João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Chelas

Eu so stresso quando falam mal do meu idolo  :tickedoff:

Bailey

Acho que estás a confundir as coisas. Não há nada mais natural que um gajo de 16 anos tenha como ídolo ou referência um Simão, Cardozo ou alguém mais recente. O que eu concretamente neste tópico "ataco", é pessoas mais novas que nunca viram jogar o João Pinto, virem a este tópico mandar postas de pescada dele, e depois admitem que nem se lembram de o ver jogar.

Outra coisa é os ídolos actuais. E a comparação com as equipas mais antigas. Há uma coisa fundamental que os jogadores actuais pecam em relação aos dos inícios da década de 90. É que estes estão fartos de nos dar desgostos. Estes falham nos momentos decisivos, estes não foram certamente jogadores "à Benfica". Porque um jogador à Benfica quer-se vencedor e eles só têm demonstrado ser perdedores. Perder 2 títulos com 5 e 4 pontos de vantagem garante-lhes esse título.

Chelas

Citação de: Bailey em 01 de Junho de 2013, 00:27
Acho que estás a confundir as coisas. Não há nada mais natural que um gajo de 16 anos tenha como ídolo ou referência um Simão, Cardozo ou alguém mais recente. O que eu concretamente neste tópico "ataco", é pessoas mais novas que nunca viram jogar o João Pinto, virem a este tópico mandar postas de pescada dele, e depois admitem que nem se lembram de o ver jogar.
Outra coisa é os ídolos actuais. E a comparação com as equipas mais antigas. Há uma coisa fundamental que os jogadores actuais pecam em relação aos dos inícios da década de 90. É que estes estão fartos de nos dar desgostos. Estes falham nos momentos decisivos, estes não foram certamente jogadores "à Benfica". Porque um jogador à Benfica quer-se vencedor e eles só têm demonstrado ser perdedores. Perder 2 títulos com 5 e 4 pontos de vantagem garante-lhes esse título.

É simplesmente isto que eu nao consigo admitir

AChamaImensa

Mas a minha "luta" não é essa.

Muito raramente te chateei neste tópico. Em directo só apanhei minimamente consciente mesmo a sua saída, não tenho recordações dos seus melhores anos.

A minha luta é que este fórum em geral é muito intolerante a que os jovens possam ter como maior referência alguém do Benfica pós-1994, que afinal de contas foram quem fez o seu benfiquismo dentro de campo.

E nem sequer é a questão dos títulos serve de desculpa, porque muita gente idolatra Preud'Homme que ganhou menos que Simãos, Aimares e Cardozos.

A questão é que a decepção compreensível das pessoas em relação ao Benfica actual faz com que elas reagem agressivamente a quem se apresente como benfiquista com um nome recente como referência, um benfiquista cuja maior referência seja Cardozo é um benfiquista loser. Um benfiquista que admira um jogador que esteve cá 6 anos e perdeu o campeonato 5 vezes.

Mas o benfiquista não tem culpa disso, e eu diria que nem sequer Cardozo tem. Não fez dele menos referência.

Sim, os jogadores passam, mas nós temos que olhar para o passado do Benfica, independente do sucesso e do insucesso, e ter figuras de que nos orgulhamos.

Um jovem ter Aimar como referência não é estúpido. Não é admirar uma "nota de rodapé".
É admirar quem o fez sonhar e quem dentro de campo lhe deu algum orgulho em ser benfiquista, apesar de tudo.

Tem tanto valor como qualquer outro.

Bailey

Não discordo de nada do que tu disseste agora. Inclusivamente o Luisão e o Cardozo em particular conquistaram um lugar de destaque grande na história do Benfica no novo milénio, aquilo que neste fórum corresponderá a ser-se um Imortal.

E como é óbvio as pessoas mais novas têm que criar as suas referências. Tal como quando eu era novo, dizia-se que o Néné, o Carlos Manuel ou o Humberto Coelho é que eram, quando eu comecei a admirar os Isaías e o João Pinto.

Mas uma coisa é criar as referências e cada um cria as suas, mediante o tempo que viveu. No entanto eu sinceramente considero que aquela equipa de 92-93 e de 93-94 foi o melhor que eu vi o Benfica jogar. Seguido de perto mas não chegando ainda assim ao mesmo nível na época de 09/10.

E o que doeu nesta época principalmente foi a fragilidade mental, a imagem de looser que ficou, de uma equipa que tinha tudo para ter saído vencedora.

Mas como te disse não discordo do que disse, se eu passei imagem de intolerância em relação às referências de cada um, não foi minha intenção.

AChamaImensa

Bem, idolatrar o Luisão já é um bocado estúpido  :tomates: (tou a brincar.)

Não tem nada a ver com o que tu disseste Bailey, eu só usei o teu post por estares a comparar gerações, tem a ver com a ideia geral no fórum que parece que repreende os jovens por terem as suas próprias referências.

E sim, claro que daqui a uns anos tudo isto passa e as vítimas passam a ser outros  O0

Huguenot

Citação de: Bailey em 01 de Junho de 2013, 00:27

Eu comecei a ver futebol no final dos anos 80. Lembro-me muito bem do João Pinto.

E digo convictamente que o Simão aqui foi muito superior. João Pinto viveu dos louros de 93/94 durante 5 anos (com a excepção da época com o Mário Wilson).

Red skin

O JVP foi o meu ídolo de juventude... um guerreiro artista com a nossa camisola! Para mim é uma das nossas glórias...

Compreendo o facto de estar nesta seção pq... se nem houve ainda uma aproximação do clube a um dos seus grandes jogadores dos 90, pq razão um fórum de adeptos havia de o fazer...

Theroux

Citação de: Red skin em 01 de Junho de 2013, 08:28
O JVP foi o meu ídolo de juventude... um guerreiro artista com a nossa camisola! Para mim é uma das nossas glórias...

Compreendo o facto de estar nesta seção pq... se nem houve ainda uma aproximação do clube a um dos seus grandes jogadores dos 90, pq razão um fórum de adeptos havia de o fazer...

Porque haveria de existir uma aproximação a alguém que se recusa a assumir como benfiquista?

Chelas

Citação de: Theroux em 01 de Junho de 2013, 11:56

Porque haveria de existir uma aproximação a alguém que se recusa a assumir como benfiquista?

O Pacheco é benfiquista???? Queres mais?

Theroux

Citação de: Chelas em 01 de Junho de 2013, 12:05
Expandir...

Estamos a falar do JVP.

Chelas

Citação de: Theroux em 01 de Junho de 2013, 12:08
Citação de: Chelas em 01 de Junho de 2013, 12:05
Expandir...

Estamos a falar do JVP.

Falaste em nao se assumir aproximidade a alguem que nao se assume....o Pacheco ainda no ultimo jogo teve sentadinho na bancada central ao lado do nosso NGL. Mas continuem a bater no ceguinho, eu prefiro me lembrar dos 302 jogos e dos 90 golos

Theroux

Cada um é livre de se lembrar dele como bem entender. Eu não tenho nada contra o JVP, mas não misturo um grande jogador com um grande benfiquista.

Red skin

Se calhar o JVP n se sente à vontade para assumir preferências pq saiu mal do clube... sei lá... mas há q reconhecer q foi um jogador emblemático do clube num período na nossa história...

Virus