João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Shoodle

Citação de: jotenko em 14 de Janeiro de 2012, 22:16
Citação de: Shoodle em 14 de Janeiro de 2012, 16:18
Expandir...
Citação de: Marafado em 13 de Janeiro de 2012, 18:36
Citação de: Shoodle em 13 de Janeiro de 2012, 18:32
Citação de: Marafado em 12 de Janeiro de 2012, 12:58
Sim, estou-me a referir ao teu post. São opiniões. Julgo que Rui Costa é justamente um Imortal deste clube, tal como João Vieira Pinto o deveria ser.

São jogadores que por variados motivos, escreveram a sua história no Benfica, ao ponto de nunca serem esquecidos.

Estás equivocadíssimo do significado do que é ser Imortal. É triste, muito triste!
Estava à espera que chegasses tu aqui para me ensinares esse significado...... Alegre, muito alegre!

Não compreendo como tu podes considerar o João Pinto como um "imortal". Estás a compará-lo com os verdadeiros Imortais! Esse senhor foi tudo menos isso.

Ah. Mas o David Luiz já se pode comparar?

Outro que não é comparável, quem o faz, também não sabe o que é ser Imortal.

Marafado

Citação de: Shoodle em 15 de Janeiro de 2012, 18:45
Citação de: jotenko em 14 de Janeiro de 2012, 22:16
Expandir...
Citação de: Shoodle em 14 de Janeiro de 2012, 16:18
Citação de: Marafado em 13 de Janeiro de 2012, 18:36
Citação de: Shoodle em 13 de Janeiro de 2012, 18:32
Citação de: Marafado em 12 de Janeiro de 2012, 12:58
Sim, estou-me a referir ao teu post. São opiniões. Julgo que Rui Costa é justamente um Imortal deste clube, tal como João Vieira Pinto o deveria ser.

São jogadores que por variados motivos, escreveram a sua história no Benfica, ao ponto de nunca serem esquecidos.

Estás equivocadíssimo do significado do que é ser Imortal. É triste, muito triste!
Estava à espera que chegasses tu aqui para me ensinares esse significado...... Alegre, muito alegre!

Não compreendo como tu podes considerar o João Pinto como um "imortal". Estás a compará-lo com os verdadeiros Imortais! Esse senhor foi tudo menos isso.

Ah. Mas o David Luiz já se pode comparar?

Outro que não é comparável, quem o faz, também não sabe o que é ser Imortal.
O João Vieira Pinto foi dispensado do Benfica.

Esteve 8 anos no Benfica, 4 deles no período mais negro na nossa história, não sendo mais negro graças a ele e a Michel Preud´homme, outro Imortal deste clube.

Joga Bonito

Citação de: _JonasThern_ em 15 de Janeiro de 2012, 15:03
Citação de: Menino do Côro em 13 de Janeiro de 2012, 16:49
A malta parece esquecer-se facilmente do Rui Costa vir a público dizer ao Damásio para não lhe "cortar as pernas" porque queria sair para o estrangeiro. É verdade que depois face à melhor oferta da Fiorentina foi para Itália em detrimento de Espanha, o que deu mais uns milhares de contos ao Benfica. mas não é preciso romantizar a sua saída.

Ele quis realmente sair do clube e, que eu saiba, só voltou "in articulo mortis" aos 34 anos. Podia ter perfeitamente vindo mais cedo mas optou por ficar a ganhar umas massas em Itália no banco do Milan.

O Rui Costa podia perfeitamente ter saído uma época antes e nem sequer pensou nessa hipótese. E olha que tinha apenas que atravessar a rua para continuar a jogar...

Agradece ao Sr. Vitor Costa.

Joga Bonito

Marafado

Para mim João Pinto e Rui Costa estão exactamente ao mesmo nível.

sardao

Mantenho o que tenho dito. O João Pinto para mim não é Imortal porque nunca quis ser. Nunca quis nenhum tipo de conotação com o Benfica e com os Benfiquistas. Nunca se assumiu como sendo parte do clube, nunca quis essa identificação. Logo, se ele não se preocupa com o Benfica, acho que não devemos preocupar-nos com ele, simples :P Não é por estar ressabiado ou aziado, é porque acho que faz mais sentido; se ele não quer, não quer e pronto. Está no seu direito. Foi um enorme jogador e é lembrado por isso.

De resto, se ele por acaso estivesse nos Imortais, entendia perfeitamente, com certeza haveria razões válidas para tal. Mas se me perguntam pessoalmente, e já o "fizeram" aquando da votação, eu voto Saudade.

E digo isto tendo ele sido o jogador que mais idolatrei na vida.

Shoodle

Citação de: Marafado em 16 de Janeiro de 2012, 15:57

Esteve 8 anos no Benfica, 4 deles no período mais negro na nossa história, não sendo mais negro graças a ele e a Michel Preud´homme, outro Imortal deste clube.

Que chatice. E também quando esteve teve duas vezes com o pé fora ... Ah espera! Não foi culpa dele também os pré-acordos!

Strata

Citação de: Joga Bonito em 16 de Janeiro de 2012, 16:18
Expandir...
A malta parece esquecer-se facilmente do Rui Costa vir a público dizer ao Damásio para não lhe "cortar as pernas" porque queria sair para o estrangeiro. É verdade que depois face à melhor oferta da Fiorentina foi para Itália em detrimento de Espanha, o que deu mais uns milhares de contos ao Benfica. mas não é preciso romantizar a sua saída.

Ele quis realmente sair do clube e, que eu saiba, só voltou "in articulo mortis" aos 34 anos. Podia ter perfeitamente vindo mais cedo mas optou por ficar a ganhar umas massas em Itália no banco do Milan.

O Rui Costa podia perfeitamente ter saído uma época antes e nem sequer pensou nessa hipótese. E olha que tinha apenas que atravessar a rua para continuar a jogar...

Podes crer. Parece que se isso acontecesse o Rui Costa nunca mais comia sopa em casa.

RedNight

Citação de: Joga Bonito em 16 de Janeiro de 2012, 16:19
14 de Maio de 1994.

Para melhor avaliar - apenas para os mais novos ou para alguns ingratos - a importância que o JVP teve no Glorioso, bastará referir que este espaço foi criado já depois da sua saída para Alvalade. Agora contem o número de páginas que este tópico leva...

Qualquer benfiquista com mais de 25/28 anos saberá do que estamos aqui a falar...

E eu, tenho a sorte de me ter agarrado como uma lapa ao futebol desde muito, muito novo. Mas reconheço que possa haver muita gente da minha geração que não perceba a importância e impacto que o JVP teve no clube, pois começaram a ligar ao futebol depois dos 12/15 anos. Foi o único ídolo que tive no  futebol!

Joga Bonito

Citação de: Strata em 17 de Janeiro de 2012, 16:00
Citação de: Joga Bonito em 16 de Janeiro de 2012, 16:18
Expandir...

Podes crer. Parece que se isso acontecesse o Rui Costa nunca mais comia sopa em casa.

:-X :-X :-X

O Sr. Vítor Costa é um Benfiquista à antiga! E conseguiu evitar o desgosto que o Capitão dos Campeões não conseguiu...

playerfoxinot

Citação de: sardao em 16 de Janeiro de 2012, 16:48
Mantenho o que tenho dito. O João Pinto para mim não é Imortal porque nunca quis ser. Nunca quis nenhum tipo de conotação com o Benfica e com os Benfiquistas. Nunca se assumiu como sendo parte do clube, nunca quis essa identificação. Logo, se ele não se preocupa com o Benfica, acho que não devemos preocupar-nos com ele, simples :P Não é por estar ressabiado ou aziado, é porque acho que faz mais sentido; se ele não quer, não quer e pronto. Está no seu direito. Foi um enorme jogador e é lembrado por isso.

De resto, se ele por acaso estivesse nos Imortais, entendia perfeitamente, com certeza haveria razões válidas para tal. Mas se me perguntam pessoalmente, e já o "fizeram" aquando da votação, eu voto Saudade.

E digo isto tendo ele sido o jogador que mais idolatrei na vida.

Concordo tanto contigo.

Ele não se conota ao benfica, nem procura fazer tal. Isso entristece-me.

JPG

JVP foi, é, e provavelmente será sempre polémico.

Para mim, JVP ao nivel que teve nas primeiras épocas teria lugar no 11 de TODAS as equipas que tivemos provavelmente nos últimos 20 anos, fosse hoje e tivesse ele a vontade de emigrar que nunca mostrou ter na altura e era top mundial com os bolsos bem recheados. No entanto a qualidade que fez dele o jogador que foi, aliada à má fase que passavamos atribui-lhe demasiado poder dentro do clube: dizia-se que "queimava" colegas de equipa, acomodou-se e no fundo passou pelo que quase todos os jogadores passam com demasiados anos no clube, acabou por sair e quanto a mim bem. Para que conste vi-o a dizer que sim, abriraram-lhe as portas da saida, mas que a última palavra foi dele.

Acabou por ir para os lagartos, algo que até entendo (acho pouco provavel até que não houvesse já a oferta antes do acordo com o Vale) e manchou a imagem dele com o episodio dos saltinhos onde mostrou ser um fraco pois renegou o passado só para fazer a vontade À claque dos antis (nesse aspecto acho que até o João Pereira se portou melhor). Isto aliado à anterior quase traição são razão para não o considerar imortal: foi enorme nos primeiros anos, mas não correspondeu fora de campo, aliás ainda hoje não mostra grande apreço pelo que clube que acima de tudo fez dele o que é, e mais grave ainda não parece distinguir os problemas que eventualmente tenha tido com anteriores dirigentes, dos adeptos que o idolatravam e que não merecem a indiferença

Mudando de jogador, também não considero o Rui Costa imortal (mesmo sem ter conhecimento desse quase aceitar da proposta do sportem), teve 2 bons anos enquanto novo e voltou já com demasiados anos nas pernas para merecer tanta consideração, só num periodo com poucas referencias como o que atravessamos é que se entende a veneração que por vezes se tem com este sr.
Também nunca me esqueci da capa de revista dele com a camisola do Barça enquanto ainda era jogador do Benfica...  :bah2:

20simao1

o meu ídolo em puto :P :)
mas confesso que nos ultimos anos dele no Benfica, ja nao era a mesma coisa o que eu "gostava dele"

enquanto que os senhores do meu nick e do meu avatar (este ate hoje) igual... sempre fã deles, com as devidas diferenças...

Festivus

O JVP era um bom jogador, mas muitas vezes colava-se à sombra da bananeira, e isso fez com que nunca atingisse o seu máximo potencial. Teve umas boas épocas, mas nas últimas já só estava a jogar para o ordenado.

Nunca me aqueceu nem me arrefeceu, nem a sua ida para o campo grande me fez muita comichão.

Está na secção devida.

uther20

Sombra da bananeira ou só tinha era merda à volta dele? Tudo nas costas do grande Capitão!