João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Bailey

Citação de: Huguenot em 01 de Junho de 2013, 06:13
Citação de: Bailey em 01 de Junho de 2013, 00:27
Acho que estás a confundir as coisas. Não há nada mais natural que um gajo de 16 anos tenha como ídolo ou referência um Simão, Cardozo ou alguém mais recente. O que eu concretamente neste tópico "ataco", é pessoas mais novas que nunca viram jogar o João Pinto, virem a este tópico mandar postas de pescada dele, e depois admitem que nem se lembram de o ver jogar.

Eu comecei a ver futebol no final dos anos 80. Lembro-me muito bem do João Pinto.

E digo convictamente que o Simão aqui foi muito superior. João Pinto viveu dos louros de 93/94 durante 5 anos (com a excepção da época com o Mário Wilson).

Eu digo convictamente... que estás errado. Mas completamente errado.

Basta olhar para duas coisas. A importância do JVP na selecção ao lado de Figo e Rui Costa. Eram todos as grandes figuras, o Figo a dada altura passou a ser o mais reconhecido pela Bola de Ouro (e justamente, mas somente a partir dessa altura).
É comparar com a importância que o Simão nunca chegou a ter na selecção em comparação. É ver que um Figo já veterano continuava a ser muito mais importante que o Simão.

Portanto é só imaginar o que seria se o Simão fosse também da mesma geração.... Seria suplente na geração de ouro. Onde o JVP era titular.

Huguenot

Citação de: Bailey em 01 de Junho de 2013, 14:37
Expandir...
Acho que estás a confundir as coisas. Não há nada mais natural que um gajo de 16 anos tenha como ídolo ou referência um Simão, Cardozo ou alguém mais recente. O que eu concretamente neste tópico "ataco", é pessoas mais novas que nunca viram jogar o João Pinto, virem a este tópico mandar postas de pescada dele, e depois admitem que nem se lembram de o ver jogar.

Eu comecei a ver futebol no final dos anos 80. Lembro-me muito bem do João Pinto.

E digo convictamente que o Simão aqui foi muito superior. João Pinto viveu dos louros de 93/94 durante 5 anos (com a excepção da época com o Mário Wilson).

Basta olhar para duas coisas. A importância do JVP na selecção ao lado de Figo e Rui Costa. Eram todos as grandes figuras, o Figo a dada altura passou a ser o mais reconhecido pela Bola de Ouro (e justamente, mas somente a partir dessa altura).
É comparar com a importância que o Simão nunca chegou a ter na selecção em comparação. É ver que um Figo já veterano continuava a ser muito mais importante que o Simão.

Portanto é só imaginar o que seria se o Simão fosse também da mesma geração.... Seria suplente na geração de ouro. Onde o JVP era titular.

Ninguém discute o talento que o JVP tinha mas sim o que ele REALMENTE fez no Benfica.

E cá, onde REALMENTE importa, andou a pastar durante 5 épocas. Se não te consegues lembrar desses anos lastimáveis porque gostas muito dele (e não, a culpa não era só porque a equipa era fraca), eu porém consigo.

Eu não tenho ídolos como jogadores. O meu único ídolo é o Benfica.

Chelas

Citação de: Huguenot em 01 de Junho de 2013, 14:42
Citação de: Bailey em 01 de Junho de 2013, 14:37
Expandir...

Ninguém discute o talento que o JVP tinha mas sim o que ele REALMENTE fez no Benfica.

E cá, onde REALMENTE importa, andou a pastar durante 5 épocas. Se não te consegues lembrar desses anos lastimáveis porque gostas muito dele (e não, a culpa não era só porque a equipa era fraca), eu porém consigo.

Eu não tenho ídolos como jogadores. O meu único ídolo é o Benfica.

Se ele pastava os outros estavam deitados

Bailey

é complicado jogar melhor numa equipa com 7 ou 8 mancos (sim ainda havia mais um ou dois bons além do Preud'Homme).

O que ele fez no Benfica foi permitir que ainda assim nos mantivesse um clube grande. Foi só ele saír... e ficámos em 6º(!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) lugar... e no ano seguinte em 4º.

Foi a diferença de ainda termos um jogador como o João Pinto.  E se vamos pelos títulos conquistados... o Preud'home também só ganhou uma taça. E já agora o Simão.... também só ganhou uma taça e um campeonato.

Portanto não é por aí. É pela qualidade. É pelo que deram ao Benfica. É por um por ele tinha ficado até ao fim da carreira, e o outro ter andado a chorar para sair 2 ou 3 anos antes de sair, e ter tido destas figuras, tudo para ser capitão.

http://www.youtube.com/watch?v=hK8kTc3Nofs

Sim se vêem atacar os telhados de vidro do João Pinto, então preparem-se que os outros, aliás todos, têm telhados de vidro.

Huguenot

Citação de: Bailey em 01 de Junho de 2013, 14:51é complicado jogar melhor numa equipa com 7 ou 8 mancos (sim ainda havia mais um ou dois bons além do Preud'Homme).

Complicado era fazer épocas onde chegou a marcar 2 ou 3 golos.

CitaçãoO que ele fez no Benfica foi permitir que ainda assim nos mantivesse um clube grande. Foi só ele saír... e ficámos em 6º(!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) lugar... e no ano seguinte em 4º.

Falácia post hoc ergo propter hoc. Nem acredito que dizes uma coisas dessas, até porque o JVP já nem era titular indiscutível do Benfica.

CitaçãoFoi a diferença de ainda termos um jogador como o João Pinto.  E se vamos pelos títulos conquistados... o Preud'home também só ganhou uma taça. E já agora o Simão.... também só ganhou uma taça e um campeonato.

Portanto não é por aí. É pela qualidade. É pelo que deram ao Benfica. É por um por ele tinha ficado até ao fim da carreira, e o outro ter andado a chorar para sair 2 ou 3 anos antes de sair, e ter tido destas figuras, tudo para ser capitão.

http://www.youtube.com/watch?v=hK8kTc3Nofs

Sim se vêem atacar os telhados de vidro do João Pinto, então preparem-se que os outros, aliás todos, têm telhados de vidro.

Acho que ainda não compreendeste mas vou dizer mais uma vez:

Não se trata dos títulos conquistados mas sim do que se andou a fazer em campo. E pelo que fez em campo pelo Benfica, o Simão está acima do João Pinto. É um facto, não é uma opinião.

O Simão fez birra para sair do clube? Fez. Fez birrinha para ser capitão? Fez. Mas em campo continuava a render que nem um craque em TODAS as épocas em que nos representou.

O JVP simplesmente acomodou-se, especialmente após a tentativa abortada de vendê-lo para o Corunha, e deixou de ser o craque que devia ter sido cá.

Bailey

Não existe relação entre o João Pinto sair e terminar a época seguinte em 6º? Muito me contas.

"Não se trata dos títulos conquistados mas sim do que se andou a fazer em campo. E pelo que fez em campo pelo Benfica, o Simão está acima do João Pinto. É um facto, não é uma opinião."

É um facto por obra e graça de quem? É a tua opnião. Na minha opnião isso é uma afirmação ridícula da tua parte, própria de quem não tem olhos para a coisa, e que já nem se lembra do futebol dos anos 90, dos jogos dos anos 90, e baseia a sua opnião, ou "facto", em dados estatísticos, e que quando te dou o belo exemplo da comparação das carreiras nas seleções e da inferência ao que teria sido o Simão fosse ele da geração de ouro, prefere assobiar para o lado.

Mas hey... se são factos, são factos.

Huguenot

Citação de: Bailey em 01 de Junho de 2013, 15:06
Não existe relação entre o João Pinto sair e terminar a época seguinte em 6º? Muito me contas.

"Não se trata dos títulos conquistados mas sim do que se andou a fazer em campo. E pelo que fez em campo pelo Benfica, o Simão está acima do João Pinto. É um facto, não é uma opinião."

É um facto por obra e graça de quem? É a tua opnião. Na minha opnião isso é uma afirmação ridícula da tua parte, própria de quem não tem olhos para a coisa, e que já nem se lembra do futebol dos anos 90, dos jogos dos anos 90, e baseia a sua opnião, ou "facto", em dados estatísticos, e que quando te dou o belo exemplo da comparação das carreiras nas seleções e da inferência ao que teria sido o Simão fosse ele da geração de ouro, prefere assobiar para o lado.

Mas hey... se são factos, são factos.

Ainda pensei por momentos que serias razoável. Já vi que não.

Não são só os números que falam por si, é a lembrança das penosas exibições. Já expliquei o que tinha a explicar.

Relacionares o 6º lugar com a saída do JVP ou é um misto de ignorância e cegueira pelo ídolo a falar ou desonestidade intelectual. Quero optar pela primeira hipótese até porque te tenho em consideração, Bailey.

LMAB89

Não sei porque perdem tempo a discutir com fanboys.

Bailey

Desculpa lá, independentemente de se gostar mais ou menos dele, não assumir que o Benfica ficou mais fraco com a saída do JVP é que é desonestidade intelectual. E isto já não tem nada a ver com Simão vs JVP. Essa até é uma matéria que eu admito ser discutível. Mas um aparte, os nºs não tem nada a ver, se vamos por aí o Pablo Aimar é uma trampa de jogador pois quase nunca marca golos, e por acaso o Aimar até é dos poucos jogadores que jogava um pouco na posição do jvp (na realidade o JVP nunca tinha posição fixa por que lhe pediam para fazer mais do que uma posição).

As épocas em que o JVP marcou muitos golos foram de facto as melhores dele, porque ele se superou. E não me custa nada reconhecer que noutras épocas um grande defeito do JVP era falhar golos cantados. Mas repito, não era a sua função principal marcar golos.

Voltando à questão do 6º lugar... não percebo a dúvida. É que goste-se ou não do JVP todos admitem que ele era um grande jogador. Mal saiu , a equipa ressentiu-se. Isto é do mais objectivo que há. Tal como desde que o Figo saiu da seleção, fizemos sempre piores prestações, até à última.

_JonasThern_

Nesse ano do 6º lugar, o Benfica perdeu muito mais com a saída do Nuno Gomes do que com a saída do João Pinto.

Neste caso estou completamente de acordo com o Huguenot. Não acho que o rendimento do João Pinto tivesse sido assim tão bom. Tirando 2 ou 3 épocas nem perto disso.

Huguenot

Esse 6º lugar tem dois responsáveis: Vilarinho e Toni.

Se o Mourinho tem continuado, como devia, tínhamos de certeza acabado a época nos 3 primeiros lugares.

Bailey

O Mourinho quando saímos estávamos em 6º lugar. Podíamos ter acabado em 3º? Se calhar. Não vejo como isso seja uma certeza, antes uma convicção pessoal.

LMAB89

Citação de: Bailey em 01 de Junho de 2013, 16:07
O Mourinho quando saímos estávamos em 6º lugar. Podíamos ter acabado em 3º? Se calhar. Não vejo como isso seja uma certeza, antes uma convicção pessoal.
Não precisas de aldrabar para levar a tua avante.