João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Ibrahim

E infelizmente tem uma outra façanha que vai ficar marcada na historia do futebol mundial: foi o primeiro jogador a agredir um arbitro num campeonato do mundo.  :-X

Pablo_Aimar

O melhor jogador que vi a jogar no SLB

Eska

Dos melhores de sempre com o manto sagrado... kem dix mal deste grande senhor é mal agradecido ou entao pouco percebe de futebol...

Se nao fosse um certo Vale e Azevedo...  tinha-mos visto o Rui e o JVP , lado a lado... pk o joao pinto no benfica , terminava a carreira de certeza....

:slb2: :slb2: :slb2:

PED

Citação de: Ibrahim em 22 de Julho de 2008, 16:02
Não foi para o estrangeiro porque foi um cagarolas.

Não foi para o estrangeiro pq se calhar colocou a familia em 1º lugar... digo eu! :whistle2:

Ibrahim

Citação de: PED em 22 de Julho de 2008, 16:07

Não foi para o estrangeiro pq se calhar colocou a familia em 1º lugar... digo eu! :whistle2:

sim ta bem. vou fingir que acredito nisso.

BEST RED

PED

Citação de: Ibrahim em 22 de Julho de 2008, 16:10
Expandir...

Eu acredito que sim.... Na altura falava-se que o Corunha duplicava-lhe o ordenado e de certeza que não iria ser suplente. Só vejo 1 explicação..... Familia. Eu tou no estrangeiro e sei o q isso é!

lourenco82

em 60 anos do jonal "a bola" foi o unico jogador a receber a nota 10. jogador de outra galaxia, o verdadeiro artista

Ibrahim

Citação de: PED em 22 de Julho de 2008, 16:13
Expandir...

Eu acredito que sim.... Na altura falava-se que o Corunha duplicava-lhe o ordenado e de certeza que não iria ser suplente. Só vejo 1 explicação..... Familia. Eu tou no estrangeiro e sei o q isso é!

Conheces algum jogador de agora ou da altura do joao pinto que nao tenha ido ganhar mais para o estrangeiro por causa da familia?

Bola7

Citação de: lourenco82 em 22 de Julho de 2008, 16:14
em 60 anos do jonal "a bola" foi o unico jogador a receber a nota 10. jogador de outra galaxia, o verdadeiro artista
tb pudera..se virmos bem 2 dos seus golos resultam "apenas" da capacidade individual...só depois o colectivo entrou em acção nesse jogo...se não existisse João Pinto nesse jogo o Benfica seria goleado...

RuiCosta_10

Citação de: Bola7 em 22 de Julho de 2008, 15:28
Citação de: LuigiSLB83 em 22 de Julho de 2008, 15:19
Expandir...
Citação de: Bola7 em 22 de Julho de 2008, 15:14
João Pinto tinha td para ser o maior génio da sua geração..mas a experiencia em espanha traumatizou-o para sempre...e em Portugal simplesmeente estagnou..enquanto Figos e Rui Costas cresciam e mesmo jogadores antes mediocres como Paulo soua atingiam prestações fantásticas....João Pinto preferia ser rei em terra de pobre que plbebeu em terra de rico...as ultimas epocas no Benfica foram deploráveis... a sua imagme era apenas a de alguem que caía...subia as  meias e lá ia para a frente...além dos gritos ao árbitro...no scp quer queiram quer não recuperou um pouco da sua alma e viu-se..Jardel agradece...foi pena...mas na 1ª fase do Benfica foi mesmo o menino de ouro...

As últimas épocas foram deploráveis, devido à mediocridade de jogadores que o rodeavam.
ele desmoralizou..e pior que isso...acomodou-se...

Plenamente de acordo, Bola.

Melvins

Faço uma ressalva inicial para dizer que o JVP era o meu ídolo de infância.

Tentando fazer uma análise racional, o JVP foi um jogador símbolo do Benfica na década de 90 e esteve lá numa das piores fases do nosso clube. Já tinha ouvido há muito tempo que ele nos últimos tempos, devido ao estatuto que tinha, não era muito benéfico no balneário (nunca ouvi qualquer problema com o Nuno Gomes), mas disso também ouvi sobre jogadores que estão aqui a dizer que são benfiquistas de gema como o Isaías, etc... Apesar de tudo, ele deu muito ao Benfica, foi o melhor jogador do campeonato 93/94, fez uma exibição em Alvalade só ao alcance dos grandes jogadores, carregou algumas equipas às costas durante outras épocas e o Benfica teria sido bem pior sem ele na fase final dos anos 90.

Não percebo qual o mal de ele não ser do Benfica (decerto que terá um apreço especial pelos anos que cá passou) e de ele ter ido para o Sporting. Aliás, ele nem se tem de justificar... Se quiserem uma equipa só com jogadores que sejam benfiquistas, estamos bem tramados, até porque a maior parte deles estarão sempre noutros clubes. Já ouvi que o Rui Costa também não é do Benfica porque devia ter regressado mais cedo... sem comentários... até podia nunca ter jogado no Benfica, eles são profissionais e fazem o que quiserem, o seu apreço por um clube não os deve sujeitar a uma carreira mediana. Estes exageros não ajudam em nada o Benfica!

Voltando ao João Pinto, pena ter ficado sempre por Portugal (embora o Benfica e o Sporting tenham ganho com isso), gostava de o ter visto a evoluir no estrangeiro. Ele provou que tinha potencial e na selecção foi um jogador essencial até ao... murro de 2002. Um dos lados negros do JVP, demasiado impulsivo, custou-lhe muita reputação, embora ache que tenha razão (bem como o Vítor Baia) sobre a forma como nunca mais foi chamado à selecção sem lhe dirigirem uma palavras, depois de tantos anos de dedicação.

red_label

Citação de: Bola7 em 22 de Julho de 2008, 16:19
tb pudera..se virmos bem 2 dos seus golos resultam "apenas" da capacidade individual...só depois o colectivo entrou em acção nesse jogo...se não existisse João Pinto nesse jogo o Benfica seria goleado...

Terá sido o q nos faltou nas meias da taça da época passada?

Bola7

Citação de: red_label em 22 de Julho de 2008, 16:21
Citação de: Bola7 em 22 de Julho de 2008, 16:19
Expandir...

Terá sido o q nos faltou nas meias da taça da época passada?
para te ser sincero...faltou sempre desde então...

PED

Citação de: Ibrahim em 22 de Julho de 2008, 16:16
Citação de: PED em 22 de Julho de 2008, 16:13
Expandir...

Conheces algum jogador de agora ou da altura do joao pinto que nao tenha ido ganhar mais para o estrangeiro por causa da familia?

Eu tou a fazer 1 suposição....é a unica explicação q encontro! Uma 1ª má experiencia... com a familia!

Agora eu faço-te a mm pergunta conheces algum jogador q nao tenha ido para o estrangeiro por ser cagarolas?