João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Godescalco

Citação de: Ricardo Teixeira em 14 de Janeiro de 2014, 03:47
Eu não quero entrar em qualquer tipo de discussão sobre isto...

Mas cada vez que oiço o JVP falar do Benfica...sinto que há ali qualquer coisa estranha...
Demasiada indiferença...
Sempre com demasiada distância...

É a mágoa por nunca ter podido jogar pelo FCP a falar.

Star

Citação de: Gottschalk em 14 de Janeiro de 2014, 04:42

Mas cada vez que oiço o JVP falar do Benfica...sinto que há ali qualquer coisa estranha...
Demasiada indiferença...

ou isso ou ter sido corrido como um cao, e os adeptos que tanto o diziam amar ficaram a ver o panorama impavidos e serenos

Godescalco

Citação de: Star em 14 de Janeiro de 2014, 07:53
Citação de: Gottschalk em 14 de Janeiro de 2014, 04:42
Expandir...

Demasiada indiferença...

ou isso ou ter sido corrido como um cao, e os adeptos que tanto o diziam amar ficaram a ver o panorama impavidos e serenos

Ele saiu do Benfica com o passe na sua mão.

Felizmente, nem todos os jogadores que foram dispensados justa ou injustamente do clube expressaram publicamente sentirem "mágoa" por nunca terem representado a Associação Corrupta.

CERVEIRA

Foi um grande jogador, só saiu do nosso clube porque o presidente que estava na altura não sabia o que estava a fazer, sabia sim esse presidente prejudicar o nosso BENFICA.
Acho que deveria fazer parte da estrutura do nosso clube.

RedVC

João Viera Pinto escolheu um caminho. Mostra-se distante de qualquer um dos 3 grandes clubes de Portugal. Por isso nesse caminho faz sentido que faça parte da estrutura da FPF. Se gosta de qualquer um dos 3 grandes? Se gosta do Boavista? Se gosta do rato Mickey ou do macaco Adriano? Não sei nem me interessa. Foi um grande jogador do Benfica. É isso que me interessa. Do jogador que chegou em 1992 e partiu em 2000. Lutou até aos limites pela nossa camisola. Foi despedido, recambiado, chutado, por um anafado que queria secar o que sobrava do grande Benfica. Nessa altura JVP escolheu o caminho dele: o SCP. Estava no seu direito. Ganhou o seu dinheiro. Retirou-se do futebol. Que eu saiba em nenhuma dessas fases teve declarações desrespeitosas para com o Benfica. Tem carinho, não tem? Quero lá saber. Eu não me interessa nada do João Vieira Pinto actual (leia-se a pessoa do mundo do futebol) se não quiser ser nada no Benfica, se não quiser dizer bem do Benfica. Para mim o que conta é o jogador enquanto vestiu, honrou e ganhou com a nossa camisola.

Quer queiram quer não, goste-se ou não, ninguém pode rescrever a história, alterar imagens, apagar artigos de jornais, apagar memórias, deturpar registos. João Vieira Pinto foi o maior, melhor, mais talentoso, mais carismático jogador do nosso clube durante a década de 90. O resto, do resto não rezará a história.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: Bailey em 14 de Janeiro de 2014, 03:10
Já é a 100ª vez que me chamam "fanboy" do JVP como se isso fosse ofensa. Sou-o e hei-de ser sempre. Recordar o JVP é recordar o Benfica de 93/94, a última equipa à Benfica que tivémos. Se o JVP a dada altura quis jogar no porto é lá com ele. Que ele esteve no Benfica Rio Ave a torcer por nós não tenhas dúvidas.

http://www.youtube.com/watch?v=2THn7o9bWP0

Delicia-te agora tu.

A forma como o Valdo fala dele é sintomática sobre o génio que era JVP.

perceptionman

O João Pinto foi o melhor jogador do Benfica da década de 90. Houve alturas em que levou completamente o clube às costas. Lembro-me de o venerar e o ter como ídolo máximo. Aquele 3-6 imortalizou-o e ficou marcado na retina dos Benfiquistas para não mais desaparecer. Tinha a técnica de um sobredotado, tendo apontamentos comparáveis aos melhores do mundo. Foi adorado pela massa adepta do Benfica e ficou eternamente conhecido pelo menino de ouro.

Durante aqueles 8 anos de pura magia tornou-se um autêntico Imortal na minha memória. Imaginava-o um porta-estandarte da glória do Benfica.

No entanto muita coisa mudaria, passados 14 anos desde a sua saída do Benfica. E quando digo que muita coisa mudaria, refiro-me à forma distante e por vezes deselegante como aborda publicamente a sua passagem pelo nosso clube.

Quando questionado sobre qual o clube que ficou no coração, se o Benfica ou o Sporting, acabou por refugiar-se numa resposta politicamente correcta dizendo "respeito todos os clubes por onde passei". Compare-se a reacção de Magnusson à pergunta do artolas do Nuno Luz:

- Continua Benfiquista?
- Está a brincar comigo?

Um jogador que dá o máximo pela camisola que enverga e que se revela um sobredotado em campo, é acima de tudo um profissional que deixa saudades na massa adepta.

Um imortal do clube é muito mais do que isso. Está um degrau acima. É um jogador que transporta a mística do Benfica para as gerações vindouras. É antes de mais um adepto deste enorme clube para o resto da vida. É em suma um de nós.

Veja-se a forma como o Vítor Paneira fala do Benfica, todo o respeito pela Instituição, a admiração pela massa adepta, o orgulho de ter vestido o manto sagrado.

Olhe-se para o Isaías que, mesmo estando a milhares de kms do nosso estádio, nunca deixou de demonstrar o seu Benfiquismo. Olhe-se para as palavras que escolhe nas entrevistas que dá antes de um clássico. O apontar do dedo à corrupção que sempre pautou o rival e a referência ao gozo que lhe dava marcar golos ao Porto.

O João Pinto, que muitos defendem ser Imortal, dá entrevistas a revelar a "mágoa" por nunca ter vestido a camisola azul e branca. É o jogador que demonstra total apatia e distanciamento pelo clube que o eternizou no panorama do futebol português. É o jogador que diz ter gritado os golos que o Benfica sofria aquando da passagem pelo Sporting. É o jogador que cantou e saltou ao som de "e quem não salta é lampião".

É isto um Imortal? É isto a referência máxima dos Benfiquistas?

Para mim não é.
Nunca será.

Será sempre saudade pelas memórias inesquecíveis e pelas alegrias que me proporcionou aquando da sua passagem pelo Benfica. E por ter sido o meu eterno ídolo de adolescente.

MrJohnny

Citação de: perceptionman em 17 de Janeiro de 2014, 01:06
O João Pinto foi o melhor jogador do Benfica da década de 90. Houve alturas em que levou completamente o clube às costas. Lembro-me de o venerar e o ter como ídolo máximo. Aquele 3-6 imortalizou-o e ficou marcado na retina dos Benfiquistas para não mais desaparecer. Tinha a técnica de um sobredotado, tendo apontamentos comparáveis aos melhores do mundo. Foi adorado pela massa adepta do Benfica e ficou eternamente conhecido pelo menino de ouro.

Durante aqueles 8 anos de pura magia tornou-se um autêntico Imortal na minha memória. Imaginava-o um porta-estandarte da glória do Benfica.

No entanto muita coisa mudaria, passados 14 anos desde a sua saída do Benfica. E quando digo que muita coisa mudaria, refiro-me à forma distante e por vezes deselegante como aborda publicamente a sua passagem pelo nosso clube.

Quando questionado sobre qual o clube que ficou no coração, se o Benfica ou o Sporting, acabou por refugiar-se numa resposta politicamente correcta dizendo "respeito todos os clubes por onde passei". Compare-se a reacção de Magnusson à pergunta do artolas do Nuno Luz:

- Continua Benfiquista?
- Está a brincar comigo?

Um jogador que dá o máximo pela camisola que enverga e que se revela um sobredotado em campo, é acima de tudo um profissional que deixa saudades na massa adepta.

Um imortal do clube é muito mais do que isso. Está um degrau acima. É um jogador que transporta a mística do Benfica para as gerações vindouras. É antes de mais um adepto deste enorme clube para o resto da vida. É em suma um de nós.

Veja-se a forma como o Vítor Paneira fala do Benfica, todo o respeito pela Instituição, a admiração pela massa adepta, o orgulho de ter vestido o manto sagrado.

Olhe-se para o Isaías que, mesmo estando a milhares de kms do nosso estádio, nunca deixou de demonstrar o seu Benfiquismo. Olhe-se para as palavras que escolhe nas entrevistas que dá antes de um clássico. O apontar do dedo à corrupção que sempre pautou o rival e a referência ao gozo que lhe dava marcar golos ao Porto.

O João Pinto, que muitos defendem ser Imortal, dá entrevistas a revelar a "mágoa" por nunca ter vestido a camisola azul e branca. É o jogador que demonstra total apatia e distanciamento pelo clube que o eternizou no panorama do futebol português. É o jogador que diz ter gritado os golos que o Benfica sofria aquando da passagem pelo Sporting. É o jogador que cantou e saltou ao som de "e quem não salta é lampião".

É isto um Imortal? É isto a referência máxima dos Benfiquistas?

Para mim não é.
Nunca será.

Será sempre saudade pelas memórias inesquecíveis e pelas alegrias que me proporcionou aquando da sua passagem pelo Benfica. E por ter sido o meu eterno ídolo de adolescente.

Revejo-me totalmente nesta opinião.  O0

Bailey

São as vossas prioridades. Gostam é de entrevistas. No teu primeiro parágrafo está tudo dito. Daqui por 50 anos vai-se falar do JVP invariavelmente, ao recordar-se a década de 90. Tem uma história incólume? Não, não tem. Tal como outros na secção não têm. Se querem separar um JVP dum Eusébio ou dum Coluna, eu assino já de cruz. Separar dum Nuno Gomes ou dum Simão,  e mesmo do próprio David Luiz que só saiu de lá devido a também não gostarem das entrevistas dele (muita importância vocês de facto dão a entrevistas), isso já não concordo.

Novamente são prioridades. A análise que eu faço é da história do jogador no clube. Quanto a mim um ex-jogador não precisa tar a fazer juras de amor constantes, isso no futebol, especialmente hoje em dia como bem sabemos (ou muitos já deveriam ter percebido), vale pouco mais que 0.

Godescalco

Citação de: RedVC em 16 de Janeiro de 2014, 20:19Nessa altura JVP escolheu o caminho dele: o SCP. Estava no seu direito. Ganhou o seu dinheiro. Retirou-se do futebol. Que eu saiba em nenhuma dessas fases teve declarações desrespeitosas para com o Benfica.

"E quem não salta é lampião!"

Cachecóis de "Benfica é merda", gritos contra o Benfica, tudo isto na festa de ódio anti-benfiquista que marca qualquer conquista dos lagartos como foi o campeonato de 2001/02. Festa de ódio em que JVP, "imortal" do Benfica para alguns, entusiasticamente participou.

KRF

Deu-nos muitas alegrias e jamais esquecerei aquele 3-6 em Alvalade com 3 golos de classe

mrfalcon

Citação de: Gottschalk em 17 de Janeiro de 2014, 10:59
Citação de: RedVC em 16 de Janeiro de 2014, 20:19Nessa altura JVP escolheu o caminho dele: o SCP. Estava no seu direito. Ganhou o seu dinheiro. Retirou-se do futebol. Que eu saiba em nenhuma dessas fases teve declarações desrespeitosas para com o Benfica.

Cachecóis de "Benfica é merda", gritos contra o Benfica, tudo isto na festa de ódio anti-benfiquista que marca qualquer conquista dos lagartos como foi o campeonato de 2001/02. Festa de ódio em que JVP, "imortal" do Benfica para alguns, entusiasticamente participou.

Ia ficar no canto dele e recusar-se a festejar?

Tem juízo pah... O JVP representou as nossas cores como poucos. E durante anos a fio andou a carregar a equipa às costas no meio de plantéis perfeitamente patéticos. Sempre foi um excelente profissional e nunca andou a forçar saídas como muitos que passam a vida a beijar o símbolo do Benfica em campo.

Se o Benfica, pelo seu presidente e treinador da época, o escorraçaram do clube porque ganhava muito dinheiro, não o posso condenar de ter ido para um rival.

E ao contrário de muitos, acho que ele fala sempre com grande carinho do Benfica.

Godescalco

Citação de: mrfalcon em 17 de Janeiro de 2014, 11:35
Citação de: Gottschalk em 17 de Janeiro de 2014, 10:59
Expandir...

Ia ficar no canto dele e recusar-se a festejar?

Tem juízo pah... O JVP representou as nossas cores como poucos. E durante anos a fio andou a carregar a equipa às costas no meio de plantéis perfeitamente patéticos. Sempre foi um excelente profissional e nunca andou a forçar saídas como muitos que passam a vida a beijar o símbolo do Benfica em campo.

Se o Benfica, pelo seu presidente e treinador da época, o escorraçaram do clube porque ganhava muito dinheiro, não o posso condenar de ter ido para um rival.

E ao contrário de muitos, acho que ele fala sempre com grande carinho do Benfica.

Diz-me um imortal do Benfica que tenha expressado publicamente a sua mágoa por nunca ter jogado no Porto, e eu talvez mude de opinião.

Eu sei muito bem quem foi o João Pinto e o que ele fez no Benfica. Vejo futebol com olhos de ver desde 1990 sensivelmente. Dentro de campo foi um grandíssimo jogador em 3 das 8 épocas que fez cá.

Fora dele, nunca mostrou ser imortal do clube. A começar pelo episódio de Marbella e a acabar no Sporting e na mágoa de nunca ter representado a Associação Corrupta.

playerfoxinot

Citação de: Prometheus em 06 de Janeiro de 2014, 11:56
Os meus olhos até brilham. Enorme!
Que o LFV o traga de volta ao seu clube. Reparar a enorme injustiça que fizeram com ele.

....depois de me rir vou perguntar,  ''Ao seu clube''??

playerfoxinot

Citação de: Shoky em 13 de Janeiro de 2014, 14:24
Basta ouvir o João Pinto para perceber o carinho que não sente pelo clube.
O que não apaga tudo o que ele fez enquanto cá esteve.

é isso que me faz uma enorme confusão, muita mesmo. O benfica é lhe indiferente.