João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Joga Bonito

Citação de: pcssousa em 07 de Janeiro de 2010, 21:39
Citação de: Joga Bonito em 07 de Janeiro de 2010, 20:39
Expandir...
Citação de: pcssousa em 07 de Janeiro de 2010, 20:35
Comparar o Preud'Homme com o JVP é perfeitamente ridiculo: o Michel quando chegou era somente o melhor do Mundo na sua posição, coisa que o JVP nunca foi;  o Michel era, é e sempre será uma pessoa educada coisa que o JVP jamais será; o Michel quando terminou a carreira escolheu ficar como director no Benfica; o Michel diz sempre que é Benfiquista e não tem medo ou vergonha de dizer que ficou com o Benfica no coração, o JVP até pode ter o clube no coração mas ou tem medo ou tem vergonha de o admitir! para mim um IMORTAL deve-se orgulhar de ter representado o clube e se o clube é indiferente a alguém ou se esse alguém tem vergonha de admitir que ama o clube então esse alguém não merece ser um IMORTAL do Benfica!

O Michel quando acabou a carreira queria ir para o Fluminense.
E então? o Eusébio acabou a carreira no União de Tomar, O Coluna no Lyon, o Águas na Austria, o Cruz em França e por aí fora... Não percebo o que é que isso tem a ver com o João Pinto...

Tem que antes disseste o que está a bold e eu mostrei que a história não era bem assim. Foi para Director do Benfica apenas uns meses depois, e depois de ter fracassado a sua ida para o futebol brasileiro.

Shoodle

Citação de: pcssousa em 07 de Janeiro de 2010, 20:23
O que é certo é que no verão quente o Paneira recusou-se a rescindir com o Benfica ao contrário deste personagem e mais tarde após ser corrido a pontapé do Benfica recusou-se a ir para os rivais preferindo ir para Guimarães, e ainda há não muito tempo Pinto da Costa confessou que lhe fez mais do que uma proposta... A sua qualidade manteve-se mesmo jogando em Guimarães e até foi convocado para o Euro96!
Por isso o Paneira está nos Imortais e o JVP está na saudade!
Neste tópico quer-me parecer que há certos users que são mais joãopintistas do que benfiquistas!

amen

FUTURO PRESIDENTE

uma das coisas que eu preservo na vida é GRATIDAO

obrigado joao pinto por tudo o que fizeste pelo BENFICA

:slb2:

LuigiSLB83

Citação de: lcferreira em 07 de Janeiro de 2010, 15:14
Citação de: LuigiSLB83 em 07 de Janeiro de 2010, 14:39

Andas aqui constantemente a ter uma atitude provocatória e mesmo, por vezes, insultuosa, para com outras pessoas. Situação lamentável. Será que as pessoas não sabem dar a sua opinião, sem partir para ataques pessoais?

Defendo quem defendeu as cores do meu clube com orgulho, dignidade e dedicação.

E se para isso tiverem de me expulsar estão à vontade, da mesma forma que eu não devo tecer certos comentários, grande parte não deve dizer nem metade daquilo que diz de quem representa o clube, porque isso é tão provocatorio ou mais do que aquilo que digo... a um homem que deu 8 anos de trabalho ao Benfica chamam traidor e eu não posso chamar traidos ou insinuar que algo é absurdo porque estou a ferir susceptibilidades?

Um pouco mais de clarividência não ficava nada mal.

Clarividência é aceitar opiniões contrárias, coisa que tens dificuldade.

cwally

Citação de: JPG em 07 de Janeiro de 2010, 21:56
A mim nem me escandaliza o ter ido para as osgas, saiu do clube, proseguiu a vidinha dele, no entanto algumas atitudes enquanto vestia o pijama às riscas somada à indiferença que revela sentir pelo clube, mais o facto de ter sido um dos traidores de 93 não lhe podem atribuir (na minha modesta opinião o estatuto de imortal). Pelas primeiras epocas de facto excelentes está bem na Saudade
Parabéns, pelo menos és alguem que não vem com o argumento simples de jogou pelo SCP é uma merda.

Mas também tens que compreender que putos (tnh 24 anos) como eu e que são benfiquistas ferrenhos (sou mesmo) muito graças ao joão pinto que marcou uma geração e era quem transportava (para os "putos") o carisma e mística da camisola encarnada. Por isso, para mim e muitos como eu, ele tem que estar entre os imortais.... e claro é só uma opinião válida, tal como a tua.

Far(away)

A certa altura na década de noventa era João Pinto, MPH e mais nove.

Imortal sim, merece-o por aquilo que fez no clube, e por aquilo que significou para milhares de benfiquistas naquela altura de temporal. Eu não me esqueço!

Ríkurveomál

se o  puserem a imortal.
tiro a licenciatura em hacker

Far(away)

E precisas de lincenciatura para isso?

Ganzonneri

Comecei a frequentar o velhinho Estádio da Luz na época 1989/90. Levado pelo meu pai para o novo terceiro anel (do lado da Av. General Norton de Matos) lembro-me de ficar embevecido com as bandeiras gigantes que esvoaçavam na central. Isso deu o "click" necessário para outra história mas não é a que vos vou contar hoje.

Lembro-me de "estrelas" (sim.. "estrelas") do futebol Mundial que passaram por essa equipa. Os "redes" eram o Bento e o Silvino. Tínhamos o Aldair, o Ricardo Gomes, o Veloso, o Chalana (já em fim de carreira), o Valdo, o Thern, o Diamantino e o Paneira. O "mauzinho" Elzo e um Paulo Sousa a dar os primeiros passos. Na frente o "mítico" Magnusson , o César Brito (uma espécie de Nuno Gomes) e o Vata (aquele da mão).

Na época seguinte vi desfilar mais "estrelas": o Rui Aguas, o Schwarz, o Rui Costa, o Isaías,  o Iuran e o Kulkov. Começaram a aparecer os "Validos", os "Hugos Costa" e os "Joões Pires". Em 1992 chegaram duas: o Futre e o João Pinto. O João Vieira Pinto. Se o primeiro se quedou por uma época, por um contracto financiado pela RTP que manteve o Benfica no "prego" até tempos bem recentes mas fez umas das mais fantásticas exibições que vi ao vivo um jogador fazer (a final da Taça frente ao Boavista), o segundo marcou uma Era.

Se vos disser que após o JVP não houve 10 jogadores que me encheram as medidas no Benfica estarei a mentir? Bem, vamos contar:
- em 94/95 chegou o Michel Preud'homme
- em  96/97 o brasileiro Amaral
- em 97/98 o Gamarra e o Poborsky
- em 00/01 o Van Hooijdonk
- em 01/02 o Simão Sabrosa
- em 05/06 o Miccoli
- em 06/07 o Rui Costa

Se não contar com o Aimar (que ainda não vi jogar) ficamos com... 8.
Número mítico que de 1992 até ao ano 2000 foi envergado pelo JVP.

Hoje o João Pinto despediu-se do futebol. Foi com mágoa que o vi sair do Benfica da maneira que saiu. Foi com mágoa que perdi a aposta que fiz comigo mesmo que nunca iria marcar um golo ao Benfica.
Hoje o JVP foi questionado acerca do seu melhor e pior momento no futebol.

Em relação ao melhor não falou nada em concreto. O pior a agressão ao árbitro Angel Sanchez no Mundial 2002.
Eu tenho a minha opinião. O melhor a noite chuvosa em que assisti em Alvalade a um recital de futebol e a um jogo mágico. O pior? O dia em que o JVP foi apresentado no Sporting. Não por ter sido esse o rumo. Mas pelo entoar de cânticos vindos das bancadas. "Quem não salta é lampião!". O JVP saltou. O Paulo Bento (apresentado ao seu lado) estava quieto.
Esse momento marcou a minha admiração pelo JVP. Consigo entender a sua mágoa com o Presidente Vale e Azevedo. Consigo até entender alguma pelo Benfica. Mas já lhe devia ter passado.
Despeço-me não do "menino de ouro" mas do "grande artista". Agradeço-lhe quase tudo o que fez no Benfica.

http://veultras.blogspot.com/2008/07/obrigadopor-quase-tudo.html

Joga Bonito

Gannzoneri, sou amigo pessoal do escritor desse texto. Posso te dizer que ele votaria para Imortal.

Ganzonneri

Cada um vota onde entender, como é óbvio. O que quis destacar foi o comportamento do joão pinto na apresentação como jogador do sporting em contraste com o do Paulo Bento, já para não falar do cachecol que envergava ao pescoço.

Por tudo isto e pela completa indiferencia que sempre mostrou pelos adeptos do Benfica, mesmo aqueles que após o despedimento ( ou acordo entre partes, como lhe queiram chamar ) foram em massa ao estádio da Luz protestar contra o então presidente.

Para mim, é saudade.

Shoodle

Citação de: Far(away) em 08 de Janeiro de 2010, 05:25
A certa altura na década de noventa era João Pinto, MPH e mais nove.

Imortal sim, merece-o por aquilo que fez no clube, e por aquilo que significou para milhares de benfiquistas naquela altura de temporal. Eu não me esqueço!

Mas o que é que isso tem a ver? Mas alguém aqui falou em esquecer o que o João Pinto fez como jogador do Benfica? Estamos apenas a reiterar que o João não merece estar como Imortal.  Até podia seres tu e +10 a partir do momento que sais de um clube que supostamente te deu tudo no Futebol para ires representar um Rival perdes a credibilidade, em inúmeras vezes o João Pinto esteve para nos dar o golpe.

joao_manike

Eu so tenho 17 anos, nao tenho voto na matéria , mas pelo que fez desportivamente é imortal , mas se fez alguma coisa para fod*r o benfica, nao deve ser imortal .

saudade .

Bernardo.8

Há muitos adeptos que não perdoam a JVP o facto de ter ido para o Sporting, e a meu ver incompreensivelmente, pois era um jogador profissional de selecção, que optou pelo melhor para a sua família. Como jogador do Benfica, teve o handicap de ser ele e mais dez, que não lhe permitiram ganhar assim tantos títulos como isso. Teve atitudes menos positiva (nada que outros Imortais também não tivessem tido), mas, como pessoa e jogador, enquanto esteve no Benfica, e mesmo agora como comentador, foi sempre uma pessoa impecável e um verdadeiro capitão.

Para mim, IMORTAL.