João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Red skin

O meu idolo de juventude... um dos poucos simbolos daquela altura!

pcssousa

Citação de: Bailey em 11 de Outubro de 2011, 17:21
pccsousa sem qq tipo de ironia eu concordo com o teu post, e o teu relato sobre o que de facto se passou no Verão de 93, parece-me correcto. Tive o cuidado no meu "testamento" de dizer "Podes censurar a atitude, é legítimo". Não concordo é tomar essa atitude no seu 1º ano, que para todos os efeitos não foi levada em diante, para manchar irremediavelmente os seus 8 anos de Benfica.
Para mim, deixa uma mácula sim, mas definitivamente não apaga o que JVP fez com a camisola do Benfica, nem isso faria sentido. Óbvio que foi enganado, óbvio que se redimiu.
Tive muita pena que saisse do Benfica como saiu. A sair preferia que tivesse sido pela porta grande, mas houve muito ressabiamento contra ele e acabou por ser assim. O momento que acabou por marcar o seu fim no Benfica foi quando o quiseram vender (já não me lembro se foi aquando da oferta do Liverpool ou a do Depor, mas acho que foi a quando da dos galegos) em que estava tudo acordado entre os clubes e ele não quis, tendo Vale e Azevedo que pensar em vender outros. a pouca empatia com Heynkes, um individuo frio e rancoroso fez o resto. Quando comentou os jogos da selecção portuguesa no Euro 2000 o alemão nem o nome do JVP proferiu tratando-o apenas por "o nº 8 de Portugal" o que deixou transparecer que houve de facto chatice entre os dois e da grande.

Durante muito tempo não o considerei imortal, coisas da juventude que tradicionalmente é menos ponderada e muitas vezes mais intolerante, entretanto mudei de ideias e acho que o seu lugar é mesmo entre os imortais. Tenho mágoa pela forma como ocorreu a sua saída e tenho também por não se referir ao Benfica com o carinho que eu gostava. O clube e os seus adeptos não têm culpa do que um seu presidente fez, tanto mais que assim que foi a votos o tiraram de lá.
Por mim, que votei mais de uma vez para que JVP não fosse imortal, se pudesse mudaria hoje o meu sentido de voto.

Red skin

Acho que como pessoa o JVP é impecável... sp q fala é sem intermediários, diz o q pensa, sem ser ofensivo e com respeito por todos os profissionais do futebol, mesmo aqueles q o magoaram...

Morava ao pé do Pedro Roma qd era puto, e ainda hj me lembro qd o JVP, Paulo Sousa, Isaias, Hélder e outros apareceram lá no bairro para o aniversário do ex-Guarda Redes... todos uma simpatia, excepto o Isaias  ;D

_JonasThern_

Ninguém aqui ficou contente com a saída do João Pinto para o Sporting em 2000 e penso que ninguém queria que ele saísse do Benfica. No entanto, mais por aquilo que representava após o 3-6 do que pelo seu rendimento propriamente dito.

Um jogo fantástico que tomou proporções de loucura pelo massacre que foi em casa do rival no jogo que decidia o título e porque 3 dos 6 golos, foram marcados por um jogador que esse mesmo rival esteve pertíssimo de roubar. Só quem o viveu sabe a loucura que se apoderou dos benfiquistas principalmente naquela hora e meia, mas também nas semanas seguintes. Imaginam o gozo que não foi nessa altura? Pois eu digo-vos, foi um gozo tremendo.

Mas isso foi algo que sentimos no calor do momento. É a paixão dos adeptos no seu estado puro. Completamente irracional. Nada mais importava. No entanto, analisando os factos friamente e com a devida distância, não se pode analisar a carreira do João Pinto no Benfica só por esses 3-6 ou só pelo que fez de bom no clube. É uma soma de várias partes e, entre essas partes, lá estão quer a rescisão cobarde de 93, quer o pobre rendimento que teve em boa parte da sua passagem pelo Benfica.

E não me venham com a história de que o João Pinto levava a equipa às costas nos 8 anos que esteve no Benfica. Isso podem contar a quem não o viu jogar. Eu vi e sei bem o que vi. Teve um rendimento extremamente inconstante e teve com ele, colegas que, muitas vezes, o superaram dentro do campo.

O que acontece é que o Campeonato de 93/94 (ao qual está intimamente ligado o 3-6 e, consequentemente, o João Pinto) foi, durante muito tempo, o único e o último campeonato à Benfica a que os benfiquistas se podiam agarrar, o que projectou ainda mais a imagem de que o João Pinto ser inatingível e os restantes companheiros serem uns autênticos coxos, mesmo que alguns deles tivessem um rendimento superior.

Shoky

Citação de: _JonasThern_ em 11 de Outubro de 2011, 18:36
Ninguém aqui ficou contente com a saída do João Pinto para o Sporting em 2000 e penso que ninguém queria que ele saísse do Benfica. No entanto, mais por aquilo que representava após o 3-6 do que pelo seu rendimento propriamente dito.

Um jogo fantástico que tomou proporções de loucura pelo massacre que foi em casa do rival no jogo que decidia o título e porque 3 dos 6 golos, foram marcados por um jogador que esse mesmo rival esteve pertíssimo de roubar. Só quem o viveu sabe a loucura que se apoderou dos benfiquistas principalmente naquela hora e meia, mas também nas semanas seguintes. Imaginam o gozo que não foi nessa altura? Pois eu digo-vos, foi um gozo tremendo.

Mas isso foi algo que sentimos no calor do momento. É a paixão dos adeptos no seu estado puro. Completamente irracional. Nada mais importava. No entanto, analisando os factos friamente e com a devida distância, não se pode analisar a carreira do João Pinto no Benfica só por esses 3-6 ou só pelo que fez de bom no clube. É uma soma de várias partes e, entre essas partes, lá estão quer a rescisão cobarde de 93, quer o pobre rendimento que teve em boa parte da sua passagem pelo Benfica.

E não me venham com a história de que o João Pinto levava a equipa às costas nos 8 anos que esteve no Benfica. Isso podem contar a quem não o viu jogar. Eu vi e sei bem o que vi. Teve um rendimento extremamente inconstante e teve com ele, colegas que, muitas vezes, o superaram dentro do campo.

O que acontece é que o Campeonato de 93/94 (ao qual está intimamente ligado o 3-6 e, consequentemente, o João Pinto) foi, durante muito tempo, o único e o último campeonato à Benfica a que os benfiquistas se podiam agarrar, o que projectou ainda mais a imagem de que o João Pinto ser inatingível e os restantes companheiros serem uns autênticos coxos, mesmo que alguns deles tivessem um rendimento superior.

Falaste bem. O0

Chelas

eu nao gosto do JVP apenas por um jogo fantastico que fez, desculpa mas eu vi bem o Benfica dessa altura e apenas ele e o Michel carregavam a equipa, quando as coisas corriam mal ele era sempre o crucificado

_JonasThern_

Citação de: Chelas em 20 de Outubro de 2011, 00:38

eu nao gosto do JVP apenas por um jogo fantastico que fez, desculpa mas eu vi bem o Benfica dessa altura e apenas ele e o Michel carregavam a equipa, quando as coisas corriam mal ele era sempre o crucificado

Jogadores como Edilson, Valdo, Isaías, Nuno Gomes, Poborsky, etc eram o quê? Pernetas?

AM_SLB

NunoDuarte

Um dos melhores futebolistas  do futebol português

sardao

_JonasThern_, concordo com o que dizes, só acrescento que o rendimento do João Pinto até 96 foi óptimo. Depois disso, também fruto de equipa cada vez piores e alguma acomodação, baixou muito e lá mais para o final estava claramente a deixar de ser um imprescindível no onze. Também a relação dele com o Vale e Azevedo nunca pareceu das melhores (por causa da não transferência para o Depor?).

benfiquistaemcasa

Na minha opinião só o 3-6 já o colocavam como um dos grandes jogadores de sempre do Benfica.Estamos a falar dum Sporting com Figo , Sousa e Balakov no meio campo.
Mas o João Pinto foi muito mais do que um jogo.Era um atleta que jogo após jogo dava tudo o que tinha e o que não tinha para levar o Benfica para a frente.Fosse contra o Sporting , Porto ou contra quem fosse. Muitas vezes completamente desacompanhado

pguerreiro

Pessoalmente considero que o JVP sempre foi melhor jogador do que pessoa, no famoso «verão quente» o facto de ele ter ficado no Benfica nada teve a ver com benfiquismo, apenas e só com números. Agora daí a dizer que nessa época 1993/94 o JVP não andou com a equipa às costas acho incorrecto. Aparte o Benfica mesmo com as saídas de Pacheco e Paulo Sousa continuar a ter um plantel de luxo, a equipa sempre se demonstrou dependente da genialidade do JVP.

A consistência exibicional do JVP ao longo dos tempos já acho mais discutível, aí concordo com o Sardão, até 96 esteve muito acima da média, depois disso encostou-se.

Também é preciso ver o que ele passava, precisamos de enquadrar o JVP no Benfica no auge do Sistema. Há uma história em que ele conta que um adversário lhe diz "se fosse para jogar à bola não era eu que estava aqui", os adversários cascavam-lhe a torto e a direito, a imprensa prestava louvores às marcações de Paulinho Santos e Cª que com a conivência dos árbitros distribuiam fruta do início ao fim, até que a mulher da altura dizia que «vocês não imaginam as pernas do JVP depois dos jogos».

jborges

Durante anos, o JVP andou literalmente com o benfica às costas. Só uma besta como Vale e Azevedo permitiriam que a nossa maior coqueluche, um símbolo do clube, saísse tão ingloriamente. Para não falar no retorno financeiro que nem se deu ao trabalho de ter. Relembro só que quando o despediram, Portugal ia para o Euro e ele era dos jogadores mais importantes.
mesmo vendo-o com a camisola do Sporting, nunvca o deixei de admirar, e embora não querendo que o clube dele ganhasse, sempre torci para que tivesse sucesso.
Já o disse aqui e noutros locais, o Benfica deve-lhe uma homenagem. pelo menos o Benfica com princípios, que eu defendo.

pguerreiro

Citação de: jborges em 21 de Outubro de 2011, 17:49
Durante anos, o JVP andou literalmente com o benfica às costas. Só uma besta como Vale e Azevedo permitiriam que a nossa maior coqueluche, um símbolo do clube, saísse tão ingloriamente. Para não falar no retorno financeiro que nem se deu ao trabalho de ter. Relembro só que quando o despediram, Portugal ia para o Euro e ele era dos jogadores mais importantes.
mesmo vendo-o com a camisola do Sporting, nunvca o deixei de admirar, e embora não querendo que o clube dele ganhasse, sempre torci para que tivesse sucesso.
Já o disse aqui e noutros locais, o Benfica deve-lhe uma homenagem. pelo menos o Benfica com princípios, que eu defendo.
O ordenado do JVP chocava o Vale e Azevedo e de facto não era para menos num clube a atravessar uma grave crise financeira, mas é como dizes, daí a dar-se ao luxo de teimosias e deixá-lo sair da forma que foi... Ainda fez uma dupla do caneco com o Jardel e deram um título ao Sporting.