João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 52 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Çula

Citação de: _JonasThern_ em 23 de Setembro de 2010, 23:11
Citação de: Bailey em 23 de Setembro de 2010, 20:54
Já aqui disse no fórum que em relação às categorias, concordo com o que andam a dizer. Deviam haver mais umas duas categorias.
Imortais como Eusébio, Coluna, Humberto Coelho, Torres, e poucos mais.
Glórias como Simão, JVP, Paneira, Isaías etc
Depois saudades como por ex Poborsky, Di Maria
Ex funcionários como está actualmente
e finalmente uma última que seria BEM LONGE DAQUI - tipo artur jorge, fernando mendes etc.

Concordo com praticamente tudo o que disseste.

Pára tudo! Então não é que os rapazes estão de acordo!
Assim é que eu gosto de ver.  :amigo:   :drunk:

pcnunes

Citação de: _JonasThern_ em 23 de Setembro de 2010, 23:10
Citação de: pcnunes em 23 de Setembro de 2010, 17:03
Citação de: _JonasThern_ em 23 de Setembro de 2010, 16:29
Citação de: pcnunes em 23 de Setembro de 2010, 16:17
Jonas, há algum jogador do plantel actual do Benfica, que para ti, deve entrar nos "imortais"?

Do plantel actual... O jogador que está mais próximo disso é, para mim, o Nuno Gomes. A única dúvida que tenho em incluí-lo nesse lote restrito é o seu rendimento em termos de golos nesta sua segunda passagem pelo Benfica. De resto, tem sido sempre um profissional exemplar e, até agora que está no banco e poderia levantar ondas não o tem feito. Um exemplo dentro do Benfica. De qualquer forma acho que teria poucas dúvidas colocá-lo na secção dos imortais.

Depois há outros que têm dado muito ao Benfica como o Luisão e o Cardozo que poderiam entrar nessa lista. No entanto, as atitudes que tiveram durante este defeso (especialmente o Luisão) não abonam muito em seu favor. A ver vamos como evolui o caso destes dois jogadores.

Por fim, há um jogador que eu acredito bastante que possa chegar a imortal, uma vez que é muito bom na sua posição, tem uma entrega e um profissionalismo exemplares em TODOS os jogos e, em meu entender, poderá fazer vários anos de Benfica para além dos que já tem. Estou a falar do Maxi Pereira. Um exemplo dentro do campo também.

Excluo desta lista o David Luiz e o Coentrão pois acredito que esta será a última ou a penúltima época que jogam no Benfica e mostrarão o melhor de si durante mais anos noutro clube que não o Benfica.
Pegando no caso do Luisão, que admites que possa entrar no lote dos "imortais", mas a sua atitude no defeso não abona a seu favor, contudo, fazes depender a tua opinião do que entretanto vier a suceder...

Pensa que o Benfica tinha ordenados em atraso neste momento, pensa naquilo que o Luisão disse neste defeso designadamente que tem que pensar na familia (e nãotinha ordenados em atraso!), pensa que o João quando se passou o Verão quente de 93 tinha de facto ordenados em atraso e contrariamente ao Luisão que está cá há 7/8 anos, estava cá há 1 ano...e ainda admites que o Luisão possa figurar como imortal?


Eu esclareço já a minha posição para que não hajam dúvidas. Para mim, e pensando apenas nas 3 categorias, o João é saudade, pois não ganhou o suficiente no Benfica~para ser mais que saudade. Esteve no Benfica no tempo errado. Teve azar, a vida é mesmo assim, é genuinamente, embora o João seja imortal nas nossas memórias e o jogo jogo de 14 de Maio de 94, em consciência penso que é saudade.
O que eu também já disse quando isto se discutiu, é que considero um absurdo outros jogadores estarem nos "imortais" e o João não estar, porque não deram tanto ao Benfica, não se sacrificaram tanto como o João.

Para mim, a categoria dos "imortais" devia ser muito restricta...

Eu compreendo o que tu queres dizer. Mas no caso do João Pinto há um terceiro elemento que teve muito peso no que se passou em 93. Somente o Sporting, o nosso maior rival. O João Pinto ia sair do Benfica para ir para o nosso maior rival. Para mim, diferente do que se passou com o Luisão.

Aproveito também para dizer que estou totalmente de acordo com a tua última frase.
Jonas, sim era o Sporting.
Estás a irrelevar o facto do João ter apenas um ano de Benfica, bem como, o mesmo pensamento que tens para o momento em que ele foi escorraçado do Benfica e assinou pelo Sporting, porque tinha a sua vida organizada em Lisboa, podes ter para o momento anterior.

É que no fundo, tu acabas por dizer que mais do que a atitude, tu condenas é a opção dele em aceitar ir para o Sporting...

_JonasThern_

Citação de: pcnunes em 24 de Setembro de 2010, 09:13
Citação de: _JonasThern_ em 23 de Setembro de 2010, 23:10
Citação de: pcnunes em 23 de Setembro de 2010, 17:03
Citação de: _JonasThern_ em 23 de Setembro de 2010, 16:29
Citação de: pcnunes em 23 de Setembro de 2010, 16:17
Jonas, há algum jogador do plantel actual do Benfica, que para ti, deve entrar nos "imortais"?

Do plantel actual... O jogador que está mais próximo disso é, para mim, o Nuno Gomes. A única dúvida que tenho em incluí-lo nesse lote restrito é o seu rendimento em termos de golos nesta sua segunda passagem pelo Benfica. De resto, tem sido sempre um profissional exemplar e, até agora que está no banco e poderia levantar ondas não o tem feito. Um exemplo dentro do Benfica. De qualquer forma acho que teria poucas dúvidas colocá-lo na secção dos imortais.

Depois há outros que têm dado muito ao Benfica como o Luisão e o Cardozo que poderiam entrar nessa lista. No entanto, as atitudes que tiveram durante este defeso (especialmente o Luisão) não abonam muito em seu favor. A ver vamos como evolui o caso destes dois jogadores.

Por fim, há um jogador que eu acredito bastante que possa chegar a imortal, uma vez que é muito bom na sua posição, tem uma entrega e um profissionalismo exemplares em TODOS os jogos e, em meu entender, poderá fazer vários anos de Benfica para além dos que já tem. Estou a falar do Maxi Pereira. Um exemplo dentro do campo também.

Excluo desta lista o David Luiz e o Coentrão pois acredito que esta será a última ou a penúltima época que jogam no Benfica e mostrarão o melhor de si durante mais anos noutro clube que não o Benfica.
Pegando no caso do Luisão, que admites que possa entrar no lote dos "imortais", mas a sua atitude no defeso não abona a seu favor, contudo, fazes depender a tua opinião do que entretanto vier a suceder...

Pensa que o Benfica tinha ordenados em atraso neste momento, pensa naquilo que o Luisão disse neste defeso designadamente que tem que pensar na familia (e nãotinha ordenados em atraso!), pensa que o João quando se passou o Verão quente de 93 tinha de facto ordenados em atraso e contrariamente ao Luisão que está cá há 7/8 anos, estava cá há 1 ano...e ainda admites que o Luisão possa figurar como imortal?


Eu esclareço já a minha posição para que não hajam dúvidas. Para mim, e pensando apenas nas 3 categorias, o João é saudade, pois não ganhou o suficiente no Benfica~para ser mais que saudade. Esteve no Benfica no tempo errado. Teve azar, a vida é mesmo assim, é genuinamente, embora o João seja imortal nas nossas memórias e o jogo jogo de 14 de Maio de 94, em consciência penso que é saudade.
O que eu também já disse quando isto se discutiu, é que considero um absurdo outros jogadores estarem nos "imortais" e o João não estar, porque não deram tanto ao Benfica, não se sacrificaram tanto como o João.

Para mim, a categoria dos "imortais" devia ser muito restricta...

Eu compreendo o que tu queres dizer. Mas no caso do João Pinto há um terceiro elemento que teve muito peso no que se passou em 93. Somente o Sporting, o nosso maior rival. O João Pinto ia sair do Benfica para ir para o nosso maior rival. Para mim, diferente do que se passou com o Luisão.

Aproveito também para dizer que estou totalmente de acordo com a tua última frase.
Jonas, sim era o Sporting.
Estás a irrelevar o facto do João ter apenas um ano de Benfica, bem como, o mesmo pensamento que tens para o momento em que ele foi escorraçado do Benfica e assinou pelo Sporting, porque tinha a sua vida organizada em Lisboa, podes ter para o momento anterior.

É que no fundo, tu acabas por dizer que mais do que a atitude, tu condenas é a opção dele em aceitar ir para o Sporting...

pcnunes, eu condeno a atitude e a opção dele em aceitar ir para o Sporting simplesmente por isto. Se estivessemos a falar de uma rescisão do João Pinto e uma posterior abordagem do Sporting poder-se-ia fazer uma leitura. O que estamos a falar é de uma abordagem do Sporting e de uma posterior rescisão do João Pinto.


Red skin



Munha

Citação de: _JonasThern_ em 20 de Setembro de 2010, 21:56
Citação de: Munha em 20 de Setembro de 2010, 16:01
O JVP na Saudade, e o Adil Amarante, o Zé Maria e o Rogério Vilela nos Imortais.

Critérios?


Talvez porque fizeram mais pelo futsal do Benfica do que o João Pinto fez pelo futebol. Penso eu...

Só agora vi. Peço desculpa por estar a recuperar isto.

O que é que o Adil Amarante, o Zé Maria e o Rogério Vilela fizeram no futsal que o JVP não fez no futebol do Benfica?

Nenhum destes 3 é peça minimamente importante no titulo Europeu de Futsal. O Adil, estava no Japão, e os outros dois, devem ter juntos, acumulado uns 3 minutos na competição inteira.

JVP ganhou pouco (1 Titulo de Campeão Nacional, 2 Taças de Portugal, 1 meias finais da Taça das Taças e uma ida aos quartos da Champions), mas dizer que fez menos ...

Red skin

Naquela altura, e quem viu o futebol do Benfica, era Preud'homme na baliza e JVP against the world! Os adversários marcavam-no homem a homem e era à base da traulitada, mas o nosso JVP nunca virava a cara à luta, sp defendendo o clube... era a nossa bandeira!

Far(away)

Citação de: Red skin em 24 de Setembro de 2010, 18:08
Naquela altura, e quem viu o futebol do Benfica, era Preud'homme na baliza e JVP against the world! Os adversários marcavam-no homem a homem e era à base da traulitada, mas o nosso JVP nunca virava a cara à luta, sp defendendo o clube... era a nossa bandeira!

E quem disser o contrário, anda muito esquecido.

RedNight

Citação de: Far(away) em 24 de Setembro de 2010, 18:20
Citação de: Red skin em 24 de Setembro de 2010, 18:08
Naquela altura, e quem viu o futebol do Benfica, era Preud'homme na baliza e JVP against the world! Os adversários marcavam-no homem a homem e era à base da traulitada, mas o nosso JVP nunca virava a cara à luta, sp defendendo o clube... era a nossa bandeira!

E quem disser o contrário, anda muito esquecido.


Ou não era, sequer, nascido... :coolsmiley:

Far(away)

Citação de: RedNight em 24 de Setembro de 2010, 18:55
Citação de: Far(away) em 24 de Setembro de 2010, 18:20
Citação de: Red skin em 24 de Setembro de 2010, 18:08
Naquela altura, e quem viu o futebol do Benfica, era Preud'homme na baliza e JVP against the world! Os adversários marcavam-no homem a homem e era à base da traulitada, mas o nosso JVP nunca virava a cara à luta, sp defendendo o clube... era a nossa bandeira!

E quem disser o contrário, anda muito esquecido.


Ou não era, sequer, nascido... :coolsmiley:

Ou isso :police:

Eagle Fly Free

Citação de: Far(away) em 24 de Setembro de 2010, 18:56
Citação de: RedNight em 24 de Setembro de 2010, 18:55
Citação de: Far(away) em 24 de Setembro de 2010, 18:20
Citação de: Red skin em 24 de Setembro de 2010, 18:08
Naquela altura, e quem viu o futebol do Benfica, era Preud'homme na baliza e JVP against the world! Os adversários marcavam-no homem a homem e era à base da traulitada, mas o nosso JVP nunca virava a cara à luta, sp defendendo o clube... era a nossa bandeira!

E quem disser o contrário, anda muito esquecido.


Ou não era, sequer, nascido... :coolsmiley:

Ou isso :police:

:cool2:

_JonasThern_

Exagero do caraças.... Só quem jogava naquelas equipas era o João Pinto e o Preud´Homme... O resto era só lixo... Enfim...

AG

Citação de: _JonasThern_ em 25 de Setembro de 2010, 15:10
Exagero do caraças.... Só quem jogava naquelas equipas era o João Pinto e o Preud´Homme... O resto era só lixo... Enfim...
Ricardo Gomes, Hélder, Valdo, Paulo Bento, Amaral, Poborsky, Nuno Gomes, Dimas, Minto, Deane... tudo jogadores fracos...

Bem, tenho de admitir que a partir de 95 e até 97, isso é capaz de ser verdade. Mesmo assim havia outros jogadores com qualidade, principalmente em 95/96.

Zaratustra

Citação de: Red skin em 24 de Setembro de 2010, 18:08
Naquela altura, e quem viu o futebol do Benfica, era Preud'homme na baliza e JVP against the world! Os adversários marcavam-no homem a homem e era à base da traulitada, mas o nosso JVP nunca virava a cara à luta, sp defendendo o clube... era a nossa bandeira!
podes crer, o que me custa vir aqui e ouvir chama-lo de traidor