João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Far(away)

Citação de: lcferreira em 11 de Janeiro de 2010, 21:34
Citação de: Far(away) em 11 de Janeiro de 2010, 20:55

De que o JPV jogou sempre como avançado mais um.

Mas eu disse exactamente o inverso, que na grande parte dos anos pós campeão poucas foram as vezes que jogou como avançado.

Aliás, só quem não viu o Benfica nesses anos é que consegue dizer que o João Pinto era um avançado, porque a bem da verdade, João Pinto era o faz tudo.

Eu sei que disseste o inverso, não era de ti que falava.

_JonasThern_

João Pinto era um enorme jogador! Penso que ninguém duvida disso! Poderia ter tido uma carreira tão boa ou melhor que a do Figo, Rui Costa, Baía ou Paulo Sousa (os 4 jogadores da "geração de ouro" que melhor se safaram).

Tinha qualidade? Disso penso que ninguém duvida! Comparando com o mais recente imortal do Benfica, o Simão, na minha opinião o João Pinto tinha muito mais futebol.  O que acontece é que um (Simão), teve o rendimento máximo em praticamente todas as épocas em que representou o Benfica e outro (João Pinto), teve duas épocas de rendimento máximo e as restantes de acomodamento total.

Os golos do João Pinto nas épocas que teve de Benfica (fora a de 93/94 e a de 95/96) são um registo baixo. Concordo com os que dizem que na posição a que jogava não eram só os golos que contavam. Mas o que acontecia é que, em 34 jogos de campeonato, se o João Pinto fizesse 17 bons já era muito. E quem disser o contrário está a ser desonesto. Não era um jogador que, no meio da mediocridade, fizesse a diferença. Era apenas mais um! Preud´Homme, ao invés, foi um dos jogadores que fez a diferença nessas épocas. Outra coisa! O Vale tudo era, de facto, um grande aldrabão! Mas o que é facto é que o João Pinto não foi dispensado devido ao seu alto rendimento! Tinham quezílias? Tudo muito bem! Também Nuno Gomes e Poborsky as tiveram quer com Souness, quer com Vale e Azevedo, quer com Heynckes! O que acontece é que se o rendimento do João Pinto fosse aceitável (quer para a sua qualidade, quer para aquilo que ganhava), nem que tivesse andado à porrada com o Vale e Azevedo, este teria coragem para o dispensar!

Far(away)

Citação de: _JonasThern_ em 11 de Janeiro de 2010, 22:25
João Pinto era um enorme jogador! Penso que ninguém duvida disso! Poderia ter tido uma carreira tão boa ou melhor que a do Figo, Rui Costa, Baía ou Paulo Sousa (os 4 jogadores da "geração de ouro" que melhor se safaram).

Tinha qualidade? Disso penso que ninguém duvida! Comparando com o mais recente imortal do Benfica, o Simão, na minha opinião o João Pinto tinha muito mais futebol.  O que acontece é que um (Simão), teve o rendimento máximo em praticamente todas as épocas em que representou o Benfica e outro (João Pinto), teve duas épocas de rendimento máximo e as restantes de acomodamento total.

Os golos do João Pinto nas épocas que teve de Benfica (fora a de 93/94 e a de 95/96) são um registo baixo. Concordo com os que dizem que na posição a que jogava não eram só os golos que contavam. Mas o que acontecia é que, em 34 jogos de campeonato, se o João Pinto fizesse 17 bons já era muito. E quem disser o contrário está a ser desonesto. Não era um jogador que, no meio da mediocridade, fizesse a diferença. Era apenas mais um! Preud´Homme, ao invés, foi um dos jogadores que fez a diferença nessas épocas. Outra coisa! O Vale tudo era, de facto, um grande aldrabão! Mas o que é facto é que o João Pinto não foi dispensado devido ao seu alto rendimento! Tinham quezílias? Tudo muito bem! Também Nuno Gomes e Poborsky as tiveram quer com Souness, quer com Vale e Azevedo, quer com Heynckes! O que acontece é que se o rendimento do João Pinto fosse aceitável (quer para a sua qualidade, quer para aquilo que ganhava), nem que tivesse andado à porrada com o Vale e Azevedo, este teria coragem para o dispensar!

Isso sim é ser desonesto. Aliás mais do que isso, é não ter memória!

Já agora vai ver o registo da época 96/97, a ver se também foi medíocre.

Chefe

Citação de: _JonasThern_ em 11 de Janeiro de 2010, 22:25

EXACTAMENTE a minha opinião... Só não concordo com a parte a negrito, porque para mim, esteve sempre num patamar inferior a Rui Costa e Figo e mesmo Paulo Sousa... Foi das poucas coisas que concordei com o Ladrão Vale.

Cada vez que me lembro da saída dele e de todo o circo montado, com o Maximo e Barbas a chorarem baba e ranho pelo "menino de ouro" dá-me a volta À barriga. Deprimente.

pcssousa

Citação de: lcferreira em 11 de Janeiro de 2010, 21:32
Citação de: pcssousa em 11 de Janeiro de 2010, 20:49
Ridiculo comparar um extremo com um segundo avançado! além disso sabes quantos jogos tinha o campeonato nos anos 60 e quantos tinha nos anos 90? enfim...

Mas tu nem do tempo do Diamantino és e queres discutir futebol de décadas anteriores?

Lê que pode ser que as mentiras escritas muitas vezes se tornem verdades.
Quem te disse que eu não sou do tempo do Diamantino? até parece que não estive nas bancadas em duas meias-finais da taça dos campeões europeus!

lcferreira

Citação de: pcssousa em 12 de Janeiro de 2010, 09:53
Expandir...
Ridiculo comparar um extremo com um segundo avançado! além disso sabes quantos jogos tinha o campeonato nos anos 60 e quantos tinha nos anos 90? enfim...

Mas tu nem do tempo do Diamantino és e queres discutir futebol de décadas anteriores?

Quem te disse que eu não sou do tempo do Diamantino? até parece que não estive nas bancadas em duas meias-finais da taça dos campeões europeus!

e na final da UEFA, também estiveste?

pcssousa

Citação de: lcferreira em 12 de Janeiro de 2010, 10:46
Citação de: pcssousa em 12 de Janeiro de 2010, 09:53
Expandir...

e na final da UEFA, também estiveste?
Era pouco ainda muito pequeno, muito pequeno mesmo... mas o meu avô paterno esteve em ambas as taças dos campeões que ganhámos, isto se te interessar saber, claro... já o meu avô materno jogou e foi campeão nacional pela trampa verde.

Ríkurveomál

Citação de: Red skin em 10 de Janeiro de 2010, 23:51
É, juntamente com Preud'homme, o melhor jogador de futebol q vi actuar de águia ao peito... peço desculpa a Paneira, Isaías, Schwartz, Simão, Mozer, Ricardo Gomes, Valdo, Rui Costa, que tb foram grandes jogadores e que representaram com brio o clube, mas o JVP era a bandeira, o menino de ouro, o homem dos 6 Milhões de benfiquistas, dos 3-6... enfim, simplesmente genial!

Mete mais tabaco nisso.

Preud Homme está no top ten dos  melhores keepers de sempre
Paneira dos melhores extremos direitos que jogaram no SLB. Foi sempre regular e respeitou sempre o clube e jamais o traiu.

Rui Costa e Valdo esse comparação so me da vontade de rir

Red skin

Citação de: Golden_Mean em 11 de Janeiro de 2010, 20:35
O João Pinto não partiu uma perna, ou qualquer coia do género, penso que num jogo contra o Sporting.

Pena que ai não esteja avaliado as assistências e os desiquilibrios criados por ele.

Já se chega ao cumulo de dizer que o JVP não era nada de especial.

Enfim... devem ser as reminiscências das pregações do Vale!

Red skin

O Sporting ainda queria renovar com ele... mas já estava farto de andar de verde vestido!!!! É o nosso menino de ouro, o grande, o fabuloso, o nosso capitão... JVP!

Ganzonneri

Estava farto, claro..

Publico-
Porque é que o Sporting não o segurou em 2004?
João Pinto-Queria que renovasse e, embora me custe admitir, errei tanto ou mais do que eles nas negociações. Não tive a noção das dificuldades que o futebol português estava a atravessar, nomeadamente o Sporting. Aquilo coincidiu com o meu processo de divórcio e um problema que tinha tido com um sócio. Era um mar de coisas para eu pensar e pouca frieza para decidir. Acabei por escolher a pior das hipóteses. Sair do Sporting foi o maior erro da minha carreira.

cwally

Citação de: Ganzonneri em 12 de Janeiro de 2010, 14:03

Estava farto, claro..

Publico-
João Pinto-Queria que renovasse e, embora me custe admitir, errei tanto ou mais do que eles nas negociações. Não tive a noção das dificuldades que o futebol português estava a atravessar, nomeadamente o Sporting. Aquilo coincidiu com o meu processo de divórcio e um problema que tinha tido com um sócio. Era um mar de coisas para eu pensar e pouca frieza para decidir. Acabei por escolher a pior das hipóteses. Sair do Sporting foi o maior erro da minha carreira.

e?

Red skin

E o maior erro do Benfica foi ter expulso esse pequeno grande jogador... um dos maiores da década de 90!!!!

Ganzonneri

Citação de: cwally em 12 de Janeiro de 2010, 14:17
Citação de: Ganzonneri em 12 de Janeiro de 2010, 14:03

Estava farto, claro..

Publico-

e?

E.... não me parece que estivesse farto, como afirma o Red skin.

cwally

Citação de: Ganzonneri em 12 de Janeiro de 2010, 14:25
E.... não me parece que estivesse farto, como afirma o Red skin.
Na altura estava, por isso não renovou por um contrato mais soft. Mas sim, depois arrependeu-se.

Mas a mim o tempo pós Benfica não muda o que foi enquanto esteve cá;)