João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

faneca_slb4ever

Citação de: Piksi em 28 de Março de 2013, 10:59
Mas está tudo doido? O melhor Aimar não servia para engraxar as botas do João Pinto? :2funny:

Jogadores diferentes. Nem entendo a comparação.

Bailey

Citação de: RP89 em 28 de Março de 2013, 10:06
Citação de: Bailey em 28 de Março de 2013, 09:28
Expandir...
Citação de: Covenant em 28 de Março de 2013, 01:41
Citação de: Alcaide em 27 de Março de 2013, 22:35
Leio aqui cada coisa...enfim.
João Manuel Veira Pinto foi um dos melhores jogadores portugueses da sua geração. Cabeça no ar, elegante no trato da bola, colocava-a com uma precisão maravilhosa quer com o pé esquerdo com o direito.
Repentista, talento puro, cabeceador eximio, irrequieto...

Sei que muitos me vão querer bater com o que vou dizer, mas o melhor Aimar não servia para engraxar as botas do melhor João Vieira Pinto.
Não viste o melhor Aimar e consigo perdoar-te isso.

tu com 22 aninhos tb te perdoo que não tenhas visto o melhor João Vieira Pinto
Olha que secalhar até viu, mas foi a jogar pelo SCP.

pois é só isso mesmo que vocês se lembram. Se só se lembram disso deixavam de dizer disparates neste tópico que já enjoa.

Mestre30

Citação de: faneca_slb4ever em 28 de Março de 2013, 11:40
Citação de: Piksi em 28 de Março de 2013, 10:59
Mas está tudo doido? O melhor Aimar não servia para engraxar as botas do João Pinto? :2funny:

Jogadores diferentes. Nem entendo a comparação.
O0

Piksi

Citação de: Bailey em 28 de Março de 2013, 14:10
Citação de: RP89 em 28 de Março de 2013, 10:06
Expandir...
Citação de: Bailey em 28 de Março de 2013, 09:28
Citação de: Covenant em 28 de Março de 2013, 01:41
Citação de: Alcaide em 27 de Março de 2013, 22:35
Leio aqui cada coisa...enfim.
João Manuel Veira Pinto foi um dos melhores jogadores portugueses da sua geração. Cabeça no ar, elegante no trato da bola, colocava-a com uma precisão maravilhosa quer com o pé esquerdo com o direito.
Repentista, talento puro, cabeceador eximio, irrequieto...

Sei que muitos me vão querer bater com o que vou dizer, mas o melhor Aimar não servia para engraxar as botas do melhor João Vieira Pinto.
Não viste o melhor Aimar e consigo perdoar-te isso.

tu com 22 aninhos tb te perdoo que não tenhas visto o melhor João Vieira Pinto
Olha que secalhar até viu, mas foi a jogar pelo SCP.

pois é só isso mesmo que vocês se lembram. Se só se lembram disso deixavam de dizer disparates neste tópico que já enjoa.
Um gajo que ia saír do Benfica à revelia da direcção prejudicando o clube e só voltou com a sua palavra atrás por causa do dinheiro é um digno imortal.

Bailey

deixa-te de tretas. Se isso tivesse tido mesmo tanta importância como a queres dar, o João Pinto na altura depois desse verão quente teria sido criticado e assobiado e maltratado

nunca o foi, por alguma razão nesse período era conhecido como "menino de ouro". Depois desse verão quente.

O facto é que não saíu, o facto é que depois teve várias oportunidades para saír, e nunca quis saír. Nunca QUIS saír. Por vontade dele teria ficado no Benfica

Os imortais à sec XXI pediram para saír, como o David Luíz, e até: O Simão Sabrosa. Sim até o Simão Sabrosa mais que uma vez PEDIU para saír.

O João Pinto só saíu porque foi mandado embora, numa das decisões mais estúpidas e mais lesivas para o próprio Benfica de que há memória. E ele encarregou-se de provar nesse Europeu de 2000 que estava "acabado".

Piksi

Citação de: Bailey em 28 de Março de 2013, 14:22
deixa-te de tretas. Se isso tivesse tido mesmo tanta importância como a queres dar, o João Pinto na altura depois desse verão quente teria sido criticado e assobiado e maltratado

nunca o foi, por alguma razão nesse período era conhecido como "menino de ouro". Depois desse verão quente.

O facto é que não saíu, o facto é que depois teve várias oportunidades para saír, e nunca quis saír. Nunca QUIS saír. Por vontade dele teria ficado no Benfica

Os imortais à sec XXI pediram para saír, como o David Luíz, e até: O Simão Sabrosa. Sim até o Simão Sabrosa mais que uma vez PEDIU para saír.

O João Pinto só saíu porque foi mandado embora, numa das decisões mais estúpidas e mais lesivas para o próprio Benfica de que há memória. E ele encarregou-se de provar nesse Europeu de 2000 que estava "acabado".
Vítor Paneira!

Bailey

eu disse "numa das "

e se queres ir por aí, também podemos ir por aí. Não sei que idade tens, mas partindo do princípio que já tinhas idade para acompanhares futebol a sério, no período em que ambos estavam no Benfica, certamente te lembrarás que a estrela do Benfica era o João Pinto. Com o Paneira na equipa. Daí tira as conclusões que quiseres.

_adviser_

Por acaso não sabia que o Rei Artur estava nos Imortais. Hilário!

RP89

Citação de: Bailey em 28 de Março de 2013, 14:10pois é só isso mesmo que vocês se lembram. Se só se lembram disso deixavam de dizer disparates neste tópico que já enjoa.

Pois, não sei. Quer-me parecer que te lembras tu melhor da carreira dele no Benfica do que o próprio, porque nunca fala de tal coisa.
Mas é engraçado falares do tal verão quente. O que eu sei é que o Rui Costa e o Paneira não se foram refugiar em Espanha e não ficaram por dinheiro, já o JVP...

RedVC

Citação de: Bailey em 28 de Março de 2013, 14:30
eu disse "numa das "

e se queres ir por aí, também podemos ir por aí. Não sei que idade tens, mas partindo do princípio que já tinhas idade para acompanhares futebol a sério, no período em que ambos estavam no Benfica, certamente te lembrarás que a estrela do Benfica era o João Pinto. Com o Paneira na equipa. Daí tira as conclusões que quiseres.

Completamente de acordo. Eu gostava imenso de Paneira mas quem enchia o campo na maior parte dos jogos era João Pinto.
Aliás como noutro dia referi, quem não viu este jogador ao vivo naquelas desgraçadas equipas do final do século não faz ideia como João Pinto carregava a equipa e assumia a mística Benfiquista. Se o homem quis continuar a jogar futebol ao mais alto nível dentro de Portugal e se foi escorraçado, o que interessa ter ido para o sporting? O sporting aproveitou a parvoice, a inconsciência da maioria dos Benfiquistas que participaram na eleição do fulano anafado que mandou João Pinto embora. Se João Pinto jogou no sporting a culpa foi de todos esses que votaram no tal fulano.

Quem viu João Vieira Pinto ao vivo, enfrentar quase sozinho um mar de adversidades não esquece. Quem viu a classe, o esforço, o suor e o sangue que ele verteu, não esquece. Eu também não esqueço que ele ia virando as costas ao Benfica no verão quente. E depois? Para mim imortal tem a ver com o rendimento, o empenho e o respeito que teve enquanto nosso atleta. Não foi um homem modelo? Pois não. Não foi um jogador modelo? Pois não. Mas teve mais classe e mais rendimento e maior preponderância na equipa de águia ao peito que muitos dos que estão na secção imortais. Se João Vieira Pinto tivesse saído naquele Verão quente estou convencido que teríamos um campeonato a menos e a classificação norma daqueles anos teria sido do 5º lugar para baixo. Um homem que teve a importância que ele teve na conquista de um campeonato como o de 1994 é um imortal.

As opiniões respeitam-se mas de facto contextualizar os acontecimentos no seu tempo e espaço é fundamental. Quem viveu aqueles dias sabe que isto é verdade: João Pinto foi escorraçado. Escorraçado e saiu do Benfica contra a sua vontade.

Se o critério é não catalogar um ex-jogador jamais como imortal apenas porque vestiu a camisola do Sporting, então será necessário retirar o  nome de Cosme Damião, o maior de todos nós. Porque não o fazemos? Porque foi o maior de todos nós, porque deixou obra feita, porque moldou o nosso clube e atente-se porque quando vestiu a tal camisola, fe-lo num contexto nobre. Quem estudar o contexto em que João Pinto vestiu a camisola do sporting então terá que culpar primariamente muitos milhares de Benfiquistas.

O sporting é um rival e apenas isso. Não uma obsessão nossa, nunca foi e nunca deverá ser. São uns tristes, uns complexados de nascença. Eles aproveitaram várias parvoíces históricas nossas entre as quais João Pinto. Uma das duas maiores parvoices que o Benfica fez e eles aproveitaram. A outra foi Rui Jordão.

Todo o homem erra, e a todos é devida uma segunda oportunidade. Paulo Sousa foi um ingrato maior do que todos os outros. Formado no nosso clube, saiu perante a irresponsabilidade e incompetencia de uma direçao do nosso clube mas nunca se arrependeu, nunca. Pacheco saiu mas arrependeu-se e hoje tem palavras de arrependimento e de simpatia para com o nosso clube. João Pinto não saiu dessa vez e deu-nos um titulo e muitas tardes de fogachos de esperança e odores da nossa antiga glória, mesmo sem titulos.  Depois foi escorraçado e foi para o sporting. Nunca teve palavras deselegantes para com o Benfica. E quem vê os olhos dele quando se fala do Benfica percebe o seu carinho. Se ele não quer ter uma vida clubistica mas antes contribuir mais transversalmente para o futebol portugues, está no seu direito.

Existem outros atletas de alguma forma escorraçados do Benfica que acabaram por jogar no Sporting? Existem sim, atentem na lista feita rapidamente de cabeça: Jordão, Artur Correia, Carlos Manuel, Carlos Alhinho, Eurico, Romeu. Alguns deste são imortais, outros deveriam também ser. É tramado ser coerente.

Eu sofri muito com aquelas direcções damásio e vale azevedo. Por isso mesmo tenho a maior gratidão por João Vieira Pinto. Imortal? Obviamente.

Bailey

Citação de: RP89 em 28 de Março de 2013, 16:08
Citação de: Bailey em 28 de Março de 2013, 14:10pois é só isso mesmo que vocês se lembram. Se só se lembram disso deixavam de dizer disparates neste tópico que já enjoa.

Pois, não sei. Quer-me parecer que te lembras tu melhor da carreira dele no Benfica do que o próprio, porque nunca fala de tal coisa.
Mas é engraçado falares do tal verão quente. O que eu sei é que o Rui Costa e o Paneira não se foram refugiar em Espanha e não ficaram por dinheiro, já o JVP...

tinhas 4 anos.

Sabes muita coisa tu. E o Rui Costa não é o mártir que tu pensas. O Rui Costa para tua informação ficou tão lixado que não o deixassem saír para o Barcelona, que nunca mais falou ao presidente da altura. E o Rui Costa já ca andava ... há anos... e anos. O João Pinto teve perto de saír, numa altura que tinha um ano de casa, em que a sua ligação ao Benfica ainda não era forte, ainda nem ele tinha sido campeão.

Mas o Rui Costa é que é herói. Um herói que na realidade lá se pôs a andar sem ter dado os seus melhores anos da sua carreira ao Benfica. Coisa que olha.. o João Pinto fez. E desde 94 a 2000 oportunidades teve ele para saír. A partir de 97 mais que oportunidades foi literalmente empurrado. Até que finalmente teve mesmo que saír.

Vocês lêem as histórias e mandam as postas de pescada em tom de "eu é que sei" quando nem sequer tavam cá par ver.

Pensas que gajos como o Rui Costa também eram todos inocentes? tábem tá. Inocentes não há.

O que houve foi um jogador que deu os melhores anos da carreira ao Benfica, tendo feito sempre força para ficar, a partir da época de 93/94, foi capitao durante 6 anos, foi idolatrado por grande parte da minha geração. Não sabem do que falam... fiquem calados.

Bertolucci Kasparov

O João Pinto estava ontem no aeroporto de Madrid, sentado mais de uma hora ao meu lado.

Estava com os seus dois filhos mais novos e uma gaja, baixinha e morena, com cú e mamas de brasileira.  ;D

RP89

Citação de: Bailey em 28 de Março de 2013, 19:43tinhas 4 anos.

Sabes muita coisa tu. E o Rui Costa não é o mártir que tu pensas. O Rui Costa para tua informação ficou tão lixado que não o deixassem saír para o Barcelona, que nunca mais falou ao presidente da altura. E o Rui Costa já ca andava ... há anos... e anos. O João Pinto teve perto de saír, numa altura que tinha um ano de casa, em que a sua ligação ao Benfica ainda não era forte, ainda nem ele tinha sido campeão.

Mas o Rui Costa é que é herói. Um herói que na realidade lá se pôs a andar sem ter dado os seus melhores anos da sua carreira ao Benfica. Coisa que olha.. o João Pinto fez. E desde 94 a 2000 oportunidades teve ele para saír. A partir de 97 mais que oportunidades foi literalmente empurrado. Até que finalmente teve mesmo que saír.

Vocês lêem as histórias e mandam as postas de pescada em tom de "eu é que sei" quando nem sequer tavam cá par ver.

Pensas que gajos como o Rui Costa também eram todos inocentes? tábem tá. Inocentes não há.

O que houve foi um jogador que deu os melhores anos da carreira ao Benfica, tendo feito sempre força para ficar, a partir da época de 93/94, foi capitao durante 6 anos, foi idolatrado por grande parte da minha geração. Não sabem do que falam... fiquem calados.
É isso então. Um queria sair para o Barcelona e é mau (mas por acaso saiu para a Fiorentina para o Benfica receber mais), o outro quando o puseram na rua foi parar ao SCP e é bom.  Nem na merda dos jogos de solidariedade se digna a vestir a camisola do Benfica.

Já agora, quem é vossa excelência para mandar calar seja quem for? Nasceste com o cu virado para a lua, foi? Ah, deve ser por eu na altura em que o João era o maior do Mundo e "carregava o Benfica às costas" ter 4 anos, então sou menos que tu.

O gajo que foi dar títulos ao rival directo é Imortal no Benfica. Tá bem.
Imortalíssimo, lá em Alvalade.

Bailey

se calhar não há "bons" e "maus", e se calhar convém é analisar o que ambos deram ao Benfica e não as juras de amor, à David Luíz que na práctica valem zero. Como tinhas 4 aninhos na altura, acho difícil que consigas analisar na plenitude o que ele deu ao Benfica. É difícil de entrar esse pormenor na cabeça?

Quanto ao teu tom, infelizmente devido a regras do fórum não te  posso responder como merecias.

Theroux

Isto está quente ahah

A minha opinião:

1) Um benfiquista com bom senso (basta isto) NUNCA, mas NUNCA deverá apontar algo de negativo ao JVP.

2) O JVP apesar de ter ficado na história do Benfica, não está ao nível de outros jogadores da sua geração, como o Rui ou o Nuno Gomes, em termos de benfiquismo.

2.1) O JVP optou por se distanciar dos clubes que representou e isso reflecte-se no apreço que os adeptos têm por ele: não me lembro de ver qualquer benfiquista, seja onde for, a desejar vê-lo de novo no Benfica. Transformou-se num homem do futebol, sem clube, como o Pauleta.

3) Um JVP (levando apenas em conta a sua passagem pelo Benfica) vale, assim por alto, 10 David Luizes.