João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

sardao

O Rui Costa é imortal pela imagem que tem. É um jogador que se fez no Benfica e sempre se identificou com o Benfica. As pessoas gostam dele. Há uma vertente sentimental muito forte.

Notguilty

Tem grande responsabilidade em eu ser Benfica.
Ele , Saint Michel e o Vermelho.

Bailey

Citação de: sardao em 10 de Janeiro de 2012, 04:45
O Rui Costa é imortal pela imagem que tem. É um jogador que se fez no Benfica e sempre se identificou com o Benfica. As pessoas gostam dele. Há uma vertente sentimental muito forte.

Mas isto é o "Querida Júlia"? Imagem que tem? As pessoas gostam dele? Vertente sentimental muito forte?!

É isso que interessa? Pensei que era jogar à bola! E isso o Rui Costa até fez e bem, e quanto a mim justificativo de ser Imortal. Mas essas questões sentimentais é o que tornam as categorias nestes tópicos uma valente palhaçada.

Para colocar alguém na sua categoria aqui é devido às "questões sentimentais", às pessoas gostarem deles, quando devia ser a qualidade dos jogadores em causa. Mas alguém daqui está preocupado se o Águas, o Bento, o Simões etc eram mais ou menos simpáticos? Mais ou menos populares?

Vocês com a história do "Imortal para mim é gostarem dele, sentimento..." estão-se a esquecer do significado  da palavra Imortal. Imortal não morre, é eterno. E se nenhuma pessoa é eterna a memória é. Águas, Coluna, Eusébio, Humberto Coelho nunca vão morrer na memória do Benfica, serão constantemente lembrados por isso são Imortais, não é preciso virem fazer juras de amor no Twitter à David Luíz.

Trezeguet

Menino do Côro

Realmente...

Só com argumentos de sentimentalidade é que o "Rui" pode ser um imortal do Benfica.

Marafado

O que interessa é aquilo que o João Pinto significa para mim. É Imortal.

Jamais me esquecerei dele e dos jogos do Sporting e Leverkusen.

O mesmo se aplica ao Rui Costa.

Serrasqueiro

Citação de: Marafado em 11 de Janeiro de 2012, 12:19

João Pinto e Rui Costa, mesmo para aqueles que dizem o contrário serão sempre imortais na mente de qualquer benfiquista. Em miúdo quantas e quantas vezes via fascinado os jogos e golos do JVP!

Çula

Citação de: Serrasqueiro em 12 de Janeiro de 2012, 07:33
Citação de: Marafado em 11 de Janeiro de 2012, 12:19

João Pinto e Rui Costa, mesmo para aqueles que dizem o contrário serão sempre imortais na mente de qualquer benfiquista. Em miúdo quantas e quantas vezes via fascinado os jogos e golos do JVP!

O JVP (para mim) é um imortal do clube, relativamente ao Rui Costa não posso dizer o mesmo. O que é que o Rui fez que lhe confira um estatuto desses? Engatou a meio da época 92/93 com um hat-trick frente ao Sp. Espinho e ganhou a titularidade até sair no verão de 1994. Depois regressou para terminar a carreira no clube do seu coração. Isto chega para ser imortal? Atenção que eu adorava o Rui Costa, depois de JVP era o meu jogador preferido, mas se são tão exigentes para uns acho que deviam ser para todos. No fundo aquilo que mais interessa é o que os jogadores representam para cada um de nós.
Eu gostava era que no tópico do João se falasse mais daquilo que ele fez por nós do que propriamente se deveria ser imortal, saudade ou vendedor de castanhas.

Trezeguet

agora tens razão Çula mas olha que ele como vendedor castanhas não levava muito caro

redeagle7

O Rui não pode ser Imortal pelo que fez no Benfica, agora se olharmos para o sentimento que sempre despertou em todos os benfiquistas então a coisa pode ficar mais equilibrada.

Quando ele saiu pra Fiore eu passei a ser um fã dedicado da equipa de Florença, isso diz muito do que o jogador representava pra mim e acho que para o resto dos benfiquistas.

A postura dele enquanto esteve la fora sempre foi de um benfiquista atento ao clube e é daqueles que nunca existiu sequer dúvida que não jogaria noutro clube em Portugal que não o Benfica.

Mesmo assim penso que entre o João e o Rui, o João merece muito mais a Imortalidade, aquilo que ele fez no Benfica mais nenhum fez no seu tempo, foi o jogador da década (90) do Benfica com clara distância pra todos os outros.

A mim interessa sobretudo o que ele fez de águia ao peito, depois de ser escorraçado acho que tinha o direito de escolher o clube que bem entendesse, não querendo ele voltar a emigrar então só havia mais 2 clubes em Portugal que um jogador da sua dimensão podia representar, escolheu o Sportem e fez ele muito bem, acabou por vencer mais um titulo de campeão nacional.

Marafado

Rui Costa é mistica no Benfica. O Rui Costa tem todo um trajecto nas camadas jovens do Benfica. Ganhou uma Taça de Portugal e um Campeonato no Benfica e participou em jogos memoráveis como Arsenal em Londres e Bayer em Leverkusen. Proporcionou momentos de futebol que o Estádio da Luz jamais esquecerá, e nunca negou as suas origens, levando o nosso nome além fronteiras.

Se formos pelo critério de não ter ganho mais, porque considerar João Pinto ou Preud'homme imortais?

Çula

Citação de: Marafado em 12 de Janeiro de 2012, 12:39
Rui Costa é mistica no Benfica. O Rui Costa tem todo um trajecto nas camadas jovens do Benfica. Ganhou uma Taça de Portugal e um Campeonato no Benfica e participou em jogos memoráveis como Arsenal em Londres e Bayer em Leverkusen. Proporcionou momentos de futebol que o Estádio da Luz jamais esquecerá, e nunca negou as suas origens, levando o nosso nome além fronteiras.

Se formos pelo critério de não ter ganho mais, porque considerar João Pinto ou Preud'homme imortais?

Marafado se te estás a referir ao meu post estás a desvirtuá-lo porque em nenhum momento falei de palmarés. Apenas constatei o facto de que enquanto jogou de águia ao peito não fez o suficiente (na minha opinião) para ser considerado um imortal.
E esse exemplo que deste relativamente a estar presente em jogos épicos não me parece muito acertado. Por esse prisma o Kulkov era imortalíssimo.
Mas o que interessa aqui é o que os jogadores representam para cada um de nós, e se para ti o Rui é um imortal é e ponto final. São coisas que não se racionalizam, sentem-se.

Marafado

Sim, estou-me a referir ao teu post. São opiniões. Julgo que Rui Costa é justamente um Imortal deste clube, tal como João Vieira Pinto o deveria ser.

São jogadores que por variados motivos, escreveram a sua história no Benfica, ao ponto de nunca serem esquecidos.

Menino do Côro

Quantas épocas de sénior teve o Rui Costa no Benfica?

4 ou 5 no máximo.

Trezeguet