João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

VALEBEM

O que o Jaime Pacheco disse do João Pinto, a ser verdade, como eu acredito que seja, diz bastante do carácter dele, e daquilo que ele também fazia no Benfica, quando se dizia à boca cheia que controlava e minava o balneário!
Como jogador, levou a equipa às costas nas épocas iniciais, e foi uma referência numa fase de seca no Benfica, mas tudo o resto também influencia!

_JonasThern_

Citação de: Far(away) em 06 de Março de 2011, 03:57
Amigo Thern eu referi as épocas de 95/96 e 96/97 como exemplo do que disse, e nessas épocas não havia Nuno Gomes, nem Poborsky que chegaram ao Benfica na época de 97/98, sendo que o checo chegou em Janeiro de 98 proviniente do Man Utd. Nessas tais épocas a que me refiro, a influência de JVP em torno do que era o Benfica era por demais evidente. Se tu estiveste lá, então não o podes negar. É tão simples como isto.

Eu percebo o que tu queres dizer e concordo, mas apenas em parte. Sem qualquer dúvida que o João Pinto era um dos poucos jogadores de qualidade inquestionável nos plantéis dessas épocas. Dos poucos jogadores com qualidade para fazer parte de um plantel à Benfica, coisa que os plantéis dessas épocas estavam bastante longe de ser.

Em relação ao João Pinto, a minha maneira de o ver ao longo dos anos foi mudando. Quando assinou pelo Benfica gostei bastante, não só porque era um jogador com bastante qualidade, mas também porque, praticamente, o tínhamos tirado da boca do Sporting. Tendo em conta as condicionantes, fez uma boa primeira época de Benfica. No final dessa época borrou a pintura toda. Aquela "quase consumada" fuga para o Sporting deixou-me sempre de pé atrás com ele. Depois... Depois toda a gente sabe o que aconteceu. Excepcional época culminada com um hat-trick em Alvalade, ao clube que quase o roubou ao Benfica. Foi o período áureo do João Pinto. Acho que nessa altura toda a gente se esqueceu do que tinha acontecido no verão anterior. Fiquei bastante satisfeito e pensei que, a partir daí, o João Pinto se iria assumir como a grande vedeta que era.

As épocas seguintes desiludiram-me bastante. Tínhamos muitos marretas, é certo, mas não vi no João Pinto a qualidade demonstrada na época anterior. Nem perto disso. Exceptuando, é claro, a época de 95/96. De tal modo que, naqueles tempos miseráveis, também eu me fui acomodando a essa situação do João Pinto e o pensamento que tinha antes do início das épocas ou antes dos jogos grandes, por exemplo, era "espero que a defesa não meta água, esteja em condições e que o Poborsky e o Nuno Gomes consigam resolver". Sabia que o João Pinto estava lá. Sabia que o João Pinto tinha qualidade, provavelmente mais que qualquer outro jogador daquele plantel, mas já estava saturado de ver tantas exibições tão acomodadas por parte do João Pinto que no meu subconsciente ele já não figurava nos nomes que, em primeiro lugar, me vinham à cabeça, para resolver o que quer que fosse a favor do Benfica.

Epah, não consegui nem consigo ver esse alto rendimento por parte do João Pinto na maioria das épocas em que esteve no Benfica como vocês vêm. Apenas em duas épocas fiquei realmente satisfeito com o João Pinto. Outras duas houveram em que não fiquei desiludido. De resto...

Bekambol

Penso que enquanto nos representou, o fez bem e com dignidade, quanto ao resto, não sei, nem sei comentar...

Chefe

Citação de: Edu em 05 de Março de 2011, 22:06
Citação de: Far(away) em 05 de Março de 2011, 19:32
É uma grande treta para quem tem memória curta ou para quem tem uma antipatia natural para com JVP. Para quem tem a memória como deve ser, sabe perfeitamente que isso do ser MP e JVP e mais 9 era literalmente verdade muitas vezes.

Eu lembro-me bem do que era o Benfica nas épocas de 95/96 e 96/97. Lembro-me do meu pai, adepto ferrenho do Belém, dizer-me que se não fosse esses dois, ficávamos de meia tabela para baixo, lembro-me bem de ir à luz e sair de lá com um sentimento de tristeza profundo por ver quase sempre em todas as partidas os mesmos 2 jogadores a destacarem-se e o resto da equipa não conseguir acompanhar o ritmo. Quem for honesto nas memórias, também se deverá lembrar perfeitamente.

Eu estive lá, vi com os meus olhos, ninguém me contou.
Ora bem, claro que sim. Só os mais novos é que não viram. No entanto, o pessoal da nossa geração ou mais velho sabe que é pura verdade.

João Pinto foi o melhor jogador que vi jogar no Benfica.
Eu sou mais velho que tu...

Sirgor

Vi agora o que disse o J.Pacheco:

-Que o João Pinto dizia que já não se usava treinar 2 vezes por dia.
-Que treinar às 9 da manhã era às 9 da madrugada.
-Que gostava de beber vinho à refeição.

Referiu o que ele na altura estava com a vida pessoal muito "atrapalhada",com processos de divórcio,outros processos judiciais,e que isso prejudicou muito a atitude dele na equipa.

Preacher

Eu não percebo como é possível alguém dar credibilidade ao Jaime Pacheco. Enfim, podem continuar com a campanha anti-JVP, como a que ditou a sua presença nesta secção do fórum.

Eu não tenho memória curta ou selectiva. Existe muita boa gente que já se esqueceu o que representava o João Pinto para o Benfica. Eu lembro-me das ondas de revolta quando o JVA o tentou despachar o Deportivo da Corunha, e da revolta dos sócios aquando do seu "despedimento" do clube.

Para mim, Imortal.

Preacher

Devo ainda acrescentar, que para o bem ou para mal, e independentemente das conclusões a que podemos chegar, o JVP teve uma preponderância tão elevada no clube em determinado período, que nem o Simão Sabrosa atingiu.

O João Pinto era um DEUS para os benfiquistas, que o idolatravam.

Eu até percebo alguns anti-corpos que ele tem em alguma massa adepta. Mas eu prefiro um indivíduo que não tenha vergonha dos seus actos e palavras, ao invés de outros que prometem isto e aquilo por amor ao clube, e depois andam a choramingar para ir embora à primeira oportunidade.

Covenant

Isso pode ser tudo verdade, o que não invalida o que o Pacheco disse. E O Pacheco só falou do tempo do Boavista (2ª vaga).

E disse que queria fumar no balneário Sirgor, esqueceste-te dessa.

RedNight

Saudade ou Imortal?

Tendo em conta o facto de que já não veste o Manto Sagrado há mais de 1 década, olhem para o número de posts/páginas deste tópico e creio que ficarão completamente esclarecidos.

O0

TM28

já não posso ouvir falar neste gajo xiça!
mas ele liga alguma coisa ao clube por acaso? fonix mas qual idolo? agradeço-lhe a epoca 93/94 e anteriores , de resto a partir é so merda... epocas de merda , exibições da merda , era a princesa do balneario , fazia o que queria .

Bailey

Citação de: TM28 em 09 de Março de 2011, 10:55
mas ele liga alguma coisa ao clube por acaso? fonix mas qual idolo? agradeço-lhe a epoca 93/94 e anteriores , de resto a partir é so merda... epocas de merda , exibições da merda , era a princesa do balneario , fazia o que queria .
Então vai a outro tópico não? Aqui é o tópico do JVP fala-se do JVP. Ou temos que acabar com o tópico porque não gostas?

Red skin

Citação de: Bailey em 09 de Março de 2011, 11:16
Citação de: TM28 em 09 de Março de 2011, 10:55
Então vai a outro tópico não? Aqui é o tópico do JVP fala-se do JVP. Ou temos que acabar com o tópico porque não gostas?
Realmente...

Spider1502

O JVP é o meu ídolo... Naqueles jogos nas antas era o único que lutava contra o sistema, os outros pareciam uns anjinhos...

rastilho

O JVP foi um grande jogador do Benfica e sempre representou dignamente o nosso clube... mesmo quando as coisas não lhe estavam a correr bem, sempre suou a camisola e disputou cada lance do jogo...Não sei se são verdade ou não as afirmações do Pacheco, mas não lhes dou grande importância, a verdade é que de facto à época estava a atravessar uma fase complicada e descendente da carreira o que não justifica nada o comportamento que possa ter tido, mas também não apaga tudo o que de bom fez para trás....

Edu

Citação de: Chefe em 06 de Março de 2011, 16:17
Citação de: Edu em 05 de Março de 2011, 22:06
Expandir...
Citação de: Far(away) em 05 de Março de 2011, 19:32
É uma grande treta para quem tem memória curta ou para quem tem uma antipatia natural para com JVP. Para quem tem a memória como deve ser, sabe perfeitamente que isso do ser MP e JVP e mais 9 era literalmente verdade muitas vezes.

Eu lembro-me bem do que era o Benfica nas épocas de 95/96 e 96/97. Lembro-me do meu pai, adepto ferrenho do Belém, dizer-me que se não fosse esses dois, ficávamos de meia tabela para baixo, lembro-me bem de ir à luz e sair de lá com um sentimento de tristeza profundo por ver quase sempre em todas as partidas os mesmos 2 jogadores a destacarem-se e o resto da equipa não conseguir acompanhar o ritmo. Quem for honesto nas memórias, também se deverá lembrar perfeitamente.

Eu estive lá, vi com os meus olhos, ninguém me contou.
Ora bem, claro que sim. Só os mais novos é que não viram. No entanto, o pessoal da nossa geração ou mais velho sabe que é pura verdade.

João Pinto foi o melhor jogador que vi jogar no Benfica.
Eu sou mais velho que tu...
E não concordas, Chefe? Estou a ser injusto?