João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

AChamaImensa

Não quero entrar na mesma conversa ainda para mais tendo como exemplo o mesmo jogador porque não tenho nada contra ele, bem pelo contrário, mas não deixa de me parecer cómico pelos jogos que vi (e já vi alguns jogos completos mais bastantes horas de resumos, mesmo não tento tido oportunidade de ver em directo) pôr Isaías a um nível superior como jogador a um jogador como Simão Sabrosa.

Isaías podia ser muita coisa e foi um grande jogador e é uma figura incontornável do anos 90 do Benfica mas tecnicamente desde que ele saiu em 1995 que tivemos uma mão cheia de atacantes melhores que ele.

Calma com o saudosismo e o antigamente é que é bom. A "diferença" é que esse Benfica ganhava.

LMAB89

Citação de: AChamaImensa em 31 de Maio de 2013, 23:05
Não quero entrar na mesma conversa ainda para mais tendo como exemplo o mesmo jogador porque não tenho nada contra ele, bem pelo contrário, mas não deixa de me parecer cómico pelos jogos que vi (e já vi alguns jogos completos mais bastantes horas de resumos, mesmo não tento tido oportunidade de ver em directo) pôr Isaías a um nível superior como jogador a um jogador como Simão Sabrosa.

Isaías podia ser muita coisa e é uma figura incontornável do anos 90 do Benfica mas tecnicamente desde que ele saiu em 1995 que tivemos uma mão cheia de atacantes melhores que ele.

Calma com o saudosismo e o antigamente é que é bom. A "diferença" é que esse Benfica ganhava.
O Roger também tinha mais técnica que o Isaías...
E sim, o Isaías foi muito mais importante que o Aimar. Que o Simão não, nem vi ninguém a dizer isso.

Chelas

JVP decada de 90, Simão década de 2000, onde tá o raio da duvida?

AChamaImensa

A questão não era ser mais importante que Aimar, isso é indiscutível.

A questão é melhor jogador.
E que não faltam são pessoas a dizer coisas que na minha opinião são absurdas, como que Isaías era melhor jogador que Simão. E eu nem sou fã do Simão.

Isso é nostalgia e saudosismo, apenas. A ideia de que só os de antigamente é que eram bons. De repente, apesar de terem muito melhores condições, os futebolistas deixaram de ser tão bons como aqueles de quando vocês eram jovens. Já viram que estranho?

Não é preciso ir mais longe para ler que o Isaías era melhor jogador que Simão, está na página anterior:

Citação de: Bailey em 31 de Maio de 2013, 21:36
Citação de: *Crow* em 31 de Maio de 2013, 20:01
O melhor jogador que tivemos dos anos 90 para cá. Ídolo

Sem dúvida. Os melhores quase ao nível dele (ou ao nível dele vá), até curiosamente jogaram com ele, como o Isaías, o Paulo Futre e o Rui Costa (apesar desse não ter dado os melhores anos da carreira ao Benfica como o JVP deu).

Fala-se muito do Simão, porque de facto foi durante alguns anos o melhor jogador do Benfica. Só que as pessoas mais novas nem têm noção que ser o melhor jogador do Benfica dessa altura, era pouco relativamente às equipas que tivemos até meados dos anos 90. Uma equipa com uma frente de ataque Isaías, Rui Costa, João Pinto , Paneira e ponta de lança (o nosso calcanhar de aquiles da altura), não via lugar para o Simão por exemplo.

Até o Paneira era melhor que Simão. O Paneira para a maior parte deste fórum era melhor que o Di María.

Darkboy

Simão é Deus. Teve azar, ele e muitos outros. Se tivessem jogado num Benfica pré-95 pareceriam ainda melhores.

LMAB89

Mas melhor jogador onde? Só se for pelos clubes que passou. Estou-me marimbando para que o Aimar fez no Valencia e no River Plate. O Aimar no Benfica fica atrás de Isaías, Paneira ou Simão, mas de longe!

Chelas

Citação de: LMAB89 em 31 de Maio de 2013, 23:49
Mas melhor jogador onde? Só se for pelos clubes que passou. Estou-me marimbando para que o Aimar fez no Valencia e no River Plate. O Aimar no Benfica fica atrás de Isaías, Paneira ou Simão, mas de longe!

x2 sem duvida alguma

AChamaImensa

Epá... se é para falarem sozinhos não venham para um fórum.

Eu faço dois posts sobre a sobrevalorização dos jogadores do passado em relação aos mais recentes com cinco ou seis parágrafos cada, nunca falo do Aimar em nenhum deles e vêm-me responder duas vezes sobre o Aimar para quê?

Não podia estar menos interessado em saber o que pensas sobre o Aimar, o assunto não tinha nada a ver com ele.

O assunto é: jogadores como Paneira foram enormes mas são sobrevalorizados de forma ridícula por serem jogadores da vossa infância e por serem de um tempo em que o Benfica era dominador. Uma mão não chega para os extremos melhores jogadores do que Paneira desde que este saiu.

LMAB89

Citação de: AChamaImensa em 31 de Maio de 2013, 23:56

Eu faço dois posts sobre a sobrevalorização dos jogadores do passado em relação aos mais recentes com cinco ou seis parágrafos cada, nunca falo do Aimar em nenhum deles e vêm-me responder duas vezes sobre o Aimar para quê?

Não podia estar menos interessado em saber o que pensas sobre o Aimar, o assunto não tinha nada a ver com ele.
:cry2:

AChamaImensa

Chelas

Bailey

Citação de: AChamaImensa em 31 de Maio de 2013, 23:56

O assunto é: jogadores como Paneira foram enormes mas são sobrevalorizados de forma ridícula por serem jogadores da vossa infância e por serem de um tempo em que o Benfica era dominador. Uma mão não chega para os extremos melhores jogadores do que Paneira desde que este saiu.

não percebo é tanto stress de eu achar o Isaías melhor que o Simão. Acho e continuo a achar. Não estou a falar de técnica tou a falar de melhor jogador.

O Isaías era um jogador à Benfica, marcava golos decisivos, era um poço de força.

O Simão parecia muito bom no meio de equipas banais para a exigência do Benfica, se bem que já fosse um upgrade em relação aos finais de anos 90.

Não concordas, tás no teu direito.

Não percebo é tanto stress.

LMAB89

Citação de: AChamaImensa em 01 de Junho de 2013, 00:01
Tanto conteúdo.
Não estás interessado no que tenho a dizer, só te fiz um favor. O0

Bailey

Já agora, para além do Simão ter andado a fazer birra para saír durante 2 ou 3 anos antes de finalmente saír, eis logo o 1º episódio que sempre me pôs de pé atrás em relação a ele:

http://www.youtube.com/watch?v=hK8kTc3Nofs

Grande jogador? Sem dúvida. Aquilo que eu chamo um "jogador à Benfica", em termos de garra e mística que deve possuir? Não. O Isaías dava-lhe 10-0 nesse domínio. Não era mimado como o Simão.

AChamaImensa

O stress é muito simples.

O português é um povo naturalmente saudosista, e a geração predominante em termos de opinião neste fórum teve a sua infância/adolescência entre 1985 e 1995.

Ainda para mais essa foi a última altura em que se pode dizer que deu para ver um Benfica à Benfica.

Isso resulta num grande exagero em relação aos jogadores que fizeram a vossa adolescência, como estes de que estamos aqui a falar.

E por mim tudo bem, é normal. O problema é que se aparecer aqui um jovem de 16 anos que tenha uma admiração imensa pelo Cardozo ou pelo Aimar vocês simplesmente não lhe permitem isso.
Mandam-no ir estudar a história do Benfica ou dizem que esses jogadores são notas de rodapé, como se não soubessem que as pessoas vibram com aquilo que puderam viver em directo.

Vocês podem adorar os ídolos que vos fizeram vibrar na altura em que eram mais impressionáveis, mas não deixam as gerações mais jovens terem os seus próprios ídolos.
Acho que é um péssimo princípio de benfiquismo.