonatos com Eriksson ao leme do nosso futebol.

Eduardo Gomes

@ViolinistadaLuz

Eram comuns invasões de campo dos adeptos para festejar campeonatos. Jogadores viam as camisolas, chuteiras, meias, calções serem levados pela multidão...

Adepto a tirar as chuteiras de Stromberg 🇸🇪 na invasão de campo do jogo do 25º título (1982/1983), Portimonense 0-1 Benfica.



Spoiler

Lellominsk