João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

ppfinder

Citação de: dfernandes em 18 de Setembro de 2012, 17:03
Façam este exercício simples.

Se, desde a fundação do Benfica até hoje, fossemos escolher 1 jogador mais emblemático por cada década, qual seria o dos anos 90?

É óbvio que, desportivamente, o João Pinto merece estar nos imortais. Se ele não se manteve no Benfica foi culpa do Benfica e não dele, numa das mais aberrantes decisões da história do futebol mundial.

Se hoje a malta reclama com o Vieira por vender o David Luís (que, já agora, de imortal tem zero) ou o Javi baratos, imaginem o que é dispensar o capitão de equipa e o melhor jogador, a custo zero (e que foi para o rival... que foi... campeão) e antes dos 30 anos...

Concordo plenamente !!!!

Eddie_

O que eu não compreendo é porque é que dão tanta importância ao "status" deste fórum...
A opinião que está na cabeça de cada um é mais importante do que a opinião deste fórum. Digo eu...

dfernandes

Citação de: Eddie_ em 18 de Setembro de 2012, 17:27
O que eu não compreendo é porque é que dão tanta importância ao "status" deste fórum...
A opinião que está na cabeça de cada um é mais importante do que a opinião deste fórum. Digo eu...

Mas eu também já disse isso algumas vezes, inclusive aqui.

Tem uma importância relativa. Mas tudo o que nós dizemos aqui ou discutimos também acaba por ir no mesmo sentido. Estamos apenas e só a dar opiniões.

Bailey

Citação de: Eddie_ em 18 de Setembro de 2012, 17:27

Há gente que sente necessidade de falar mal todos os dias a toda a hora do treinador.

Dezenas e dezenas de mensagens a dizer a mesma coisa. Eu por exemplo acho importante defender a importância do João Vieira Pinto, num site com esta dimensão. Para além de que o tempo vai passando, e os que hoje têm 18 já pouco ou nada se lembram dele, e acho importante que as nossas gerações sejam educadas correctamente na nossa história tal como eu fui em relação a figuras como Eusébio, Humberto Coelho, Néné e muitos outros que não vi jogar

dfernandes

Citação de: Bailey em 18 de Setembro de 2012, 19:06

Há gente que sente necessidade de falar mal todos os dias a toda a hora do treinador.

Dezenas e dezenas de mensagens a dizer a mesma coisa. Eu por exemplo acho importante defender a importância do João Vieira Pinto, num site com esta dimensão. Para além de que o tempo vai passando, e os que hoje têm 18 já pouco ou nada se lembram dele, e acho importante que as nossas gerações sejam educadas correctamente na nossa história tal como eu fui em relação a figuras como Eusébio, Humberto Coelho, Néné e muitos outros que não vi jogar

Ainda por cima estou convencido que uma boa parte dos utilizadores deste fórum só se lembra do João Pinto... a jogar no Sporting, no Boavista, ou até... no Braga.

Isso talvez ajude a explicar a sua colocação nesta secção, se existiu votação. Ouvir falar ou ver os jogos não é a mesma coisa que ter vivido esse tempo.

Tiago_I_

David Luiz imortal.
João Vieira Pinto saudade.

Puta da lógica.

The Hurricane

Para mim será Imortal, o resto é conversa.

volt

Aquele hattrick no alvalidl, eu miudinho, pouco ligava a futebol ainda, mas ficou ídolo desde aí, até ter sido vitima dum dos maiores crimes que me lembro de ter visto acontecer no meu clube. O primeiro jogo dele pelas osgas, as câmaras todas a focâ-lo, nem consegui ver esse jogo (tenho um pai lagarto, so para que conste, e na altura costumavamos ver jogos juntos, hoje não dá :P )

Ganhava muito para os poucos golos que marcava, foi essa a desculpa não foi?

sardao

Citação de: volt em 06 de Outubro de 2012, 16:29
Aquele hattrick no alvalidl, eu miudinho, pouco ligava a futebol ainda, mas ficou ídolo desde aí, até ter sido vitima dum dos maiores crimes que me lembro de ter visto acontecer no meu clube. O primeiro jogo dele pelas osgas, as câmaras todas a focâ-lo, nem consegui ver esse jogo (tenho um pai lagarto, so para que conste, e na altura costumavamos ver jogos juntos, hoje não dá :P )

Ganhava muito para os poucos golos que marcava, foi essa a desculpa não foi?

Era uma "vaca sagrada"

dfernandes

ESTRELA DA AMADORA - BENFICA

Campeonato Nacional da 1ª Divisão 1996/1997
24ª Jornada

HOJE ESCREVE O SHOKY

O Benfica partia para 1996/1997 com expectativas de títulos e glória. A época anterior tinha sido de moderado sucesso, depois dum final remendado pelo "bombeiro" Mário Wilson. A equipa encarnada emendou a pobre época no campeonato nacional e venceu a Taça de Portugal, derrotando por 3-1 o Sporting, no Jamor. Paulo Autuori foi o escolhido para treinador, com uma equipa reforçada com inúmeros craques de "papel", daqueles que depois de aberto o melão se via que não estava verde, estava podre.

A temporada começou com a Supertaça, à época disputada a duas mãos. No primeiro jogo deu derrota por 1-0, nas Antas contra o Porto. Artur fez o golo solitário e o resultado parecia anulável no Estádio da Luz. Nada mais falso, humilhação de 0-5 na casa encarnada. Um vexame que condenou Autuori e a sua famosa "táctica do pirilau" ao fracasso. Estava visto que seria mais um ano de sofrimento e vergonha.

O começo de campeonato até parecia promissor...É importante relembrar que a segunda mão da Supertaça só se jogou depois da 3ª jornada do campeonato. O Benfica empatou na estreia a 1 com o Braga, mas goleou o Gil Vicente em Barcelos, por 3-0 e o Setúbal em casa, por 5-1. Até que veio o colapso contra o Porto. O treinador brasileiro ainda conseguiu juntar os cacos e vencer 4 jornadas consecutivas, até cair em Alvalade. O 1º lugar deixou de ser uma realidade e passou para as mãos do futuro tri-campeão Porto. Uma miragem para o Benfica até final da época.

Quando chegámos à 24ª jornade deste campeonato já Autuori estava de férias no Brasil. O novo treinador era Manuel José. O Porto tinha faixas encomendadas e o Sporting o segundo lugar praticamente garantido. O Benfica humilhantemente arrastava-se pelos relvados portugueses, sem honra nem glória, a tentar segurar o terceiro e último lugar do pódio. Na casa do Estrela, dirigido por Fernando Santos, o Benfica apresentou-se com o seguinte 11:

Preud´Homme
Tahar
Jorge Soares
Bermudez
Pedro Henriques
Marinho
Amaral
Valdo
Paulão
Edgar
João Pinto

Um 11 vergonhoso, insultuoso aos Benfiquistas e à sua história. O resultado não foi minimamente surpreendente. Os encarnados levaram um banho de bola à antiga e aos 39 minutos já perdiam com golo de Gaúcho, que era a estrela da companhia e provavelmente melhor que todos os pontas de lança do plantel do Benfica juntos (Pringle, Donizete, Ákwa, Hassan e Mauro Airez). Valdir estava a chegar e seria uma lufada de ar fresco nesta matéria, mas ainda não a tempo de salvar a equipa na Reboleira.

Ao intervalo e perdendo 1-0, Manuel José trocou Paulão por Ákwa, ou seja nada por zero. Iliev e Glenn Helder entraram durante o decorrer do jogo, para os lugares de Marinho e Edgar, e o futebol do Benfica melhorou um pouco, apesar de mais jogado com o coração que com a cabeça. E seria mesmo o coração desta equipa a salvar um ponto sobre o apito final. João Pinto, um farol no meio da mediocridade, um dos poucos que honravam a história do Sport Lisboa e Benfica apareceu a finalizar e bateu Paulo Santos. 1-1 seria o resultado final duma exibição que poderia resumir a época inteira. Começou muito mal, apenas muito tarde apareceu a esperança da vitória, que rapidamente se esfumou deixando um trago muito amargo na boca dos adeptos do Benfica. Nas jornadas seguintes o Benfica seguiria a marcha da vergonha, perdendo 1-3 em Chaves e 3-4 com o Salgueiros, no Estádio da Luz. Este último descalabro com a particularidade de ter passado de 3-2 para 3-4 no período de compensação. A eliminação na Taça das Taças aconteceria pouco depois, para a Fiorentina de Batistuta e Rui Costa e no campeonato as Águais ficaram-se por um 3º Lugar a quase 20 pontos do 2º classificado, Sporting. Na Taça de Portugal houve alguma esperança, vitória sobre o Porto na Luz por 2-0 e percurso terminado com uma derrota humilhante por 2-3 na final. Não se salvou a honra do convento e o pior...ainda estava para vir.

Autor do texto: SHOKY

Audio - Língua: Português | Codec e Bitrate: MP3 VBR @ 98 kb/s (49/ch, stereo)

Vídeo - Codec: Xvid | Bitrate: 1254 kbps | Resolução: 640X480 | FPS: 25.000 | Duração: 01:53:

https://rapidshare.com/files/1079848478/CN.96.97.J24.E.Amadora.Benfica.1997.TVRip.Xvid-UpPTMSNM.part1.rar
https://rapidshare.com/files/1673155313/CN.96.97.J24.E.Amadora.Benfica.1997.TVRip.Xvid-UpPTMSNM.part2.rar

ou

http://www.filebox.com/v4hdhhlnixg3
http://www.filebox.com/l989n7zm803a

Agradecimento pela magnífica crónica: SHOKY

Password: dfernandes

Mathayus

Desde que saiu do Benfica e abriu a boca... foi uma desilusão. Como jogador foi excelente mas o resto...

Alento

| João |

PésDeCoentrão

Quando o JVP não é imortal... pergunto eu, o que é um Imortal ?

DEVILLICA

Quando era miúdo o João Vieira Pinto era Benfica, foi dispensado tornei-me adolescente... E deixei de ter esperança na vida.
Quando o  meu irmão acordo-me com a capa do jornal a dizer dispensado fiquei com lágrimas nos olhos.